Eu sou Professor Assistente de História Medieval da Universidade Federal do Amapá; sou Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2013-2017) e Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (2011-2013). Eu integro o LATHIMM - Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais (USP), o Brathair - Grupo de Estudos Celtas e Germânicos (UEMA), o Leitorado Antiguo - Laboratório de Ensino de História Antiga - (UPE), o Vivarium - Laboratório de Estudos da Antiguidade e Medievo (UFPA), o Centro de Estudos: Política, Religião e Sociedade (UNIFAP) e o NIELIM - Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Idade Média (UFRJ). Pesquiso os seguintes temas: interações socioculturais na Europa Setentrional, hagiografia medieval, formação das monarquias escandinavas, Cristianização da Europa Setentrional, invasões e migrações vikings, história da Era Viking, História da Escandinávia medieval, topografia do poder, História da Alimentação, usos do passado e conversão e cristianização em diferentes contextos. Minhas fontes são as vidas de santos, as crônicas, as sagas, a arqueologia, os poemas escandinavos medievais e os indícios imagéticos e topográficos.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
CUMMING , KERMODE E O NACIONALISMO MANX: UM BALANÇO DA ERUDIÇÃO SOBRE SIGURÐR FÁFNISBANI NAS CRUZES DE PEDRA DA ILHA DE MAN Calamus,v.1,p.169-196 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Corrector sive Medicus (ou Corrector Burchardi, ou ainda Da poenitentia, c.1000-1025) de Burcardo de Worms (c.965-1025): apresentação e tradução dos capítulos 1-4, além das ?instruções? de penitência 001 a 095 Signum,v.17,p.266-309 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
FREDERICK JACKSON TURNER E AS RAÍZES HISTÓRICAS, EPISTEMOLÓGICAS E RACIAIS DO CONCEITO CONTEMPORÂNEO DE FRONTEIRA Veredas da História,v.8,p.34-54 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
SOBRE MATADORES DE DRAGÕES: ALUSÕES POÉTICAS AO HEROI SIGURÐR FÁFNISBANI E AO ARCANJO MIGUEL NA POESIA ESCANDINAVA DO SÉCULO XI * ON DRAGON SLAYERS: POETIC ALLUSIONS ABOUT THE HERO SIGURÐR FÁFNISBANI AND MICHAEL THE ARCHANGEL IN SKALDIC POETRY (XIth CENTURY) História e Cultura,v.5,p.73-92 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Os escandinavos, as rotas de peregrinação no Ocidente e Oriente e as Cruzadas (sécs. XI-XII) Revista Diálogos Mediterrânicos,v.8,p.259-281 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Editorial MEDIEVALIS,v.4,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Editorial Revista Brathair 2015.1 BRATHAIR (ONLINE),v.15,p.1-4 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Dimensões cotidianas, religiosas e políticas para o uso das runas na Idade Média Dia-logos (Rio de Janeiro),v.9,p.7-30 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Uma brevíssima introdução sobre as runas e o estudo das runas Fato & Versões,v.3,p.1-14 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Livreto da arte da cozedura (Libellus de arte coquinaria, c.1300) com base no Ms. Royal Irish Academy 23 D 43 (Ms. D, c.1470): apresentação e breves comentários Contextos da Alimentação,v.3,p.83-104 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Cynocephali: os guerreiros lupinos do exército romano Philía (UERJ),v.49,p.6-6 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Apresentação. Uma parceria acadêmica internacional: Leeds (UL), Barcelona (UAB), Brasil (UFES, UNIFAP) MIRABILIA JOURNAL,v.18,p.I-II (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Apresentação Philía (UERJ),v.1,p.1-1 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O problema da temporalidade para os estudos da Europa Nórdica: a 'Era Viking' Nearco (Rio de Janeiro),v.6,p.228-254 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Embaixadas e relações diplomáticas nas cortes e salões escandinavos do século X-XI Roda da Fortuna. Revista Eletrônica sobre Antiguidade e Medievo,v.3,p.120-142 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O que estou lendo? A Gazeta,v.,p.9-9 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Siward da Northumbria (? 