Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP, 1995), Mestrado em Linguística Aplicada pela UNICAMP (2001) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de São Paulo (2005) com estágio de Doutorado na Universidade de Genebra/Suíça. Atualmente é professora Associada 1 da UNIFAP. Tem experiência na área da linguagem, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas:análise do discurso da educação ambiental, e ensino de leitura; letramento e alfabetização; livro didático de língua materna, didática da Língua Materna e didatização para as escolas regulares e indígenas. Atuou como parecerista de livros didáticos dos Ensinos Fundamental, Médio e Alfabetização para o Ministério da Educação /MEC nos PNLD 2002; 2003; 2004; 2005; 2007. Em 2009 foi parecerista do Programa do MEC -PNBE e em 2012 avaliadora do PNLD de dicionários. Foi Coordenadora Geral do Pró-letramento, Coordenadora Regional do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação e Pró-Reitora de Graduação de Ensino na UNIFAP. Foi diretora responsável pela revista Letras Escreve-UNIFAP. Atualmente é coordenadora do Laboratório Interdisciplinar financiado pela CAPES -LIFE- Unifap e Vice-Reitora da Unifap.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Manifestações dos atores comunitários em relação ao contexto de implantação das usinas hidrelétricas de Ferreira Gomes e Porto Grande Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas,v.7,p.89-98 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Educação ambiental não-formal como instrumento de mediação com o meio ambiente: reflexões sobre o espaço social do assentamento rural Nova Canaã Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas,v.5,p.83-96 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Educação ambiental não-formal como instrumento de mediação com o meio ambiente: reflexões sobre o espaço social do assentamento rural Nova Canaã Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas,v.5,p.83-96 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Educação ambiental: uma compreensão analítico-discursiva Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas,v.5,p.71-82 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Gênero artigo de opinião: da transposição didática ao contexto da sala de aula Estação Científica,v.1,p.1-17 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Educação ambiental à luz da análise dialógica do discurso: saber científico e quadrinização no gênero textual cartilha quadrinizada Estacao Cientifica (Macapa),v.2,p.2-1 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A leitura segundo os documentos oficiais para a educação básica Lestras Escreve - Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras UNIFAP,v.,p.160-161 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
A PRODUÇÃO TEXTUAL ORAL E ESCRITA SEGUNDO OS PARÂMETROS E ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA Letras Escreve,v.1 n 1,p.168-177 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL RESUMO/SINOPSE DE FILME POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA Revista Práticas de Linguagem,v.1,p.6-16 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A produção textual oral e escrita segundo os parâmetros e orientações curriculares para educação básica Lestras Escreve - Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras da UNIFAP,v.,p.168-177 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Os conhecimentos linguísticos sob a perspectiva dos parâmetros e orientações curriculares para a educação básica Letras Escreve - Revista de Estudos Linguísticos e Literários do curso de Letras da UNIFAP,v.,p.178-185 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
A avaliação sobre o olhar dos parâmetros e orientações curriculares nacionais para a educação básica Letras Escreve - Revista de Estudos Línguísticos e Literários do Curso de Letras,v.,p.152-159 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Letramento para a Construção da Cidadania PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP,v.02,p.A10N20009-20 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Língua Protuguesa Percurso de uma disciplina MOARA,v.26,p.26-36 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
O GÊNERO TEXTUAL TWITTER COMO OBJETO DE ENSINO: AS MULTIMODALIDADES E OS MULTILETRAMENTOS EM SALA DE AULA. - IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portugues (Participação em Eventos/COMPLETO)
Apropriação dos elementos linguístico-gramaticais por meio de sequências didáticas no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa/materna - 3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 7ª Mostra de TCC's e 3ª Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
