Doutorado em Estudos Literários (2015) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É professora adjunta de Teoria Literária da Universidade Federal do Amapá ? UNIFAP, coordenadora do Curso de Letras Português (Campus de Santana), coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Estudos Literários da Universidade Federal do Amapá (NUPEL ? UNIFAP) e coordenadora operacional do Dinter em Estudos Literários em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho (UNESP ? Campus de Araraquara). Pesquisadora visitante na Université Grenoble 3 ? Stendhal, na França (ago. 2013 ? jan. 2014) e Professora visitante na University of West Indies (UWI), em Trinidad e Tobago (maio de 2017).Atua na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira contemporânea e literatura das guianas. Atualmente, desenvolve, na Universidade Federal do Amapá, as seguintes pesquisas: ?Literatura no meio do mundo: memória e identidade na literatura das guianas? e ?Fluxo da consciência: um estudo das narrativas brasileiras modernas e contemporâneas?.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Vicissitudes and fragilities in the psychological novel: the creative process of Menalton Braff Revista da ANPOLL (Online),v.1,p.149-158 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O comportamento das personagens no conto ?Adeus, meu pai?, de Menalton Braff: uma discussão sobre gênero LETRAS ESCREVE,v.4,p.19-26 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A significação da forma na narrativa contemporânea Bolero de Ravel, de Menalton Braff Omnes Humanitate,v.4,p.S/P-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Impressionismo e Fluxo da Consciência em Jacob's Room e Bolero de Ravel RevLet: Revista Virtual de Letras,v.2,p.216-235 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Tapete de Silêncio, de Menalton Braff O Imparcial,v.,p.31-31 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
As cicatrizes do conservadorismo em O casarão da rua do Rosário, de Menalton Braff Revista Vocábulo,v.único,p.S/P-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Conflitos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e suas reverberações na literatura Mundorama,v.único,p.S/P-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A relação entre texto e contexto em ?A Coleira no Pescoço?, de Menalton Braff Revista Hispeci & Lema (Online),v.único,p.18-24 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
'Crispação': Relações entre conto e poesia Texto Poético,v.único,p.S/P-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
10 anos de LDB: um balanço Revista Palavras Cruzadas,v.,p.13-13 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)

Publicações em Eventos

Ano Título
Marcel Proust e Menalton Braff: uma análise conmparativa - XI Seminário de pesquisa/V Simpósio de Literatura (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Crispação: relações entre conto e poesia - I Encontro Nacional do GT Teoria do Texto Poético (ANPOLL) (Participação em Eventos/RESUMO)
Subjetividade e Sociedade em À sombra do cipreste e A coleira no pescoço, de Menalton Braff - IX Semináio de pesquisa do programa de pós-graduação em estudos literários (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
A relação entre literatura e sociedade em pai contra mãe, de Machado de Assis - IX Semináio de pesquisa do programa de pós-graduação em estudos literários (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
A narrativa poética na literatura africana de língua portuguesa: Mia Couto, Pepetela e Arnaldo Santos - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
"Adeus, meu pai" e "Os sapatos de meu pai", de Menalton Braff: um estudo da linguagem impressionista e das imbricações entre texto e contexto - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
?Adeus meu pai? e ?Os sapatos de meu pai?, de Menalton Braff: um estudo da linguagem impressionista e das imbricações entre texto e contexto. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Marcel Proust e Menalton Braff: uma análise conmparativa - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Relaçoes entre Literatura e Sociedade nos contos de Menalton Braff - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Subjetividade e sociedade em À sombra do cipreste e A coleira no pescoço, de Menalton Braff - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
A relação entre literatura e sociedade em À sombra do cipreste e A coleira no pescoço - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Aspectos de leitura da sociologia da literatura - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)

Capítulos de Livros

Ano Título
A literatura fantástica e seus desdobramentos: uma abordagem em perspectivas teóricas
Que enchente me carrega?, de Menalton Braff: Impressionismo e memória
Fluxo de consciência: uma poética da solidão
Os processos da memória e o transbordamento do eu: narrativas da solidão

Livros

Ano Título
Pós-Colonialismo e Literatura: questões identitárias nos países africanos de língua oficial portuguesa
Ficção e memória: estudos de poética, retórica e literatura
Mulheres e a literatura brasileira
Narrativas do eu, narrativas do mundo: narrativas do narrar
Personagens femininas à luz do caos

Partitura

Ano Título
Narrativas do eu, narrativas do mundo: narrativas do narrar
Mulheres escritoras e mulheres personagens
Prefácio

