Sou Mulher Negra, dançadeira de Batuque e Marabaixo, idealizadora da Companhia de Dança Afro Baraka (fundada em 30 de agosto de 2000), graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amapá ? UNIFAP. Psicopedagoga pela Faculdade de Macapá ? FAMA. Mestre e Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Faculdade de Educação ? FACED da Universidade Federal do Ceará ? UFC. Eixo Temático de Pesquisa: Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Linha teórica: Sociopoética, Cultura e Relações Étnico-Raciais. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá, lotada no Curso de Pedagogia, Integro o Corpo Docente do Mestrado em Educação-Unifap (Ppged). Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola ? certificado pelo CNPq. Atuo nas áreas de: Arte/Educação; Educação, Cultura e Identidade Étnica; Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola. Estou Coordenadora Geral do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/NEAB-UNIFAP. Sou autora dos Livros; Marabaixo, Dança Afrodescendente: Significando a Identidade Étnica do Negro Amapaense. Fortaleza: Edições UFC, 2009 e, Batuques, Folias e Ladainhas: A Cultura do Quilombo do Cria-ú em Macapá e sua Educação. Fortaleza: Edições UFC, 2012.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
O Processo de implementação da Lei n. 10.689/2003 numa Escola Municipal, localizada na Comunidade Negra do Coração na cidade de Macapá - Amapá IDENTIDADE!,v.22,p.182-195 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
PROJETO CURIAÚ MOSTRA TUA CARA: EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO COMBATE AO RACISMO NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO, LOCALIZADA NO QUILOMBO DO CRIA-Ú EM MACAPÁ. HUMANIDADES & INOVAÇÃO,v.4,p.112-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
MULHER, VOCÊ PODE REVISTA DIÁRIO,v.,p.34-37 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
DANÇAS DE MATRIZES AFRICANAS: PATRIMÔNIO IMATERIAL AFRO-BRASILEIRO PARA A ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO Africanias.com,v.1,p.1-25 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
CONTRIBUIÇÕES DA NARRATIVA FICCIONAL NA SUPERAÇÃO DO RACISMO E NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/2003 NOS CURRÍCULOS BOITATÁ,v.20,p.331-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Marabaixo do Amapá: encontro de saberes, histórias e memórias afro-brasileiras Revista Palmares (Brasília),v.08,p.16-21 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
DANÇA/ARTE/EDUCAÇÃO, AFRICANIDADES CAJAZEIRENSE EM EVIDÊNCIA NO ILÊ AXÉ RUNTÓ RUMBÔCI: UM ESTUDO DE CASO Revista do N'UMBUNTU,v.01,p.89-114-114 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
HOJE TEM FESTA NO QUILOMBO DO CRIA-Ú EM MACAPÁ:EITÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ¿!TODA A COMUNIDADE GRITA Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins,v.05,p.01-18 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Criança Negra e Discriminação Étnica na Escola e Movimentos pela Educação Popular Padê : Estudos em Filosofia, Raça, Gênero e Direitos Humanos,v.1,p.89-111-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Livro de Resumos do V Congresso Amapaense de Iniciação Científica - V Seminário de Iniciação Científica da UNIFAP (Participação em Eventos/RESUMO)
O MARABAIXO DO AMAPÁ: ENCONTRO DE SABERES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS AFRO-AMAPAENSES - VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES (AS) NEGROS (AS) (Participação em Eventos/RESUMO)
O MARABAIXO DO AMAPÁ: ENCONTRO DE SABERES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS AFRO-AMAPAENSES - VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES (AS) NEGROS (AS) (Participação em Eventos/COMPLETO)
