Ano | Título |
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O Processo de implementação da Lei n. 10.689/2003 numa Escola Municipal, localizada na Comunidade Negra do Coração na cidade de Macapá - Amapá IDENTIDADE!,v.22,p.182-195 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
PROJETO CURIAÚ MOSTRA TUA CARA: EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO COMBATE AO RACISMO NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO, LOCALIZADA NO QUILOMBO DO CRIA-Ú EM MACAPÁ. HUMANIDADES & INOVAÇÃO,v.4,p.112-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
MULHER, VOCÊ PODE REVISTA DIÁRIO,v.,p.34-37 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS) | |
DANÇAS DE MATRIZES AFRICANAS: PATRIMÔNIO IMATERIAL AFRO-BRASILEIRO PARA A ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO Africanias.com,v.1,p.1-25 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
CONTRIBUIÇÕES DA NARRATIVA FICCIONAL NA SUPERAÇÃO DO RACISMO E NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/2003 NOS CURRÍCULOS BOITATÁ,v.20,p.331-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
O Marabaixo do Amapá: encontro de saberes, histórias e memórias afro-brasileiras Revista Palmares (Brasília),v.08,p.16-21 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
DANÇA/ARTE/EDUCAÇÃO, AFRICANIDADES CAJAZEIRENSE EM EVIDÊNCIA NO ILÊ AXÉ RUNTÓ RUMBÔCI: UM ESTUDO DE CASO Revista do N'UMBUNTU,v.01,p.89-114-114 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
HOJE TEM FESTA NO QUILOMBO DO CRIA-Ú EM MACAPÁ:EITÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ¿!TODA A COMUNIDADE GRITA Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins,v.05,p.01-18 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
Criança Negra e Discriminação Étnica na Escola e Movimentos pela Educação Popular Padê : Estudos em Filosofia, Raça, Gênero e Direitos Humanos,v.1,p.89-111-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) |
Ano | Título |
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Livro de Resumos do V Congresso Amapaense de Iniciação Científica - V Seminário de Iniciação Científica da UNIFAP (Participação em Eventos/RESUMO) | |
O MARABAIXO DO AMAPÁ: ENCONTRO DE SABERES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS AFRO-AMAPAENSES - VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES (AS) NEGROS (AS) (Participação em Eventos/RESUMO) | |
O MARABAIXO DO AMAPÁ: ENCONTRO DE SABERES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS AFRO-AMAPAENSES - VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES (AS) NEGROS (AS) (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
Dança Afro: Teoria, Prática e Novas Perspectivas no Cotidiano Escolar - Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
Dança do Marabaixo: Cultura Afroamapaense em Evidência - 18 Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores do Brasil (Participação em Eventos/RESUMO) | |
A Construção da Identidade Juvenil na Perspectiva de Raça e Gênero: Um Relato de Experiência - VII Encontro Cearense de Historiadores da Educação (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Representações de Raça e Gênero: movimento de mulheres negras em Fortaleza - IX Encontro Nacional de História Oral: Testemunhos e Conhecimento (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Memória e História do Marabaixo: Abrindo Caminhos para Novas Práticas Educativas - Colóquio Internacional (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Criança Negra e Discriminação Étnica na Escola: Movimentos pela Educação Popular - I Seminário Internacional Educação e População Negra: Políticas Contemporâneas (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Memória e História do Marabaixo: Abrindo Caminhos para novas Práticas Educativas - II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: impasses, Tendências e Perspectivas (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