1055) e a Batalha dos sete dormentes (c. 1054) Brathair (Online),v.11,p.23-40 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A coroação dos reis noruegueses em Trondheim (séc. XII): o caso de Magnús Erlingsson (1156-1184) Mirabilia (Vitória. Online),v.13,p.269-292 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Rex bellator, regis populi, rex sacrorum: A sacralidade pagã da realeza germano-escandinava Plêthos,v.1,p.125-144 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O problema da autoria nas sagas islandesas Anais do VI Simpósio de História: Revoluções, Repúblicas e Utopias,v.1,p.576-584 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
?Este é o início de como a Cristandade veio para a Islândia? (?Nú hefr þat, hversu kristni kom á Ísland?): os ricos proprietários rurais e a cristianização da Islândia (sécs. IX-XIII) Brathair (Online),v.9,p.22-37 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Batalha de Hafrsfjord (c. 890) na Egils saga (c. 1220-1230) Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online),v.2,p.294-302 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
?Este é o início de como a Cristandade veio para a Islândia? (?Nú hefr þat, hversu kristni kom á Ísland?): os ricos proprietários rurais e a cristianização da Islândia (sécs. IX-XIII) Brathair (Online),v.9,p.22-37 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Os Cynocephalus e os Úlfheðnar: a representação do guerreiro canídeo na Historia Langobardorum (séc. VIII) e na Egils saga (c. 1230) Mirabilia (Vitória. Online),v.8,p.47-67 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Os Cynocephalus e os Úlfheðnar: a representação do guerreiro canídeo na Historia Langobardorum (séc. VIII) e na Egils saga (c. 1230) Mirabilia,v.8,p.47-67 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
As representações das runestones entre os antiquários escandinavos (sécs.XVI-XVII) - XXVIII Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/COMPLETO)
The Spear, the Sword, and the Axe: St Michael the Archangel, St Óláfr, and the Northern Crusades - International Medieval Congress 2014 (Participação em Eventos/COMPLETO)
The Topography of Power in Medieval Norway: Saint Óláfr and the Halls of Norwegian King - Networks and Neighbours Symposium 2014 - Brazil (Participação em Eventos/COMPLETO)
Banquete, ritual e poder nos salões nórdicos e suas repercussões históricas e historiográficas - II Encontro Internacional de Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo (Participação em Eventos/RESUMO)
A cristianização da Noruega a partir da poesia escáldica do século XI - II Congresso Internacional de Religião, Mito e Magia no Mundo Antigo (Participação em Eventos/RESUMO)
Os primeiros milagres de Óláfr Haraldsson (c. 995-1030) na literatura escandinava dos séculos XI e XII - Colóquio de Pesquisadores e Pós-Graduandos em História Medieval (Participação em Eventos/RESUMO)
Os guerreiros licantropos na tradição germânica e escandinava - I Encontro de História Militar Antiga e Medieval (Participação em Eventos/COMPLETO)
Os guerreiros licantropos na tradição germânica e escandinava - I Encontro de História Militar Antiga e Medieval (Participação em Eventos/RESUMO)
A ?eleição? dos reis noruegueses à luz da literatura nórdica medieval (c. 850-1150) - IX Semana de Estudos Medievais (Participação em Eventos/RESUMO)
A morada do rei perpétuo: poder, política e religião em Trondheim nos séculos XI e XII - XXI Ciclo de debates em História Antiga (Participação em Eventos/RESUMO)
