Doutoranda em Ciências Sociais, (linha de pesquisa - Diversidades, Identidade e Direitos), pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus de Araraquara/SP. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) e mestrado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005). Professora da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá- no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena 2008/2013, onde coordenou de 2010 a 2012. Atualmente professora do Curso de História/UNIFAP e colaboradora da Licenciatura Intercultural Indígena da UNIFAP. Foi professora da Faculdade Anhanguera de Dourados. (2006-2008) Professora do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul - Secretaria de Estado de Educação/Projeto Ara Verá- Curso Normal em Nível Médio Formação de Professores Guarani e Kaiowá (2000-2008). Cedida parcialmente para a Universidade Federal da Grande Dourados para atuar na Licenciatura Indígena-Teko Arandu. (2006-2008). Prestou assessoria para o Programa Rede de Saberes/Acesso e Permanência de Estudantes Indígenas em Nível Superior/Fundação Ford, por meio de convênio entre UCDB e UFGD (2008). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Indígena e Educação Escolar Indígena.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Entrevista com Antônio Jacó Brand Tellus,v.1,p.179-192 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Alianças do movimento Guarani e Kaiowá e a reocupação e recuperação de www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/.../379,v.,p.22-25 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Manifestação e autonomia Guarani e Kaiowá Dourados Agora - douradosagora.com.br,v.,p.1-1 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Manifestação e autonomia Guarani e Kaiowá O Progresso,v.9.645,p.1-4 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)

