Graduado em Pedagogia e especializado em Inspeção Escolar pelo Centro de Educação Integrada do Vale do São Francisco/CEIVA-INCISOH/MG. Cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Pará/UFPA. Professor efetivo em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Amapá/UNIFAP, atuando com formação docente em nível superior de nove etnias indígenas da Amazônia oriental. Possui experiência técnica e docente em fundamentos da educação, ministrando disciplinas referentes à história, legislação, estrutura e funcionamento do ensino brasileiro. Foi Diretor do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente/CAIC/MG; Secretário Municipal de Educação de Januária/MG; e Especialista de área no Programa Saberes Indígenas na Escola/SIE/SECADI/MEC. É Titular do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Cabo Orange/CONPARNA/AP; Membro da Associação Brasileira de Antropologia/ABA; e da Comissão Mineira de Folclore/CMS/MG. Colabora nos Grupos de Pesquisa Cidade, Aldeia & Patrimônio/CNPq/UFPA; Gerenciamento Costeiro Pós-colonial na Amazônia/GERPCAM/CNPq/UFPA; e Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene/NUKEPA/CNPq/UNIFAP. Tem como áreas de interesse para pesquisa educação e escolarização, literaturas e narrativas decoloniais, antropologia da guerra ameríndia e gestão socioambiental em comunidades rurais.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Diálogo na esquina do Ágape: Sirenídeo é a mãe! Carranca/Orgão Informativo da Comissão Mineira de Folclore,v.,p.18-19 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Dos encantos e das estórias de um Brasil Interior Carranca/Orgão Informativo da Comissão Mineira de Folclore,v.,p.20-21 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)

Publicações em Eventos

Ano Título
Sobre a (des)articulação entre saberes indígenas e saberes escolares na Amazônia rural - Seminário A Diversidade do Mundo Rural na Amazônia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Ação Tutelar como Modalidade de Guerra: apontamentos sobre características da política indigenista brasileira explícitas nos relatórios Figueiredo e Comissão Nacional da Verdade - II Seminário Internacional América Latina: política e conflitos contemporâneos ? SIALAT (Participação em Eventos/RESUMO)
Um rizoma de trocas: experiências e sensibilidades de mundo no comércio de açaí do Marajó das florestas - II Seminário Internacional América Latina: política e conflitos contemporâneos ? SIALAT (Participação em Eventos/COMPLETO)
Um rizoma de trocas: experiências e sensibilidades de mundo no comércio de açaí do Marajó das florestas - II Seminário Internacional América Latina: política e conflitos contemporâneos ? SIALAT (Participação em Eventos/RESUMO)
Passado e Presente entre o povo Palikur-Arukwayene: reflexão sobre território e identidade entre povos indígenas da Amazônia brasileira - II Seminário Internacional América Latina: política e conflitos contemporâneos ? SIALAT (Participação em Eventos/COMPLETO)
Ação Tutelar como Modalidade de Guerra: apontamentos sobre características da política indigenista brasileira explícitas nos relatórios Figueiredo e Comissão Nacional da Verdade - II Seminário Internacional América Latina: política e conflitos contemporâneos ? SIALAT (Participação em Eventos/COMPLETO)
Passado e Presente entre o povo Palikur-Arukwayene: reflexão sobre território e identidade entre povos indígenas da Amazônia brasileira - II Seminário Internacional América Latina: política e conflitos contemporâneos ? SIALAT (Participação em Eventos/RESUMO)
Reflexões sobre a tensão entre saberes indígenas e escolares dentre o povo Palikur/Arukwayene do Rio Urukauá, Amapá - VII Seminário Regional de Geossociolinguística (Participação em Eventos/RESUMO)
Exploração de Petróleo e Gás em área limítrofe a terra indígena Uaçá: primeiros apontamentos e possíveis desdobramentos - V Colóquio Internacional A Universidade e os Modos de Produção de Conhecimento: Para que Desenvolvimentos? (Participação em Eventos/RESUMO)
