Possui graduação em Administração de Empresas ( Reg. CRA-AP 0669 ) pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (1976), especialista em Administração (1982), com mestrado em Educação (1999). Atualmente é professor Mestre, Adjunto I do Depto. de Filosofia e Ciências Humanas da UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, em regime de dedicação exclusiva. Exerce também o cargo de Professor Formador do curso de Bacharelado em Administração Pública, na modalidade EAD, ofertado pela Universidade Aberta do Brasil em parceria com a UNIFAP. Também, atua como Professor orientador e membro de banca examinadora de TCC's nos cursos de graduação, na modalidade presencial e Ensino a distância. Membro do Conselho Universitário da UNIFAP. Representante do corpo docente da comissão própria de avaliação - CPA/UNIFAP. Foi coordenador de curso de graduação e coordenador de extensão, pesquisa e pós-graduação Lato Sensu de universidades privadas. Professor universitário desde 1981, lecionando disciplinas de administração e gestão pública nos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu em universidades privadas.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
O Risco da Obsolescência Acelerada da Mão-de-Obra Revista CADE-FMJ,v.III,p.42-45 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Organização, o Ambiente e o Homem Revista CADE-FMJ,v.II,p.46-50 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Organização na Atualidade Revista CADE-FMJ,v.I,p.46-51 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Saber comprar, o diferencial estratégico Jornal do Cómércio,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
O Processo de Mudança Jornal Folha do Metrô,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Dicas e estratégias para melhorar as finanças pessoais - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Inovação nas Micro e Pequenas Indústrias - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Como Planejar o Orçamento Familiar - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O Papel do Administrador no Terceiro Milênio - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Comunicação não verbal - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Importância da Administração para a Nação - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Orçamento Familiar - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Livros

Ano Título
Comunicação Administrativa Eficaz

Textos Didaticos

Ano Título
Orientação do estudo e aprendizagem na disciplina Gestão de Operações e Logística II
Orientação do estudo e aprendizagem na disciplina Gestão da Qualidade no Setor Público
Professor da disciplina Orçamento Familiar
Professor da disciplina Empreendedorismo
Orientação do estudo e aprendizagem na disciplina Gestão de Operações e Logística I
Professor da disciplina Educação Financeira
Orientação do estudo e aprendizagem na disciplina Sociologia Organizacional
Professor da disciplina Empreendedorismo
Professor da disciplina Orçamento Familiar
Professor da disciplina Educação Financeira
Professor da disciplina Teoria de Organizações
Professor da oficina Compreendendo e participando do re-dimencionamento na UNIFAP
Professor da disciplina Liderando Equipes e Gerenciando Conflitos
Trabalho em Equipe

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Administração Escolar
Qualificação Profissional dos cargos técnico-administrativos da Secretaria Geral de Alunos: Em busca da maior efetividade da Organização Universitária

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Professora Sueli Andrade dos Santos (Concurso público)
Comissão Organizadora do I Concurso de artigos do fórum permanente de boas práticas (Concurso público)
Comissão de Avaliação de Estágio Probatório do Professor Antonio Pinheiro Teles Junior (Concurso público)
Comissão de Avaliação de Estágio Probatório do Professor Robson A. Tavares Costa (Concurso público)
Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Professora Inajara Amanda Fonseca Viana (Concurso público)
Banca Examinadora na área de Psicologia Organizacional (Concurso público)
Banca Examinadora Especial (Concurso público)
Banca Examinadora na área de Marketing (Concurso público)