O ensino dos gêneros textuais discursivos por meio de sequências didáticas - 3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 7ª Mostra de TCC's e 3ª Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
OS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA DIDÁTICA: UMA PRÁTICA REFLEXIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA - 5ª SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIFAP E 4ª MOSTRA DE TCCs (Participação em Eventos/RESUMO)
O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICA - 4º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIFAP, 3ª MOSTRA DE TCC E 4ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA SETEC (Participação em Eventos/RESUMO)
A linguagem oral nos cursos de formação de Professores ( Letras e Pedagogia): como os futuros professores são orientados para trabalhar esse objeto na educação básica? - 16º InPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Língüística Aplicada (Participação em Eventos/RESUMO)
A educação fundamental de 09 anos: perspectivas para seu ensino - I Conferencia e I Congresso em educação do Laranjal do Jari (Participação em Eventos/RESUMO)
Novos objetos em foco no ensino-aprendizagem de língua materna: pesquisas das regiões norte e centro-oeste. - 16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada: Linguagem em atividade (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
A didatização dos saberes escolares pelos professores indígenas do Oiapoque-Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Iniciação Científica como Alicerce da Formação de Futuros Pesquisadores: Um Retrato do Brasil em Comparação com Região Norte, Destacando o Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Educação Ambiental como Política Social: Uma Estratégia de Desenvolvimento da Amazônia - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
A iniciação científica como alicerce da formação de futuros pesquisadores: Um retrato do Brasil em comparação com a Região Norte, destacando o Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Pesquisa no Curso de Letras - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A EDUCAÇÃO DE NOVE ANOS: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Alfabetização e Letramento no III Encontro de Formação Continuada do Programa Escola Ativa/Amapá Módulo III Alfabetização e Letramento - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
OS CURRÍCULOS DA ESCOLA BÁSICA E AS DISCUSSÕES E REFLEXÕES ACERCA da lei 10639/2003. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
5- Resultados de produção científica do grupo de pesquisa em língua materna -Letras. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Capítulos de Livros

Ano Título
Os recursos didáticos como meio de articulação entre os diferentes componentes curriculares.
Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização
Dialogando com as diferentes áreas de conhecimento
Organização do trabalho pedagógico por projetos didáticos
Sequência didática - História em quadrinhos
Projeto Didático - O Centenário de Luiz Gonzaga
Organização do trabalho pedagógico por meio de sequências didáticas
Da alfabetização ao letramento, da palavra ao gênero textual e a escola e o professor em meio a tudo isso: inclusões possíveis?
A língua portuguesa e seu ensino hoje - desafio em didatiza-la
Metodologia de análise de livros didáticos de língua portuguesa

Livros

Ano Título
A interface meio ambiente e linguagem
Novo bem-me-quer : língua portuguesa, 4° ano
Novo bem-me-quer : língua portuguesa, 4° ano
Novo bem-me-quer : língua portuguesa, 5º ano.
Novo bem-me-quer : língua portuguesa, 5º ano.

Textos Didaticos

Ano Título
Didatização e transposição didática: como os saberes chegam aos alunos
Os Modos de Tratamento da Linguagem Oral nos LDP
Os gêneros do discurso e sua entrada na escola
FICHA DE AVALIAÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Afinal, o que é um projeto de pesquisa? Como se organiza? Para que serve? Como devemos elaborá-lo?
Os gêneros orais formais/públicos na academia
Trabalhando com resumo e resenhas como documentação de leituras críticas na academia
A relação entre linguagem oral e escrita: perspectivas diversas
Gêneros e tipologias textuais e a construção dos sentidos nos textos
Nota síntese sobre Conto
Textualidade, coesão e coerência
MATRIZ CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO DE NOVE ANOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAPÁ

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Editorial para a revista Planeta Amazonia
Cartilha com pressupostos básicos de orientação para a escolha de livros didáticos