Exploração de Petróleo e Gás em área limítrofe a terra indígena Uaçá: primeiros apontamentos e possíveis desdobramentos - V Colóquio Internacional A Universidade e os Modos de Produção de Conhecimento: Para que Desenvolvimentos? (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Terre-sans-mals: trezentos anos de escravidão e tráfico de pessoas nas fronteiras do Cabo Orange - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Keka-Guiana: patrimônio e história indígena em destaque - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Um cacho de trocas: experiências e sensibilidades de mundo no comércio de açaí do Marajó das florestas - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
'Tirar da Tigela' e 'Tirar da floresta': sensibilidades de mundo e relações sociais na tiração e comércio de açaí - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Casus Belli Ameríndio: xamanismo, guerra e relação entre Caribes, Aruaques e Europeus no platô guianense - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Diálogos sobre Educação e Diversidade - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Sobre Ações Afirmativas e a arte de desarmar minas na Universidade - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Reflexões sobre a tensão entre saberes indígenas e escolares dentre o povo Palikur-Arukwayene do rio Urukauá-Amapá - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Passado e Presente entre o povo Palikur-Arukwayene: reflexão sobre território e identidade entre povos indígenas da Amazônia brasileira - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Ação Tutelar como Modalidade de Guerra: a experiência das políticas indigenistas do Estado brasileiro - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Percursos e (des)caminhos da implementação da Ação Saberes Indígenas na Escola entre os Palikur/Arukwayene - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Sobre a (des)articulação entre saberes indígenas e saberes escolares na Amazônia rural - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Saberes Etnocidas: escolarização e resistência epistemológica entre povos indígenas - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Conflito ambiental e territorial em perspectiva: a 'Costa Selvagem' do Amapá - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Contribuições para a Conferência Intermunicipal de Patrimônio a partir do pensamento de um sábio arukwayene - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Povos Indígenas e Políticas Públicas Brasileiras: le décret PNGATI et l'explotation de gaz et pétrole près des terres indigènes - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Crônicas construídas e Escolhidas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Exploração de Petróleo e Gás em Área Limítrofe a Terra Indígena Uaçá: comment se tiennent et les peuples autochtones d'Oyapock? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Pertencimento e Etnicidade: de Ambrósio a Barth - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Memórias Indígenas no Museu Sacaca: Prevalência das Memórias e Fazeres Indígenas na Cultura Popular - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Aspectos Arqueológicos das Comunidades Indígenas do Rio Oiapoque - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Exploração de Petróleo e Gás na Costa do Amapá: Kote ka hete Komunite Dji Edje-iela? - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Dialetologia e Estética Ribeirinha em Brasil Interior - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Materialidade e Imaterialidade no patrimônio cultural indígena - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Artes Plásticas, Folclore e Literatura na Formação Acadêmica dos Bolsistas do PIBID - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
O Ensino Superior e o Branqueamento dos Saberes Indígenas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Dos Distintos Conceitos de Interculturalidade - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Exploração de hidrocarbonetos na costa do Amapá: como ficam as comunidades tradicionais? - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Educação do Campo no Norte de Minas Gerais - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O Caráter Político da Administração da Escola Pública em Vitor Paro - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Da Escola Rural a Educação no Campo - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Reprogramação do FUNDEF para custeio da jornada escolar estendida - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Mostra Pedagógica Fazeres da Escola - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