Dança Afro: Teoria, Prática e Novas Perspectivas no Cotidiano Escolar - Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil (Participação em Eventos/COMPLETO)
Dança do Marabaixo: Cultura Afroamapaense em Evidência - 18 Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores do Brasil (Participação em Eventos/RESUMO)
A Construção da Identidade Juvenil na Perspectiva de Raça e Gênero: Um Relato de Experiência - VII Encontro Cearense de Historiadores da Educação (Participação em Eventos/RESUMO)
Representações de Raça e Gênero: movimento de mulheres negras em Fortaleza - IX Encontro Nacional de História Oral: Testemunhos e Conhecimento (Participação em Eventos/RESUMO)
Memória e História do Marabaixo: Abrindo Caminhos para Novas Práticas Educativas - Colóquio Internacional (Participação em Eventos/RESUMO)
Criança Negra e Discriminação Étnica na Escola: Movimentos pela Educação Popular - I Seminário Internacional Educação e População Negra: Políticas Contemporâneas (Participação em Eventos/RESUMO)
Memória e História do Marabaixo: Abrindo Caminhos para novas Práticas Educativas - II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: impasses, Tendências e Perspectivas (Participação em Eventos/COMPLETO)
Cultura Afro-Brasileira na Educação: Lei n. 10.639/03 e as diretrizes Curriculares Nacionais - II Colóquio Internacional Políticas e Práticas curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas (Participação em Eventos/RESUMO)
O Corpo Metafórico da Bela Negra - XVII EPENN: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste (Participação em Eventos/RESUMO)
Marabaixo: Expressão Étnica, Cultural e Histórica do Povo Afroamapaense - XVII EPENN: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste (Participação em Eventos/RESUMO)
Marabaixo, Dança Afrodescendente: Re-Construindo a Identidade Étnica do Negro Amapense - 27 Reunião Anual da ANPED (Participação em Eventos/RESUMO)
Dança Afrodescendente, Identidade e Processo Educativo - 26ª Reunião da ANPED (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Educação Quilombola e Indígena - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
VIII MEMÓRIAS DE BAOBÁ: ORALIDADE AFRICANA, SABEDORIAS ANCESTRAIS E PRÁTICAS FORMATIVAS - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O MARABAIXO DO AMAPÁ: ENCONTRO DE SABERES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS AFRO-AMAPAENSES - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
CULTURA AFRO-BRASILEIRA, CONHECER E DESMISTIFICAR FATORES SOCIOCULTURAIS DE UM POVO - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
PATRIMÔNIO CULTURAL E POLÍTICAS PÚBLICAS - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
CULTURA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Batuques, Folias, Ladainha, Cultura e Educação Quilombola - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O MARABAIXO DO AMAPÁ E O REISADO DO CARIRI CEARENSE: DIÁLOGO ENTRE ARTE/CULTURA NEGRA E RELAÇÕES INTER-ÉTNICAS NA EDUCAÇÃO - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
As Danças da Afrodescendência no Amapá e a Pedagogia da Dança - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Seminário Nacional Africanidades e Afrodescendência - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Mulheres do Reisado: Reflexões sobre a Presença Feminina na Cultura de Base Africana em Juazeiro do Norte-Ce - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Protagonismo das Mulheres no Maracatu Cearense no Cariri - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
