Pós-doutorando pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá, na área de Educação e formação de professores. Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens, Educação Linguística e tecnologia. Especialista em Linguística Aplicada, com ênfase em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP), com pesquisa voltada para materiais didáticos impressos de divulgação/popularização científica de educação ambiental para educação infantil. Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá. Professor Adjunto I de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá. Líder do Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (NEPLA/CNPq-UNIFAP) e vice-líder do grupo Linguagem, Educação, Sociedade, Formação Inicial e Continuada de Professores. Atuou como professor colaborador do Curso de Formação Continuada de professores Pró-Letramento em parceria entre UNIFAP/MEC e Governo do Estado do Amapá no período de 2010-2012; Coordenador geral do Programa do Governo Federal Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio (PNEM/Amapá) no período de Mar/2014-set/2015; formador do Programa do Governo Federal Pacto pela Alfabetização na Idade Certo (PNAIC/Amapá) no período de Mar/2013-Dez/2013 e supervisor do Programa do Governo Federal Pacto pela Alfabetização na Idade Certo (PNAIC/Amapá) desde fevereiro de 2014. Tem experiência na área de Língua Portuguesa, Linguística aplicada, formação de professores e construção de materiais didáticos impressos e digitais, com pesquisas voltadas para ensino e aprendizagem de língua Portuguesa, formação de professores, redes sociais, discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros discursivos como objeto de ensino, sequências didáticas e protótipos didáticos digitais, montagem e avaliação de material didático e mediação tecnológica no ensino de Língua Materna e formação de professores, escrita e letramento acadêmico, discurso em redes sociais e representação identitária .É coordenador do Projeto de Extensão UNIFAP Programa em Letramento Acadêmico, que objetiva o trabalho com práticas de leitura e escrita no contexto acadêmico.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E DIDATIZAÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS LETRAS ESCREVE,v.7,p.317-348 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS: OS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MEC: QUESTÕES PARA DEBATES REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS,v.10,p.01-203 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Análise linguística e objetos digitais de aprendizagem LINGUAGEM EM FOCO,v.9,p.53-64 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Objetos de aprendizagem e novos letramentos: uma análise do objeto ENEM WARS REVISTA DE ESTUDOS ACADÊMICOS DE LETRAS,v.10,p.06-216 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES EM CULTURA DIGITAL: UM ESTUDO DA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL RIBANCEIRA,v.10,p.2-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O GÊNERO PROPAGANDA E SEUS EFEITOS DE SENTIDO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA SEMIOLINGUÍSTICA Revista de Estudos Acadêmicos de Letras,v.2358-8403,p.170-185 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Análise dos movimentos retóricos no gênero tira: contribuições para o ensino de língua materna/portuguesa Estacao Cientifica (Macapa),v.5,p.9-139 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Novos letramentos na cultura digital: o remix Vem pra rua - o gigante acordou como um híbrido PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP,v.8,p.93-122 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Educação ambiental à luz da análise dialógica do discurso: saber científico e quadrinização no gênero textual cartilha quadriniza- da Estacao Cientifica (Macapa),v.2,p.65-78 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O artigo de opinião no livro didático de Língua Portuguesa: uma abordagem enunciativo?discursiva Letras Escreve,v.4,p.79-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
As concepções de linguagem e o ensino de língua materna: um percurso Letras Escreve,v.3,p.9-41 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