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Banca para Professor da área de Estudos da Linguagem (Concurso público)
Banca de seleção para professor substituto (Concurso público)
CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE- JORNALISMO E ESTATISTICA (Concurso público)
CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE- RELAÇÕES INTERNACIONAIS (Concurso público)
CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE- RELAÇÕES INTERNACIONAIS (Concurso público)
CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ESPECIALISTA - LIBRAS (Concurso público)
Concurso Publicom para professor de terceiro grau dialetologia (Concurso público)
Professor de terceiro grau língua materna (Concurso público)
Concepções de leitura em documentos referentes: da leitura como cognição à leitura como prática social (Graduação)
A Educação das relações étnico-sociais e o currículo da filosofia: concepções do professor em escolas de ensino médio (Mestrado)
O marabaixo e seus "ladrões": História, Literatura e memória cultural do Amapá (Mestrado)
o desenvolvimento regional e o discurso religioso nos ladrões de marabaixo: uma perspectiva teórico-dialógica da linguagem (Mestrado)
Percepção Ambiental dos Moradores do Conjunto Cabralzinho, a partir de seus discursos em relação à Lagoa dos Índios Macapá-AP (Mestrado)
Direito Ambiental do Desenvolvimento Sustentável como instrumentos de Educação Ambiental em assentamento de Reforma Agrária no Amapá/AP (Mestrado)
Avaliação no Curso de Educação Física à distância da UNIFAP (Graduação)
Livro Didático de Língua Portuguesa: Como (não) usar. (Graduação)
O discurso sobre Educação Ambiental em Cartilhas Quadrinizadas: Uma análise a partir da abordagem dialógica do discurso. (Mestrado)
Aspectos jurídicos e socioambientais da exploração manual de ouro aluvionar em terras indígenas: estudo de caso da garimpagem dos índios waiãpi, em Pedra Branca do Amapari (Mestrado)
A Poluição Sonora no Centro Comercial de Macapá e a Necessidade de Educação Ambiental (Mestrado)
O discurso da sustentabilidade: uma análise sobre a linguagem, semiótica, mídia e educação ambiental (Mestrado)
políticas públicas de acesso à informação e participação ambiental: glossário terminológico exaustivo do novo código florestal brasileiro em português e no dialeto franco-indígena kheuol (patoá). (Mestrado)
Educação ambiental como política social: estratégias de reação social a pesca predatória no município de Pracuúba- AP (Mestrado)
Percepção ambiental dos moradores do conjunto cabralzinho, a partir de seus discursos em relação à ressaca Lagoa dos Índios (Mestrado)
A educação ambiental como instrumento para implementação da lei de resíduos sólidos no município de Macapá-AP (Mestrado)
Linguagem jurídico ambiental: os diversos discursos que influenciam na tomada de decisão judicial na comarca Santana (Mestrado)
Educação Ambiental Alternativa de Sustentabilidade na Área de Proteção Ambiental(APA) do Rio Curiaú (Mestrado)
Análise da aplicação do principios da sustentabilidade com base na lei 9.795/99, nas escolas da rede municipal de ensino de Santana - AP (Mestrado)
impactos da compensação financeira sobre a exploração mineral no processo de urbanização do município de Pedra Branca do Amapari (Mestrado)
Os princípios jurídicos do desenvolvimento sustentável e a participação vistos através de uma poética do meio do mundo como instrumentos para educação ambiental (Mestrado)
A TECNOLOGIA AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE REGULAÇÃO NORMATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO AMAPÁ (Mestrado)
Experiências de Educação Ambiental na Apa da Fazendinha: Um Estudo Crítico de Práticas Educativas Formais e Não-Formais (Mestrado)
Educação Ambiental: Uma Experiência de Sensibilização Crítica para a Ambiência na Escola Estadual José do Patrocínio (Mestrado)
A viabilidade juridica da implementação da licitação pública sustentável no estdo do Amapá (Mestrado)
O estudo de língua portuguesa através dos Gêneros Textuais (Graduação)
Banca avaliadora do Resumos de TCC's, na ára de Educação, Linguística e Artes, apresentados 1º Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e Embrapa, 5ª Mostra de TCC's e 1ª Exposição de Pesquisa Científica (Outra)
Prêmio Professor Samuel Benchimol/Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo consciente (Outra)
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE COM BASE NA LEI 9.795/99, NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTANA (Mestrado)
APLICAÇÃO DO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE CONTIGENTE(MAC) PARA VALORAÇÃO ECONÔMICA DA ÁGUA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ (Mestrado)