Publicações em Eventos

Ano Título
Povos Indígenas, dinâmicas culturais e sistemas de mundo - XVI Semana de Pós graduação em Ciências Sociais (Participação em Eventos/RESUMO)
Encontros Transfronteiriços e Educação nas Fronteiras do Amapá - XII Reunión de Antropología del Mercosur/RAM (Participação em Eventos/RESUMO)
Encontros Transfronteiriços e Educação nas Fronteiras do Amapá - XII Reunión de Antropología del Mercosur/RAM (Participação em Eventos/COMPLETO)
Povos Indígenas: Dinâmicas Culturais e Sistemas de Mundo - XVI Semana de Ciências Sociais da UNESP/FCLAR - Democracia (Participação em Eventos/COMPLETO)
Galibi Marworno, Galibi Kalinã, Palikur, Karipuna e o processo de homologação de suas terras indígenas Amapá - Semana de Ciências Socias FCLAR (Participação em Eventos/RESUMO)
Povos Indígenas: Democracia e cidadania ou democracias e cidadanias? - XIV Semana de Ciências Sociais/UFSCAR (Participação em Eventos/RESUMO)
Povos Indígenas: Democracia e cidadania ou democracias e cidadanias? - XIV Semana de Ciências Sociais/UFSCAR (Participação em Eventos/COMPLETO)
Galibi Marworno, Galibi Kalinã, Palikur, Karipuna e o processo de homologação de suas terras indígenas Amapá - Semana de Ciências Socias FCLAR (Participação em Eventos/COMPLETO)
A reza como um instrumento de luta pela recuperação dos territórios indígenas Kaiowá: o caso das aldeias Rancho Jacaré e Guaimbé - II Simpósio Internacional sobre Religiões, Religiosidades e Culturas (Participação em Eventos/COMPLETO)
A reza como um instrumento de luta pela recuperação dos territórios indígenas Kaiowá: o caso das aldeias Rancho Jacaré e Guaimbé - II Simpósio Internacional sobre Religiões Religiosidade e Cultura (Participação em Eventos/RESUMO)
A Luta dos índios Kaiowá das áreas Rancho Jacaré e Guaimbé em Mato Grosso do Sul (1976-1979). - XXIII Simpósio Nacional de História História: Guerra e Paz. (Participação em Eventos/COMPLETO)
Práticas Culturais dos Kaiowá e Guarani de Mato Grosso do Sul: o caso da recuperação do território Jarará. - VIII Simpósio em História: História, Poder e Práticas Sociais (Participação em Eventos/RESUMO)
A luta dos índios Kaiowá das áreas Ranchop Jacaré e Guaimbé no Mato Grosso do Sul (1976-1979) - XXIII Simpósio Nacional de História - História Guerra e Paz (Participação em Eventos/RESUMO)
Práticas culturais dos Kaiowá e Guarani de Mato Grosso do Sul: o caso da recuperação do território Jarará - VIII Simpósio em História - História, Poder e Práticas Sociais (Participação em Eventos/COMPLETO)
A Pastoral Indígena e o Projeto de Colonização Contemporânea. - IV Semana de História-Ensino e Historiografia (Participação em Eventos/RESUMO)
Fontes para o estudo do CIMI e dos Guarani e Kaiowá - VIII Encontro de História e Mato Grosso do Sul - Patrimônio Histórico e Cultural: Identidade e Poder (Participação em Eventos/RESUMO)
O Conselho Indigenista Missionário, os Guarani e Kaiowá e a luta pela terra - XVII Encontro Regional de História de São Paulo - O lugar da história (Participação em Eventos/RESUMO)
A Pastoral Indigenista e o CIMI no Mato Grosso do Sul - VII Encontro de História de Mato Grosso do Sul - Patrimônio Histórico e Cultural: Identidade e Poder (Participação em Eventos/RESUMO)
Fontes para o estudo do CIMI e do Guarani/Kaiowá. - VIII Encontro de História de Mato Grosso do Sul - Patrimônio Histórico e Cultural: Identidade e Poder (Participação em Eventos/COMPLETO)
O Conselho Indigenista Missionário, os Guarani/Kaiowá e a luta pela terra. - XVII Encontro Regional de História de São Paulo - O Lugar da História (Participação em Eventos/COMPLETO)
As praticas religiosas na ótica da CPT e do CIMI - I Simpósio Internacional sobre Religiões, Religiosidades e Cultura. (Participação em Eventos/COMPLETO)
As práticas religiosas na ótica da CPT e do CIMI - I Simpósio Internacional sobre Religiões Religiosidades e Cultura (Participação em Eventos/RESUMO)
Projeto Ára Vera - um curso de formação para professores Guarani/Kaiowá no Mato Grosso do Sul. - 13ª Congresso de Leitura do Brasil (Participação em Eventos/RESUMO)
Igreja Católica - Família e Terra - V Encontro Regional de História (Participação em Eventos/RESUMO)
Igreja Católica - Família e Terra - IV Encontro de História de Mato Grosso do Sul - História, Universidade e Sociedade (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Ensaios sobre identidades, oralidades, memórias e tradições: experiências de educação e pesquisa entre os Guarani e Kaiowá e povos indígenas do Amapá e Norte do Pará - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
'Povos Indígenas no Amapá e Norte do Pará: Da 'não fronteira' a mobilização política;' - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Movimentos Sociais Indígenas e suas Relações Internacionais - O caso dos Guarani e Kaiowá - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Papel do índio na sociedade - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Transformações rurais em Mato Grosso do Sul: a questão indigena - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
O ensino da história indígena no contexto da rede municipal de educação de Dourados-MS. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Educação Escolar Indígena em Mato Grosso do Sul: história avanços e perpectivas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O Ensino de História - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Coordenação da Mesa Redonda - Os movimentos indígenas e indigenistas e a recuperação dos territórios Guarani e Kaiowá. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Cultura e luta pelo território dos Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Pastoral Indigena e o Projeto de Colonização Contemporânea - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Coordenação de Mesa Redonda Intitulada História e Historiografia Indígena. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Povos Indígenas do Mato Grosso do Sul - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O CIMI e a Luta pela Terra - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Formação de Professores Índios - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Coordenação do Bloco de Comunicações 'Cultura/Educação Indígena' - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Igreja Católica Família e Terra - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Missões Católicas Contemporâneas em Mato Grosso do Sul: dilemas e tensões entre a Pastoral Indigenista e o Conselho Indigenista Missionáario