A sacralidade régia nos reinos germânicos da Alta Idade Média - XIII Jornada de Estudos da Antiguidade: Guerra, Drama e Conflito (Participação em Eventos/RESUMO)
O problema da autoria nas sagas islandesas - VIII Simpósio de História - Universo/São Gonçalo (Participação em Eventos/RESUMO)
O problema da autoria nas sagas islandesas - VIII Simpósio de História - Universo/São Gonçalo (Participação em Eventos/COMPLETO)
COLONIZAÇÃO, ALIMENTAÇÃO, SOBREVIVÊNCIA E CULTURA. A DIETA ISLANDESA DURANTE A ERA VIKING (C. 800-1066) - 8.º Encontro Regional da Anpuh-ES (Participação em Eventos/COMPLETO)
TRANSCRIÇÃO DE FONTES MANUSCRITAS PARA A HISTÓRIA DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO COLONIAL ? SÉCULOS XVIII-XIX - 8.º Encontro Regional da Anpuh-ES (Participação em Eventos/RESUMO)
COLONIZAÇÃO, ALIMENTAÇÃO, SOBREVIVÊNCIA E CULTURA. A DIETA ISLANDESA DURANTE A ERA VIKING (C. 800-1066) - 8.º Encontro Regional da Anpuh-ES (Participação em Eventos/RESUMO)
TRANSCRIÇÃO DE FONTES MANUSCRITAS PARA A HISTÓRIA DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO COLONIAL ? SÉCULOS XVIII-XIX - 8.º Encontro Regional da Anpuh-ES (Participação em Eventos/COMPLETO)
A Batalha de Hafrsfjord (c. 890) na Egils saga (c. 1220-1230) - I EEEM - Encontro Estadual de Estudos Medievais (Participação em Eventos/COMPLETO)
Os Norþmenn em Thule: a história e a arqueologia da colonização islandesa nos séculos IX e X - VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais (Participação em Eventos/COMPLETO)
A Batalha de Hafrsfjord (c. 890) na Egils saga (c. 1220-1230) - I EEEM - Encontro Estadual de Estudos Medievais (Participação em Eventos/RESUMO)
Armamento e organização da guerra viking na batalha de Vínheid (937 d.C.) na Saga de Egill (c. 1230 d.C.). - III Simpósio Nacional e II Internacional de Estudos Celtas e Germânicos (Participação em Eventos/RESUMO)
A inveja na Retórica de Aristóteles - VI Jornada Científica FAESA (Participação em Eventos/RESUMO)
Elementos da Retórica (c. 350 a.C.) de Aristóteles através de A Ilíada de Homero - Congresso Internacional Ufes / Université de Paris-Est (Marne-la-Vallée) (Participação em Eventos/COMPLETO)
Elementos da Retórica (c. 350 a.C.) de Aristóteles através de A Ilíada de Homero - Congresso Internacional Ufes / Université de Paris-Est (Marne-la-Vallée) (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
A educação precoce para um inexorável fim: a morte na obra 'Doutrina para crianças' (1274-1276) de Ramon Llull (1232-1315) - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Saxons in the Amazon? The protestant missions in Brazil and the Guiana Shield (c. 1850-1900) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A tradição dos Volsungos nas cruzes de pedra da Ilha de Man: representações ou estilizações? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
As representações das runestones entre os antiquários escandinavos (sécs.XVI-XVII) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Os saxões na Amazônia? Ideias de superioridade de raça entre os missionários americanos no Norte do Brasil (c.1850-1900) - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Memórias encarnadas em paisagens políticas: novas perspectivas sobre as representações iconográficas de Sigurðr Fáfnisbani na Ilha de Man - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Nervum, securis, Üxküll: algumas reflexões sobre historiadores e o ofício da tradução de documentos medievais - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
The Spear, the Sword, and the Axe: St Michael the Archangel, St Óláfr, and the Northern Crusades - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Era Viking e Escandinávia Medieval: Cultura, História e Mitologia - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
A iconografia de Fáfnir na Europa Setentrional (sécs. IX-XIII) - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