A EFETIVIDADE DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO DANO AMBIENTAL POR MEIO DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA NO AMAPÁ (Mestrado)
A aplicação do metodo de avaliação de contigentes (MAC) para valorazação no municipio de Macapá (Mestrado)
A efetividade da responsabilidade civil do dano ambiental por meio da ação civil pública no Amapá (Mestrado)
A efetividade da responsabilidade civil do dano ambiental por meio da ação civil pública no Amapá (Mestrado)
REFORMA AGRÁRIA NO ESTADO DO AMAPÁ: O PROCESSO HISTÓRICO INSTITUCIONAL FUNDIÁRIO E AS CONSEQUÊNCIAS DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO A COBERTURA FLORESTAL (Mestrado)
A responsabilidade civil ambiental das montadoras brasileiras de veículos automotivos terrestres em razão da emissão de gases poluentes (Mestrado)
A Reforma Agraria no Estado do Amapá: o processo histórico-institucional fundiário e as consequências dos projetos de assentamento sobre a cobertura florestal (Mestrado)
O Gênero Seminário Escolar: uma Proposta de Didatização (Mestrado)
ANÁLISE DA LEGALIDADE DA RESTRIÇÃO À INFORMAÇÃO SOBRE OS PRODUTOS TRANSGÊNICOS (Mestrado)
A dialogia entre a revista nova escola e o professor leitro:implicações para o trabalho docente. (Mestrado)
As propostas de produção escritados livros didáticos de Língua Portuguesa do esnino médio: um olhar enunciativo-discursivo (Mestrado)
O caráter sensual feminino e as ideologias das propagandas publicitárias (Graduação)
O ensino de leitura nas escolas do múnícípio de macapá: uma comparação (Graduação)
A importância da contextualização da realidade do aluno na disciplina Língua Portuguesa no ensino Fundamental (Graduação)
Uma Visão Crítica dop ensino da língua portuguesa de 5a. a 8a. séries (Graduação)
A escola, produção de textos, seus mitos e medos (Graduação)
Como estão lendo os alunos de 4a. série do ens. Fundamental (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I Congresso Brasileiro de Alfabetização: Tema: ?Os sentidos da alfabetização no Brasil: o que sabemos, o que fazemos e o que queremos?? (ORGANIZACAO)
III SEMINARIO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PUBLICAS (ORGANIZACAO)
II Seminário de Direito Ambiental e Politicas Publicas (ORGANIZACAO)
III Seminário de Acesso ao Ensino Supeior da Unifap (ORGANIZACAO)
II Seminário de Acesso ao Ensino Supeior da Unifap. (ORGANIZACAO)
I Fórum de Língua Materna e ensino aprendizagem da UNIFAP (ORGANIZACAO)
I Seminário de Acesso ao Ensino Superior da UNIFAP (ORGANIZACAO)
I Jornada de Educação Fundamental de 09 anos (ORGANIZACAO)
Seminário de acesso e permanência de estudantes da origem popular no ensino superior (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
SEMINÁRIO GERAL DE CULMINÂNCIA DA 1ª ETAPA - PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.Formação Continuada na Região Norte do Brasil (Seminário)
Congresso Amapaense de Iniciação Científica. (Congresso)
Semana do Calouro 2012 - Por uma Universidade Popular.Ensino, Pesquisa e Extensão (Encontro)
I Simpósio de Pesquisa Interdisciplinar da Amazônia Legal.Educação Ambiental como Política Social: Estratégia de Desenvolvimento Local da Amazônia (Simpósio)
Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior da Região Norte - FOPROP - Norte. (Outra)
11º Colóquio de Iniciação Científica.A Iniciação Científica como Alicerce da Formação de Futuros Pesquisadores: Um retrato do Brasil em Comparação com Região Norte, Destacando o Amapá (Outra)
Semana do Calouro de Letras 2011.Pesquisa no Curso de Letras (Outra)
XI Coloquio de Iniciaão Científica.A iniciação científica como alicerce da formação de futuros pesquisadores: um retrato do Brasil em comparação com a Região Norte, destacando o Amapá (Outra)
Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação da Região Norte. (Outra)
Semana do Calouro de Letras 2011.A Pesquisa no Curso de Letras (Seminário)
1º Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e EMBRAPA-AP, 5ª MOSTRA DE TCC's e 1ª Exposição de Pesquisa Científica. (Congresso)
Educação, ciência e Tecnologia: Um caminho possível para a sustentabilidade no Amapá. (Encontro)
III Encontro de Formação Continuada do Programa Escola Ativa/Amapá Módulo III Alfabetização e Letramento.Alfabetização e Letramento (Encontro)
Fórum de Pro-Reitores Norte e Nordeste.Formação Continuada de Professores: Reflexões e Perspectivas (Congresso)
II Seminário de acesso ao Ensino Superior.O processo seletivo da Universidade federal do Amapá: percurso histórico. (Outra)
EREL (Encontro Regional de Estudantes de Letras).formação inicial de professores - pontos, contrapontos e desafios (Encontro)
DEBATE SOBRE LIVRO DIDATICO.Compreensão do livro didático: perfil, atores envolvidos e critérios de escolhas e usos Prefeitura Municipal de educação ?Macapá- AP. (Seminário)
ENCONTRO DE ESCOLHA DE LIVRO DIDÁTICO.Compreensão do livro didático: perfil, atores envolvidos e critérios de escolhas e usos (Simpósio)
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A Língua Portuguesa e seu ensino hoje: desafios em didatizá-la (Congresso)
II Seminário de Letras.A linguagem oral e seu ensino na sala de aula (Seminário)
IV Semana de Letras da UNIFAP.Formação continuada de Porfessores frente as novas demandas de ensino (Outra)
Seminário de Acesso ao Ensino Superior.Relatora SAESUNN (Seminário)
16º InPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Língüística Aplicada.A linguagem oral nos cursos de formação de porfessores ( Letras e Pedagogia): como os futuros professores são orientados para trabalhar esse objeto na educação básica? (Simpósio)
II Seminário Nacional ;V Seminário de Fromação de professores: alfabetização e letramento.Formação de professores: Alfabetização e Letramento - Possibilidades de Inclusão Social (Seminário)
A Língua Portuguesa como disciplina e os novos paradigmas para seu ensino.I Encontro de Profissinais da Educação (Seminário)
15o. Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada.Metodologia de seleção e recorte de corpus na análise de livros didátiocs de Língua Portuguesa (Simpósio)
Congresso Wrinting. (Congresso)
14o. Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada.No caminho da cidadania: o livro didático e a variação lingüística (Simpósio)
13o. Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada.A incoporação da linguagem oral nos livros didáticos de Português (Simpósio)
Ciclo de Palestras do Curso de Letras.Tópicos em Lingüística Aplicada (Seminário)
Segundas do Lael.Como os conteúdos são construidos em língua materna? Uma abordagem histórico- social (Outra)
Segundas do Lael.Unidades da Análise de discurso (Outra)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Pesquisa Empírica em Saúde: Guia Prático para Inciantes (Assessoria)
V SEMINÁRIO REGIONAL DE GEOSSOCIOLINGUÍSTICA (Programa de Rádio TV)
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem Temática do Debate: 'Produção de textos na escola' (Programa de Rádio TV)
IV Fórum das Universidades Participantes do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) (Programa de Rádio TV)
SENTIDOS DA ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Programa de Rádio TV)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Currículo Inclusivo o direito de ser alfabetizado (Outra Producao Tecnica)
Os Modos de Tratamento da Linguagem Oral nos LDP (Textos Didáticos ou para Discussão)
Os gêneros do discurso e sua entrada na escola (Textos Didáticos ou para Discussão)
Didatização e transposição didática: como os saberes chegam aos alunos (Textos Didáticos ou para Discussão)
O ensino dos gêneros textuais discursivos por meio de sequências didáticas (Relatório Pesquisa)
Apropriação dos elementos linguístico-gramaticais por meio de sequências didáticas no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa/materna (Relatório Pesquisa)
Apropriação dos elementos linguístico-gramaticais por meio de sequências didáticas no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa/materna (Relatório Pesquisa)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Currículo no ciclo de Alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem (Outra Producao Tecnica)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - A heterogeneidade em sala de aula e a diversificação das atividades (Outra Producao Tecnica)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - A heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização (Outra Producao Tecnica)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos (Outra Producao Tecnica)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Planejando a alfabetização e dialogando com diferentes áreas do conhecimento (Outra Producao Tecnica)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento projetos didáticos e sequências didática (Outra Producao Tecnica)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - O trabalho com os diferentes gêneros textuais em sala de aula: diversidade e progressão escolar andando juntas (Outra Producao Tecnica)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - O trabalho com Gêneros Textuais na sala de aula (Outra Producao Tecnica)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Os diferentes textos em salas de Alfabetização (Outra Producao Tecnica)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Planejamento Escolar: Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (Outra Producao Tecnica)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Currículo no ciclo de alfabetização: perspectivas para uma educação do campo (Outra Producao Tecnica)
