Tenho Graduação (2003) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará e Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco. Conclui, no ano de 2012, dois anos de Pós-doutorado Júnior do CNPq pela Universidade Federal de Pernambuco. No mesmo ano dei início a novo pós-doutorado, desta vez pelo Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES, na Universidade Federal do Ceará. Atualmente sou Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá, Campus Mazagão, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Tenho experiência nas áreas de Botânica, Ecologia Vegetal e Conservação, com ênfase em Biologia Reprodutiva e Estrutura Vegetacional, focando, principalmente, nos efeitos de ações antrópicas sobre populações e comunidades vegetacionais.

Land use, fallow period and the recovery of a Caatinga forest BIOTROPICA,v.48,p.586-597 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Reproductive phenological pattern of Calotropis procera (Apocynaceae), an invasive species in Brazil: annual in native areas; continuous in invaded areas of caatinga Acta Botanica Brasílica (Impresso),v.27,p.456-459 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Floristics and life-forms along a topographic gradient, central-western Ceará, Brazil RODRIGUÉSIA (IMPRESSO),v.62,p.341-366 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Phenology, pollination, and breeding system of the threatened tree Caesalpinia echinata Lam. (Fabaceae), and a review of studies on the reproductive biology in genus Flora (Jena),v.204,p.111-130 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Preparando alunos para a pesquisa científica - III Simpósio Amazônico Sobre Reforma Agrária, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Participação em Eventos/COMPLETO)
Land use and the recovery of a Caatinga tropical dry forest: from plant species composition to assemblage functional diversity - 49º Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation (ATBC) (Participação em Eventos/RESUMO)
Drástica alteração no padrão fenológico reprodutivo de Calotropis procera (Aiton) W. T. Aiton (Apocynaceae-Asclepiadoideae), espécie invasora na Caatinga - IX Congresso de Ecologia do Brasil (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Tamanho e simetria da flor explicando o número de visitantes em Styllosanthes sp. (Fabaceae) - IX Congresso de Ecologia do Brasil (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Construtores de abrigos em folhas como facilitadores da riqueza na Caatinga - IX Congresso de Ecologia do Brasil (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Termorregulação de Libélulas (Odonata) em uma área de Caatinga, município de Parnamirim, Pernambuco, Brasil - IX Congresso de Ecologia do Brasil (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Diagnóstico de populações e estratégias reprodutivas de Aechmea muricata (Arruda) L. B. SM. (Bromeliaceae): espécie endêmica e ameaçada de extinção da Mata Atlântica ao norte do Rio São Francisco. - 57° Congresso Nacional de Botânica, 13° Encontro Estadual de Botânicos e 5° Encontro Estadual de Herbários (Participação em Eventos/RESUMO)
FENOLOGIA E BIOLOGIA REPRODUTIVA DO PAU-BRASIL (Caesalpinia echinata LAM., LEGUMINOSAE-CAESALPINIOIDEA) - 56° CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA (Participação em Eventos/RESUMO)
Floral traits, pollinations syndromes and sexual systems in an Atlantic forest fragment in the NE Brazil and a comparison with other tropical ecosystems - Annual Meeting of Association for Tropical Biology and Conservation (Participação em Eventos/RESUMO)
Sistemas de polinização e sexuais de espécies ocorrentes em um remanescente de mata Atlântica Semidecidual em Pernambuco - 55° Congresso Nacional de Botânica e 26° Encontro Regional de Botânicos de MG, BA e ES (Participação em Eventos/RESUMO)
FLORA DA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL (FLORESTA SECA) DA RESERVA SERRA DAS ALMAS, CRATEÚS/BRASIL, CE - 54o CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA (Participação em Eventos/RESUMO)
Caracterização florística de um fragmento de Floresta Estacional Decidual (mata seca), CE - XXVI Reunião Nordestina de Botânica (Participação em Eventos/RESUMO)
Inventário florístico de uma Floresta Estacional Decidual (mata seca) na Reserva Serra das Almas, Crateús, Ceará. - XX Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa (Participação em Eventos/RESUMO)
Caracterização florística de um fragmento de Floresta Estacional Decidual (mata seca), CE. - XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa (Participação em Eventos/RESUMO)
Inventário florístico de uma Floresta Estacional Decidual (mata seca) na Reserva Serra das Almas, Crateús, Ceará: dados preliminares - 53° Congresso Nacional de Botânica e 25ª Reunião Nordestina de Botânica (Participação em Eventos/RESUMO)

Capítulos de Livros

Extensão Universitária: ensino de pesquisa
Visitando o Açaizeiro
Interações tri-tróficas em Caesalpinia pyramidalis Tull. (Fabaceae) na Caatinga
Construtores de abrigos em folhas como facilitadores da riqueza na Caatinga
Biologia floral de Turnera subulata (Smith) (Turneraceae): estudo dos morfotipos e visitantes florais
Papel do guia de néctar em flores de Caesalpinia pyramidalis Tull. (Leguminosae-Caesalpinioideae)
Termorregulação de libélulas (Odonata) em uma área de Caatinga
Criação de bordas na Caatinga aumenta a herbivoria em Croton sp. (Euphorbiaceae)?
Tamanho e simetria floral influencia a preferência de visitantes em Zornia diphylla (Fabaceae)
Existe preferência dos mané-magros (Orthoptera - Proscopiidae) por plantas hospedeiras?
Relações alométricas em árvores da Floresta Estacional Decidua na Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul
Influência do Pseudoestigma em disputas territoriais de machos de Hetaerina sp. (Odonata: Calopterygidae)
Produção de néctar em flores de Bauhinia sp. (Leguminosae-Caesalpinioideae)
Visitação por aves em flores de Psittacanthus cordatus (Hoffm.) Blume (Loranthaceae)