Livros

Ano Título
Tekopotyryakuã

Produções Artísticas

Outras Produções Artísticas

Ano Título
Programa Globo Universidade

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Bancas do Processo Seletivo Simplificado para Professor Temporário da UNIFAP, Edital Unifap n° 004/2012 (Concurso público)
Concurso Público de Provas e Títulos - Professor Efetivo da UNIFAP. Edital 07 (Concurso público)
"Cura, dom e dádiva"etnografia sobre parteiras tradicionais de santana (Graduação)
Migração Maranhense: A Formação da Comunidade do Carnot, Município de Calçoene, Estado do Amapá, no período de 1985 a 1989. (Graduação)
Moradores do Lago: Assentamentos Humanos nas Ressacas do Amapá (1991-2013) (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Exclusão urbana em Macapá: O remanejamento das famílias do Remanso para o conjunto habitacional Nova Esperança (1979-1983) (Graduação)
Plantas medicinais usadas em rituais de umbanda e candomblé e a influência das religiões cristãs no conhecimento etnobotânico de estudantes do ensino fundamental em Macapá (Graduação)
Avaliar o Estágio Probatório (Outra)
Processo Seletivo para Ingresso no Curso de LIicenciatura Intercultural Indígena (Outra)
A Educação Escolar Indígena na Aldeia Flexa: de 1985 aos dias atuais (Graduação)
A Educaçao Tradicional Karipuna da Aldeia Santa Isabel (Graduação)
Ensino de História e Cultura Indígena na Perspectiva da Lei 11645/2008 (Graduação)
História da Escola da Aldeia Kumaruma no Oiapoque/Amapá (1964/1985) (Graduação)
História da Implantação da Escola Bilingue na Aldeia Kumarumã (anos 1970 a 1980) (Graduação)
Breve histórico das políticas de saúde indígena e a realidade da aldeia na aldeia Kumaruma na atualidade (Graduação)
A interpretação dos Galibi Marworno sobre os vestígios arqueológicos encontrados na aldeia kumaruma (Graduação)
A história palikur a partir da memória dos mais velhos (Graduação)
O Plural dos nomes no Kheuól falado entre os Karipuna da bacia do Uaça (Graduação)
A Educação Escolar Indígena entre os Karipuna: História e perspectivas da Aldeia Manga (Graduação)
Jogos Indígenas: A Cosmologia das práticas culturais de Movimento Indígena do Município de Oiapoque (Graduação)
Formação de palavras em Palikur (Graduação)
A formação do grau no Kheuól falado pelos Galibi Marworno (Graduação)
História Karipuna - Protagonismo ontem e hoje (Graduação)
A Contribuição de Literaturas Evangélicas produzidas pelo SIL (Summer Institut of Linguístic) á Educação Escolar Indígena na Aldeia Tapauku (Graduação)
A Educação Indígena e os aspectos da língua materna da etnia Karipuna no município de Oiapoque-AP (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Colaboradora da XV Semana de Pós graduação de Ciências Sociais (NAO_INFORMADO)
I Seminário da Licenciatura Intercultural Palikur, Galibi Kali?na, Galibi Marworno, Wajãpi, Karipuna, Wayana, Aparai, Tiriyó, Kaxuyana/UNIFAP: Avaliando o Projeto Político Pedagógico. Realização: UNIFAP / Licenciatura Intercultural Indígena (ORGANIZACAO)
1º Colóquio de Pesquisas e Estudos em Educação Escolar Indígena e 3º Seminário de Acesso ao Ensino de Graduaçao Indígena no Amapá (ORGANIZACAO)
1º Seminário Diálogos de Saberes em Saúde - oficina: Pesquisando saberes tradicionais em saúde com populações indígenas (ORGANIZACAO)
Coordenação da Palestra Povos Indígenas e Organizações Internacionais (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
XII Reunión de Antropología del Mercosur/RAM.Encontros Transfronteiriços e Educação nas Fronteiras do Amapá (Congresso)
Narrativas Biográficas e Etnográficas: Experiência e Meshwork, uma Esquina? min. (Outra)
XVI Semana de pós graduação em Ciências Sociais.Povos indígenas: Dinâmicas Culturais e Sistemas de Mundo (Outra)
Minicurso - Trajetórias sociais versus narrativas oficiais sobre povos indígenas. (Seminário)
I Seminário "Os indígenas e a universidade: 10 anos de lutas, conquistas e desafios do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - UNIFAP. (Seminário)