História da População Negra no Cariri Cearense - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Dança do Marabaixo: Educando e Formando Seres Humanos - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Afrodescendência e cultura africana no Brasil - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Marabaixo: abrindo caminhos para novas práticas educativas - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Esse cabelo é seu? Liberdade para o corpo e para a cabeça - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Gestão da Sala de Aula no Ensino Fundamental: como a dominação simbólica e os conflitos se estabelecem na relação professor/alunos? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Quem faz o quê?Os novos desafios para a docência no ensino superior - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Cultura Afro-Brasileira na Educação: Lei n. 10.639/03 e as diretrizes Curriculares Nacional - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O corpo Metafórico da Bela Negra - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Marabaixo: Expressão Étnica,Cultural e Histórica do Povo Afroamapaense- - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
A DANÇA DO MARABAIXO A LUZ DA MOTRICIDADE HUMANA
O MARABAIXO DO AMAPÁ E O REISADO DO CARIRI CEARENSE: DIÁLOGO ENTRE ARTE/CULTURA NEGRA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO
RECORDAÇÕES DE MINHA EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE NO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/CFP DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-CAMPI DE CAJAZEIRAS-PB, NO PERÍODO DE 2011 A 2013
DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO
NOVAS PERSPECTIVAS NO TRABALHO COM A DANÇA AFRO NO COTIDIANO ESCOLAR
Marabaixo e Batuque; práticas pedagógicas com saberes quilombolas no cotidiano escolar em Macapá
Dança do Marabaixo: Cultura Negra em Busca da Memória do Afroamapaense
O colorido do Mundo está em Nós
Bairro do Laguinho e Cultura Negra: Anotações da Memória e da história
Cultura Afro-Brasileira na Educação: Lei N. 10.639/03
Marabaixo, Dança Afrodescendete: "Palavramundo" e Condição de "Ser Mais" para os Afro-Amapaenses
A Dança do Marabaixo: Expressão da Cultura Afroamapaense
Fazendo arte e educação pela dança do Marabaixo
Os Embates Filosóficos sobre as Ações Afirmativas para a População Negra

Livros

Ano Título
Batuques, Folias, Ladainhas: a Cultura do Quilombo do Cria-ú em Macapá e sua Educação
Marabaixo, Dança Afrodescendente: Significando a Identidade Étnica do Negro Amapaense

Partitura

Ano Título
A CULTURA NEGRA DO AMAPÁ: HISTÓRIA, TRADIÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Produções Artísticas

Outras Produções Artísticas

Ano Título
Espetáculo: JOLIA
Espetáculo: Cenas
Espetáculo Ilú, Ewa, Ibilè
Espetáculo:Os quatro elementos

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
ASSISTÊNCIA A NEGROS E NÃO NEGROS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NOS ESTADOS DO AMAPÁ, MINAS GERAIS E SÃO PAULO: UM ESTUDO COMPARATIVO (Doutorado)
MÚSICA NA ESCOLA: reflexões sobre a implantação do ensino de música nas escolas públicas no Amapá a partir da Lei n. 11.769/08 (Graduação)
RELAÇÕES DE SABER/PODER NAS LETRAS DE MÚSICAS DE MARABAIXO: contribuições para as construções identitárias da cultura afro-amapaense (Graduação)
A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO CONTEXTO ESCOLAR: APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL VÓ OLGA (Graduação)
A MULHER NEGRA NA OBRA O CORTIÇO DE ALUISIO DE AZEVEDO (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
VII ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA (Outra)
29 Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (Outra)
As Construções dos Projetos Culturais para a Valorização da Cultura Amapaense: um olhar pedagógico sobre o projeto avença da Banco Placa (Graduação)
Saberes da Cultura Ribeirinha no Espaço Escolar Urbano: um Estudo de Caso na E. E. Padre Ângelo Biraghi (Graduação)
O Centenário de uma Riqueza Cultural: festa de São Sebastião, em Jarilândia/ Distrito de Vitória do Jari/ Amapá (Graduação)
ENTRE SILÊNCIOS, AUSÊNCIAS E NÃO DITOS: PERCEPÇÕES DE RACISMO ELABORADAS POR PROFESSORES (AS) (Graduação)
