Ano | Título |
---|---|
Marcas identitárias do sujeito surdo na escrita de artigos de opinião: uma posição marcada ou reflexo da cultura ouvinte? Letras Escreve,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO) |
Ano | Título |
---|---|
O uso da tecnologia na educação e a posição do sujeito surdo - I Seminário Etnografias da Deficiência (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Marcas identitárias do sujeito surdo na escrita de artigos de opinião: uma posição marcada ou reflexo da cultura ouvinte? - VI Jornada Científico-Cultural de Francês (Participação em Eventos/RESUMO) | |
O português como língua adicional de surdos no Amapá: um estudo da proficiência em leitura - II Encontro Amapaense de Surdos (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Percepções dos professores do Amapá acerca do ensino de português como L2 para surdos - Encontro Amapaense de Surdos (Participação em Eventos/RESUMO) | |
A Aprendizagem Movida por Dados (AMD) na sala de aula de Português como Língua Adicional - V Encontro Mundial sobre o Ensino de Português (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Das formas da língua às formas do discurso em Cartas do Leitor: a construção da refutação na escola - IX Congresso Internacional da ABRALIN (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para uma política linguística inclusiva - IV Jornada Científico-Cultural de Francês da Unifap (Participação em Eventos/RESUMO) | |
A Declaração de Salamanca sob o Enfoque da Análise do Discurso - 5 Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
Educação Ambiental em áreas de proteção ambiental e unidades de conservação: um olhar discursivo - IV Seminário do Programa de Direito Ambiental e Políticas Públicas da Unifap (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
A concepção do surdo acerca do desenvolvimento sustentável como princípio do direito ambiental - IV Seminário do Programa de Direito Ambiental e Políticas Públicas da Unifap (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
"...não é falta de dinheiro..., mas a falta de caráter..." - um estudo dos conectores de contrajunção no gênero carta do leitor - III simpósio internacional de análise do discurso (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
"...não é falta de dinheiro..., mas a falta de caráter..." - um estudo dos conectores de contrajunção no gênero carta do leitor - III simpósio internacional de análise do discurso (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Retificação e refutação em cartas do leitor e status do emissor - 12º congresso brasileiro de língua portuguesa e3º congresso internacional de lusofonia do IP - PUC/SP (Participação em Eventos/RESUMO) |
Ano | Título |
---|---|
O gênero Resumo Acadêmico na Universidade Federal do Amapá: uma experiência didático-metologógica a partir da perspectiva sociorretórica - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO) | |
O português como língua adicional de surdos no Amapá: um estudo da proficiência em leitura - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Marcas identitárias do sujeito surdo na escrita de artigos de opinião: uma posição marcada ou reflexo da cultura ouvinte? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
percepções e práticas do professor do AEE quanto ao processo de aprendizagem da Libras e da LP como L2 para alunos surdos em escolas do município de Macapá - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
O profissional de Letras na contemporaneidade: novos olhares, novos desafios - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Distintos Contextos de Ensino de Português - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
A Olimpíada de Língua Portuguesa: uma experiência com o ensino de gêneros textuais - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Matriz Curricular do Curso de Letras: avanços e desafios - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para uma política linguística inclusiva - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Educação Ambiental em áreas de proteção ambiental e unidades de conservação: um olhar discursivo - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) |
Ano | Título |
---|---|
Verbos modais no português escrito por surdos no Amapá: fatores de fossilização e implicações para o ensino | |
(Cons)ciência e subjetividade: de alguns conceitos da lingüística aplicada e da sala de aula |
Ano | Título |
---|---|
Experiências e reflexões sobre a educação de línguas adicionais |
Ano | Título |
---|---|
Formação Presencial ?Caminhos para o ensino da escrita: teorizando práticas, praticando teorias? | |
Análise do Discurso Midiático: dos efeitos de poder sobre a máscara do saber | |
Introdução à noção de Discurso/linguagem, ideologia e os elementos que o constituem | |
E se a premissa for discordar? A refutação em aulas de português | |
Para além da gramática: anseios e objetos para o ensino de Língua Portuguesa hoje | |
Apresentação do Gênero Carta do Leitor | |
O que é argumentar? | |
O que é refutar? | |
Conectores de contrajunção/estratégia de contraexpectativa ou suspense | |
Conectores de contrajunção/estratégia de contraexpectativa ou suspense-parte 2 | |