Cultura Afro-Brasileira na Educação: Lei n. 10.639/03 e as diretrizes Curriculares Nacionais - II Colóquio Internacional Políticas e Práticas curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas (Participação em Eventos/RESUMO) | |
O Corpo Metafórico da Bela Negra - XVII EPENN: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Marabaixo: Expressão Étnica, Cultural e Histórica do Povo Afroamapaense - XVII EPENN: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Marabaixo, Dança Afrodescendente: Re-Construindo a Identidade Étnica do Negro Amapense - 27 Reunião Anual da ANPED (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Dança Afrodescendente, Identidade e Processo Educativo - 26ª Reunião da ANPED (Participação em Eventos/RESUMO) |
Ano | Título |
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Educação Quilombola e Indígena - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
VIII MEMÓRIAS DE BAOBÁ: ORALIDADE AFRICANA, SABEDORIAS ANCESTRAIS E PRÁTICAS FORMATIVAS - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
O MARABAIXO DO AMAPÁ: ENCONTRO DE SABERES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS AFRO-AMAPAENSES - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO) | |
CULTURA AFRO-BRASILEIRA, CONHECER E DESMISTIFICAR FATORES SOCIOCULTURAIS DE UM POVO - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
PATRIMÔNIO CULTURAL E POLÍTICAS PÚBLICAS - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
CULTURA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Batuques, Folias, Ladainha, Cultura e Educação Quilombola - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
O MARABAIXO DO AMAPÁ E O REISADO DO CARIRI CEARENSE: DIÁLOGO ENTRE ARTE/CULTURA NEGRA E RELAÇÕES INTER-ÉTNICAS NA EDUCAÇÃO - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
As Danças da Afrodescendência no Amapá e a Pedagogia da Dança - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Seminário Nacional Africanidades e Afrodescendência - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO) | |
Mulheres do Reisado: Reflexões sobre a Presença Feminina na Cultura de Base Africana em Juazeiro do Norte-Ce - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Protagonismo das Mulheres no Maracatu Cearense no Cariri - (Apresentação de Trabalho/OUTRA) | |
História da População Negra no Cariri Cearense - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Dança do Marabaixo: Educando e Formando Seres Humanos - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Afrodescendência e cultura africana no Brasil - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Marabaixo: abrindo caminhos para novas práticas educativas - (Apresentação de Trabalho/OUTRA) | |
Esse cabelo é seu? Liberdade para o corpo e para a cabeça - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO) | |
Gestão da Sala de Aula no Ensino Fundamental: como a dominação simbólica e os conflitos se estabelecem na relação professor/alunos? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Quem faz o quê?Os novos desafios para a docência no ensino superior - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Cultura Afro-Brasileira na Educação: Lei n. 10.639/03 e as diretrizes Curriculares Nacional - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
O corpo Metafórico da Bela Negra - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Marabaixo: Expressão Étnica,Cultural e Histórica do Povo Afroamapaense- - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) |
Ano | Título |
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A DANÇA DO MARABAIXO A LUZ DA MOTRICIDADE HUMANA | |
O MARABAIXO DO AMAPÁ E O REISADO DO CARIRI CEARENSE: DIÁLOGO ENTRE ARTE/CULTURA NEGRA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO | |
RECORDAÇÕES DE MINHA EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE NO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/CFP DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-CAMPI DE CAJAZEIRAS-PB, NO PERÍODO DE 2011 A 2013 | |
DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO | |
NOVAS PERSPECTIVAS NO TRABALHO COM A DANÇA AFRO NO COTIDIANO ESCOLAR | |
Marabaixo e Batuque; práticas pedagógicas com saberes quilombolas no cotidiano escolar em Macapá | |
Dança do Marabaixo: Cultura Negra em Busca da Memória do Afroamapaense | |
O colorido do Mundo está em Nós | |
Bairro do Laguinho e Cultura Negra: Anotações da Memória e da história | |
Cultura Afro-Brasileira na Educação: Lei N. 10.639/03 | |
Marabaixo, Dança Afrodescendete: "Palavramundo" e Condição de "Ser Mais" para os Afro-Amapaenses | |
A Dança do Marabaixo: Expressão da Cultura Afroamapaense | |
Fazendo arte e educação pela dança do Marabaixo | |
Os Embates Filosóficos sobre as Ações Afirmativas para a População Negra |
Ano | Título |
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Batuques, Folias, Ladainhas: a Cultura do Quilombo do Cria-ú em Macapá e sua Educação | |
Marabaixo, Dança Afrodescendente: Significando a Identidade Étnica do Negro Amapaense |
Ano | Título |
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A CULTURA NEGRA DO AMAPÁ: HISTÓRIA, TRADIÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS |
Ano | Título |
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Espetáculo: JOLIA | |
Espetáculo: Cenas | |
Espetáculo Ilú, Ewa, Ibilè | |
Espetáculo:Os quatro elementos |
Ano | Título |
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ASSISTÊNCIA A NEGROS E NÃO NEGROS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NOS ESTADOS DO AMAPÁ, MINAS GERAIS E SÃO PAULO: UM ESTUDO COMPARATIVO (Doutorado) | |
MÚSICA NA ESCOLA: reflexões sobre a implantação do ensino de música nas escolas públicas no Amapá a partir da Lei n. 11.769/08 (Graduação) | |
RELAÇÕES DE SABER/PODER NAS LETRAS DE MÚSICAS DE MARABAIXO: contribuições para as construções identitárias da cultura afro-amapaense (Graduação) | |
A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO CONTEXTO ESCOLAR: APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL VÓ OLGA (Graduação) | |
A MULHER NEGRA NA OBRA O CORTIÇO DE ALUISIO DE AZEVEDO (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
VII ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA (Outra) | |
29 Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (Outra) | |
As Construções dos Projetos Culturais para a Valorização da Cultura Amapaense: um olhar pedagógico sobre o projeto avença da Banco Placa (Graduação) | |
Saberes da Cultura Ribeirinha no Espaço Escolar Urbano: um Estudo de Caso na E. E. Padre Ângelo Biraghi (Graduação) | |
O Centenário de uma Riqueza Cultural: festa de São Sebastião, em Jarilândia/ Distrito de Vitória do Jari/ Amapá (Graduação) | |
ENTRE SILÊNCIOS, AUSÊNCIAS E NÃO DITOS: PERCEPÇÕES DE RACISMO ELABORADAS POR PROFESSORES (AS) (Graduação) | |
Práxis Antirracista no Ensino Superior um olhar sobre as áreas de humanas, saúde e exatas na Faculdade Católica Rainha do Sertão-Ce. (Doutorado) | |
PRÊMIO OLIVEIRA SILVEIRA (Outra) | |
PRÁXIS ANTIRRACISTA NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE AS ÁREAS DE HUMANAS, EXATAS E SAÚDE NA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO ?CE. () | |
CORPOS NO SAMBA DE CACETE: tambores, educação e gingas na dança ancestral afrocametaense (Mestrado) | |
FESTA DA MÃE DE DEUS DA PIEDADE DE MAZAGÃO VELHO, AMAPÁ:narrativas e materialidade de um patrimônio festivo (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO AMAPÁ (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