São Miguel Arcanjo, Sigurdr Fáfnisbani e a 'luta contra o mal' na iconografia escandinava - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Beneditinos, cistercienses e hospitalários: o papel das ordens da Cruzada Nórdica (ou Nortenha) do século XII - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A contribuição da História Medieval para os estudos sobre fronteiras - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
The Topography of Power in Medieval Norway: Saint Óláfr and the Halls of Norwegian Kings - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
As ordens monásticas e as cruzadas nortenhas (ou nórdicas) no contexto norueguês do século XII - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
História da Península Ibérica Medieval & História Medieval: Diferenças, problemas, pesquisas e métodos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Sighvatr Þórðarson (?c. 1042): Poeta, conselheiro e ?diplomata? nas cortes escandinavas do século XI - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Vandræðaskáld. : a intempestividade de Hallfreðr Óttarson (c.965-1007) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A cruz vai para o Norte: conversão e cristianização da Germânia e Escandinávia - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Uma nova ideia de Europa: a dinastia carolíngia II - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Uma nova ideia de Europa: a dinastia carolíngia I - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Cynocephali: os guerreiros lupinos do exército romano - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A transformação do corpo e a transformação do espírito: os guerreiros polimórficos na tradição germano-escandinava (sécs. III-XIII) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Draumur konungr: o universo onírico dos reis noruegueses (sécs. IX-XII) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
?O diácono [...] que por retribuição divina foi atacado por um tumor intolerável na virilha?: punições e milagres na Noruega medieval (séc. XII) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
?Eu soube que os Wends mutilaram o galho da casa do som, e o santo príncipe deu ao homem a saúde do discurso?: mutilações, influências político-religiosas e o papel de santo Olavo nas cruzadas bálticas (séc. XII) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A cristianização da Noruega a partir da poesia escáldica do século XI - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Os primeiros milagres de Óláfr Haraldsson (c. 995-1030) na literatura escandinava dos séculos XI e XII - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Os guerreiros licantropos na tradição germânica e escandinava - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A ?eleição? dos reis noruegueses à luz da literatura nórdica medieval (c. 850-1150) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A morada do rei perpétuo: poder, política e religião em Trondheim nos séculos XI e XII - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A sacralidade régia nos reinos germânicos da Alta Idade Média - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Metafísica e Política: os conceitos de ?hierarquia? e ?harmonia? no Konungs skuggsjá (c. 1250), um espelho de príncipes norueguês - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O problema da autoria nas sagas islandesas - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Colonização, alimentação, sobrevivência e cultura: a dieta islandesa durante a Era viking (c. 800-1066) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Transcrição de Fontes Manuscritas para a História do Espírito Santo no período colonial ? séculos XVIII-XIX - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A Batalha de Hafrsfjord (c. 890) na Egils saga (c. 1220-1230) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Os Norþmenn em Thule: a história e a arqueologia da colonização islandesa nos séculos IX e X - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Armamento e organização da guerra viking na batalha de Vínheid (937 d.C.) na Saga de Egill (c. 1230 d.C.). - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
As paixões humanas na Retórica (c. 350 a.C.) de Aristóteles - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A ira na Retórica (c. 335 a.C.) de Aristóteles - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A inveja na Retórica de Aristóteles - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Elementos da Retórica (c. 350 a.C.) de Aristóteles através de A Ilíada de Homero - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Las religiones en Escandinavia medieval
Introducción
Os volsungos nas cruzes de pedra da ilha de Man: entre o antiquarismo, o nacionalismo e a erudição
Um Visitante do extremo Norte na corte alfrediana: Ohthere e a descrição da Península Fenoscândia
A educação precoce para um inexorável fim: a morte na obra Doutrina para crianças (1274-1276) de Ramon Llull (1232-1315)
Pax Augusta e Pax Christi na Literatura escandinava medieval
Os Sonhos no Nordvegr: do período pagão aos santos cristãos (sécs. X-XII)
São Óláfr: as primeiras etapas de uma biografia sagrada
Os guerreiros licantropos na tradição germânica e escandinava
TRANSCRIÇÃO DE FONTES MANUSCRITAS PARA A HISTÓRIA DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO COLONIAL ? SÉCULOS XVIII-XIX
COLONIZAÇÃO, ALIMENTAÇÃO, SOBREVIVÊNCIA E CULTURA. A DIETA ISLANDESA DURANTE A ERA VIKING (C. 800-1066)
A batalha de Vínheid (937 d.C.): armamento e organização da guerra viking na Saga de Egill (c. 1220-1230)
Elementos da Retórica (c. 350 a.C.) de Aristóteles através de A Ilíada de Homero

Livros

Ano Título
El mundo nórdico medieval : una introducción
Antigas Leituras II: olhares do presente ao passado
O Corrector sive Medicus (ou Corrector Burchardi, ou ainda Da poenitentia, c.1000-1025) de Burcardo de Worms (c.965-1025): apresentação e tradução dos capítulos 1-4, além das ?instruções? de penitência 001 a 095
A narrativa de Ohthere
Relações de Poder: da Antiguidade ao Medievo - Relations of Power: from Antiquity to the Middle Ages
Escandinávia Medieval
A Guerra no Império Romano Tardio
Uma história da guerra viking. História e Literatura Germano-Escandinava. Vol.3.
Poder e Sociedade na Noruega Medieval.História e Literatura Germano-Escandinava.Vol.2.
Mito e Guerra na Historia Langobardorum. História e Literatura Germano-Escandinava. Vol.1.
Orgulho e Tragédia em A saga de Komak. História e Literatura Germano-Escandinava.Vol.4
A Gesta antecessorum comitis Waldevi (c. 1207-1214)

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Orelha do livro Mito e Guerra na História Langobardorum

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Concurso público para professor substituto (Concurso público)
O Discurso de Eusébio de Cesaréia e o Papel Social de Constantino junto ao Cristianismo entre os séculos III-IV d.C. (Curso de aperfeiçoamento/especialização)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I Encontro Internacional de História Antiga e Medieval na Amazônia (ORGANIZACAO)
VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
Semana de História da UFF.Sighvatr Þórðarson (?c. 1042): Poeta, conselheiro e ?diplomata? nas cortes escandinavas do século XI (Outra)
VIII Simpósio de História.O problema da autoria nas sagas islandesas (Simpósio)
IX Semana de Estudos Medievais.A ?eleição? dos reis noruegueses à luz da literatura nórdica medieval (c. 850-1150) (Outra)
Colóquio de Pesquisadores e Pós-Graduandos em História Medieval.Os primeiros milagres de Óláfr Haraldsson (c. 995-1030) na literatura escandinava dos séculos XI e XII (Outra)