Conectores de contrajunção/estratégia de antecipação e estratégia de contraponto | |
Conectores de contrajunção e conectores de conjunção/estratégia de correção total e estratégia de correção parcial |
Ano | Título |
---|---|
E se a premissa for discordar? A refutação em aulas de português | |
Os Discursos Educacional e Pedagógico da Avaliação Emancipatória: Conflitos e Contrapontos |
Ano | Título |
---|---|
Professor Substituto de Língua Portuguesa (Concurso público) | |
professor efetivo de língua portuguesa (Concurso público) | |
Professor Substituto de Língua Portuguesa (Concurso público) | |
Presidente da Banca de Língua Portuguesa - Professor de 3 grau (Concurso público) | |
Provimento de vagas na carreira de professor efetivo - Libras (Concurso público) | |
Professor Temporário de Língua Portuguesa (Concurso público) | |
Professor Substituto de Língua Portuguesa (Concurso público) | |
Concurso público para professor efetivo - Linguística Indígena (Concurso público) | |
Banca de Concurso Público para provimento de cargo de professor efetivo-Jornalismo Escrito (Concurso público) | |
Banca de Concurso Público para provimento de cargo de professor efetivo-Libras (Concurso público) | |
Provimento do cargo efetivo de professor auxiliar I, na matéria Língua Portuguesa (Concurso público) | |
Provimento do cargo de professor substituto, na matéria Língua Portuguesa (Concurso público) | |
Provimento do cargo de professor adeso, na matéria Língua Portuguesa (Concurso público) | |
Provimento do cargo de professor adeso, na matéria Língua Portuguesa (Concurso público) | |
Conflitos socioambientais e gestão na área de proteção ambiental da Fazendinha-AP (Mestrado) | |
Olimpíada de Língua Portuguesa - Comissão Estadual - 2014 (Outra) | |
O desenvolvimento de capacidades de leitura no Ensino Médio: algumas reflexões (Graduação) | |
Presidente de Banca de Defesa de Mestrado de Ronaldo Manasses Rodrigues Campos (Outra) | |
Banca de Defesa de Mestrado de Rosivaldo Gomes (Outra) | |
Os silenciamentos no discurso oficial de preservação ambiental do Estado do Amapá (Mestrado) | |
A influência da Prova Brasil na Prática do Professor de Língua Portuguesa nas Escolas de Ensino Fundamental, em Macapá-AP (Mestrado) | |
Propostas de produção escrita de gênero da ordem dos argumentos em Livros Didáticos do Ensino Médio (Graduação) | |
Letramento digital: estudo de caso sobre a formação para o conhecimento de informática através do projeto Unifap Digital (Graduação) | |
A poluição sonora no centro comercial de Macapá e a necessidade de educação ambiental (Mestrado) | |
Olimpíadas de Língua Portuguesa - Presidente da Comissão Julgadora Estadual (Outra) | |
Banca de Qualificação de Mestrado de Carla Nobre (Outra) | |
Banca de Qualificação de Mestrado de Edimilson de Abreu Monteiro (Outra) | |
Banca de Qualificação de Mestrado de Hondinelle Neves Tomaz (Outra) | |
Banca de Qualificação de Mestrado de Martha Stella Melo da Silva (Outra) | |
Olimpíadas de Língua Portuguesa - Membro da Comissão Julgadora Regional - MG (Outra) | |
Educação Ambiental e Formação de Servidores Públicos: uma análise da efetividade da Lei 9795-99 (Outra) | |
Banca de Qualificação de Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas de Ronaldo Manassés Rodrigues Campos (Outra) | |
O uso do oral no programa televisivo "Bronca pesada" (Graduação) | |
Banca de Qualificação de Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas (Outra) | |
Educação Ambiental: uma experiência de sensibilização crítica para a ambiência na Escola Estuadual José do Patrocínio (Mestrado) | |
Experiências de educação ambiental na Apa da Fazendinha: um estudo crítico de práticas educativas formais e não-formais (Mestrado) | |
O gênero Artigo de Opinião no ensino médio como ferramenta de ensino e desenvolvimento de capacidades de linguagem (Graduação) | |
Perfil de livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio elaborado à luz dos PCN e utilizados nas escolas públicas do Amapá (Graduação) | |
A abordagem dos conhecimentos linguístico-gramaticais nos livros didáticos da língua portuguesa no ensino médio (Graduação) | |
Letramento na educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre os procedimentos metodológicos dos docentes (Graduação) | |
Os conectivos no livro didático de 8ª série do ensino fundamental: algumas considerações (Graduação) | |
Desenvolvendo a leitura crítica a partir de gêneros de divulgação científica (Graduação) | |
Banca Avaliadora na Mostra de Iniciação Científica da Unifap (Outra) | |
O professor como formador de leitores (Graduação) | |
Da leitura marginal à leitura canônica: um paralelo entre o que gosta de ler e o que precisa ler (Graduação) | |
As práticas discursivas da exposição oral como objeto autônomo de ensino em turmas de EJA (Graduação) | |
o novo perfil do ensino do ensino da língua materna (Graduação) | |
Sequência Didática: uma estratégia para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa através dos gêneros textuais/discursivos (Graduação) | |
A influência da oralidade na escrita da internet: gênero MSN (Graduação) | |
A linguagem utilizada pelos internautas nos chats: uma análise das modalidades falada/escrita da Língua Portuguesa (Graduação) | |