A Representação da Diversidade etnicorracial no Ambiente Pedagógico da Educação Infantil em uma Escola Pública do Município de Macapá (Graduação) | |
A Cultura nas Margens da Educação: Formação, Ensino e Saberes Afroamapaenses na Voz de Professores de Arte () | |
A CULTURA NAS MARGENS DA EDUCAÇÃO: formação, ensino e saberes afroamapaenses na voz de professores de arte (Mestrado) | |
Marabaixo e Estado: a relação entre os Marabaixeiros e os governos se Janary Gentil Nunes (1944-1956) e João Alberto Capiberibe (1995-1998) (Graduação) | |
PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DO GESTOR NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
Seminário Memória e Tradição no Brasil e América Latina (Outra) | |
Prática da Leitura no Contexto Escolar nos Anos Iniciais: Conhecer a Realidade para Tecer Reflexões (Graduação) | |
O Lúdico na Educação Infantil (Graduação) | |
Os Valores Éticos na Educação (Graduação) | |
Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita nos Anos Iniciais (Graduação) | |
Reforço Escolar Extra Escola: um enfoque acerca dessa prática na visão de professores que ministram estas aulas no município de Cajazeiras/PB (Graduação) | |
Professor Reflexivo: um olhar inovador na prática cotidiana dos professores das séries iniciais do ensino fundamental (Graduação) | |
Práticas do Educador no Ensino da Leitura no Contexto Escolar (Graduação) | |
Leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (Graduação) | |
A Importância da Motivação Durante o Processo de Ensino Aprendizagem nos anos Iniciais no Espaço Escolar (Graduação) | |
A Experiência da Escola Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira com à Educação Inclusiva: Ênfase na Atuação Docente (Graduação) | |
O Uso da Música no Processo de Aprendizagem na Educação Infantil (Graduação) | |
A Arte como Facilitadora de Aprendizagem no Programa Mais Educação (Graduação) | |
Concepções e Práticas Docente acerca do Desenho na Educação Infantil (Graduação) | |
O Espaço dos Maracatus - Nação de Pernambuco e Representação (Mestrado) |
Ano | Título |
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Patrimônio Cultural, Formação de Professores e Educação (ORGANIZACAO) | |
ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA (ORGANIZACAO) | |
VIII Artefatos da Cultura Negra (ORGANIZACAO) | |
I MESA REDONDA DE EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADES: movimentos sociais na Amazônia amapaense (ORGANIZACAO) | |
POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA ALÉM DAS COTAS (ORGANIZACAO) | |
Roda de Conversa sobre História da África e Afro-brasileira e Formação Docente (ORGANIZACAO) | |
LEGISLAÇÃO ANTIRRACISMO E OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO AMAPÁ (ORGANIZACAO) | |
SEMINÁRIO DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS/NEAB (ORGANIZACAO) | |
Seminário de Políticas Afirmativas na Universidade Federal do Amapá: criação e implementação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros NEAB/UNIFAP (ORGANIZACAO) | |
ÁFRICA/BRASIL, LIGADOS PELA ANCESTRALIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA (ORGANIZACAO) | |
CICLO DE PALESTRAS CONHEÇA MAIS, CULTURA AFROBRASILEIRA: NOSSO PATRIMÔNIO (ORGANIZACAO) | |
Semana de Pedagogia 2012: Formação Docente, Currículo e Diversidade de Saberes (ORGANIZACAO) | |
Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Pedagogia e Unidade Acadêmica de Educação (ORGANIZACAO) |
Ano | Título |
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IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES (AS) NEGROS (AS).O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 10.639/03 NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GOIÁS, LOCALIZADA NA COMUNIDADE NEGRA DO CORAÇÃO NA CIDADE DE MACAPÁ-AP (Congresso) | |
III SEMANA AMAPAENSE DE FILOSOFIA: intersecções para uma filosofia africanista.QUILOMBO E OS DIREITOS (Outra) | |
I Fórum Regional de estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada.Mesa- redonda: Sociabilidades, Religiosa, Inclusiva e os Letramentos Escolares e Não-escolares (Outra) | |
VIII MEMÓRIAS DE BAOBÁ: oralidade africana, saberes ancestrais e práticas formativas.ORALIDADE AFRICANA, SABEDORIAS ANCESTRAIS E PRÁTICAS FORMATIVAS (Encontro) | |
II Encontro Diocesano da Pastoral e Cultura Dom José Maritanoo.Comunidades Quilombolas e sua Tradições (Encontro) | |
III ENCONTRO DE DISCENTES DE HISTÓRIA DA UNIFAP.EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA: caminhos abertos pela implementação da Lei n. 11.645/08 (Encontro) | |
IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - COPENE.O Processo de Ensino Fundamental Goiás, localizada na comunidade Negra do Coração na Cidade de Macapá-Amapá (Congresso) | |
SEMINÁRIO ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL.A EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS (Seminário) | |
Aula Inaugural do Curso de Especialização em Politica Educacional (CEPE) : Estado, mercado e políticas educacionais: cenários atuais. (Outra) | |
PATRIMÔNIO CULTURAL, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. (Outra) | |
SEMINÁRIO ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL.PROJETO CURIAÚ MOSTRA TUA CARA:EDUCAÇÃO QUILOMBOLA PARA O COMBATE AO RACISMO NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO, LOCALIZADA NO QUILOMBO DO CRIA-Ú EM MACAPÁ (Outra) | |
III ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E INDÍGENA.A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA A DIVERSIDADE NEGRA E INDÍGENA (Encontro) | |
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO AMAPÁ E III FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UEAP: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO.O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI. N. 10.639/03 EM ESCOLAS PÚBLICAS DO AMAPÁ: VIA MITOS E LENDAS NA NARRATIVA DOS FILHOS DO CRIA-Ú (Congresso) | |
CALDEIRÃO CULTURAL- MEMORIAL SEM NEGROS?.CERTIFICADO DE HONRA AO MÉRITO PELA CONTRIBUIÇÃO A HISTÓRIA E PRODUÇÕES CULTURAIS DOS NEGROS NA ÁFRICA E NO BRASIL (Outra) | |
VIII MOSTRA INTERNACIONAL E INTEGRADA DE CINEMA AFRICANO 2015 (UFC--UNILAB) "MULHERES EM ÁFRICA". (Outra) | |
Projeto Saberes dos Povos Indígenas e Afro-aAmapaenses na Construção de Valores Ambientais.A Implementação da Lei N. 10.639/03 (Outra) | |
RODA DE CONVERSA SOBRE ANTIGUIDADE, HISTÓRIA, TOQUES, CÂNTICOS E DANÇAS DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS AFRICANAS. (Outra) | |
VIII MOSTRA INTERNACIONAL E INTEGRADA DE CINEMA AFRICANO 2015 (5 ( (UFC-UNILAB) " MULHERES EM ÁFRICACA.DEBATEDORA DOS FILMES " PEÇAS DE IDENTIDADE E PAPAI" (Outra) | |
VI MEMÓRIAS DE BAOBÁ.?Chão redondo 01? - Tradições Orais e Patrimônio Imaterial Negro (Encontro) | |
IV ENCONTRO DE FOLIAS RELIGIOSAS DO AMAPÁ.PATRIMÔNIO CULTURAL E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS CULTURAS POPULARES (Encontro) | |
VI MEMÓRIAS DE BAOBÁ.?Chão redondo 01? - Tradições Orais e Patrimônio Imaterial Negro (Encontro) | |
IX SEMINÁRIO DAS RELIGIÕES AFRICANAS DO AMAPÁ. (Seminário) | |
VI ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA NO CEARÁ.GÊNERO, REALÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO (Simpósio) | |
VI ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA NO CEARÁ.FACES E VOZES DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO AMAPÁ (Oficina) | |
VIII CONGRESSO DE PESQUISADORES NEGROS.O MARABAIXO DO AMAPÁ: ENCONTRO DE SABERES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS AFRO-AMAPAENSES (Congresso) | |
1ª Mostra de Extensão da Unifap.Projeto de extensão e intervenção pedagógica: África/Brasil - ligados pela ancestralidade africana, afro-brasileira e afro-amapaense (Outra) | |
Encontro com o Escritor.Cultura e Relações Étnico-Raciais na Escola (Encontro) | |
É HORA DA LEITURA: A INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DE DEBATES E PRODUÇÕES TEXTUAIS NA VISÃO DA DIVERSIDADE E AS TE TEORIAS ADMINISTRATIVAS.É HORA DA LEITURA: A INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DE DEBATES E PRODUÇÕES TEXTUAIS NA VISÃO DA DIVERSIDADE E AS TE TEORIAS ADMINISTRATIVAS (Seminário) | |
V MEMÓRIAS DE BAOBÁ - A SEMENTE QUE VEIO DA ÁFRICA.PATRIMÔNIO CULTURAL: DIÁLOGOS ENTRE O AMAPÁ E O CEARÁ (Seminário) | |
O Significado da Arte no Processo Educativo.FORMAÇÃO DOCENTE, CURRÍCULO E DIVERSIDADE DE SABERES EM ARTE/EDUCAÇÃO (Oficina) | |
II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: DIREITO À MEMÓRIA, POR UMA REPARAÇÇÃO HISTÓRICA.DIREITO A IDENTIDADE, UMA REPARAÇÃO HISTÓRICA (Encontro) | |
IV MEMÓRIAS DE BAOBÁ.RODA DE FORMAÇÃO:DANÇA E TRADIÇÃO ORAL (Encontro) | |
Seminário Dança e Cidadania, Memória e Tradição no Brasil e América Latina.Pedagogias das Danças de Matrizes Africanas: conhecimento, memória, cidadania (Seminário) | |
Seminário Regional - Formação Docente e Culturas Afrobrrasileiras.A Lei Federal N. 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Seminário) | |
Seminário Regional - Formação Docente e Culturas Afrobrasileiras.SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS (Seminário) | |
IX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.Dança, Arte/Educação: africanidades Cajazeirenses em Evidência no Ilê Axé Runtó Rumbôci : Um Estudo de Caso (Congresso) | |
II Festival de Dança Intermunicipal Cia. de Danças Princesa Isabel Júnior Cia. de Dança.II Festival de Dança Intermunicipal (Outra) | |
Semana de Pedagogia 2012: Formação Docente, Currículo e Diversidade de Saberess.Brincando com Arte: descoberta de caminhos e tessitura de possibilidades didático-pedagógicas na educação infantil (Encontro) | |
Seminário de Educação SESC IGUATU 2012: Cultura Afro-Brasileira: Re-contar a História, Valorizar a Diversidade: Re-.A Lei Federal N. 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Seminário) | |
Seminário de Educação: Cultura Afro-Brasileira: Re-contar a História, Valorizar a Diversidade.Educação em Quilombos (Seminário) | |
Seminário de Educação: Cultura Afro-Brasileira: Re-contar a História, Valorizar a Diversidade.Mini Curso de Título: Dança Afro e Processo Educativo (Oficina) | |
Seminário de Educação SESC IGUATU 2012: Cultura Afro-Brasileira: Re-contar a História, Valorizar a Diversidade: Re-.Dança Afro: Teoria, Prática e Novas Perspectivas no Cotidiano Escolar (Oficina) | |
Oficina de Trabalho para Consolidação do Plano de Ações Integradas do Programa Brasil Quilombola. (Oficina) | |
XXII CONFAEB -Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil.Dança Afro: Teoria, Prática e Novas Perspectivas no Cotidiano Escolar (Congresso) | |
XXI Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil.O MARABAIXO DO AMAPÁ E O REISADO DO CARIRI CEARENSE: DIÁLOGO ENTRE ARTE/CULTURA NEGRA E RELAÇÕES INTER-ÉTNICAS NA EDUCAÇÃO (Congresso) | |
A COR DA CULTURA II.Implementação da Lei N. 10.639/03 nas Escolas Brasileiras (Outra) | |
I Festival de Dança Intermunicipal Cia. de Danças Princesa Isabel Júnior Cia. de Dança.I Festival de Dança Intermunicipal (Outra) | |
Projeto Conhecer para Valorizar a Cultura Afro-brasileira.A Lei Federal n. 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Encontro) | |
Semana Alusiva da Mulher.Auto-Estima (Encontro) | |
Rede Ciranda de Educação Étnico - Racial.O Marabaixo como instrumento didático pedagógico na implementação da lei 10.639/03 (Encontro) | |
II Seminário Artefatos da Cultura Negra no Ceará.Marabaixo e batuque: patrimônio imaterial como recurso didático-pedagógico para a educação étnicorracial em Macapá (Seminário) | |
Ciclo de Palestra e Debate sobre Arte Negra e Afrobrasileira.MARABAIXO, DANÇA AFRODESCENDENTE SIGNIFICANDO A IDENTIDADE ÉTNICA DO NEGRO AMAPAENSE (Seminário) | |
X CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ.DANÇAS AFROBRASILEIRAS, MARABAIXO DO AMAPÁ E O REISADO DO CARIRI CEARENSE: PATRIMÔNIO IMATERIAL/ARTÍSTICO/CULTURAL NO COTIDIANO ESCOLAR (Congresso) | |
Capacitação de Educadores do Projeto A COR DA CULTURA.Capacitação de Educadores do Projeto A COR DA CULTURA (Outra) | |
Título Honorífico: Mérito da Educação.Título Honorífico: Mérito da Educação (Outra) | |
I Seminário da Associação de Arte Educadores do Estado do Amapá com o tema: Questões de Arte e Experiência Docente.Estado do Amapá com o tema: Questões de Arte e Experiência Docente (Seminário) | |
19 Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste.Mini Curso Intitulado Pesquisa Etnográfica (Outra) | |
Audiência Pública: Educação E Cultura Afro-Brasileira.Educação e Cultura Afrobrasileira (Outra) | |
VIII Reunión de Antropología del Mercosur: Diversidad y Poder en América Latina.Mulheres do Reisado: Reflexões sobre a Presença Feminina na Cultura de Base Africana em Juazeiro do Norte-Ce (Outra) | |
Forum Socail Mundial.Cultura, identidade étnica e educação (Outra) | |
Seminário: Ações de Combate ao Racismo no Amapá.Os Afro-Brasileiros e sua Contribuição à Cultura Brasileira: incluindo os excluídos (Outra) | |
VIII Reunión de Antropología del Mercosur: Diversidad y Poder en américa Latina.Mulheres do Reisado: Reflexões sobre a Presença Feminina na Cultura de Base Africana em Juazeiro do Norte-Ce (Outra) | |
VIII Reunião de Antropologia do Mercosul de 29 de setembro a 2 de outubro.Protagonismo das Mulheres no Maracatu do Cariri Cearense (Outra) | |
19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Dança do Marabaixo: Educando e Formando Seres Humanos (Encontro) | |
Seminário Nacional de Africanidades e Afrodescendência: Formação de Professores para a Educação das Relações Étnicas.Oficina de Dança do Marabaixo e Batuque (Seminário) | |
Seminário Internacional Fazendo gênero 8.Esse Cabelo é seu? Liberdade para o corpo e para a cabeça. (Seminário) | |
IX Encontro Nacional de História Oral-ABHO.Representações de Raça e Gênero: movimento de mulheres negras em Fortaleza (Outra) | |
Projeto de Extensão:SEM FRONTEIRAS: PLURAL PELA PAZ - Rádio universitária FM 107,9.Entrevista juntamente com o grupo Samba de Rosas sobre o tema: O Samba e a Cultura Afro-Brasileira (Outra) | |
Afrodescendência e cultura africana no Brasil.Afrodescendência e cultura africana no Brasil (Outra) | |
Projeto de Extensão SEM FRONTEIRAS: PLURAL PELA PAZ- Rádio Universitária FM 107,9.Entrevista sobre o tema: Arte, Educação e Cultura Afro-Brasileira (Outra) | |
Encontro Estadual de Educação Popular e I Encontro Estadual de Educação Social.Dança do Marabaixo: passado e presente da cultura afroamapaense na educação (Outra) | |
Fórum Mundial de Educação.Fórum Social Mundial-Um Novo Mundo é Possível (Outra) | |
Projeto de Extensão SEM FRONTEIRAS: PLURAl PELA PAZ - Rádio Universitária FM 107,9.Entrevista sobre o tema: Tradições Culturais do Amapá, Cultura Afro-Brasileira e Política Cultural (Outra) | |
VII encontro Cearense de Historiadores da Educação.Marabaixo: abrindo caminhos para novas práticas educativas (Encontro) | |
18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. (Encontro) | |
Colóquio Internacional" Educação e Comtenporaneidade".Memória e História do Marabaixo: Abrindo Caminhos para Novas P¿raticas Educativas (Outra) | |
18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Gestão da Sala de Aula no Ensino Fundamental: como a dominação simbólica e os conflitos se estabelecem na relação professor/alunos? (Encontro) | |