DCN's para o Ensino Médio: Valorizando a Formação Humana - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Avaliação de Desempenho e Progressão Continuada no PROCAD - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Livros

Ano Título
Crônicas Escolhidas - do existencialismo ao escrevinismo
Brasil Interior - Palestras Populares e Folk-lore das Margens do São Francisco

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Antologia de Contos Impressões Literárias
Travail, capital et frontiére: nouvelles de la II Réunion sur le travail décent dans l'Amazonie multinationale de Darcy Ribeiro
Relatório Impresso do I e II Encontro Internacional sobre Trabalho Decente na Fronteira do Amapá e Guyana Francesa
Os Mellos - Novella Regional
Antologia Mais que Palavras
Narrativas Palikur: As Histórias que os Antigos Contam / Vol. I e II
Antologia Memória e Passagem do Tempo
Brasil Interior
Sexta-Feira é Dia de Mula
Concurso mobiliza escolas para discussão de políticas públicas

Produções Artísticas

Produções AudioVisuais

Ano Título
Muestra de Antropologia Visual do V Congreso da Asociación Latinoamericana de Antropologia en Colômbia
Muestras de Fotografía y Cine Etnográfico de la XII Reunión de Antropología del Mercosur
Selo alusivo ao Centenário de nascimento do Antropólogo Saul Alves Martins
Mostra de Filmes Etnográficos da Jornada de Antropologia John Monteiro 2017
Mostra de Filmes Documentais e Etnográficos do VI Seminário Internacional Antropologia em Foco
Selo comemorativo do Sesquicentenário de nascimento do Professor Manoel Ambrósio Alves de Oliveira
Vídeo 15 anos de Unimontes: educação e resistência no Sertão Norte Mineiro
Vídeo OPARÁ: A história de um povo, de uma terra e de um rio
Cartões Postais da Série 'Reminiscências'

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Mudanças nos hábitos alimentares com a introdução de produtos industrializados na aldeia Kumenê (Graduação)
Banca de Entrevistas para Candidatos ao Curso de Licenciatura Indígena (Outra)
Comissão de Elaboração de Prova Escrita para ingresso em Licenciatura Intercultural Indígena (Outra)
Banca de Entrevistas para Candidatos ao Curso de Licenciatura Indígena (Outra)
Comissão de Elaboração de Prova Escrita para ingresso em Licenciatura Indígena (Outra)
Banca de Entrevistas para Candidatos ao Curso de Licenciatura Indígena (Outra)
O Processo Intersemiótico entre Literatura e Cinema: uma análise do livro Notas de Viaje, de Ernesto Guevara de La Serna e do Filme Diários de Motocicleta do diretor Walter Salles (Graduação)
Análise do Perfil Psicomotor Relacionado a Disgrafia em Escolares da Rede Pública (Graduação)
Do Vintage ao Boy's Choice: análise dos estrangeirismos na revista estilo de vida (Graduação)
Construção da Identidade em Jove da Mata em 'Quem fui, quem sou' (Graduação)
A preferência da comunicação através da interação face a face em detrimento a interação por meios eletrônicos (Graduação)
Dialeto Rural: o comportamento linguístico dos falantes de Caraíbas (Graduação)
Diagnóstico Sócio-ambiental na Localidade de Ana da Rocha (Graduação)
Relacionamento Professor-aluno no Processo de Ensino Aprendizagem (Graduação)
Um Estudo de Caso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Teodomiro Corrêa (Graduação)
Programa Cidadão Nota Dez: um estudo sobre alfabetização e letramento (Graduação)
A Importância da Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (Graduação)
Música na Educação Infantil: Teorias e Práticas (Graduação)
Educação Inclusiva: um desafio social (Graduação)
Déficit de Atenção com Hiperatividade em Crianças (Graduação)
Educação Sexual na Adolescência (Graduação)
Exclusão Social e Educação: um estudo de caso da casa de passagem de Januária (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