Banca Examinadora na Área de Economia aplicada ao Secretariado Executivo (Concurso público)
Banca Examinadora na área de Gestão (Concurso público)
Banca Examinadora na área de Administração Geral e Administração Mercadológica (Concurso público)
Banca Examinadora na área de Administração Geral e Administração Pública (Concurso público)
Banca Examinadora na área de Administração Geral e Gestão da Tecnologia e Inovação (Concurso público)
Banca Examinadora na área de Administração Geral e Administração de Materiais e Logística (Concurso público)
Banca Examinadora na área de Administração Geral e Administração da Produção da Produção (Concurso público)
Banca Examinadora na Área de Psicologia aplicada ao Secretariado Executivo (Concurso público)
Banca Examinadora na Área de Administração Pública - EAD (Concurso público)
Banca Examinadora na Área de Economia (Concurso público)
Comissão de Operacionalização do Concurso Público para Professor Efetivo (Concurso público)
Banca Examinadora na Área de Administração para a carreira de Técnico Administrativo em Educação (Concurso público)
Concurso de logomarca de 21 anos do curso de Secretariado Executivo (Concurso público)
Banca Examinadora na Área de Administração (Concurso público)
O software aplicativo Excel, da microsoft office, como uma ferramenta auxiliar nas rotinas administrativas do profissional de Secretariado Executivo. (Graduação)
O ensino do Direito na formação do Secretariado Executivo ; a aplicação prática no exercício profissional (Graduação)
Fatores motivacionais que interferem no desempenho dos colaboradores do setor de vendas da empresa Amazonas Importados : um estudo de caso (Graduação)
Gestão Secretarial : o perfil do profissional de Secretariado Executivo (Graduação)
Estudo da empregabilidade do profissional de secretariado executivo formado pela Universidade Federal do Amapá (Graduação)
A motivação no clima organizacional na visão do Secretário Executivo (Graduação)
Recrutamento e Seleção de Pessoas : um Estudo de Caso na Loja de Informática STARBYTE (Graduação)
Avaliação do curso de Secretariado Executivo na visão dos docentes e discentes da Universidade Federal do Amapá (Graduação)
Os benefícios sociais: uma análise da satisfação dos funcionários da oficina central da AMCEL (Graduação)
O perfil do usuário da central de atendimento do SENAC-AP (Graduação)
Um novo olhar do gestor sobre a atuação do profissional de Secretariado Executivo no planejamento estratégico das organizações: uma análise comparativa (Graduação)
Da prática a teoria: agenda como ferramenta estratégica para execuções das ações do secretariado executivo (Graduação)
Estágio supervisionado : a percepção dos acadêmicos de secretariado executivo da UNIFAP (Graduação)
Análise das micro e pequenas comerciais do ramo alimentício no mercado amapaense : um estudo exploratório no município de Macapá (Graduação)
A Qualidade do Atendimento ao Público na Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana - STTRANS : um Estudo de Caso (Graduação)
Reconhecimento de Curso de Administração da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia (Avaliação de cursos)
O projeto político pedagógico e a organização do trabalho na escola (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Renovação de Reconhecimento de Curso de Administração do Centro de Ensino Superior do Amapá (Avaliação de cursos)
Renovação de Reconhecimento de Curso de Administração da Faculdade do Amapá (Avaliação de cursos)
Renovação de Reconhecimento de Curso de Administração da Faculdade de Macapá (Avaliação de cursos)
Os Fatores Motivacionais na Promoção do Desempenho Profissional na Área Integrada do SENAI (Graduação)
Qualidade e Excelência no Atendimento ao Cliente na Faculdade de Tecnologia do Amapá - META (Graduação)
A Gestão Empreendedora do Instituto de Ensino Superior do Amapá (Graduação)
A Motivação no Ambiente de Trabalho dos Servidores da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Oiapoque : Análise segundo a Teoria Motivacional de Maslow (Graduação)
Estilos de Liderança Relacionados com a Ocorrência de Assédio Moral (Graduação)
Análise da Satisfação dos Funcionários de uma Empresa Varejista com Base na Teoria Bifatorial de Herzberg (Graduação)