O caráter sensual feminino das propagandas publicitárias televisivas: um olhar da Análise do Discurso (Graduação) | |
Efeitos do discurso publicitário no dizer de alunos e professores do Ensino Médio: algumas considerações (Graduação) | |
A ideologia e o poder persuasivo das propagandas publicitárias sob a perspectiva da Análise do Discurso: um estudo das marcas de carro, cerveja e celular (Graduação) | |
Da gramática tradicional à gramática textual no ensino de Língua Portuguesa: uma inversão necessária (Graduação) | |
Um grito no silêncio: a linguagem metafórica em canções de Chico Buarque de Holanda (Graduação) |
Ano | Título |
---|---|
IV Seminário do Curso de Letras (ORGANIZACAO) | |
I Ciclo de Palestras do Curso de Letras - Parfor (ORGANIZACAO) | |
XXVI Encontro de Acesso ao Ensino Superior das Universidades do Norte e Nordeste e VII Seminário de Acesso ao Ensino Superior das Universidades do Centro-Oeste (ORGANIZACAO) |
Ano | Título |
---|---|
Simpósio da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. (Simpósio) | |
I Simpósio de Línguas da UEAP - Ensino de Línguas e Formação do Professor.A Retórica dos Gêneros Textuais no Português Brasileiro escrito por Hispano-falantes: uma questão de adaptação a contextos socioculturais da língua-alvo (Simpósio) | |
I Simpósio de Línguas da UEAP - Ensino de Línguas e Formação do Professor. (Simpósio) | |
IV Seminário do Programa de Direito Ambiental e Políticas Públicas da Unifap.Educação Ambiental em áreas de proteção ambiental e unidades de conservação: um olhar discursivo (Seminário) | |
IV Jornada Científico-Cultural de Francês da Unifap.Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para uma política linguística inclusiva (Seminário) | |
I Seminário da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro "Escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes".Debate nos grupos de trabalho (Seminário) | |
II Semana do Calouro de Letras.A importância do Curso de Letras e seu papel na Universidade (Encontro) | |
II Encontro dos Estudantes de Letras do Amapá.Análise do Discurso Midiático: dos efeitos de poder sob a máscara do saber (Encontro) | |
II Jornada Científico-cultural de Francês (FLE).Multiculturalismo e ensino-aprendizagem de línguas (Seminário) | |
I Ciclo de Palestras do Curso de Letras - Parfor.A língua em transformação: o novo acordo ortográfico (Seminário) | |
12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP.Retificação e refutação em Cartas do Leitor e status do emissor (Congresso) | |
II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso - "Emoções, ethos e argumentação"."... não é falta de dinheiro..., mas a falta de caráter..." - um estudo dos conectores de contra-junção no gênero Carta do Leitor (Simpósio) | |
II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso - "Emoções, ethos e argumentação".Mídia: ethos e argumentação (Simpósio) | |
IV Seminário dos alunos de Pós-Graduação em Letras da UFF - "Literatura e Língua: caminhos em percurso".A argumentação no gênero textual carta do leitor: um estudo dos conectores restritivos simples e concessivos (Seminário) |
Ano | Título |
---|---|
Atualização Gramatical (Curso de Curta Duração) | |
Curso de Português para Estrangeiros (Curso de Curta Duração) | |
Comissão de elaboração e criação do curso Letras - Libras/Português (Assessoria) | |
3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (Outra Producao Tecnica) | |
Formação Presencial ?Caminhos para o ensino da escrita: teorizando práticas, praticando teorias? (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
Formação Presencial da Olimpíada de Língua Portuguesa "Caminhos para o ensino da escrita" (Curso de Curta Duração) | |
Membro do Conselho Revisor da Revista Biota Amazônica (Trabalho Tecnico) | |
Parecerista da Revista Letras Escreve (Trabalho Tecnico) | |
Análise do Discurso Midiático: dos efeitos de poder sobre a máscara do saber (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
Introdução à noção de Discurso/linguagem, ideologia e os elementos que o constituem (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
E se a premissa for discordar? A refutação em aulas de português (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
Para além da gramática: anseios e objetos para o ensino de Língua Portuguesa hoje (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
Apresentação do Gênero Carta do Leitor (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
O que é argumentar? (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
O que é refutar? (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
Conectores de contrajunção/estratégia de contraexpectativa ou suspense (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
Conectores de contrajunção/estratégia de contraexpectativa ou suspense-parte 2 (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
Conectores de contrajunção/estratégia de antecipação e estratégia de contraponto (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
Conectores de contrajunção e conectores de conjunção/estratégia de correção total e estratégia de correção parcial (Textos Didáticos ou para Discussão) |