Práxis Antirracista no Ensino Superior um olhar sobre as áreas de humanas, saúde e exatas na Faculdade Católica Rainha do Sertão-Ce. (Doutorado)
PRÊMIO OLIVEIRA SILVEIRA (Outra)
PRÁXIS ANTIRRACISTA NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE AS ÁREAS DE HUMANAS, EXATAS E SAÚDE NA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO ?CE. ()
CORPOS NO SAMBA DE CACETE: tambores, educação e gingas na dança ancestral afrocametaense (Mestrado)
FESTA DA MÃE DE DEUS DA PIEDADE DE MAZAGÃO VELHO, AMAPÁ:narrativas e materialidade de um patrimônio festivo (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO AMAPÁ (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A Representação da Diversidade etnicorracial no Ambiente Pedagógico da Educação Infantil em uma Escola Pública do Município de Macapá (Graduação)
A Cultura nas Margens da Educação: Formação, Ensino e Saberes Afroamapaenses na Voz de Professores de Arte ()
A CULTURA NAS MARGENS DA EDUCAÇÃO: formação, ensino e saberes afroamapaenses na voz de professores de arte (Mestrado)
Marabaixo e Estado: a relação entre os Marabaixeiros e os governos se Janary Gentil Nunes (1944-1956) e João Alberto Capiberibe (1995-1998) (Graduação)
PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DO GESTOR NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Seminário Memória e Tradição no Brasil e América Latina (Outra)
Prática da Leitura no Contexto Escolar nos Anos Iniciais: Conhecer a Realidade para Tecer Reflexões (Graduação)
O Lúdico na Educação Infantil (Graduação)
Os Valores Éticos na Educação (Graduação)
Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita nos Anos Iniciais (Graduação)
Reforço Escolar Extra Escola: um enfoque acerca dessa prática na visão de professores que ministram estas aulas no município de Cajazeiras/PB (Graduação)
Professor Reflexivo: um olhar inovador na prática cotidiana dos professores das séries iniciais do ensino fundamental (Graduação)
Práticas do Educador no Ensino da Leitura no Contexto Escolar (Graduação)
Leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (Graduação)
A Importância da Motivação Durante o Processo de Ensino Aprendizagem nos anos Iniciais no Espaço Escolar (Graduação)
A Experiência da Escola Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira com à Educação Inclusiva: Ênfase na Atuação Docente (Graduação)
O Uso da Música no Processo de Aprendizagem na Educação Infantil (Graduação)
A Arte como Facilitadora de Aprendizagem no Programa Mais Educação (Graduação)
Concepções e Práticas Docente acerca do Desenho na Educação Infantil (Graduação)
O Espaço dos Maracatus - Nação de Pernambuco e Representação (Mestrado)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Patrimônio Cultural, Formação de Professores e Educação (ORGANIZACAO)
ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA (ORGANIZACAO)
VIII Artefatos da Cultura Negra (ORGANIZACAO)
I MESA REDONDA DE EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADES: movimentos sociais na Amazônia amapaense (ORGANIZACAO)
POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA ALÉM DAS COTAS (ORGANIZACAO)
Roda de Conversa sobre História da África e Afro-brasileira e Formação Docente (ORGANIZACAO)
LEGISLAÇÃO ANTIRRACISMO E OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO AMAPÁ (ORGANIZACAO)
SEMINÁRIO DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS/NEAB (ORGANIZACAO)
Seminário de Políticas Afirmativas na Universidade Federal do Amapá: criação e implementação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros NEAB/UNIFAP (ORGANIZACAO)
ÁFRICA/BRASIL, LIGADOS PELA ANCESTRALIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA (ORGANIZACAO)
CICLO DE PALESTRAS CONHEÇA MAIS, CULTURA AFROBRASILEIRA: NOSSO PATRIMÔNIO (ORGANIZACAO)