XXI Ciclo de Debates em História Antiga.A morada do rei perpétuo: poder, política e religião em Trondheim nos séculos XI e XII (Outra)
I Encontro de História Antiga e Medieval.Os guerreiros licantropos na tradição germânica e escandinava (Encontro)
XIII Simpósio Brasileiro de Filosofia Medieval.Metafísica e Política: os conceitos de ?hierarquia? e ?harmonia? no Konungs skuggsjá (c. 1250), um espelho de príncipes norueguês (Simpósio)
8.º Encontro Regional da Anpuh-ES. (Encontro)
8.º Encontro Regional da Anpuh-ES.COLONIZAÇÃO, ALIMENTAÇÃO, SOBREVIVÊNCIA E CULTURA. A DIETA ISLANDESA DURANTE A ERA VIKING (C. 800-1066) (Encontro)
8.º Encontro Regional da Anpuh-ES.Monitor do evento (Encontro)
8.º Encontro Regional da Anpuh-ES.TRANSCRIÇÃO DE FONTES MANUSCRITAS PARA A HISTÓRIA DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO COLONIAL ? SÉCULOS XVIII-XIX (Encontro)
VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais.Monitor (Encontro)
VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais.Os Norþmenn em Thule: a história e a arqueologia da colonização islandesa nos séculos IX e X (Encontro)
I EEEM - Encontro Estadual de Estudos Medievais.A Batalha de Hafrsfjord (c. 890) na Egils saga (c. 1220-1230) (Encontro)
I EEEM - Encontro Estadual de Estudos Medievais. (Encontro)
Oficina de leitura e análise paleográfica. (Oficina)
III Simpósio Nacional e II Internacional de Estudos Celtas e Germânicos..Armamento e organização da guerra viking na batalha de Vínheid (937 d.C.) na Saga de Egill (c. 1230 d.C.). (Simpósio)
III Simpósio Nacional e II Internacional de Estudos Celtas e Germânicos. (Simpósio)
Congresso Internacional Ufes / Université Paris-Est (Marne-la-Vallée).Elementos da Retórica (c. 350 a.C.) de Aristóteles através de A Ilíada de Homero (Congresso)
Alea jacta est . A História vista de baixo: Roma através de dois soldados.. (Outra)
VI Jornada Científica FAESA.VI Jornada Científica FAESA (Outra)
x Semana de Filosofia da UFES.A ira na Retórica de Aristóteles (Simpósio)
Fórum de Debates Povos e Culturas das Américas. (Simpósio)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
InfoHistória (Media Social Website)
Dos fortes às urbes: modelos de desenvolvimento urbano durante a Era Viking (c. 800-1066) (Curso de Curta Duração)
Relatório de Dissertação de Mestrado - 2012/1 (Relatório Pesquisa)
Escandinávia Medieval (Editoração)
A Guerra no Império Romano Tardio (Editoração)
A Guerra Germânica: dos godos aos vikings (Curso de Curta Duração)
Revista Mirabilia (Media Social Website)
Revista Plêthos (Media Social Website)
Relatório de Dissertação de Mestrado - 2011/1 (Relatório Pesquisa)
Relatório de Dissertação de Mestrado - 2011/2 (Relatório Pesquisa)
Mito e Guerra na Historia Langobardorum. História e Literatura Germano-Escandinava. Vol.1. (Editoração)
Poder e Sociedade na Noruega Medieval.História e Literatura Germano-Escandinava.Vol.2. (Editoração)
Uma história da guerra viking. História e Literatura Germano-Escandinava. Vol.3. (Editoração)
Anais do VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais: As múltiplas expressões da Idade Média: Filosofia, Letras, Artes, História e Direito (Editoração)
Orgulho e Tragédia em A saga de Komak. História e Literatura Germano-Escandinava.Vol.4 (Editoração)
Transcrição de Fontes Manuscritas para a História do Espírito Santo no período colonial ? séculos XVIII-XIX (Relatório Pesquisa)
A guerra nórdica na Saga de Egil Skallagrimsson (séc. XIII) (Relatório Pesquisa)
As paixões humanas na Retórica (c. 350 a.C.) de Aristóteles (Relatório Pesquisa)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
História do Direito
História Regional do Brasil
História do Brasil Colônia

Profissionais Relacionados

Jardel Modenesi Fiorio
9
Onildo de Souza Moraes
5
Elton O. S. Medeiros
4
Ricardo Luiz Silveira da Costa
4
LANGER, Johnni.