III Encontro Internacional sobre Trabalho Decente na Fronteira Oiapoque/Guyane (ORGANIZACAO)
I Noite Intercultural CLII/Unifap (ORGANIZACAO)
Os Indígenas e a UNIFAP: 10 anos do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena no Oiapoque (ORGANIZACAO)
Homem e Natureza: Culturas Arqueológicas da Guiana Francesa (ORGANIZACAO)
Seminário Franco Brasileiro de Pesquisa e Intercambio Universitário (ORGANIZACAO)
Encontros na Fronteira: A História da Escrita (ORGANIZACAO)
Formação Socioambiental do Amapá (ORGANIZACAO)
Exploração de Petróleo e Gás na Costa do Amapá: Kote ka hete Komunite Dji Edje-iela? (ORGANIZACAO)
Além Fronteiras de Oiapoque (ORGANIZACAO)
Semana de Memória e Educação (ORGANIZACAO)
II Encontro Internacional sobre Trabalho Decente na Fronteira (ORGANIZACAO)
II Oficina de Integração ICMBio/Unifap (NAO_INFORMADO)
I Oficina de Integração ICMBio/Unifap (NAO_INFORMADO)
I Seminário do Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas (ORGANIZACAO)
I Seminário de Jiu-Jitsu em Januária (ORGANIZACAO)
UniRmontes Ação e Cidadania (ORGANIZACAO)
II Seminário de Educação Inclusiva (ORGANIZACAO)
Mostra de Cinema Mulheres do Oriente (CURADORIA)
Mostra de Cinema Francês Contemporâneo (ORGANIZACAO)
Mostra de Cinema 1959: o Ano Mágico do Cinema Francês (ORGANIZACAO)
Curso Telepresencial de Aperfeiçoamento de Gestores (NAO_INFORMADO)
Rua da Cultura 2010 (MONTAGEM)
MultiCampi 2010 (ORGANIZACAO)
Mostra de Cinema Nacional Lúcia Murat (ORGANIZACAO)
3ª Jornada Norte Mineira de Ciências Humanas (ORGANIZACAO)
II Seminário de Estudos Geográficos: norte de minas - território, poder e formação de professores (ORGANIZACAO)
II Semana de Pedagogia da Unimontes (ORGANIZACAO)
Programa de Formação em Serviço de Professores (MONTAGEM)
2ª Jornada Norte Mineira de Ciências Humanas (ORGANIZACAO)
I Seminário de Educação Rural (NAO_INFORMADO)
II Encontro Municipal de Protagonismo Infanto Juvenil (ORGANIZACAO)
Educação e Formação Humana (ORGANIZACAO)
I Encontro Municipal de Adolescentes Protagonistas (ORGANIZACAO)
Capacitação de Docentes: Educação e Formação Humana (ORGANIZACAO)
II Semana Pedagógica do CEIVA/INCISOH (ORGANIZACAO)
Encontro pelo Direito e Justiça: lei 8.069/90 (NAO_INFORMADO)
Fundamentos da Educação Contemporânea (ORGANIZACAO)
Educação Inclusiva: pela inserção do portador de necessidades educacionais especiais na escola (ORGANIZACAO)
Programa de Capacitação de Professores do Estado de Minas Gerais (NAO_INFORMADO)
I Seminário Norte Mineiro de Educação Integral (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
III Encontro Internacional sobre Trabalho Decente na Fronteira Oiapoque/Guyane.Terre-sans-mals: 300 anos de escravidão e tráfico de pessoas nas fronteiras do Cabo Orange (Encontro)
Encontro Regional de Letras 90 Anos de Haroldo Maranhão. (Encontro)
VII Rodada Cultural do Patrimônio Histórico.Contribuições para a Conferência Intermunicipal a partir da tradição de um sábio Arukwayene (Encontro)
III EPAEA ? Encontro Paraense de Educação Ambiental. (Encontro)
II Encontro Patrimônio Cultural e Sociedade - Patrimônio Cultural, Direitos Humanos e Meio Ambiente.'Tirar da Tigela' e 'Tirar da floresta': sensibilidades de mundo e relações sociais na tiração e comércio de açaí (Encontro)
I Seminário "Os Indígenas e a Universidade: 10 anos de lutas, conquistas e desafios do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena".Conflito ambiental e territorial em perspectiva: a Costa Selvagem do Amapá (Seminário)
1º Seminário de Impactos Ambientais em Sistemas Costeiros: Interfaces da Oceanografia Humana e o socioambientalismo nas ciências do mar. (Seminário)
Seminario Internacional Reinvenções Territoriais: diversidade e aprendizagens sociais. (Seminário)
VI Seminário Internacional Antropologia em Foco - O fazer antropológico como forma de resistência.Diálogos sobre Educação e Diversidade (Seminário)
Seminário Diversidade do mundo rural na Amazônia.Sobre a (des)articulação entre saberes indígenas e saberes escolares na Amazônia rural (Seminário)
Seminario O Bem Viver dos Povos Indígenas: diálogos, desafios e perspectivas. (Seminário)
Seminário Educar com Liberdade: Currículo da Educação Básica e Educação para a Diferença. (Seminário)