XVI Congresso de Antropologia em Colômbia e V Congresso da Associação Latinoamericana de Antropologia.ENSAIOS SOBRE IDENTIDADES, ORALIDADES, MEMÓRIAS E TRADIÇÕES: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO E PESQUISA ENTRE OS GUARANI E KAIOWÁ E POVOS INDÍGENAS DO AMAPÁ E NORTE DO PARÁ (Congresso)
Mesa redonda da XV Semana de Pós graduação em C.Sociais da UNESP/FCLAR O impacto da crise política na luta dos movimentos sociais. (Outra)
Conferência de abertura da XV Semana de Pós graduação em C.Sociais da UNESP/FCLAR - As Ciências Sociais em tempos de crise. (Outra)
Minicurso: Perspectivas sobre o olhar etnográfico: novos temas e problemas de investigação. (Outra)
Mini-curso: Perspectivas etnográficas na contemporaneidade. (Outra)
Mesa redonda da XV Semana de Pós graduação em C.Sociais da UNESP/FCLAR Políticas inclusivas: um ponto de inflexão. (Outra)
Palestra: Literatura, pensamento social e questão racial. (Outra)
XV Semana de Pós Graduação em C. Sociais da UNESP/FCLAR - C. Sociais em tempos de crise -Novos dispositivos de controle e retração de direitos.Galibi Marworno, Galibi Kalinã, Palikur, Karipuna e o processo de homologação de suas terras indígenas -AP (Outra)
Encontro dos Educadores de Ensino Fundamental e Médio/Escola Sebastiana Lenir.Projeto: Saberes dos Povos Indígenas e Afro amapaense na construção de val valores ambientais (Exposição)
Encontro Internacional "Amazônia: Fronteiras em Movimento.Populações Indígenas em áreas de fronteira (Encontro)
Seminário Presença Indígena na Universidade/USP.Experiências de Licenciatura Indígena (Seminário)
Seminário para Formulação de Diretrizes para o Edital PSE indígena 2013.A experiência do Processo Seletivo Diferenciado e da Licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (Seminário)
Palestra proferida no curso de Geografia na disciplina de Planejamento Ambiental.Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará (Oficina)
Ciclo de Palestras para professores do Sistema Modular de Ensino Indígena.?As Especificidades e as Práticas Educacionais nas Escolas Indígenas? (Outra)
Palestra proferida para o grupo de estudo em expressoes corporais do Curso de Educação Fisica.Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará-Perspectivas metodológicas (Oficina)
1 Semana Acadêmica de Educação Fisica. Educação Fisica Escolar - Reflexoes e perspectivas.Práticas Indígenas (Outra)
Curso de Formação de Professores na Temática Indígena "Cultura E História dos Povos Indígenas". (Outra)
III Encontro Estadual dos Estudantes de História.Economia e a Questão Indígena (Encontro)
Seminário de Políticas de Ensino Superior e Povos Indígenas: Construindo as Bases para uma Política Pública Diferenciada de Acesso e Permanência. (Seminário)
Seminário "Interculturalidade e Formação de Professores Indígenas: Análise das Experiências em Curos/ufmg. (Seminário)
Conferência Estadual de Educação.Educação Escolar Indígena e Territorialidade (Congresso)
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena do Amapá e Norte do Pará.Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia dos Povos Indígenas (Outra)
Curso: Amazônia Indígena: novas perspectivas antropológicas. (Outra)
Conferência dos Povos Indígenas na Comunidade Aramirã. (Outra)
I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena. (Outra)
Inclusão Social dos Povos Indígenas nas Políticas Públicas do Estado do Amapá. (Seminário)
"Pesquisa com crianças indígenas". (Oficina)
?Construindo um olhar antropológico sobre as culturas indígenas contemporâneas?, realizado pelo ponto de cultura"Arte e vida dos povos indígenas do Amapá e Norte do Pará. (Outra)
75º Cóloquio em Educação: "Interculturalidade e Educação". (Outra)
Curso de Formação Continuada de Professores Bilingues. (Oficina)