Semana de Pedagogia 2012: Formação Docente, Currículo e Diversidade de Saberes (ORGANIZACAO)
Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Pedagogia e Unidade Acadêmica de Educação (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES (AS) NEGROS (AS).O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 10.639/03 NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GOIÁS, LOCALIZADA NA COMUNIDADE NEGRA DO CORAÇÃO NA CIDADE DE MACAPÁ-AP (Congresso)
III SEMANA AMAPAENSE DE FILOSOFIA: intersecções para uma filosofia africanista.QUILOMBO E OS DIREITOS (Outra)
I Fórum Regional de estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada.Mesa- redonda: Sociabilidades, Religiosa, Inclusiva e os Letramentos Escolares e Não-escolares (Outra)
VIII MEMÓRIAS DE BAOBÁ: oralidade africana, saberes ancestrais e práticas formativas.ORALIDADE AFRICANA, SABEDORIAS ANCESTRAIS E PRÁTICAS FORMATIVAS (Encontro)
II Encontro Diocesano da Pastoral e Cultura Dom José Maritanoo.Comunidades Quilombolas e sua Tradições (Encontro)
III ENCONTRO DE DISCENTES DE HISTÓRIA DA UNIFAP.EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA: caminhos abertos pela implementação da Lei n. 11.645/08 (Encontro)
IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - COPENE.O Processo de Ensino Fundamental Goiás, localizada na comunidade Negra do Coração na Cidade de Macapá-Amapá (Congresso)
SEMINÁRIO ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL.A EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS (Seminário)
Aula Inaugural do Curso de Especialização em Politica Educacional (CEPE) : Estado, mercado e políticas educacionais: cenários atuais. (Outra)
PATRIMÔNIO CULTURAL, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. (Outra)
SEMINÁRIO ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL.PROJETO CURIAÚ MOSTRA TUA CARA:EDUCAÇÃO QUILOMBOLA PARA O COMBATE AO RACISMO NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO, LOCALIZADA NO QUILOMBO DO CRIA-Ú EM MACAPÁ (Outra)
III ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E INDÍGENA.A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA A DIVERSIDADE NEGRA E INDÍGENA (Encontro)
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO AMAPÁ E III FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UEAP: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO.O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI. N. 10.639/03 EM ESCOLAS PÚBLICAS DO AMAPÁ: VIA MITOS E LENDAS NA NARRATIVA DOS FILHOS DO CRIA-Ú (Congresso)
CALDEIRÃO CULTURAL- MEMORIAL SEM NEGROS?.CERTIFICADO DE HONRA AO MÉRITO PELA CONTRIBUIÇÃO A HISTÓRIA E PRODUÇÕES CULTURAIS DOS NEGROS NA ÁFRICA E NO BRASIL (Outra)
VIII MOSTRA INTERNACIONAL E INTEGRADA DE CINEMA AFRICANO 2015 (UFC--UNILAB) "MULHERES EM ÁFRICA". (Outra)
Projeto Saberes dos Povos Indígenas e Afro-aAmapaenses na Construção de Valores Ambientais.A Implementação da Lei N. 10.639/03 (Outra)
RODA DE CONVERSA SOBRE ANTIGUIDADE, HISTÓRIA, TOQUES, CÂNTICOS E DANÇAS DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS AFRICANAS. (Outra)
VIII MOSTRA INTERNACIONAL E INTEGRADA DE CINEMA AFRICANO 2015 (5 ( (UFC-UNILAB) " MULHERES EM ÁFRICACA.DEBATEDORA DOS FILMES " PEÇAS DE IDENTIDADE E PAPAI" (Outra)
VI MEMÓRIAS DE BAOBÁ.?Chão redondo 01? - Tradições Orais e Patrimônio Imaterial Negro (Encontro)
IV ENCONTRO DE FOLIAS RELIGIOSAS DO AMAPÁ.PATRIMÔNIO CULTURAL E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS CULTURAS POPULARES (Encontro)
VI MEMÓRIAS DE BAOBÁ.?Chão redondo 01? - Tradições Orais e Patrimônio Imaterial Negro (Encontro)
IX SEMINÁRIO DAS RELIGIÕES AFRICANAS DO AMAPÁ. (Seminário)
VI ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA NO CEARÁ.GÊNERO, REALÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO (Simpósio)