III Seminário de Bioantropologia do PPGA - Etnobiodiversidade e Ecologia Humana. (Seminário)
Seminário Língua, Diversidade e Ensino na Amazônia - ILC/UFPA. (Seminário)
I Antropologia em Ação - Povos Indígenas e Populações Tradicionais em Tempos Contemporâneos.Sobre Ações Afirmativas e a arte de desarmar minas na Universidade (Seminário)
II Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos SIALAT/2017.Ação Tutelar como Modalidade de Guerra (Seminário)
VII SERGEL - Seminário Regional de Geossociolinguística - Novas Tendências dos Estudos Variacionistas.Reflexões sobre a tensão entre saberes indígenas e escolares dentre o povo Palikur-Arukwayene do rio Urukauá-Amapá (Seminário)
I Simpósio Escravidão e Abolicionismo na Amazônia. (Simpósio)
III Oficina Internacional Cerâmicas Arqueológicas da Amazônia - Koriabo: do mar do Caribe ao rio Amazonas. (Oficina)
XXII Semana de Letras da UFPA - Linguagem e Literatura Paraense. (Congresso)
I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão / CIENEX - Ciência, Poder e Responsabilidade. (Congresso)
XVI Congreso de Antropologia en Colombia e V Congreso da Asociación Latinoamericana de Antropologia.Percursos e (des)caminhos da implementação da Ação Saberes Indígenas na Escola entre os Palikur/Arukwayene (Congresso)
Colóquio Giorgio Agamben - Biopoder, Necropolítica e as sociedades indígenas. (Outra)
Jornada de Antropologia Charles Wagley no Brasil. (Outra)
III Colóquio de Arqueologia do PPGA. (Outra)
Audiência Pública de apresentação do Plano de Exploração de Petróleo na Costa do Amapá pela petrolífera francesa Total E&P.Considerações acerca da Convenção 169/OIT e suas implicações para o processo de exploração (Outra)
Seminário Franco-Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Universitário.Povos Indígenas e Políticas Públicas Brasileiras: le décret PNGATI et l'explotation de gaz et pétrole près des terres indigènes (Seminário)
30ª Reunião da Associação Brasileira de Antropologia - Políticas da Antropologia: Ética, Diversidade e Conflitos. (Congresso)
I Encontro Internacional de Arqueologia de Oiapoque.Materialidade e Imaterialidade do patrimônio cultural indígena (Encontro)
XXIII Assembléia de Avaliação dos Povos Indígenas de Oiapoque.Exploração de Petróleo e Gás na Costa do Amapá: Kote ka hete Komunite Dji dji Edje-iela? (Encontro)
I Seminário Internacional de Criminologia do Oiapoque. (Seminário)
I Seminário Internacional de Pesquisa e Extensão da Unifap/Binacional.Possíveis impactos da Exploração de Petróleo e Gás para as populações autóctones e Bioma marinho (Seminário)
49ª Semana Mineira de Folclore.Prevalência da Cultura Caiapó na Literatura Ambrosiana (Seminário)
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015.Dialetologia e Estética Ribeirinha em Brasil Interior (Seminário)
IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação. Desafios da formação docente na contemporaneidade. (Simpósio)
Semana de Memória e Educação da Unimontes.Pertencimento e Etnicidade: de Manoel Ambrósio a Fredrich Barth (Oficina)
Oficina de Planejamento e Avaliação das Atividades do Projeto Centro de Memória Prof Manoel Ambrósio.Perspectivas de Manutenção e Publicação do Acervo Manoel Ambrósio (Oficina)
V Coloquio Internacional "A Universidade e Modos de Produção do Conhecimento".Exploração de Petróleo e Gás em Área Limítrofe a Terra Indígena Uaçá (Congresso)
9º Fórum de Ensino Pesquisa Extensão e Gestão da Unimontes.Artes Plásticas, Folclore e Literatura na Formação Acadêmica dos Bolsistas do PIBID (Congresso)
Semana do Servidor Público do Campus Binacional. (Outra)
Conferência de Aprovação do Plano Decenal de Educação de Oiapoque. (Outra)
I Encontro Interuniversitário de Letras Unifap e Universidade de Guyane. (Encontro)
9ª Primavera dos Museus: Museus e Memórias Indígenas.Prevalência das Memórias e Fazeres Indígenas na Cultura Popular (Encontro)
Incubadora de Políticas Públicas: Projetos Prioritários para os municípios de Calçoene e Oiapoque. (Exposição)
XII Assembléia Geral dos Povos Indígenas de Oiapoque.Educação Escolar Indígena no estado do Amapá (Encontro)