Textos Didaticos

Ano Título
Apostila de gramática
Apostila de Redação
Apostila de Atualidades
Apostila de Literatura

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
O ensino da metáfora na EJA (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Literatura como formadora de cidadãos (Graduação)
A literatura em pedaços: fragmentação e representação no Livro do Desassossego de Bernardo Soares (Graduação)
Letramento literário: o conto como ponto de partida na formação de leitores na educação de jovens e adultos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Mitos da amazônia: uma proposta de leitura na EJA (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A Importância do Ensino da Leitura Literária na Formação de Leitores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
MOTIVAÇÃO PARA LEITURA NA EJA: REPENSANDO A PRÁXIS PEDAGÓGICA (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Possibilidades, caminhos e desafios para a aplicação da literatura erótica na sala de aula (Graduação)
Banca para a disciplina de Literatura para o Cursinho Universitário UEAP (Outra)
Banca para a disciplina de Literatura para o Cursinho Universitário UEAP (Outra)
Banca para a disciplina de Literatura para o Cursinho Universitário UEAP (Outra)
A literatura amapaense no ensino fundamental: um olhar sustentável com base na obra de Luly Rojansk (Graduação)
A importância da literatura amazônida na formação da identidade do aluno nortista (Graduação)
A linguagem ribeirinha presente na obra Lamento de Ximango, de Oswaldo Simões (Graduação)
O ensino de língua portuguesa e literatura através de gêneros textuais no ensino fundamental II e na escola estadual Lauro Chaves (Graduação)
O INTERTEXTO POÉTICO DE CESARINY E SUA RELAÇÃO COM FERNANDO PESSOA (Graduação)
III Concurso de Poesia de Matão "Poesia para todos" (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I Simpósio de Línguas da Ueap: Ensino de línguas e formação do professor : Fronteiras Abertas para a diversidade linguística (ORGANIZACAO)
XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (NAO_INFORMADO)
XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e VII Semana de Estudos Teatrais ?Teatro, Cinema e Literatura: Confluências? (NAO_INFORMADO)
X Seminário de Pesquisa (NAO_INFORMADO)
IX Seminário de pesquisa (NAO_INFORMADO)
V MACC - Mostra de Arte Contemporânea no Campus (NAO_INFORMADO)
Proesso Seletivo do CUCA UNESP ( Cursinho Unificado do Campus de Araraquara) (ORGANIZACAO)
Ciclo de Palestras (NAO_INFORMADO)
IV MACC - Mostra de Artes Contemporânea no Campus (NAO_INFORMADO)
Curso de extensão de Perspectivas da História da Arte (NAO_INFORMADO)
III Semana de Estudos Teatrais "Luiz Antonio Martinez Corrêa" (ORGANIZACAO)
III MACC - Mostra de Artes Contemporânea do Campus (NAO_INFORMADO)