As propostas de produção escrita nas provas de redação da Unifap: da redação endógena/escolar ao gênero textual Letras Escreve,v.1,p.36-55 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O ensino de literatura e a formação de leitores literários: o que dizem os PCN e as orientações curriculares para o ensino médio Estudos em Educação e Linguagem: revista eletrônica do Centro de Estudos em Educação e Linguagem,v.1,p.157-171 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O ensino do gênero textual resumo/sinopse de filme por meio de sequência didática Revista Práticas de Linguagem,v.1,p.6-16 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Letramento para a Construção da Cidania PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP,v.1,p.1-20 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM LINGUAGEM EM FOCO,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Análise linguística e objetos digitais de aprendizagem na cultura digital: multiletramentos e ensino - X Congresso Internacional da Abralin (Participação em Eventos/RESUMO)
PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO ?RESUMO ACADÊMICO?: alguns resultados do Programa em Letramento Acadêmico na Universidade Federal do Amapá - VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (Participação em Eventos/RESUMO)
Literaturas africanas de língua portuguesa em materiais didáticos: (re)pensando o seu espaço nos livros didáticos do ensino médio de língua portuguesa - X Congresso Internacional da Abralin (Participação em Eventos/RESUMO)
O gênero discursivo meme: (re)leitura da realidade a partir de relações multimodais - X Congresso Internacional da Abralin (Participação em Eventos/RESUMO)
GÊNEROS DISCURSIVOS E LETRAMENTOS DA CULTURA JUVENIL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO - XV SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (XV SMELP) (Participação em Eventos/RESUMO)
Multiletramentos e novos letramentos com objetos educacionais digitais de leitura ou uma transposição do impresso para o digital? - VI ENCONTRO TRICORDIANO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Elas estão lá ... Pouco ou melhor bem ?pouquinho? - literaturas africanas de língua portuguesa em livros didáticos de ensino médio aprovadas pelo PNLD/2015 - XIV Semana de Letras e do I Simpósio Nacional de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (Participação em Eventos/RESUMO)
GÊNEROS MULTIMODAIS, OBJETOS DE ENSINO DIGITAIS (ODE) E ATIVIDADES DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO - IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Multissemiose, multimídia e práticas digitais: o infográfico interativo no ensino de língua portuguesa - VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: Diálogos no Estudo de Gêneros Textuais/Discursivos - Uma escola brasileira? (Participação em Eventos/RESUMO)
Carta de reclamação: uma proposta de análise sob a perspectiva sociorretórica de gêneros - VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: Diálogos no Estudo de Gêneros Textuais/Discursivos - Uma escola brasileira? (Participação em Eventos/RESUMO)
SIMULADORES COMO OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: QUESTÕES PARA O LETRAMENTO ESCOLAR - 6º Seminário Internacional de Linguística ? 6º SIL. (Participação em Eventos/RESUMO)
MULTIMODALIDADE E GÊNEROS MULTIMODAIS EM PROVAS DO ENEM: UM OLHAR PARA AS QUESTÕES DE LEITURA - 63º seminário do GEL (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Objetos educacionais digitais e produção de texto: novos letramentos ou transposição para o meio digital? - V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos PUC-Rio (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
LETRAMENTO MULTIMODAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DO GÊNERO DISCURSIVO CARTUM - X Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação Provocações do ensino para a pesquisa em Linguagem e Educação (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
O GÊNERO MULTIMODAL ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E SEU PROCESSO DE DIDATIZAÇÃO POR MEIO DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (Participação em Eventos/COMPLETO)
CAPACIDADES DE LINGUAGEM NO CADERNO PONTO DE VISTA ? OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO: UMA ANÁLISE DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO - IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (Participação em Eventos/COMPLETO)
O tratamento da variação linguística em sala de aula - VI Seminário de Iniciação Científica da UNIFAP (Participação em Eventos/RESUMO)
Produção textual de gêneros discursivos na perspectiva de consciência crítica de gênero: uma proposta de ensino de gêneros - II CONELIN ? Congresso de Estudos da Linguagem (Participação em Eventos/COMPLETO)
Gêneros multimodais em livros didáticos: um olhar para além da palavra e da imagem - I I Conelin ? Congresso de Estudos da Linguagem (Participação em Eventos/COMPLETO)
Gêneros multimodais em livros didáticos: um olhar para além da palavra e da imagem - VIII Encontro Internacional de Letras ?Línguas, linguagens, cultura e ensino: o cruzamento de Fronteiras Imaginárias? I Jornadas Latino- Americanas de Linguagens e Cultura ? homenagem a Gabriel García Márquez e Octavio Paz e I Jornadinhas de Literatura (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
MULTIMODALIDADE E GÊNEROS MULTIMODAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO - II CONELIN ? Congresso de Estudos da Linguagem (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Multimodalidade e gêneros multimodais em livros didáticos do ensino médio: um olhar crítico-reflexivo - 62º seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Movimentos retóricos e quadrinização em cartilhas de educação ambiental: uma análise a partir da abordagem sociorretórica de gêneros textuais - Saletras - I Semana Acadêmica de Letras da UERJ (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
O GÊNERO RESUMO NO CONTEXTO DO LETRAMENTO ACADÊMICO: P ráticas de escrita e reescrita - VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE LETRAS LITERATURA E LINGUÍSTICA: LINGUAGENS DO SÉC.XXI (Participação em Eventos/RESUMO)
MULTIMODALIDADE E GÊNERO MULTIMODAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA ALÉM DA RELAÇÃO IMAGEM-PALAVRA - XIX Seminário de Teses em Andamento (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESENHA ACADÊMICA EM UMA TURMA DE LETRAS DO PARFOR A PARTIR DA ABORDAGEM SOCIORRETÓRICA: ALGUMAS REFLEXÕES - VIII SLPES (Seminário de Leitura e Produção no Ensino Superior) (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Gêneros digitais e livros didáticos de Português: possibilidades e limites na processo de transposição e didatização - IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira (IV SILID) e III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos (III SIMAR) (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
O livro didático de língua portuguesa: lugar de interação ou de conflitos/disputa entre linguagem oral e escrita? - 1º SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
O USO DAS ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO DISCURSIVA EM REDAÇÕES DE ALUNOS PRÉ-VESTIBULANDOS: A CONTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE DISCURSO - VII JEL - Jornadas de Estudos da Linguagem (Participação em Eventos/RESUMO)
O gênero resumo e sua didatização via LDP: uma análise a partir da abordagem enunciativo-discursiva - Encontro Nacional de Ensino de Língua e Literatura (Enaciell) (Participação em Eventos/RESUMO)
O desafio da seleção e escolha de livros didáticos pelos professores do Estado do Amapá e as concepções que os embasam - 2º Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e Embrapa Amapá, 6ª Mostra de TCC?s e 2ª Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
O gênero resumo e sua aplicabilidade em oficinas de produção de textos acadêmicos - 18º InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada: Linguística Aplicada, Linguagens, Discursos (Participação em Eventos/RESUMO)
O ensino de gêneros textuais/discursivos por meio de sequências didáticas - 1º Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e EMBRAPA, 5ª Mostra de TCC's e 1ª Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
O ENSINO DA LINGUAGEM ORAL POR MEIO DO LDP: O CASO DO DEBATE ESCOLAR E A EXPOSIÇÃO ORAL - SELET 2010- UFU Semana de Letras da Universidade Federal de Uberlândia (Participação em Eventos/RESUMO)
O livro didático de língua portuguesa (LDP) de ensino fundamental e médio: escolha e uso - 1º Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e EMBRAPA, 5ª Mostra de TCC's e 1ª Exposição de Pesquisa Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
5º Seminário de Iniciação Científica da UNIFAP e 4º Mostra de TCC's - 5º Seminário de Iniciação Científica da UNIFAP e 4º Mostra de TCC's (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
DELINEAMENTOS DE PESQUISAS SOBRE TECNOLOGIAS, REDES SOCIAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS NO CURSO DE LETRAS DA UNIFAP: ESPAÇOS, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
PRÁTICAS DISCURSIVAS REGIONAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REPRESENTAÇÕES CULTURAIS PELO VIÉS CRÍTICO-DISCURSIVO - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
MULTILETRAMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESPAÇO ESOLAR AMAPAENSE: DESENVOLVENDO UM WEBCURRICULO INTERATIVO EM LÍNGUA PORTUGUESA - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Os movimentos e gestos de aprendizagem em formação continuada: auto reflexão de Orientadores de Estudo na Formação do Pacto pela Alfabetização na Idade Cert - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: NOVOS LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LITERATURA OU CLASSIFICAÇÃO DIGITAL DE CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: NOVOS LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LITERATURA OU CLASSIFICAÇÃO DIGITAL DE CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Multimodalidade e gêneros multimodais em livros didáticos do ensino médio: um olhar crítico-reflexivo - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Um balanço geral sobre a abrangência do PNEM no Estado do Amapá (Avanços e Desafios) - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O GÊNERO MULTIMODAIL ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E SEU PROCESSO DE DIDATIZAÇÃO POR MEIO DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Capacidades de Linguagem no caderno ponto de vista - Olimpíadas de Língua Portuguesa escondendo o futuro: um análise do gênero artigo de opinião - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
LIVROS DIDÁTICOS E GÊNEROS DISCURSIVOS: O LETRAMENTO DIGITAL E SEU PAPEL EM LIVROS DIDÁTICOS - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
MULTIMODALIDADE E GÊNERO MULTIMODAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA ALÉM DA RELAÇÃO IMAGEM-PALAVRA - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
AMBIGUIDADE SEMÂNTICA PRODUZIDA POR PROPAGANDAS PUBLICITÁRIAS VEICULADAS NA REVISTA PLAYBOY - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Gêneros digitais e livros didáticos de Português: possibilidades e limites no processo de transposição e didatização - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O GÊNERO RESUMO NO CONTEXTO DO LETRAMENTO ACADÊMICO: PRÁTICAS DE ESCRITA E REESCRITA - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
REFERENCIAÇÃO E PROGRESSÃO TEXTUAL: A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE DISCURSO NA ESCRITA DE ALUNOS PRÉ-VESTIBULANDOS - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL À LUZ DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO (ADD): SABER CIENTÍFICO E QUADRINIZAÇÃO NO GÊNERO TEXTUAL CARTILHA QUADRINIZADA - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O livro didático de língua portuguesa: lugar de interação ou de conflitos/disputa entre linguagem oral e escrita? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Mesa Redonda - Ensino, Pesquisa e Extensão - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O Curso de Letras - Avanços e desafios: A universidade é construído por todos nós. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
As propostas de produção escrita nas provas de redação da UNIFAP: da dissertação escolar ao gênero textual - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O Livro didática do Ensino Fundamental e Médio: Escolha e uso - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Da teoria de Gêneros Discursivos à sala de aula - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O ensino de gêneros textuais/dscursivos por meio de sequêncais didáticas - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A construção de identidade no olhar feminino: uma (re) leitura da obra "A hora da estrela de de Clarice Lispector - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O trabalho com Gêneros Textuais/discursivos: da teoria à prática de sala de aula - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Os gêneros textuais e sua didática - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O livro didático de Língua Portuguesa (LDP) de ensino fundamental e médio: escolha e uso - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
História da Literatura Amapaense - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Capítulos de Livros

Ano Título
Produção textual do gênero resenha no ensino fundamental: desenvolvendo a consciência e a cidadania
Os recursos didáticos como meio de articulação entre os diferentes componentes curriculares
A interdisciplinaridade no ciclo da Alfabetização: In:Pacto Nacional pela Alfabetizaçãona Idade CertaInterdisciplinaridade no Ciclode Alfabetização, MEC/SEB

Textos Didaticos

Ano Título
Protótipo didático: infográfico digital interativo nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Protótipo didático digital: GÊNERO NOTÍCIA DIGITAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO
Matriz Curricular para Educação de Nove Anos da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Macapa¿

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
As concepções de linguagem e o ensino de língua materna: um percurso
A relação entre os Gêneros orais e escritos nos livros de Língua Portuguesa: uma lugar de interação ou de disputa?