I Seminário de Estudos sobre as Transformações Rurais em Mato Grosso do Sul: Dilemas e Perpectivas.Transformações Rurais em Mato Grosso do Sul: A questão indígena (Seminário)
Mesa Redonda - Didática e Avaliação no Ensino Superior. (Outra)
II Simpósio Internacional de Religiões Religiosidades e Culturas. (Simpósio)
XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz.. (Simpósio)
V Semana de História. (Outra)
I Seminário sobre Políticas de Sustentabilidade nas Terras Indígenas de Mato Grosso do Sul. (Seminário)
VIII Simpósio em História - História, Poder e Práticas Sociais. (Simpósio)
I Congresso Estadual de Professores Indígenas. (Congresso)
IV Semana de História-Ensino e Historiografia. (Outra)
VII Encontro de História de Mato Grosso do Sul. (Outra)
Palestra: A importância da teoria e das fontes primárias na formação do pesquisador.. (Outra)
Mini-curso: A produção e utilização de fontes orais.. (Outra)
XVII Encontro Regional de História de São Paulo - O Lugar da História. (Encontro)
VII Encontro de História de Mato Grosso do Sul - Patrimônio Histórico e Cultural: Identidade e Poder. (Encontro)
Mini curso - A história oral em Pesquisas junto a Populações indígenas. (Oficina)
I Simpósio sobre Religiões, Religiosidade e Cultura. (Simpósio)
Projeto Criança Kaiowá e Guarani no Mato Grosso do Sul. (Outra)
História do Paraguai. (Seminário)
Projeto de Formação Continuada de Professores Guarani/Kaiowá.. (Outra)
Fronteiras étnico culturais e fronteiras da exclusão - A etnicidade no contexto de uma sociedade interculturalee. (Seminário)
IV Encontro sobre leitura e escrita em sociedades indígenas, 13 Congresso de Leitura do Brasil. (Congresso)
VII Semana da Pedagogia: Educação, Sociedade e Cultura.Bloco de comunicações: " Cultura/Educação Indígena (Outra)
Programa de Capacitação em Educação Escolar Indígena para técnicos governamentais. (Outra)
Seminário - O indígena e a atualidade. (Seminário)
SBPC - 52 Reunião Anual. (Encontro)
XX Simpósio Nacional de História. (Oficina)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Membro da Comissão de Revisão do Regimento Interno do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá - CEPAP (Trabalho Tecnico)
Bancas Examinadoras do Concurso Público para Professor da Carreira do Magistério Superior, Edital nº 13/2013 (Assessoria)
Composição da banca examinadora no Processo Seletivo para ingresso de alunos na Licenciatura Indígena/UNIFAP (Trabalho Tecnico)
Representante da UNIFAP no Conselho Consultivo do Plano de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Wajãpi (Outra Producao Tecnica)
Participação na banca para ingresso de alunos na Licenciatura Indígena (Trabalho Tecnico)
Câmara de Ensino (Outra Producao Tecnica)
Inclusão da Educação Escolar Indígena na proposta curricular do Campus Binacional em Oiapoque (Trabalho Tecnico)
Políticas Ambientais e Terras Indígenas (Outra Producao Tecnica)
Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Admissão de Alunos para cursos da Rede de Educação para a Diversidade - Edital 03/2010 (Trabalho Tecnico)
Comissão de Açoes Afirmativas (Trabalho Tecnico)
Banca examinadora do processo seletivo simplificado para admissão de alunos para Cursos da rede de Educação para diversidade Edital 02/2010 (Trabalho Tecnico)
Participação no Processo Seletivo para Ingresso no Curso de Licenciatura Indígena da UNIFAP (Trabalho Tecnico)
Examinadora da prova oral do Concurso Público de Provas e Títulos para o Quadro Profissional do Magistério Municipal Indígena e o Quadro de Apoio a Gestão Educacional Indígena (Trabalho Tecnico)
Analise e homologação das inscrições dos candidatos da Licenciatura Indigena/UFGD (Outra Producao Tecnica)
Analise de inscrições do Vestibular da Licenciatura Indígena da UFGD (Trabalho Tecnico)
Assessoria para Implantação da Licenciatura Indígena na UFGD (Assessoria)
História Indígena e do Indigenismo (Outra Producao Tecnica)

Profissionais Relacionados

Rejane Aparecida Rodrigues Candado
1