Comissão de Estruturação do Projeto de Implantação do Campus Binacional do Oiapoque (Trabalho Tecnico)
Comissão de Estudo da Proposta de Adesão da Instituição ao ENEM (Trabalho Tecnico)
Afinal, o que é um projeto de pesquisa? Como se organiza? Para que serve? Como devemos elaborá-lo? (Textos Didáticos ou para Discussão)
FICHA DE AVALIAÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (Textos Didáticos ou para Discussão)
Portaria n°432/2009 - Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto (Trabalho Tecnico)
Trabalhando com resumo e resenhas como documentação de leituras críticas na academia (Textos Didáticos ou para Discussão)
Os gêneros orais formais/públicos na academia (Textos Didáticos ou para Discussão)
LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA:ESCOLHA E USO (Relatório Pesquisa)
APRESENTANÇÃO DO RESUMO DO PROJETO DE PESQUISA: OS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA DIDÁTICA: UMA PRÁTICA REFLEXIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA. (Relatório Pesquisa)
Eficiencia na comunicação: exercitando a fala pública (Curso de Curta Duração)
Formação Continuada de Professores - Proletramento (Curso de Curta Duração)
Atualização linguistico-gramatical (Curso de Curta Duração)
MATRIZ CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO DE NOVE ANOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAPÁ (Textos Didáticos ou para Discussão)
Textualidade, coesão e coerência (Textos Didáticos ou para Discussão)
Nota síntese sobre Conto (Textos Didáticos ou para Discussão)
Gêneros e tipologias textuais e a construção dos sentidos nos textos (Textos Didáticos ou para Discussão)
A relação entre linguagem oral e escrita: perspectivas diversas (Textos Didáticos ou para Discussão)
Curso de Formação Contuinuada de Professores (Curso de Curta Duração)
Livro didático de língua Portuguesa (LDP) de ensino fundamental e médio: como os professores escolhem o livro no estado do Amapá (Relatório Pesquisa)
Redação Técnica para servidores da Universidade Federal do Amapá (Curso de Curta Duração)
Comitê interno de Avaliação e Acompanhamento do Programa de Iniciação Científica para nível de Gradução PROBIC/UNIFAP (Trabalho Tecnico)
Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de letras da Universidade Estadual do Amapá (Assessoria)
Avaliação Nacional de livros didáticos (Trabalho Tecnico)
Avaliação de Livros didáticos do Ensino médio (Trabalho Tecnico)
Avaliação de Livros didáticos do Ensino Fundamental (Trabalho Tecnico)
Avaliação Nacional de livros didáticos (Trabalho Tecnico)

Profissionais Relacionados

josenir sousa da silva
10
João Beneilson Maia Gatinho
7
Rosinalda Teles
5
Débora Anunciação Cunha
5
Vanda Aldina Garcia
4
Maria Regina C. Geisen
4
ROSIVALDO GOMES
4
Comissão composta por vários pareceristas
3
ELIANE SUPERTI
3
Juliana da Costa Castro
3
Celeste Ribeiro
3
RAUL GALLAD
2
JOSENIR SOUSA DA SILVA
2
Heloane Baía Nogueira
2
Risolete nunes de Oliveira Araújo
2
José Nocicaldo Brito
2
Lucidalva Nascimento Miranda
2
Simone de jesus Padilha
2
Aldenice do Couto
2
Liudmila Myier Otero
2
Edson Ferreira Carvalho
1
Eliana Pinheiro
1
Fernando Rodrigues de Oliveira
1
Luciana Piccoli
1
Seloniel Barroso
1
Henrique Duarte da Fonseca Filho
1
Marlene Oliveira da Silva Almeida
1
Luiza Akiko Komura Hoga
1
Manoel Azevedo de Sousa
1
Kákia Rodrigues Carvalho
1
Euridece Ruella
1
Jeann Robert Bezerra da Fonseca
1
Priscila Cordeiro Ribeiro
1
Silvio dos Santos Ferreira
1
Raul Galaad
1
Claudete Araújo
1
Jean Carllo Jardim Costa
1
Vanuza dos Santos Baia Araújo
1
Luiz Antonio Xavier Gomes
1
Ardileide Greice Carmo de Souza
1
Regina Lúcia da Silva Nascimento
1
Cancionila Janzkovski Cardoso
1
Cleonara Maria Schwartz
1
Ana Luiza Vilela Borges
1
Maria Zélia Versiani Machado
1
Francisca Izabel Pereira Maciel
1
Erasmo Senger
1
Maria Célia da Silva Cohen
1
Maria Socorro do Alencar Nunes Macedo
1
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
1
Denise Maria de Carvalho Lopes
1
Wilma Gomes Silva Monteiro
1
José Barreto Romariz dos Santos Junior
1
Geruza Almeida Pereira
1
Sônia de Jesus Coimbra
1
Mariland Amanajás Duarte da Silva
1
Raimunda Nonata da Silva
1
Steve Wanderson Calheiros Araújo
1
Telma Ferraz Leal
1
Maria do Rosário Longo Mortatti
1
Ceris Ribas
1
Érico Dos Santos
1
Carmentilla Martins
1
Vivian Michelle Rodrigues N. Padilha
1
NICOLAU CRISPINO
1
Sara Mourão Monteiro
1
José Calos Tavares Carvalho
1
Oto João Petry
1
Ana Paula Costa de Arruda
1
Livia Suassuna
1