VI ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA NO CEARÁ.FACES E VOZES DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO AMAPÁ (Oficina)
VIII CONGRESSO DE PESQUISADORES NEGROS.O MARABAIXO DO AMAPÁ: ENCONTRO DE SABERES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS AFRO-AMAPAENSES (Congresso)
1ª Mostra de Extensão da Unifap.Projeto de extensão e intervenção pedagógica: África/Brasil - ligados pela ancestralidade africana, afro-brasileira e afro-amapaense (Outra)
Encontro com o Escritor.Cultura e Relações Étnico-Raciais na Escola (Encontro)
É HORA DA LEITURA: A INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DE DEBATES E PRODUÇÕES TEXTUAIS NA VISÃO DA DIVERSIDADE E AS TE TEORIAS ADMINISTRATIVAS.É HORA DA LEITURA: A INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DE DEBATES E PRODUÇÕES TEXTUAIS NA VISÃO DA DIVERSIDADE E AS TE TEORIAS ADMINISTRATIVAS (Seminário)
V MEMÓRIAS DE BAOBÁ - A SEMENTE QUE VEIO DA ÁFRICA.PATRIMÔNIO CULTURAL: DIÁLOGOS ENTRE O AMAPÁ E O CEARÁ (Seminário)
O Significado da Arte no Processo Educativo.FORMAÇÃO DOCENTE, CURRÍCULO E DIVERSIDADE DE SABERES EM ARTE/EDUCAÇÃO (Oficina)
II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: DIREITO À MEMÓRIA, POR UMA REPARAÇÇÃO HISTÓRICA.DIREITO A IDENTIDADE, UMA REPARAÇÃO HISTÓRICA (Encontro)
IV MEMÓRIAS DE BAOBÁ.RODA DE FORMAÇÃO:DANÇA E TRADIÇÃO ORAL (Encontro)
Seminário Dança e Cidadania, Memória e Tradição no Brasil e América Latina.Pedagogias das Danças de Matrizes Africanas: conhecimento, memória, cidadania (Seminário)
Seminário Regional - Formação Docente e Culturas Afrobrrasileiras.A Lei Federal N. 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Seminário)
Seminário Regional - Formação Docente e Culturas Afrobrasileiras.SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS (Seminário)
IX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.Dança, Arte/Educação: africanidades Cajazeirenses em Evidência no Ilê Axé Runtó Rumbôci : Um Estudo de Caso (Congresso)
II Festival de Dança Intermunicipal Cia. de Danças Princesa Isabel Júnior Cia. de Dança.II Festival de Dança Intermunicipal (Outra)
Semana de Pedagogia 2012: Formação Docente, Currículo e Diversidade de Saberess.Brincando com Arte: descoberta de caminhos e tessitura de possibilidades didático-pedagógicas na educação infantil (Encontro)
Seminário de Educação SESC IGUATU 2012: Cultura Afro-Brasileira: Re-contar a História, Valorizar a Diversidade: Re-.A Lei Federal N. 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Seminário)
Seminário de Educação: Cultura Afro-Brasileira: Re-contar a História, Valorizar a Diversidade.Educação em Quilombos (Seminário)
Seminário de Educação: Cultura Afro-Brasileira: Re-contar a História, Valorizar a Diversidade.Mini Curso de Título: Dança Afro e Processo Educativo (Oficina)
Seminário de Educação SESC IGUATU 2012: Cultura Afro-Brasileira: Re-contar a História, Valorizar a Diversidade: Re-.Dança Afro: Teoria, Prática e Novas Perspectivas no Cotidiano Escolar (Oficina)
Oficina de Trabalho para Consolidação do Plano de Ações Integradas do Programa Brasil Quilombola. (Oficina)
XXII CONFAEB -Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil.Dança Afro: Teoria, Prática e Novas Perspectivas no Cotidiano Escolar (Congresso)
XXI Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil.O MARABAIXO DO AMAPÁ E O REISADO DO CARIRI CEARENSE: DIÁLOGO ENTRE ARTE/CULTURA NEGRA E RELAÇÕES INTER-ÉTNICAS NA EDUCAÇÃO (Congresso)
A COR DA CULTURA II.Implementação da Lei N. 10.639/03 nas Escolas Brasileiras (Outra)
I Festival de Dança Intermunicipal Cia. de Danças Princesa Isabel Júnior Cia. de Dança.I Festival de Dança Intermunicipal (Outra)
Projeto Conhecer para Valorizar a Cultura Afro-brasileira.A Lei Federal n. 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Encontro)
Semana Alusiva da Mulher.Auto-Estima (Encontro)
