Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2011) . Atuou como professor colaborador na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul nos anos de 2007, 2008 e 2009, e 2010 (até o mês de setembro) nos cursos de graduação em Geografia, Turismo e BIologia. MInistrou disciplina de pós graduação em nível de especialização em Geografia na Faculdade Integradas de Naviraí em 2007. Assumiu cargo de professor efetivo na Universidade Federal do Amapá em outubro de 2010 para a área de Geografia Regional. Atualmente é membro permanente e coordenador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional na universidade Federal do Amapá. Tem desenvolvido pesquisas nas áreas de Gegroafia Urbana e Agrária, Turismo e meio ambiente.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Modos de vida ribeirinho na comunidade Foz do Rio Mazag?o ? Mazag?o (AP/Brasil) Ateliê geográfico (UFG),v.11,p.257-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
MODO DE VIDA EM TRANSFORMAÇÃO: O CASO DA COMUNIDADE LAGOA DOS ÍNDIOS, AMAPÁ CIÊNCIA GEOGRÁFICA,v.XXI,p.277-289 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESAFIOS AMAZÔNICOS: o PRONERA no Estado do Amap Revista Exitus,v.7,p.224-249 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A expansão da educação superior no Amapá: um estudo sobre o Procampo na UNIFAP Estacao Cientifica (Macapa),v.6,p.1-15 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: UM ESTUDO SOBRE O PROCAMPO NA UNIFAP PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP,v.9,p.99-119 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Pós-graduação em desenvolvimento regional no estado do Amapá: o caso do Mestrado em Desenvolvimento Regional no Estado do Amapá RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação,v.11,p.1-25 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O crédito rural na agricultura familiar no Estado do Amapá - Brasil Informe Gepec (Impresso),v.18,p.20-35 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Os conflitos pela terra no Amapá: uma análise sobre a violência institucionalizada no campo Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional,v.2,p.204-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A PONTE BINACIONAL E OS NOVOS ARRANJOS TERRITORIAIS: PERSPECTIVAS E DILEMAS DA COOPERAÇÃO FRANCO-BRASILEIRA (AMAPÁ)-GUIANA FRANCESA Boletim de Geografia (Online),v.31,p.19-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A relação rural-urbano a partir das cidades ribeirinhas: o papel do comércio popular (feiras) na cidade de Afuá (PA) Confins (Paris),v.1,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS NO MUNICÍPIO DE BONITO ? MATO GROSSO DO SUL APÓS INTRODUÇÃO DO ECOTURISMO RA EGA (UFPR),v.v. 11,p.129-138 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Atividade Turística O Progresso,v.,p.02-02 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Educação do campo e desafios amazônicos: o PRONERA no Estado do Amapá Revista Exitus,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)
Modos de vida ribeirinho na comunidade Foz do Rio Mazagão ? Mazagão ? AP/Brasi Ateliê Geográfico (UFG),v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Comunidade da Boa Vista: luta pelo uso da terra frente a expansão da soja no Amapá - VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NO TERRITÓRIO DA CIDADANIA SUL DO AMAPÁ - ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA (Participação em Eventos/COMPLETO)
Política de Desenvolvimento Territorial: o caso do Território da Cidadania Sul do Amapá - VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
Impasse da regularização fundiária dos territórios quilombolas: o caso da Comunidade Lagoa dos Índios - VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
Modernização da agricultura e cidade pequena: reflexos sobre a relação campo-cidade em Caarapó-MS - XXII Encontro Nacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
Assistência Técnica e Extensão Rural no Agricultura Familiar do Estado do Amapá, Amapá-Brasil - XIV Encontro de Geógrafos da América Latina (Participação em Eventos/COMPLETO)
QUILOMBO CURIAÚ: TERRITORIALIDADE DAS PRÁTICAS CULTURAIS EM FACE DA MODERNIDADE - VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
PROGRAMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA ? PPI: AVANÇOS E RETROCESSOS NA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO AMAPÁ, BRASIL - VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO ESTADO DO AMAPÁ: A FRONTEIRA BRASIL-FRANÇA E A REVISÃO DO USO DA FRONTEIRA - VI Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional (Participação em Eventos/COMPLETO)
Quilombo do Curiaú entre o tradicional e o moderno - XIV Encontro de Geógrafos da América Latina (Participação em Eventos/COMPLETO)
Programas de créditos para a agricultura familiar no Estado do Amapá - XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
A agricultura familiar no Estado do Amapá - XVII Encontro Nacional de Geógrafos (Participação em Eventos/COMPLETO)
O reflexo da modernidade no Quilombo do Curiaú - XVII Encontro Nacional de Geógrafos (Participação em Eventos/COMPLETO)
Monopolização do território e avanços da agricultura em Caarapó - XVII Encontro Nacional de Geógrafos (Participação em Eventos/COMPLETO)
Implantação, produção e manutenção de sistemas agroflorestais em áreas de várzea no assentamento agroextrativista do Anauerapucu, Santana, Amapá, Brasil - VI Encontro Nacional da ANPPAS (Participação em Eventos/COMPLETO)
Relação campo-cidade e a contradição da cultura tradicional e moderna na pequena cidade de Caarapó-MS - XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
Assentamentos rurais no Estado do Amapá: uma visão da realidade - XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
A relação campo-cidade na pequena aglomeração urbana: o caso da cidade de Caarapó-MS - V Simpósio Internacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
Particularidades da vida ribeirinha na comunidade Foz do Rio Mazagão - município de Mazagão - AP - V Simpósio Internacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
Perspectivas para a agricultura familiar no Amapá: o caso dos agricultores familiares do assentamento agroextrativista do Anauerapucu - V Simpósio Internacional de Geografia Agrária (Participação em Eventos/COMPLETO)
CAARAPÓ/MS ? UMA REFLEXÃO PRELIMINAR SOBRE A FRENTE DE EXPANSÃO (1880-1950). - XVI Encontro Nacional de Geógrafos (Participação em Eventos/COMPLETO)
Pensando o urbano por meio da capitalização do campo e do processo de industrialização: O caso recente do município de Caarapó ? MS. - 12º Encuentro de Geografos de America Latina (Participação em Eventos/COMPLETO)
A interdisciplinaridade no Estágio Curricular de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: Experiências e práticas na formação docente. - 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. (Participação em Eventos/COMPLETO)
Saberes docentes construídos pelos acadêmicos do Curso de Geografia. - I Seminário Nacional de Estágio Supervisionado: diálogos entre licenciaturas e II Fórum das Licenciaturas. (Participação em Eventos/COMPLETO)
Práticas de Ensino de Geografia: o caso de uma experiência didática promovida durante o Estágio Curricular Supervisonado do Curso de Geografia da UEMS. - I Seminário Nacional de Estágio Supervisionado: diálogos entre licenciaturas e II Fórum das Licenciaturas. (Participação em Eventos/COMPLETO)
A transformação da paisagem urbana e a segregação do espaço pelo turismo: o caso de Bonito-MS - XVI Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos (Participação em Eventos/COMPLETO)
A reorganização do espaço pelo turismo: o caso de Bonito-MS - Encontro Nacional de Geógrafos (Participação em Eventos/COMPLETO)
A expansão do comércio e da economia de serviços em função da atividade turística - III Encontro Regional de Geografia (Participação em Eventos/RESUMO)
A EXPANSÃO DO COMÉRCIO E DA ECONOMIA DE SERVIÇOS EM FUNÇÃO DA ATIVIDADE TURÍSTICA. - III Encontro Regional de Geografia (Participação em Eventos/COMPLETO)
A SITUAÇÃO DAS SEGUNDAS RESIDÊNCIAS, LOCALIZADAS ÀS MARGENS DO RIO IVINHEMA, NO MUNICIPIO DE NOVA ANDRADINA, DIVISA COM ANGÉLICA: UM ENSAIO DE GEOGRAFIA DO TURISMO. - III Encontro Regional de Geografia (Participação em Eventos/RESUMO)
A expansão do setor terciário em função da da atividade turística na cidade de Bonito - Mato Grosso do Sul - Brasil - X Encontro de Geógrafos da América Latina (Participação em Eventos/RESUMO)
Bonito-MS: Transformações sócio-econômico-espaciais pós inserção do turismo - Globalização e Marginalidade (Participação em Eventos/RESUMO)
BONITO-MS: Da Agricultura ao Turismo - I Encontro Regional de Gegrafia (Participação em Eventos/COMPLETO)
A expansão do setor terciário em função da da atividade turística na cidade de Bonito - Mato Grosso do Sul - Brasil - X Encontro de Geógrafos da América Latina - EGAL (Participação em Eventos/COMPLETO)
Unidade de Conservação, Turismo e Desenvolvimento Regional: O Caso do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari-MS - VI Congresso Brasileiro de Geógrafos (Participação em Eventos/RESUMO)
Unidade de Conservação Turismo e Desenvolvimento Regional: O Caso do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari - MS - VI Congresso Brasileiro de Geógrafos (Participação em Eventos/COMPLETO)
Implantação do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari - MS, uma análise do desenvolvimento regional - XIII Encontro Nacional de Geógrafos (Participação em Eventos/COMPLETO)
Atividade Turística em Unidades de Conservação: O caso do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari - Encontro Nacional de Turismo com Base Local (Participação em Eventos/COMPLETO)
Implantação do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari - MS, uma análise do desenvolvimento regional - XIII Encontro Nacional de Geógrafos (Participação em Eventos/RESUMO)
Transformações e consumo no espaço de MS: o caso do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari - V Encontro Nacional de Turismo com Base Local (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Pensando o urbano por meio da capitalização do campo e do processo de industrialização: O caso recente do município de Caarapó ? MS - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A reorganização do espaço pelo turismo: O caso de Bonito-MS - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
A Transformação da paisagem urbana e a segregação do espaço pelo turismo: O caso de Bonito-MS - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
A expansão do comércio e da economia de serviços em função da atividade turística - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
A expansão do setor terciário em função da atividade turística na cidade de Bonito - Mato Grosso do Sul - Brasil - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Bonito-MS: transformações sócio-econômico-espaciais pós-inserção do turismo - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Bonito (MS): da agricultura ao turismo - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
A atividade turística na Unidade de Conservação das Nascentes do Rio Taquari - análises e perspectivas - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Unidade de conservação, turismo e desenvolvimento regional: o caso do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari - MS - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Unidade de Conservação, turismo e desenvolvimento regional: o caso do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari-MS - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Implantação do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari-MS, uma análise do desenvolvimento regional - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari-MS e a atividade turística - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Unidade de conservação, turismo e desenvolvimento regional: o caso do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari-MS - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Transformações e consumo no espaço de MS: o caso do Parque Estadual das Nascentes do RIo Taquari - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)

Capítulos de Livros

Ano Título
ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: Possíveis Alicerces para o Desenvolvimento Sustentável do Amapá-Amazônia-Brasil
O impasse da regularização fundiária dos territórios quilombolas: o caso da Comunidade Lagoa dos Índios-AP
Comunidade da Boa Vista da Pedreira: luta pelo uso da terra, frente a expansão da soja no Amapá
Criação da reserva extrativista do rio Cajari (Amapá) e recriação do campesinato amapaense

Livros

Ano Título
Conflito, territorialidade e desenvolvimento: algumas reflexões sobre o campo amapaense. vol 2
Potencialidades do Amapá para o Desenvolvimento Regional
Conflito, territorialidade e desenvolvimento: Algumas reflexões sobre o campo amapaense
O comércio na atividade turística no município de Bonito, MS.
Globalização e Marginalidade - livro 1 - Transformações Urbanas

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira do Magistério Superior na Área de Geografia Humana (Concurso público)
Concurso Público para Professor Efetivo na Área de Geografia do Ensino (Concurso público)
Concurso para provimento de Cargos Efetivos de Professor da Carreira do Magistério Superior (Professor titular)
Concurso público para vaga de Professor Temporário em Geografia Regional (Concurso público)
Concurso para professor temporário em Geografia Humana na Universidade Federal do Amapá (Concurso público)
Concurso para professor substituto em Geografia Humana na UNIFAP (Concurso público)
Modo de vida e território na reserva extrativista do Rio Cajari (Amapá) (Doutorado)
Pedagogia da alternância e as escolas famílias no Estado do Amapá: aportes para o desenvolvimento local (Mestrado)
Estudos sobre o setor energético no Estado do Amapá e sua influência no desenvolvimento local, entre 1943 a 2015 (Mestrado)
Pedagogia da alternância e as escolas famílias no Estado do Amapá: aportes para o desenvolvimento local (Mestrado)
Produção e reprodução do espaço agrário em Santo Amaro - Bahia: impactos do PAA e PNAE em assentamentos da Reforma Agrária (Mestrado)
O quilombo e a cidade, modo de vida na comunidade Lagoa dos Índios - AP (Graduação)
Educação do campo no Estado do Amapá: um estudo do PROCAMPO - Política de Formação de Educadores na Universidade Federal do Amapá (2008-2014) ()
Modo de vida ribeirinho e a territorialidade em transformações na Comunidade do Lontra da Pedreira Macapá-Ap (1940-2012) (Mestrado)
Pólo moveleiro do Amapá: uma proposta de desenvolvimento local ()
Acumulação flexível na indústria mineral e os efeitos na produção do espaço urbano de Pedra Branca do Amapari-AP ()
Concepções sobre meio ambiente e desenvolvimento nas políticas ambientais implementadas no Amapá (1995-2010) (Mestrado)
Sustentabilidade dos sistemas de uso da terra no Assentamento Agroextrativista do Anaerapucu (Mestrado)
Credito rural e aviamento em áreas de agroextrativismo do sul do Amapá (Mestrado)
Sustentabilidade dos sistemas de uso da terra no Assentamento Agroextrativista do Anaerapucu ()
As regras estabelecidas e vivenciadas na apropriação dos recursos naturais pelos agroextrativistas do Assentamento Maracá-AP (Mestrado)
Canal das Pedrinhas, Macapá-AP: Expressão de uma identidade territorial ribeirinha no contexto urbano (Graduação)
Análise urbana a partir dos cemitério de Macapá-AP (Graduação)
AVALIAÇÃO DE RESUMOS DE TCC'S NO 2. CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEAP, UNIFAP, IEPA E EMBRAPA AMAPÁ (Outra)
A questão ideológica da moradia: uma análise feita no conjunto habitacional Che-roga-mi em Deodápolis-MS. (Graduação)
Ruralidade no município de Angélica (Graduação)
Segregação socioespacial: um estudo do bairro Triguenã em Ivinhema-MS (Graduação)
Processos erosivos na área da Microbacia do Córrego Azul: Uma visão do poder público local e dos proprietários rurais. (Graduação)
A produção do espaço urbano na cidade de Ivinhema: O caso das Avenidas Brasil e Panamá (Graduação)
Dinâmica demográfica no Sul do Estado de Mato Grosso do Sul: Estudos dos municípios de Angélica, Deodápolis, Glória de Dourados e Ivinhema (Graduação)
Políticas habiticionais em pequenas cidades: estudo comparativo dos municípios de Angélica e Ivinhema-MS (Graduação)
As diferentes formas de ocupação/exploração da porção meridional Sul-Mato-Grossense e as implicações à cobertura vegetal originada entre 1880-1985: O caso do município de Dourados (Graduação)
Estudo da viabilidade de implantação de atividades recreativas dentro de um espaço rural - Pousadas e passeios turísticos Canindé (Graduação)
Proposta de implantação de pista de corrida de orientação na área de lazer dos cabos e soldados da 4 companhia de engenharia de combate mecanizada. (Graduação)
A produção e consumo do espaço a partir da questão dos recursos sólidos no município de Angélica-MS (Graduação)
Os territórios alternativos do Mato Grosso do Sul: a produção agroecológica no território da Grande Dourados (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Simpósio Amazônico sobre Reforma Agrária, Meio Ambiente e Desenvolvimento (ORGANIZACAO)
Seminário de Avaliação do Projeto de Implantação do Curso de Tecnologia em Agroecologia (NAO_INFORMADO)
XVI Encontro Sul Matogrossense de Geografia (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
XVII Encontro Sulmatogrossense de Geógrafos. (Encontro)
12º Encontro de Geógrafos da América Latina.Pensando o urbano por meio da capitalização do campo e do processo de industrialização: O caso recente do município de Caarapó ? MS (Encontro)
XVII Encontro Sulmatogrossense de Geógrafos. (Encontro)
XV Encontro Nacional de Geógrafos. (Encontro)
XVI Encontro Sul-Mato-Grossense e Geógrafos. (Encontro)
III Encontro Regional de Geografia. (Encontro)
Globalização e Marginalidade.seminário Globalização e Marginalidade (Seminário)
X Encontro de Geógrafos da América Latina.A expansão do setor terciário em função da atividade turística na cidade de Bonito - Mato Grosso do Sul - Brasil (Encontro)
I Encontro Regional de Geografia.Bonito - MS: da agricultura ao turismo (Encontro)
X Encontro de Geógrafos da América Latina.Participação no X Encontro de Geógrafos da América Latina (Encontro)
Globalização e Marginalidade.Bonito-MS: Tranformações sócio-econômico-espaciais pós-inserção do turismo (Seminário)
VI Congresso Brasileiro de Geógrafos.Unidade de Conservação, Turismo e Desenvolvimento Regional: O Caso do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari - MS (Encontro)
2º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia.2º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia (Outra)
VI Congresso Brasileiro de Geógrafos.VI Congresso Brasileiro de Geógrafos (Encontro)
XI Encontro Sul-Mato-Grossense de Geografia.Painel "Unidade de Conservação, Turismo e Desenvolvimento Regional: O Caso do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari-MS" (Encontro)
XI Encoantro Sul-Mato-Grossense de Geografia.Curso "Geoprocessamento Aplicado aos Estudos de Meio Ambiente" (Outra)
VI Eco Dourados e 3º Semana do Meio Ambiente.3º Semana do Meio Ambiente e 6º Eco Dourados (Outra)
XIII Encontro Nacional de Geógrafos.Trabalho de Campo "Litoral Norte de João Pessoa" (Outra)
Palestra "Esta, Planejamento e Governabilidade".Palestra,"Estado, Planejamento e Governabilidade" (Outra)
XI Encontro Sul-Mato-Grossense de Geografia.Encontro de Geógrafos (Encontro)
XI Encontro Sul-Mato-Grossense de Geografia.O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e a Atividade Turística (Encontro)
Aula de Campo à Fazenda Campanário "antiga sede da Comapnhia Mate Laranjeira" complementada por uma visita a chácara ervateira do Sr. Jary Maciel.Aula de Campo à Fazenda Campanário "antiga sede da Comapnhia Mate Laranjeira" complementada por uma visita a chácara ervateira do Sr. Jary Maciel. (Encontro)
XIII Encontro Nacional de Geógrafos.Encontro de Geógrafos (Encontro)
1º Expogeo - Exposição da Produção Científica do Curso de Geografia.1º Expogeo - Exposição da Produção Científica do Curso de Geografia (Encontro)
1º Encontro das Licenciaturas do Campus de Dourados.Minicurso: Relação Homem, Natureza e Sociedade (Outra)
Aula de campo.Aula de Campo (Encontro)
II Seminário do Meio Ambiente - V Eco-Dourados.II Seminário do Meio Ambiente - V Eco-Dourados (Encontro)
Semana das Águas em Dourados "Água Cada Gota Conta".Semana das Águas em Dourados "Água Cada Gota Conta" (Encontro)
V Encontro Nacional de Turismo com Base Local.V Encontro Nacional de Truismo com base Local (Encontro)
Curso de Extensão Virtual Turismo e Ambiente: Introdução Histórica e Conceitual.Curso de Extensão Virtual Turismo e Ambiente: Introdução Histórica e Conceitual (Encontro)
XII Encontro Nacional de Geografia.XII Encontro Nacional de Geografia (Encontro)
Espaço de Diálogo: Lutas por Terras.Espaço de Diálogo: Lutas por Terras (Outra)
Mini curso: Outros 500: A Exploração Ambiental no Brasil.Mini curso: Outros 500: A Exploração Ambiental no Brasil (Outra)
Aula de Campo: Reconhecimento das Características geológicas e geomorfológicas e uso do solo de Dourados e Serra da Bodoquena.Aula de Campo: Reconhecimento das Características geológicas e geomorfológicas e uso do solo de Dourados e Serra da Bodoquena (Encontro)
Reconhecimento das características geológicas e geomorfológicas e uso do solo do Parque Nacional de Foz do Iguaçú.Reconhecimento das características geológicas e geomorfológicas e uso do solo do Parque Nacional de Foz do Iguaçú (Encontro)
Fórum Sobre a Questão Indígena.Fórum Sobre a Questão Indígena (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Geografia Econômica e Regionalização do Espaço (Curso de Curta Duração)
Análise geográfica da atividade turística no Mato Grosso do SUl (Curso de Curta Duração)
Unidades de conservação de MS e a preservação ambiental (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Geografia Política
Teoria do Desenvolvimento Regional
Geografia Agrária
Geografia Econômica
Geografia Urbana

Profissionais Relacionados

Antônio Sérgio Monteiro Filocreão
7
Roni Mayer Lomba
6
Júlio César Suzuki
4
Lisandra Pereira Lamoso
3
roberto junior de almeida campos
3
Katia Souza Rangel
3
danielson da silva iaparrá
3
Priscyla Araujo Esquerdo
2
Meg Briane da Silva Fonseca
2
COSTA, HELIADORA GEORGETE PEREIRA
2
marcelo gonçalves da silva
2
Luciane Pereira Fernandes
2
Yurgel Caldas Pantoja
2
heliadora georgete pereira da costa
2
geovane grangeiro da silva
2
edmar de souza alves
2
Care Cristiane Hammes
2
Silvio Tavares da Silva
1
Jadson Luiz Rebelo Porto
1
Armando Massaharu Araki
1
Gilberto Ken Iti Yokomizo
1
Benedito Baliero Nobre Junior
1
júnior gomes da silva
1
jadson luis rebelo porto
1
felipe ribeiro matos
1
Girlene Pereira de Matos
1
CARDOSO, JOSIANE PEREIRA
1

Palavras-chave

Bonito
5
modos de vida
5
atividade turística
5
turismo
5
Unidades de conservação
4
educação do campo
4
Amapá
4
produção do espaço
4
Cidade pequena.
4
relação campo-cidade
4
relação urbano-rural
4
modernização das funções agrícolas e urbanas.
3
Desenvolvimento
3
industrialização da agricultura
3
desenvolvimento econômico
2
Caarapó-MS
2
territórios alternativos
2
Santana
2
Mazagão
2
agricultura familiar
2
Estado do Amapá
2
espaço
2
comércio
2
Ensino de Geografia
2
exclusão
2
modo de vida
2
estágio curricular supervisionado
2
pronera
2
Mestrado em Desenvolvimento Regional
1
Resex do Rio Cajari
1
saberes docentes
1
Interdisciplinaridade
1
desenvolvimento regional
1
meio ambiente
1
epistemologia
1
feiras
1
UNA
1
territorio quilombola
1
crédito rural
1
conflitos no campo
1
Prática de ensino.
1
reforma agraria
1
Geografia Econômica
1
pós-fordismo
1
metodologia
1
Ilha redonda
1
resíduos sólidos
1
cooperação econômica
1
amazonia
1
Produção de alimentos
1
Geografia do Turismo
1
Segundas residencias
1
Relações Internacionais
1
Assentamento agroextrativista Anauerapucu
1
produção agroecológica
1
desenvolvimento local
1
Ecoturismo
1
economia
1
Preservação ambiental
1
políticas públicas
1
espaço urbano
1
Froniteira
1
cadeia produtiva do açaí
1
circuito inferior
1
assentamento Nazare Mineiro
1
Angélica
1
territorialidade ribeirinha
1
Turismo - produtos e serviços
1
Experiência didática
1
arranjos territoriais
1
fronteira
1
políticas para o campo
1
recriacao camponesa
1
territorialidade camponesa
1
comunidade ribeirinha Foz do Rio Mazagão
1
assentamentos rurais
1
problemáticas
1
transformações sócio-econômicas
1
Mato Grosso do Sul
1
tipologias de cidades
1
Território da Grande Dourados
1
atividades econômicas
1
campo-cidade
1
movimentos sociais
1
regime de acumulação flexível
1
Immanuel Kant
1
Milton Santos
1
marabaixo
1
desenvolvimento rural
1
programas de subsídios
1
Rio Ivinhema
1
cidades ribeitinhas
1
Produção familiar
1
reserva extrativista do Rio Cajari
1
pólo moveleiro
1