3
QUINTANA, Tiago
2
Raphael Leite Teixeira
2
ARAÚJO, Vinicius Cesar Dreger
2
BARREIRO, Santiago
2
MIRANDA, Pablo Gomes de
2
VIEGAS, Priscila
2
Ricardo Luiz Silveira da Costa
2
FREITAS, Edmar Checon
2
BRAGANÇA Júnior, Álvaro Alfredo
2
Liliane Cristina Coelho
1
TEIXEIRA, Sandro
1
Adriana Zierer
1
1
Carlos Eduardo da Costa Campos
1
OLIVEIRA, André Araújo
1
BUENO, André
1
Fabrícia Giuberti
1
Mariana Bonat Trevisan
1
Otávio Luiz Vieira Pinto
1
Adne
1
TÔRRES, Moisés Romanazzi
1
Josué Berlesi
1
Thiago Porto
1
Jardel Modenesi Fiorio
1
BITTENCOURT, João
1
Neto, José Maria
1
Rennan Lemos
1
Jorge Augusto da Silva Santos
1
Roberta Alexandrina Silva
1
Bento da Silva Santos
1

Palavras-chave

Idade Média
31
História
30
Sagas
25
História Medieval
23
Escandinávia Medieval
22
Islândia
21
Vikings
19
Noruega
18
Era Viking
17
Guerra
17
Realeza
14
Guerreiros-lobo
11
Filosofia
9
Retórica
9
Aristóteles
9
Brasil colonial
6
História Antiga
6
Letras
6
Paixão
6
Lombardos
6
Antropologia
5
Literatura Medieval
5
Espírito Santo
5
Comércio
5
Alimentação
5
História Antiga e Medieval
5
Rei
4
Usos do Passado
4
Ilha de Man
4
Navegação
4
skalds
4
Cristianização
4
Escandinávia
3
Ramon Llull
3
germano-escandinavos
3
Runas
3
Sonhos
3
Sacralidade Régia
3
Homero
3
Santificação
3
sacralidade
2
dinastia
2
Cynocephali
2
Império Romano
2
Relações de poder
2
Penitencial
2
Educação
2
Santidade
2
Relações culturais
2
Medieval Scandinavia
2
Iliada
2
Conversão
2
Anglossaxonismo
2
Runologia
2
Licantropia
2
Antiguidade Tardia
2
Trondheim
2
Guédelon
2
Literatura Nórdica
2
Milagres
2
Filosofia Medieval
2
Alta Idade Média
2
Poder
2
História Contemporânea
2
Cidade
2
Século XII
2
Roma
2
Literatura Clássica
2
Portugal
2
Exército Romano
1
Mito
1
Doutrina para Crianças
1
Exército
1
Inglaterra
1
Hagiografia
1
Polimorfia
1
Cimbri
1
Ordens Religiosas
1
Iconografia
1
Cruzes
1
godos
1
Viking
1
Teoria da História
1
Anglo-Saxões
1
Europa Nórdica
1
Poesia escáldica
1
Hallfreðr Óttarson
1
Cruzadas Nórdicas
1
Eruditismo
1
Penitiencial
1
Império Otomano
1
São Óláfr
1
Taumaturgia régia
1
Cristianismo
1
Antiguidade
1
Germânia
1
poesia
1
Saxões
1
História do Brasil
1
Artes
1
Abrem
1
Arte no Medievo
1
Arqueologia
1
Castelos
1
Monasticismo
1
América
1
Peregrinos e Peregrinações
1
Primeira Idade Média
1
Paganismo
1
nobreza
1
nórdico antiga
1
Brasil
1
Filosofia Clássica
1
História Social
1
Recortes temporais
1
Latim
1
Relações comerciais
1
História da morte
1
Barbarização
1
relations of power
1
História e historiografia
1
Diplomacia
1
Teoria
1
Medievalismo
1
Missões
1
História da Amazônia
1
Direito Medieval
1
Cruzadas
1
Prazer
1
Tradução
1
Direito
1
Política
1
Ilhas Britânicas
1
Império Carolíngio
1
Carolíngios
1
old norse
1
Fronteiras
1
Representações
1
Medieval
1
Morte
1
Matadores de dragões
1
fazendeiros
1
Monumentos
1
Celtas e germânicos
1
Antiquity
1
Middle Ages
1
Cruzadas Bálticas
1
Alammanni
1
Epistemologia
1
EUA
1
Religião
1
Eboracum
1
Romanização
1
Castelologia
1
Portuguesa
1