Rede Ciranda de Educação Étnico - Racial.O Marabaixo como instrumento didático pedagógico na implementação da lei 10.639/03 (Encontro)
II Seminário Artefatos da Cultura Negra no Ceará.Marabaixo e batuque: patrimônio imaterial como recurso didático-pedagógico para a educação étnicorracial em Macapá (Seminário)
Ciclo de Palestra e Debate sobre Arte Negra e Afrobrasileira.MARABAIXO, DANÇA AFRODESCENDENTE SIGNIFICANDO A IDENTIDADE ÉTNICA DO NEGRO AMAPAENSE (Seminário)
X CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ.DANÇAS AFROBRASILEIRAS, MARABAIXO DO AMAPÁ E O REISADO DO CARIRI CEARENSE: PATRIMÔNIO IMATERIAL/ARTÍSTICO/CULTURAL NO COTIDIANO ESCOLAR (Congresso)
Capacitação de Educadores do Projeto A COR DA CULTURA.Capacitação de Educadores do Projeto A COR DA CULTURA (Outra)
Título Honorífico: Mérito da Educação.Título Honorífico: Mérito da Educação (Outra)
I Seminário da Associação de Arte Educadores do Estado do Amapá com o tema: Questões de Arte e Experiência Docente.Estado do Amapá com o tema: Questões de Arte e Experiência Docente (Seminário)
19 Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste.Mini Curso Intitulado Pesquisa Etnográfica (Outra)
Audiência Pública: Educação E Cultura Afro-Brasileira.Educação e Cultura Afrobrasileira (Outra)
VIII Reunión de Antropología del Mercosur: Diversidad y Poder en América Latina.Mulheres do Reisado: Reflexões sobre a Presença Feminina na Cultura de Base Africana em Juazeiro do Norte-Ce (Outra)
Forum Socail Mundial.Cultura, identidade étnica e educação (Outra)
Seminário: Ações de Combate ao Racismo no Amapá.Os Afro-Brasileiros e sua Contribuição à Cultura Brasileira: incluindo os excluídos (Outra)
VIII Reunión de Antropología del Mercosur: Diversidad y Poder en américa Latina.Mulheres do Reisado: Reflexões sobre a Presença Feminina na Cultura de Base Africana em Juazeiro do Norte-Ce (Outra)
VIII Reunião de Antropologia do Mercosul de 29 de setembro a 2 de outubro.Protagonismo das Mulheres no Maracatu do Cariri Cearense (Outra)
19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Dança do Marabaixo: Educando e Formando Seres Humanos (Encontro)
Seminário Nacional de Africanidades e Afrodescendência: Formação de Professores para a Educação das Relações Étnicas.Oficina de Dança do Marabaixo e Batuque (Seminário)
Seminário Internacional Fazendo gênero 8.Esse Cabelo é seu? Liberdade para o corpo e para a cabeça. (Seminário)
IX Encontro Nacional de História Oral-ABHO.Representações de Raça e Gênero: movimento de mulheres negras em Fortaleza (Outra)
Projeto de Extensão:SEM FRONTEIRAS: PLURAL PELA PAZ - Rádio universitária FM 107,9.Entrevista juntamente com o grupo Samba de Rosas sobre o tema: O Samba e a Cultura Afro-Brasileira (Outra)
Afrodescendência e cultura africana no Brasil.Afrodescendência e cultura africana no Brasil (Outra)
Projeto de Extensão SEM FRONTEIRAS: PLURAL PELA PAZ- Rádio Universitária FM 107,9.Entrevista sobre o tema: Arte, Educação e Cultura Afro-Brasileira (Outra)
Encontro Estadual de Educação Popular e I Encontro Estadual de Educação Social.Dança do Marabaixo: passado e presente da cultura afroamapaense na educação (Outra)
Fórum Mundial de Educação.Fórum Social Mundial-Um Novo Mundo é Possível (Outra)
Projeto de Extensão SEM FRONTEIRAS: PLURAl PELA PAZ - Rádio Universitária FM 107,9.Entrevista sobre o tema: Tradições Culturais do Amapá, Cultura Afro-Brasileira e Política Cultural (Outra)
VII encontro Cearense de Historiadores da Educação.Marabaixo: abrindo caminhos para novas práticas educativas (Encontro)
18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. (Encontro)
Colóquio Internacional" Educação e Comtenporaneidade".Memória e História do Marabaixo: Abrindo Caminhos para Novas P¿raticas Educativas (Outra)