Participação de Eventos

Ano Título
XV ABRALIC - Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada -.MEMÓRIA E IDENTIDADE NOS ROMANCES DES HOMMES LIBRES (2005), DE ANDRÉ PARADIS E AS AVENTURAS DO PROFESSOR PIERRE NA TERRA TUCUJU (2013), DE MARIA ESTER PENA CARVALHO (Encontro)
Première Journée d?étude organisée par le Département de formation et de recherche LSH de la nouvelle Université de Guyane.Mémoire et identité dans les romans Des hommes libres (2005), d?André Paradis et As aventuras do Professor Pierre na terra Tucuju (2013), de Maria Ester Pena Carvalho (Outra)
XIV ABRALIC.O TRANSBORDAMENTO DO EU: UMA ANÁLISE DO FLUXO DA CONSCIÊNCIA NOS ROMANCES DE MENALTON BRAFF (Congresso)
Semana do Calouro de Letras-Inglês 2015.1.Didática na língua: Português, Inglês e Literatura (Outra)
V Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (V SELL).Os desvãos do pensamento em Que enchente me carrega?, de Menalton Braff: um estudo do fluxo da consciência (Simpósio)
I Simpósio de Línguas da UEAP: Ensino de línguas e formação do professor : Fronteiras Abertas para a diversidade linguística. (Simpósio)
XIV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC: Fluxos e correntes literárias.Entre boleros e enchentes, os desvãos do pensamento: o Fluxo da consciência em Menalton Braff (Encontro)
XV SEMINÁRIO DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS: Poesia na era da internacionalização dos saberes.Os hábitos da memória nos confl itos dos protagonistas de Menalton Braff em Que enchente me carrega? (2000) e Bolero de Ravel (2010) (Seminário)
Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia.Memória da destruição como representação da guerra em Parábola do cágado velho, de Pepetela (Congresso)
Ciclo APEB.Le flux de conscience chez Clarice Lispector et Menalton Braff (Outra)
Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM.A construção da subjetividade em Bolero de Ravel, de Menalton Braff (Simpósio)
Congresso Nacional Mackenzie ?Letras em Rede?: Linguagens e Saberes.O fluxo da consciência em Clarice Lispector e Menalton Braff: Transformações ao longo das décadas (Congresso)
IV Workshop¿de Pós-Graduação em Letras. (Outra)
XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários.O olhar do narrador e o fluxo da consciência em Menalton Braff (Seminário)
XII Congresso Internacional Abralic."Adeus, meu pai" e "Os sapatos de meu pai", de Menalton Braff: um estudo da linguagem impressionista e das imbricações entre texto e contexto (Congresso)
Reunião Geral com coordenadores, professores e alunos. (Outra)
Ciclo de palestras "Dialogismo: seu surgimento e suas contribuições". (Outra)
A Pós-Graduação na Unesp. (Outra)
III Workshop em Letras. (Outra)
XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e VII Semana de Estudos Teatrais ?Teatro, Cinema e Literatura: Confluências?.?Adeus meu pai? e ?Os sapatos de meu pai?, de Menalton Braff: um estudo da linguagem impressionista e das imbricações entre texto e contexto. (Seminário)
XII Congresso Internacional Abralic. (Congresso)
XVII Jornadas de Jóvenes Investigadores Asociación de universidades Grupo Montevideo (AUGM).Relaçoes entre Literatura e Sociedade nos contos de Menalton Braff (Encontro)
I Encontro Nacional do GT Teoria do Texto Poético (ANPOLL).Crispação: relações entre conto e poesia (Encontro)
XI Congresso Internacional da ABRALIC. (Congresso)
IX Seminário de Pesquisa.Subjetividade e Sociedade em À sombra do cipreste e A coleira no pescoço, de Menalton Braff (Seminário)
IX Seminário de Pesquisa.A relação entre literatura e sociedade em (Seminário)
Simpósio Internacional Caminhos Cruzados - Machado de Assis pela Crítica Mundial. (Simpósio)
Rumo: Literatura. (Simpósio)
II Colóquio de estudos hispânicos: literatura, língua e história no mundo hispânico. (Outra)
Projetos Inovadores de Curso (PIC). (Oficina)
Sudeste- PET. (Encontro)
SP- PET. (Encontro)
Ciclo de Palestras. (Oficina)
XX Semana de Estudos Clássicos. (Congresso)
Sudeste- PET. (Encontro)
Centenário do nascimento de Jean Paul Sartre. (Encontro)
III Semana de Estudos Teatrais. (Oficina)
XIV FALE. (Congresso)
XVIII Semana de Estudos Clássicos. (Congresso)
XV Semana "Luiz Antônio Martinez Corrêa". (Congresso)
I Seminário Estadual por uma educação no campo. (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Parecer para revista Letras Escreve (Trabalho Tecnico)
Brazilian literature and social reality (Curso de Curta Duração)
Parecer para revista Letras Escreve (Trabalho Tecnico)
Parecer para revista Letras Escreve (Trabalho Tecnico)
BRÉSIL-CARAÏBES-AFRIQUE: LITTÉRATURE ET RÉALITÉ SOCIALE (Curso de Curta Duração)
BRÉSIL-CARAÏBES-AFRIQUE: LITTÉRATURE ET RÉALITÉ SOCIALE (Curso de Curta Duração)
Realidade social e literatura no Platô das Guianas (Curso de Curta Duração)
Parecerista Ad Hoc para livro da Editora da Unifap (Trabalho Tecnico)
A cultura Afro e Afro-brasileira em sala de aula (Curso de Curta Duração)
A cultura Afro e Afro-brasileira em sala de aula (Curso de Curta Duração)
Projeto Mãe Baobá: Literatura e cultura afro e afro-brasileira (Curso de Curta Duração)
A cultura afro e afro-brasileira na sala de aula (Curso de Curta Duração)
Concurso de Poesia de Matão "Poesia para todos" (Outra Producao Tecnica)
Apostila de gramática (Textos Didáticos ou para Discussão)
Apostila de Redação (Textos Didáticos ou para Discussão)
Apostila de Atualidades (Textos Didáticos ou para Discussão)
Apostila de Literatura (Textos Didáticos ou para Discussão)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais