Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata (1984) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (2008). Atualmente é professor assistente ii da Universidade Federal do Amapá, enfermeira - Secretaria do estado de saúde do Amapá e coordenadora de tutoria no sistema ead da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento familiar, enfermeiro, educação popular, humanização, usuárias e gestão em saúde.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
FATORES DE RISCO PARA A SINDROME HIPERTENSIVA ESPECIFICA DA GRAVIDEZ Revista Brasileira em Promoção da Saúde (UNIFOR. Impresso),v.22,p.48-54 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Enfrentamento daviolencia doméstica por um grupo de mulheres após a denúncia Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso),v.17,p.445-465 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
ANALISE DA GESTÃO DO TRABALHO EM UMA SECRETARIA DE SAÚDE NO ESTADO DO AMAPÁ - 10 º Congresso Nacional de Saúde Coletiva (Participação em Eventos/RESUMO)
CONSELHO ESTADUAL DE SAUDE DO AMAPÁ: CONTROLE SOCIAL COMO FORMA DE EMPODERAMENTO DA SOCIEDADE - 10 º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Participação em Eventos/RESUMO)
ANALISE DAS ESTRUTURAS DE RECURSOS HUMANOS DAS SECRETARIAS DE SAÚDE NOS MUNICIPIOS DE LARANJAL DO JARI E OIAPOQUE - 10 º Congresso Nacional de Saúde Coletiva (Participação em Eventos/RESUMO)
ACOLHIMENTO HUMANIZADO PARA USUÁRIAS DO PCCU: RODA DE CONVERSA, RELATO DE EXPERIENCIA - CONGRESSO BRASILEIRO DE CONSELHOS DE ENFERMAGEM (Participação em Eventos/RESUMO)
Ações de mulheres no climatério para a detecção precoce do câncer de mama e a interface com o serviço de saúde. - XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Anais do XVIII Congresso M XVIII cong Mundial de Epide e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Planejamento familiar: qual o conhecimento das usuárias de uma Unidade Básica de Saúde?. - I SEMINÁRIO NACIONAL DE DIRETRIZES DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BASICA (Participação em Eventos/RESUMO)
Atendimento do usuário hipertenso em uma Unidade Básica de Saúde - estratégia para o cuidado com ênfase na humanização. - : I Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde (Participação em Eventos/RESUMO)
Competência do enfermeiro no planejamento familiar: uma revisão sistemática. - VII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR (Participação em Eventos/RESUMO)
Planejamento familiar na estratégia saúde da família na cidade de Fortaleza, Ceará - IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde / XIV Congresso da Associação Internacional de Políticas de Saúde / X Congresso Latino-Americano de Medicina Social (Participação em Eventos/RESUMO)
Avaliação de práticas educativas em saúde desenvolvidas por alunos de graduação - VI Encontro de Iniciação à Docência, 2006, Fortaleza. (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E A PRÁTICA EDUCATIVA EM SAÚDE: relato de experiência com Mulheres usuárias do programa de PCCU - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
graduação em enfermagem:mapeamento das modalidades de bacharelado e licenciatura em enfermagem registrados no Sistema E-MEC - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
ENFERMAGEM E EDUCAÇÃO POPULAR: o ressignificado de saberes para o auto cuidado ao portador de diabetes mellitus - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
SISTEMÁTIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA NO ATENDIMENTO AOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE MACAPÁ - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Curso de enfermagem da Universidade Federal do Amapá: breve histórico de sua reestruturação a partir do projeto politico pedagógico - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
SILVA, C.C ; PENA, F. P. S. ; MELLO, M.V.F.A. ; NASCIMENTO, R. O. . PESSOAS COM DIABETES MELLITUS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE O AUTOCUIDADO COM OS PÉS: Implicações para o Cuidado de Enfermagem. In: 62º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERAMGEM, 2010, florianopolis. 62º CBEN. BRASILIA : ABEN, 2010. v. 62. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Experiência na Promoção DA SAÚDE COM PORTADORES DE DIABETES MELLITUS - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Competência do Enfermeiro no Planejamento Familiar: Uma revisão Sistemática - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)

Livros

Ano Título
Rotas da Atenção Básica no Brasil: Experiencias do trabalho de campo

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Prova de titulos da disciplina processo de cuidar em enfermagem (Professor titular)
Banca Examinadora na Área de Estágio Supervisionado I eII (Concurso público)
Banca do Concurso para professor substituto (Concurso público)
SELEÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSITENTE E AUXILIAR (Concurso público)
SOUZA, R. B.; NASCIMENTO, R. O.; PENA, F. P. S.. concurso públco ao cargo de professor de 3º grau. Universidade Federal do Amapá (Concurso público)
Gravidez Precoce sob o olhar da adolescente grávida:uma revisão integrativa (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Estágio Probátorio Carlos Correa Galã (Outra)
Estágio Probátorio Sâmea Marine Pimentel Vergas (Outra)
MOLA HIDATIFORME:estudo de um caso vivenciado (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A eficácia das parcerias público-privadas como mecanismo de aplicação do atendimento em saúde pública (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
membro, da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (Outra)
Estágio Probatório José Luiz Picanço (Outra)
O acesso dos pacientes portadores de artrite reumatoide aos componentes especializados da assistência farmacêutica:uma revisão integrativa (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Repercussões nas atividades cotidianas em mulheres que apresentam incontinência urinária: uma revisão da literatura (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A gestão em saúde: Acidentes com perfurocortantes em profissionais de enfermagem (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
SAÚDE MENTAL E O COMPORTAMENTO DE RISCO DE CONDUTORES ENVOLVIDOS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Humanização no contexto da Estrategia Saúde da Família: a percepção dos profissionais diante dessa prática (Graduação)
Comissão de Avaliação Estágio Probatório (Outra)
Princípios Doutrinários e organizacionais do SUS-Prática dos gerentes das UBS's do municipio de Macapá (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Analise de prontuario do paciente do hospital estadual de Santana-AP (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O serviço prestado a pacientes com queimaduras de 2º e 3º graus (Graduação)
Processo Seletivo de professor substituto (Avaliação de cursos)
Fatores que interferem na utilização dos medicamentos antiretrovirais para HIV (Graduação)
A prática cotidiana de enfermagem no ato anestésico (Graduação)
O conhecimento dos enfermeiros que atuam nas equipes do PSF em Macapá sobre atenção básica (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Processo Seletivo da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
workshop A Humanização do Nascimento:Paradigma Educacionionais. (Oficina)
Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.ACADEMICOS DE ENFERMAGEM E A PRÁTICA EDUCATIVA EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM MULHERES USUÁRIAS DO PROGRAMA DE PCCU (Seminário)
Seminário de Pesquisa em saúde.ACADEMICOS DE ENFERMAGEM E A PRÁTICA EDUCATIVA EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM MULHERES USUÁRIAS DO PROGRAMA DE PCCU (Seminário)
66º CBEN.SABERES PEDAGÓGICOS NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: DESVELANDO ATITUDES INOVADORAS E AUTÔNOMAS DA ENFERMEIRA DOCENTE (Congresso)
Seminário Nacional de Atenção Básica na região da Amazônia Legal.SUS COMPETÊNCIAS E DESAFIOS (Seminário)
10° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. (Congresso)
13º SENADEN.CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (Seminário)
3º SEMINARIO NACIONAL DE DIRETRIZES DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA.Enfermagem e educação popular: o ressignificado de saberes para o auto cuidado aon portador de Diabetes Mellitus (Seminário)
3º SEMINARIO NACIONAL DE DIRETRIZES DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA.sistematização da estrategia saude da familia no atendimento aos portadores de hipertensão arterial em uma unidade basica de sáude de Macapá (Seminário)
13º SENADEn.Saberes da docência no curso de enfermagem: reflexões sobre a formação pedagógica a partir das diretrizes curriculares (Seminário)
3º SEMINÁRIO NACIONAL DEDIRETRIZES DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.ENFERMAGEM E EDUCAÇÃO POPULAR: O RESSIGNIFICADOS DE SABERES PARA O AUTOCUIDADO AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS (Seminário)
: I Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde.SISTEMATIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA (Seminário)
10° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.ANALISE DA GESTÃO DO TRABALHO EM UMA SECRETARIA DE SAÚDE NO ESTADO DO AMAPÁ (Congresso)
14º congresso Brasileiro de enfermagem.Acolhemento Humanizado para Usúarias do PCCU:Roda de conversa, relato de experiência (Congresso)
62º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM.PESSOAS COM DIABETES MELLITUS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE O AUTOCUIDADO COM OS PÉS: IMPLICAÇÕES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM (Congresso)
Seminário Nacional da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. (Seminário)
OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DO PPSUS. (Oficina)
11º SENADEN.Experiência na Promoção DA SAÚDE COM PORTADORES DE DIABETES MELLITUS (Seminário)
VII ENCONTRO DE PÓS- GRADUAÇÃO E PESQUISA.COMPETÊNCIA DO ENFERMEIRO NO PLANEJAMENTO FAMILIAR: REVISÃO SISTEMÁTICA (Encontro)
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. (Seminário)
I ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. (Encontro)
VI ENCONTRO CIENTIFICO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. (Encontro)
56 º Congresso Brasileiro de Enfermagem. (Congresso)
I oficina regional de acompanhamento pedagogico do curso de formação pedagogica em educação profissional na area de saude: enfermagem. (Oficina)
Oficina de trabalho sobre diretrizes para educação em enfermagem no Brasil. (Oficina)
Certificação de competências para area da saude: os desafios do PROFAE. (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Coordenadora de Tutoria no curso de Especialização em Gestão em Saúde a Distância (Trabalho Tecnico)
membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem (Outra Producao Tecnica)
Integrante da Comissão do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem (Trabalho Tecnico)
Coordenação do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (Trabalho Tecnico)
Secretária da comissão de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva/COREMU (Outra Producao Tecnica)
Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde da Familia (Trabalho Tecnico)
RODAS DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA DE ACOLHIMENTO NA SAÚDE COLETIVA (Curso de Curta Duração)
II PESQUISA DE PREVALENCIA DE ALEITAMENTO MATERNO NAS CAPITAIS BRASILEIRAS (Relatório Pesquisa)
participante do Núcleo de Estudo e Pesquisa Saúde da Mulher/Politicas e Práticas da Promoção da SaúdeCNPQ (Trabalho Tecnico)

Profissionais Relacionados

SILVANA RODRIGUES DA SILVA
4
Silvana Rodrigues
4
Marlucilane Pinheira da Silva
4
Maria Virginia Filgueiras de Assis Mello
3
Jose Luis da Cunha Pena
3
aneli mercedes celis cardenas
3
Marlucelena Pinheiro da Silva
3
CUNHA, Leudinélia e MENDONÇA, Antonio.
2
FRANCISCO ANTONIO MENDONÇA
2
NELY DAYSE SANTOS DA MATA
2
ERIZA DE O. PARENTE
2
MARYANNE JOCILENE DA SILVA SEABRA
2
CUNHA, Francisca Maria Aleudinélia Monte
2
Clodoaldo Tentes Côrtes
2
ZÉLIA MARIA DE SOUSA ARAÚJO
2
RIBEIRO, Nara Lívia Rocha
1
ISABEL MENDES GONÇALVES
1
MARIA LUIZA YOHARA SOUZA LIMA
1
TANIA REGINA FERREIRA VILHENA
1
MARIA BALBINA CLAUDINA PICANÇO
1
ANESIA SARMENTO CORREA
1
SILVA, C.C ; PENA, F. P. S. ; MELLO, M.V.F.A.
1
leidilene Pinheiro
1
Parente, Eriza ; Silva, Raimunda Magalhães da eriza
1
FRANCISCO DE ASSIS MARECO
1
VIRGINIA FILGUEIRAS DE ASSIS MELO
1
Francineide Pereira da Silva Pena
1
CARLA MARIA VIANA NEVES
1
NAILANE RIBEIRO
1
JOSÉ LUIZ DA CUNHA PENA
1
BASTOS, Lya Araújo Costa
1
LUZILENA DE SOUZA PRUDENCIO ROHDE
1
Crislayne Simões Perira
1
Caroline do Socorro da Silva
1
ARAÚJO. Kelly Nóbrega Cavalcante de
1
ROSANA OLIVEIRA DO NASCIMENTO, ERIZADE OLIVEIRA PARE PARENTE
1
Anneli Mercedes Celis Cardenas
1
NADIA CRISTINA COELHO EUGENIO
1
MARIANA DE BARROS SANCHES
1
eriza
1
TEREZA CRISTINA GUIMARÃES
1
CAVALCANTE, Sue Helem Bezerra ; SILVA
1
LUNA, Geisy Lanne Muniz ; VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza
1
KALINA BRITO DA SILVA
1