II Encontro Internacional sobre Trabalho Decente na Fronteira. 2014.Exploração de hidrocarbonetos na costa do Amapá: como ficam os povos e territórios tradicionais? (Encontro)
Seminário Sobre Licenciamento de Petróleo e Gás na costa do Amapá. (Seminário)
I Seminário Educação, Linguagem e Interculturalidade no Oiapoque: Desafios Transfronteiriços.Dos distintos conceitos de Interculturalidade (Seminário)
Conferência Nacional de Educação/2014. O Novo Plano Nacional de Educação. (Congresso)
II Conferência Estadual de Educação do Amapá. (Congresso)
Conferência Municipal de Educação de Oiapoque.Financiamento da Educação Pública (Encontro)
I Encontro de Pós-Graduação da Unifap. (Encontro)
I Seminário do Observatório do Platô das Guianas. (Seminário)
III Curso de Formação para Professores da Unifap. (Oficina)
A Política Nacional de Educação Especial. (Oficina)
Encontro Rondonistas de Minas em Educação Escolar. (Encontro)
Fórum de Salvaguarda do Patrimônio Cultural do Vale do São Francisco.Identificando o patrimônio imaterial local (Oficina)
III Fórum Nacional de Pontos de Cultura - Programa Cultura Viva.Centro de Artesanato da Região de Januária (Congresso)
VIII Seminário Pró-Conselho - Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais. (Seminário)
I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena / Regional Minas Gerais e Espírito Santo. (Congresso)
II Seminário de Integração Regional.O pedagogo no século XXI (Seminário)
Fórum Mineiro de Educação UNDIME.Plano de Desenvolvimento da Educação nos municípios (Congresso)
3ª Seminário UNDIME/MG.Fundeb (Seminário)
Seminário Extraordinário UNDIME/MG.Transição republicana (Seminário)
3ª Jornada Norte Mineira de Ciências Humanas.Educação em Pedro Demo (Seminário)
II Semana de Pedagogia.Diálogos possíveis entre educação e mercado (Encontro)
VII Encontro do Programa Saberes da Terra. (Encontro)
2º Seminário Undime/MG.Diagnóstico sócio-educacional do município (Seminário)
Segundo Seminário de Estudos Geográficos. (Seminário)
1º Simpósio de Conservação dos Ecossistemas do Norte de Minas Gerais. (Simpósio)
Oficina de Educação do Campo.Educação no Campo do norte de Minas Gerais (Oficina)
Programa de Ações Pedagógicas PROMOVE 2007. (Congresso)
Audiência Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais para diagnóstico da precariedade das Escolas Rurais em Januária.Escolas Rurais sob responsabilidade da SME/Jan (Outra)
Colegiado Nacional de Rede Pitágoras.Revisão de material didático (Congresso)
1º Seminário de Estudo Geográficos do CEIVA. (Seminário)
III Congresso Internacional de Educação.O aprender e o saber (Congresso)
Seminário Corpo e Alma em Michel Foulcault. (Seminário)
2ª Jornada Norte Mineira de Ciências Humanas.Escola Rural (Seminário)
5º Fórum de Ensino Unimontes.Alfabetização e interacionismo (Seminário)
II Congresso Internacional de Educação.A relação dos alunos com o saber (Congresso)
XVI Encontro da Associação de Dirigentes de CAIC's do Estado de Minas Gerais.A reprogramação do Fundef para o custeio da jornada estendida (Encontro)
I Encontro Regional de Educação ISEJAN. (Encontro)
II Encontro Municipal de Protagonismo Infanto Juvenil. (Encontro)
I Encontro de Conselheiros e Operadores de Direitos das Crianças e Adolescentes.Base Filosófica da Doutrina da Proteção Integral (Seminário)
III Seminário Sociedade da Informação e Educação.Uso da TICs na educação (Seminário)
IX Semana Filosófica Metafísica e Subjetividade. (Seminário)
I Seminário de Frutos do Cerrado e Plantas Medicinais.Unidade Operacional para Implantação do distrito industrial de Pandeiros (Seminário)
IV Seminário Estadual Pró-conselho.Ética e Mobilização na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Seminário)
Seminário Vamos Cuidar do Brasil. (Seminário)
II Simpósio Trabalho e Educação.Debatente das internacionais socialistas (Simpósio)
II Curso de Capacitação de Operadores do PETI. (Oficina)
Fórum Nacional de Pedagogia.Educação Profissional (Congresso)
1ª Jornada Norte Mineira de Educação.Resistência religiosa no Brasil Interior (Congresso)
XV Encontro da Associação de Dirigentes de CAIC's de Minas Gerais.Política Municipal de Educação Integral (Encontro)
Circuito Científico e Cultural Funorte.Avaliação do Processo de Ensino-aprendizagem (Encontro)
34º Encontro Nacional da AMAE.Educar para a competência (Encontro)
Educação Especial e Cidadania. (Oficina)
Programa de Capacitação de Monitores do PETI. (Oficina)
II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais.Dimensões da História Oral (Congresso)
III Semana Pedagógica do CEIVA/INCISOH.Múltiplos olhares sobre a formação do pedagogo (Congresso)
Valorizando a Formação Humana no Ensino Médio. (Outra)
I Fórum Social Brasileiro.Movimento social e educação (Outra)
I Mostra Pedagógica Saber e Fazer na Escola.Projeto Político Pedagógico no ensino médio (Encontro)
1º Encontro de Professores do Norte de Minas. (Encontro)
II Semana Pedagógica do CEIVA-INCISOH.Educação e Humanidades (Seminário)
33º Encontro Mineiro de Empretecos.Curso de Formação de Lideranças (Seminário)
Seminário de Empreendedorismo SEBRAE.Empretec (Seminário)
Seminário Fundamentos da Educação Contemporânea. Agônia e morte do espaço pedagógico.. (Seminário)
Fórum de Educação - Pedagogo: que profissional é esse?. (Simpósio)
Oficina de sensibilização para Protetores da Vida.Programa Nacional de Educação Ambiental (Oficina)
II Seminário Projeto Político Pedagógico. (Oficina)
Educação de Qualidade e Qualidade de Vida. (Oficina)
VI Encontro Nacional de História Oral.História de vida e história local no desenvolvimento da aprendizagem (Congresso)
I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.Diagnóstico sócio-educacional dos protagonistas do CAIC (Outra)
Encontro Pela Justiça na Educação.Debatente em Direitos da infância em juventude (Congresso)
33º Encontro Nacional AMAE Educando. (Congresso)
Fundamentos de Ciência, Geografia e História.Programa de Capacitação de Professores - Fase Escola Sagarana (Oficina)
Seminário A Importância da Extensão e da Pesquisa na Formação de Professores. (Seminário)
Seminário Design Como Estratégia Competitiva. (Seminário)
I Seminário Norte Mineiro de Educação Integral.Apresentação de poster sobre educação infantil em tempo estendido (Seminário)
Seminário Velho Chico: cinco séculos de história. (Seminário)
Seminário Educação Brasileira em 500 anos. (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
KAYKA ARAMTEM: saber e tradição de um sábio Arukwayene (Outra Producao Tecnica)
Educação Escolar Indígena no norte do Amapá (Outra Producao Tecnica)
Belo Monte (de merda): depois da inundação (Outra Producao Tecnica)
Trajetórias da Educação Escolar no rio Urukauá (Outra Producao Tecnica)
Processos de licenciamento ambiental para perfuração na foz do Amazonas (Programa de Rádio TV)
A criação da RESEX marinha do Amapá e suas implicações para as comunidades tradicionais (Programa de Rádio TV)
Elaboração do Plano Municipal de Educação de Oiapoque (Assessoria)
Obra rara do Professor Manoel Ambrósio será lançada em 01/08 (Programa de Rádio TV)
Oiapoque Ciência: o tempo real do petróleo e gás na costa do Amapá (Programa de Rádio TV)
Processo Seletivo para ingresso no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena/2015 (Programa de Rádio TV)
Atividades Desenvolvidas durante o Processo Seletivo para ingresso no CLII (Outra Producao Tecnica)
Perspectivas de Manutenção e Publicação do Acervo Manoel Ambrósio (Curso de Curta Duração)
Possíveis impactos da Exploração de Petróleo e Gás para as populações autóctones e Bioma marinho (Curso de Curta Duração)
Oficina de preparação de questionário sócio econômico (Trabalho Tecnico)
Censo Neotropical de Aves Aquáticas/CNAA (Outra Producao Tecnica)
Contexto histórico dos Povos Indígenas do Amapá (Curso de Curta Duração)
Vestibular Simplificado do Campus Binacional (Programa de Rádio TV)
A Instalação dos Campus Avançados do IFAP e UNIFAP no Município de Oiapoque (Programa de Rádio TV)
Formação em Matrizes Curriculares para Professores de Educação Infantil (Assessoria)
Oficina de Cinema Comentado (Curso de Curta Duração)
Como trabalhar filmes em sala de aula (Curso de Curta Duração)
Capacitação de Professores da Educação Básica (Assessoria)
Semana Pedagógica SME Chapada Gaúcha (Assessoria)
Mostra de Cinema 1959 O ano do Cinema Francês (Assessoria)
Formação em Serviço de Professores do Ensino Médio (Assessoria)
Assessoria para Execução do Projeto de Leitura Itinerante (Assessoria)
Assessoria e Execução do Projeto Futuro Verde (Assessoria)
Mostra de Cinema Mulheres do Oriente em Zonas de Conflito (Assessoria)
Boletim Cáritas 10 Anos (Trabalho Tecnico)
15 anos de Unimontes: educação e resistência no Sertão Norte Mineiro. (Outra Producao Tecnica)
Projeto de Referência Audiovisual Louça de Barro do Candeal (Assessoria)
Cartilha Potes e Travessas: a louça de barro de Candeal/MG (Trabalho Tecnico)
Organização para Execução de Pró-Jovem Adolescente (Assessoria)
Planejamento e Execução de Mostra de Cinema (Assessoria)
Execução de Mostra de Cinema LACESJ (Assessoria)
Exposição Utilitários de Flandres e Cestaria de Bambu em Januária (Assessoria)
Coordenação Administrativa do Projeto Ponto de Cultura (Assessoria)
Projeto Escola de Pais (Assessoria)
Capacitação em Gestão e Associativismo (Assessoria)
Cidades Invisíveis: O Terno de Temerosos de Januária/MG (Assessoria)
Elaboração de Processo Seletivo para Conselho Tutelar de Bonito de Minas/MG (Assessoria)
A SEDESE e a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Programa de Rádio TV)
Opará: A história de um povo, de uma terra e de um rio (Outra Producao Tecnica)
Audiência Pública e Diagnóstico das Escolas Rurais em Januária/MG (Programa de Rádio TV)
II Semana de Pedagogia com a Presença do Prof. Miguel Arroyo (Programa de Rádio TV)
História da Infância no Brasil (Curso de Curta Duração)
Adolescente 'Voto Consciente' (Outra Producao Tecnica)
A progressão continuada e a Capsaicina da avaliação (Curso de Curta Duração)
Histórico e Perspectivas das Escolas Rurais do Município de Cônego Marinho/MG (Outra Producao Tecnica)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Sociologia da Educação

Profissionais Relacionados

Daniel da Silva Miranda
10
Adonias Guiome Ioiô
9
Elissandra Barros da Silva
9
Carina Santos Almeida
8
Vânia Peixoto
7
Carina Santos de Almeida
5
Gelsama Mara Ferreira dos Santos
5
Antoon Oscar Joseph Dewulf
5
Carlos Roberto Gonçalves
5
Suerdes Viana
4
Ivan Machado de Vasconcelos
4
Joana D'Arc Pereira Rodrigues
4
Kelton Lima Monteiro Mendes
4
Paulo Rodrigo Silvestro
4
João Fernandes de Paes
4
Vários Autores
4
Glauber Romling Silva
3
Kátia Cilene Neres Domingos
3
Dora Ney Conceição Matos
3
Roberto Veiga
3
Denise Aparecida Franco Abreu
3
Jose Vicente Lopes da Costa
3
Yanomami dos Santos Silva
2
Maura Moreira e Silva
2
Sidivan Aparecido Resende
2
José Vicente Lopes Costa
2
Jeremias Labontê
2
Maurício Tupiná
2
Hélio Ioiô Labontê
2
Magali Alves Escobar
2
Carlos Roberto Moreno
2
Elza Cristiny Carneiro Mota
2
Pablo Magalhães
2
Heitor Antônio Palladim Junior
2
Maria Aparecida Lopes Barbosa
2
Claudiane de Menezes Ramos
2
Rodrigo Guimarães
2
Ana Cristina Botelho
2
Lilia Ramos de Oliveira
1
Luís Guilherme Andrada Malta
1
Luís Alves de Souza
1
Ana Cristina Rocha Silva
1
João Damascena de Almeida
1
Letícia Mota
1
Fredson Cabral Pinto
1
Suzana Alves Escobar
1
Stela Aparecida Abreu
1
Terezinha Maciel Feitosa
1
Davi Galibi Marworno
1
Ivan Machado
1
Sílvio Joaquim de Aguiar
1
Gilberto da Silva Lima
1
Daniel Miranda da Silva
1
Maria Páscoa Souza
1
Allison Velloso da Cunha
1
Alex Fabiano Corrêa Jardim
1
Altomiro Ferreira
1
Julio César de Oliveira
1
Hélia Moreira Luz
1
Eliel Almeida Gemaque
1
Tereza Cristina do Carmo Pereira
1
Terezinha Alves Escobar
1
José Mauro Palhares
1
Manoel Ambrósio Junior
1
Sofonias Hipólito
1
Denise Corrêa Alkimim Falcão
1
Wellington Mota Ferreira
1
Maria Cristina Lima Maciel Sabino
1
Gutemberg de Vilhena Silva
1
Dinaldo Silva Junior
1
Cristiane Silva Santos Nery
1
Errol Flyn Paixão
1
Josiane da Silva Ferreira
1
Iranildo Brito
1
Josieldo Labontê Orlando
1
Kátia Neres Domingos
1
Maria Pinho Gemaque
1
Cacilda Ribeiro Barbosa
1
Gustavo G. M. Moura
1
Tânia Carlos Generoso
1
Edilan dos Santos
1
Sidnei Macedo de Souza
1
Alessandra Cunha Botelho
1
Mônica Vidal Pinto
1
Bruno Pacheco de Oliveira
1
Gabriela Moraes Marques
1
Thiago Almeida
1
Juraneide Socorro da Mota Ferreira
1
Nonato Hipólito
1
Saulo Esdras de Matos Carneiro
1
Valéria Silva Lisboa Senna
1
Sônia Marise de Aquino
1
Henrique Cardoso
1
Marcus Vinicius Freitas Reis
1
Evilânia Bento Cunha
1
Karina Viana de Oliveira
1