18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Gestão da Sala de Aula no Ensino Fundamental: como a dominação simbólica e os conflitos se estabelecem na relação professor/alunos? (Encontro)
XII Semana Pedagógica 2006/2 da Faculdade SEAMA.Desatando os Nós. E agora professor? A relação professor/aluno:um olhar sobre o contexto da Faculdade SEAMA (Outra)
Seminário Pedagógico Intitulado " A vida humana e suas fases de desenvolvimento.A vida humana e suas fases de desenvolvimento (Seminário)
II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: impasses, Tendências e Perspectivas.Cultura Afro-Brasileira na Educação: lei n. 10.639/03 e as diretrizes curriculares nacionais (Outra)
I Seminário Internacional: Educação e População Negra- Políticas Contemporâneas.Criança Negra e Discriminação Étnica na Escola: movimentos pela educação popular (Seminário)
3º Congresso Nacional de Pesquisadores Negros.Marabaixo, Dança Afrodescendente: Construindo a identidade do negro amapaense (Congresso)
Semana de Educação-2004/Universidade Federal do Ceará. Título: Vale a pena ser professor? Discussões e reflexões sobre a formação do professor.Diversidade Étnica e Cultural na Formação de Educadores (Outra)
III- Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as)- Pesquisa social e plíticas de ações afirmativas para os afrodescendentes. (Oficina)
I Forum de Cultura do Estado do Amapá.Girando no pé com a tradição (Oficina)
Semana de Educação-2004/Universidade Federal do Ceará. Título: Vale a pena ser professor?: Discussões e reflexões sobre a formação do professor.Dança e Cultura Africana (Oficina)
I Feira de Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação do Estado do Ceará-IX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará _UECE.Cultura Afro-Brasileira na Educação: Lei N.10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais (Seminário)
40 Festival do Folclore " Maria Olímpia"São Paulo.Marabaixo, registro sócio, histórico e cultural das expressões do povo negro amapaense (Outra)
I Fórum de Cultura do Amapá.Dança Negro, Ginga a História (Outra)
Conferência Nacional contra o Racismo e a Intolerância. (Outra)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL (Curso de Curta Duração)
Curso de Especialização em Política Educacional (Curso de Curta Duração)
TEORIA E PRÁTICA DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA (Curso de Curta Duração)
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, COM RECORTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA; POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO AMAPÁ; EDUCAÇÃO QUILOMBOLA (Curso de Curta Duração)
RUFAR DOS TAMBORES: IMAGENS E ENCONTROS AFROAMAPAENSES (Outra Producao Tecnica)
Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (Curso de Curta Duração)
Dra. Piedade Lino Videira, Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Unidade Acadêmica de Educação ? Campus de Cajazeiras na Paraíba. E-mail: piedadevideira@bol.com.br Dra. Cícera Nunes, Professora do Departamento de Educação da Universidade Regional do CARIRI ? URCA ? E-mail: ciceranunes@hotmail.com (Relatório Pesquisa)
Módulo: Introdução às Comunidades Quilombolas no âmbito do Curso de Especialização- Pós-Graduação Lato Sensu História e Africana e dos Cultura Afrodescendentes para a Formação de Professores de Quilombos (Curso de Curta Duração)
Representações de Raça e Gênero: movimentos de mulheres negras em Fortaleza (Carta Mapa)
Memória e História do Marabaixo: Abrindo Caminhos para novas Práticas Educativas (Carta Mapa)
Gestão da Sala de Aula e da Prática Docente (Curso de Curta Duração)
Cultura Afro- Brasileira na Educação: lei n. 10.639/03 e as diretrizes curriculares naciionais (Carta Mapa)
Criança Negra e Discriminação Étnica na Escola: movimentos pela educação popular (Carta Mapa)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Execução da Dança