A Participação do Secretário na Elaboração e Desenvolvimento de Projetos de Educação Ambiental em Escolas da Rede Pública da Capital do Estado do Amapá (Graduação)
Motivação Profissional entre os Funcionários do Grupo de Atividades e Terminais Rodoviários da Secretaria de Estado de Transportes de Macapá (Graduação)
Reestruturação do projeto político pedagógico de uma escola estadual de ensino fundamental de Macapá (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Projeto político pedagógico : o desafio das ações em uma escola estadual de ensino fundamental (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A indisciplina e suas possíveis relações com o baixo rendimento escolar no ensino fundamental (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Gestão demográfica : o projeto político pedagógico e a atribuição do pedagogo na construção da identidade da escola (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Identificando situações do fenômeno Bullying no contexto histórico de uma escola no município de Laranjal do Jari (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Incentivar o resgate da leitura e dos valores morais (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Indisciplina escolar : que atitude tomar? (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A função social da escola numa perspectiva democrática (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Gestão participativa na construção do projeto político pedagógico (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Projeto político pedagógico : uma reconstrução necessária (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A trajetória da educação no Brasil e a inadimplência que afeta uma escola privada em Laranjal do Jari (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A participação da família na escola : condição necessária para o sucesso educacional dos filhos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Diretor da escola pública : um articulador (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A construção do projeto político pedagógico e o processo de gestão democrática na escola (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Projeto político pedagógico : um instrumento de democratização da escola (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Projeto político pedagógico : desafiose avanços na gestão escolar (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Gestor escolar : agente de transformação e desenvolvimento frente à gestão democrática na escola (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Inclusão digital : capacitação docente realizada na sede do núcleo de tecnologia educacional (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Educação Ambiental : reflexões para o Desenvolvimento da Gestão Ambiental no Município de Macapá (Graduação)
Avaliação da Satisfação dos Usuários dos Serviços Ambulatoriais de um Hospital da Rede Privada de Macapá (Graduação)
Estudo da Gestão Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável do Instituto Macapaense de Ensino Superior (Graduação)
Cooperativismo de Açaí na Cidade de Macapá: uma Alternativa para o Desenvolvimento e Fortalecimento Econômico da Classe dos Batedores de Açaí (Graduação)
A Importância das Áreas de Ressaca no Município de Macapá (Graduação)
Endomarketing : um Instrumento de Gestão de Melhoria Utilizado na Empresa K & K Serviços (Graduação)
Administração Financeira nas Pequenas e Médias Empresas (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
II Exposição de Empreendimentos Empresariais (ORGANIZACAO)
I Exposição de Empreendimentos Empresariais (ORGANIZACAO)
I Feira de Idéias e Projetos de Negócios (ORGANIZACAO)
I Feira do Empreendedor Universitário (ORGANIZACAO)
Os novos incentivos a cultura - Lei Sarney (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
Educação Financeira. (Oficina)
Convenção so Sistema CFA/CRAs. (Seminário)
Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado. (Encontro)
5º Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado.I Colóquio Nacional de Práticas e Relatos de Experiências em Secretariado (Encontro)
Encontro de Gestão Integrada da Universidade Federal do Amapá. (Encontro)
III Encontro de Administradores do Amapá. (Encontro)
IX Encontro Nacional de Docentes e Coordenadores de Curso de Secretariado. (Encontro)
II Encontro dos Administradores do Amapá. (Encontro)
I Encontro dos Administradores do Amapá. (Encontro)
Procedimentos metodológicos e transversalidade. (Oficina)
Educação, conhecimento e competência na prática docente. (Encontro)
XI Encontro Docente do Instituto Macapaense de Ensino Superior. (Encontro)
II Congresso Amapaense de Admistração. (Congresso)
VIII Encontro Docente do Instituto Macapaense de Ensino Superior. (Encontro)
IV Semimário de Ecoturismo. (Seminário)
Jornada Pedagógica. (Oficina)
I Jornada Amapaense de Administração. (Encontro)
A Nova Sala de Aula : Criando e Despertando a Curiosidade. (Encontro)
O Gestor Sócio Ambiental. (Seminário)
Semana Acadêmica : democratizando os saberes com responsabilidade social. (Seminário)
I Congresso Amapaense de Administração. (Congresso)
II Fórum de Integração Universitária. (Outra)
II Fórum de Integração Universitária. (Simpósio)
Modalidades Operacionais - Os Mercados de Derivativos. (Seminário)
II Encontro de professores dos cursos de Administração - EPROCAD. (Encontro)
II Encontro de Professores dos Cursos de Administração. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Orientação do estudo e aprendizagem na disciplina Gestão de Operações e Logística II (Textos Didáticos ou para Discussão)
Orçamento Familiar (Curso de Curta Duração)
Empreendedorismo (Curso de Curta Duração)
Consultoria Técnica Especializada no I Concurso de Artigos do Fórum Permanente de Boas Práticas (Assessoria)
Orientação do estudo e aprendizagem na disciplina Gestão da Qualidade no Setor Público (Textos Didáticos ou para Discussão)
Professor da disciplina Orçamento Familiar (Textos Didáticos ou para Discussão)
Professor da disciplina Empreendedorismo (Textos Didáticos ou para Discussão)
Orientação do estudo e aprendizagem na disciplina Gestão de Operações e Logística I (Textos Didáticos ou para Discussão)
Educação Financeira (Curso de Curta Duração)
Planejamento, gestão estratégica e de talentos na organização (Curso de Curta Duração)
Professor da disciplina Educação Financeira (Textos Didáticos ou para Discussão)
Orientação do estudo e aprendizagem na disciplina Sociologia Organizacional (Textos Didáticos ou para Discussão)
Empreeendedorismo (Curso de Curta Duração)
Educação Financeira (Curso de Curta Duração)
Orçamento Familiar (Curso de Curta Duração)
Economia Verde (Curso de Curta Duração)
Professor da disciplina Empreendedorismo (Textos Didáticos ou para Discussão)
Professor da disciplina Orçamento Familiar (Textos Didáticos ou para Discussão)
Professor da disciplina Educação Financeira (Textos Didáticos ou para Discussão)
Professor da disciplina Teoria de Organizações (Textos Didáticos ou para Discussão)
Orçamento Familiar (Curso de Curta Duração)
Gestão Escolar (Curso de Curta Duração)
Gestão de Arranjos Produtivos Locais (Curso de Curta Duração)
Curso de Especialização em Gestão Escolar na modalidade EAD (Curso de Curta Duração)
Curso de Especialização em Arranjos Produtivos Locais (Curso de Curta Duração)
Professor da oficina Compreendendo e participando do re-dimencionamento na UNIFAP (Textos Didáticos ou para Discussão)
Logística Empresarial no Segmento de Cerâmica Vermelha (Curso de Curta Duração)
Logística Empresarial no Segmento de Alimentos e Congelados (Curso de Curta Duração)
Compreendendo e Participando do Redimensionamento na UNIFAP (Curso de Curta Duração)
Liderando Equipes e Gerenciando Conflitos (Curso de Curta Duração)
Assessor Ad Hoc da comissão científica do 5º Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado (Assessoria)
Assessoria na aplicação de provas para a carreira deTécnico-Administrativo em Educação (Assessoria)
Consultoria Técnica Especializada para o Desenvolvimento do Programa de Inovação nas Micro e Pequenas Indústrias do Estado do Amapá (Assessoria)
Diagnóstico das empresas de industrialização de alimentos no segmento de sorvetes (Assessoria)
Diagnóstico das empresas de industrialização de cerâmica vermelha (Assessoria)
Professor da disciplina Liderando Equipes e Gerenciando Conflitos (Textos Didáticos ou para Discussão)
Orçamento Familiar (Curso de Curta Duração)
Gestão Escolar (Curso de Curta Duração)
Curso de Especialização em Gestão Escolar na modalidade EAD (Curso de Curta Duração)
Elaboração do perfil profissiográfico previdenciário dos funcionários das empresas coligadas do sindicato de alimentos e congelados do Estado do Amapá (Assessoria)
Jornal Local (Programa de Rádio TV)
Telejornal (Programa de Rádio TV)
Jornal de Notícias (Programa de Rádio TV)
Curso de Especialização em Gestão Escolar na modalidade EAD (Curso de Curta Duração)
Gestão Estratégica de Sindicatos Empresariais (Curso de Curta Duração)
Assessoria a Faculdade Brasil Norte para autorização de funcionamento do curso de Administração junto a comissão do MEC (Assessoria)
Gestão Estratégica de Sindicatos Empresariais (Curso de Curta Duração)
Gestão Escolar (Curso de Curta Duração)
Planejamento Estratégico dos Sindicatos Empresariais (Curso de Curta Duração)
Negociação Sindical (Curso de Curta Duração)
Assessoria a Faculdade do Amapá para autorização de funcionamento do curso de Ciências Contábeis junto a comissão do MEC (Assessoria)
Gestão Empresarial (Curso de Curta Duração)
Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão Empresarial (Curso de Curta Duração)
Capacitação de Docentes (Curso de Curta Duração)
Assessoria a Faculdade Madre Tereza para autorização de funcionamento do curso de Administração junto a comissão do MEC (Assessoria)
Desenvolvimento de Capital Humano (Curso de Curta Duração)
Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública (Curso de Curta Duração)
Assessoria a Faculdade de Ensino e Cultura do Amapá para autorização de funcionamento do curso de Administração junto a comissão do MEC (Assessoria)
Assessoria ao Instituto Macapaense de Ensino Superior para autorização de funcionamento do curso de Administração junto a comissão do MEC (Assessoria)
Trabalho em Equipe (Textos Didáticos ou para Discussão)
Gestão Ambiental (Curso de Curta Duração)
Gestão em Administração Pública (Curso de Curta Duração)
Gestão de Saúde (Curso de Curta Duração)
Gestão de Pessoas (Curso de Curta Duração)
Curso de Pós-Graduação MBA Gestão Ambiental (Curso de Curta Duração)
Curso de Pós-Graduação MBA Gestão de Pessoas (Curso de Curta Duração)
Curso de Pós-Graduação MBA Gestão de Saúde (Curso de Curta Duração)
Curso de Pós-Graduação MBA Gestão em Administração Pública (Curso de Curta Duração)
Sensibilização em Competências do Trabalho em Equipes (Curso de Curta Duração)
Assessoria a Faculdade do Amapá para autorização de funcionamento do curso de Direito junto a comissão do MEC (Assessoria)
Assessoria a Faculdade de Macapá para autorização de funcionamento do curso de Administração junto a comissão do MEC (Assessoria)
Assessoria a Faculdade do Amapá para autorização de funcionamento do curso de Administração junto a comissão do MEC (Assessoria)
Gestão Fazendária (Curso de Curta Duração)
Curso de Pós-Graduação em Gestão Fazendária (Curso de Curta Duração)
Assessoria a Faculdade SEAMA para autorização de funcionamento do curso de Turismo junto a comissão do MEC (Assessoria)
Administração Escolar (Curso de Curta Duração)
Universidade da Maturidade (Curso de Curta Duração)
Curso de Pós-Graduação em Gestão de Saúde (Curso de Curta Duração)
Curso de Pós-Graduação em Administração Hospitalar (Curso de Curta Duração)
Curso de Pós-Graduação Docência do Ensino Superior (Curso de Curta Duração)
Serviços Técnicos Especializados de Treinamento e Aperfeiçoamento de Pessoal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA (Assessoria)
Serviços Técnicos Especializados de Treinamento e Aperfeiçoamento de pessoal do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES (Assessoria)
Organização e Métodos (Curso de Curta Duração)
Programa Sem Censura (Programa de Rádio TV)
Curso de Pós-Graduação em Organização e Métodos (Curso de Curta Duração)
Homens e Livros (Programa de Rádio TV)
Comunicação Administrativa Eficaz (Editoração)
Organização e Métodos e PERT-CPM (Curso de Curta Duração)
Racionalização e Métodos de Trabalho (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Administração Financeira

Profissionais Relacionados

Paulo Sérgio Bezerra
1
Arnaldo Niskier
1