XII Semana Pedagógica 2006/2 da Faculdade SEAMA.Desatando os Nós. E agora professor? A relação professor/aluno:um olhar sobre o contexto da Faculdade SEAMA (Outra) | |
Seminário Pedagógico Intitulado " A vida humana e suas fases de desenvolvimento.A vida humana e suas fases de desenvolvimento (Seminário) | |
II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: impasses, Tendências e Perspectivas.Cultura Afro-Brasileira na Educação: lei n. 10.639/03 e as diretrizes curriculares nacionais (Outra) | |
I Seminário Internacional: Educação e População Negra- Políticas Contemporâneas.Criança Negra e Discriminação Étnica na Escola: movimentos pela educação popular (Seminário) | |
3º Congresso Nacional de Pesquisadores Negros.Marabaixo, Dança Afrodescendente: Construindo a identidade do negro amapaense (Congresso) | |
Semana de Educação-2004/Universidade Federal do Ceará. Título: Vale a pena ser professor? Discussões e reflexões sobre a formação do professor.Diversidade Étnica e Cultural na Formação de Educadores (Outra) | |
III- Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as)- Pesquisa social e plíticas de ações afirmativas para os afrodescendentes. (Oficina) | |
I Forum de Cultura do Estado do Amapá.Girando no pé com a tradição (Oficina) | |
Semana de Educação-2004/Universidade Federal do Ceará. Título: Vale a pena ser professor?: Discussões e reflexões sobre a formação do professor.Dança e Cultura Africana (Oficina) | |
I Feira de Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação do Estado do Ceará-IX Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará _UECE.Cultura Afro-Brasileira na Educação: Lei N.10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais (Seminário) | |
40 Festival do Folclore " Maria Olímpia"São Paulo.Marabaixo, registro sócio, histórico e cultural das expressões do povo negro amapaense (Outra) | |
I Fórum de Cultura do Amapá.Dança Negro, Ginga a História (Outra) | |
Conferência Nacional contra o Racismo e a Intolerância. (Outra) |
Ano | Título |
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BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL (Curso de Curta Duração) | |
Curso de Especialização em Política Educacional (Curso de Curta Duração) | |
TEORIA E PRÁTICA DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA (Curso de Curta Duração) | |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, COM RECORTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA; POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO AMAPÁ; EDUCAÇÃO QUILOMBOLA (Curso de Curta Duração) | |
RUFAR DOS TAMBORES: IMAGENS E ENCONTROS AFROAMAPAENSES (Outra Producao Tecnica) | |
Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (Curso de Curta Duração) | |
Dra. Piedade Lino Videira, Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Unidade Acadêmica de Educação ? Campus de Cajazeiras na Paraíba. E-mail: piedadevideira@bol.com.br Dra. Cícera Nunes, Professora do Departamento de Educação da Universidade Regional do CARIRI ? URCA ? E-mail: ciceranunes@hotmail.com (Relatório Pesquisa) | |
Módulo: Introdução às Comunidades Quilombolas no âmbito do Curso de Especialização- Pós-Graduação Lato Sensu História e Africana e dos Cultura Afrodescendentes para a Formação de Professores de Quilombos (Curso de Curta Duração) | |
Representações de Raça e Gênero: movimentos de mulheres negras em Fortaleza (Carta Mapa) | |
Memória e História do Marabaixo: Abrindo Caminhos para novas Práticas Educativas (Carta Mapa) | |
Gestão da Sala de Aula e da Prática Docente (Curso de Curta Duração) | |
Cultura Afro- Brasileira na Educação: lei n. 10.639/03 e as diretrizes curriculares naciionais (Carta Mapa) | |
Criança Negra e Discriminação Étnica na Escola: movimentos pela educação popular (Carta Mapa) |
Descrição | Ocorrência |
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Execução da Dança |