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Acordo Brasil/Estados Unidos e o ensino de Língua Inglesa (PDPI e ETA): políticas de internacionalização da Educação? ()
A formação do Engenheiro: uma análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Engenharia da Universidade Federal do Amapá ()
Os desafios do ensino de Literatura para EJA: veredas (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Letramento visual: a leitura de quadrinhos e charges no 6º ano do ensino fundamental (Graduação)
Os suportes tecnológicos como complemento pedagógico nas aulas do ensino de FLE (Graduação)
OS CONHECIMENTOS REGIONAIS COMO FONTE DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A leitura pelo viés da interdisciplinaridade: o mapa e o relato de viagem (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A importância do ensino da literatura no 5º ano do ensino fundamental (Graduação)
A retextualização como estratégia de leitura e escrita dos alunos do 6º ano: da HQ ao miniconto (Graduação)
A importância do ensino de literatura infanto-juvenil no ensino fundamental do 2º segmento (Graduação)
A ditadura militar e as canções de Odair José: Dizeres "possíveis" na Cultura Popular (Graduação)
Bajubá: Segunda língua(gem) como traço identitário do segmento LGBT (Graduação)
O discurso político no gênero charge: uma análise na perspectiva da teoria semiolinguística de Charaudeau (Graduação)
A utilização de vídeoclipe como instrumento para o ensino - aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa no segundo ano (Graduação)
Justiceiro e Kira - Questionando os conceitos de herói (Graduação)
O TEXTO DA DIVULGAÇÃO CIENTIFICA E SEU PROCESSO DE DIDATIZAÇÃO VIA LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO (Graduação)
A CRÔNICA E O GOSTO PELA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A leitura pelo viés interdisciplinar: o mapa e o relato de viagem (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 9º ANO: ATIVIDADES EM FOCO (Graduação)
O Gênero Lenda em Livros Didáticos do Ensino Fundamental: Um Estudo das Propostas de Produção Escrita (Graduação)
Comissões de Construção dos Projetos Pedagógicos dos Cursos do Campus Santana- Curso de Letras (Outra)
Contribuições do PIBID/LETRAS - UNIFAP para a Renovação de Práticas Pedagógicas: os professores supervisores (Graduação)
Crônica Jornalística uma possibilidade de ensino-aprendizagem via sequência didática (Graduação)
A relação entre o oral e o escrito no gênero midiático facebook. (Graduação)
Concepções dos professores de língua portuguesa do ensino fundamental II sobre o TDAH: Reflexões possíveis. (Graduação)
O GENERO ANÚNCIO E SEU PROCESSO DE DIDATIZAÇÃO POR MEIO DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (Graduação)
SEQUENCIA DIDATICA UMA PROPOSTA DE ENSINO: O TRABALHO COM O GENERO TEXTUAL CRONICA (Graduação)
PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO: reflexões sobre a escrita no contexto escolar e o desenvolvimento de capacidades de linguagem (Graduação)
O ensino da Linguagem Oral: da academia à educação básica - prática provável? (Graduação)
O Gênero História em Quadrinhos como Motivador da Leitura na Sala de Aula (Graduação)
O GÊNERO TEXTUAL FÁBULA NO LIVRO DIDÁTICO E CAPACIDADES DE LEITURA: ALGUMAS REFLEXÕES (Graduação)
O Gênero Seminário e Suas Dimenções ensináveis (Graduação)
Escrevendo o Futuro": Uma Análise enunciativo-discursiva da proposta de produção escrita do gênero Artigo de opinião da olimpíada de Língua Portuguesa-2010 (Graduação)
A influência do internetês na escrita de alunos do ensino fundamental : algumas reflexões (Graduação)
A progressão referencial na resenha acadêmica (Graduação)
Concepções de leitura em documentos referentes: da leitura como cognição à leitura como prática (Graduação)
Avaliação sob o olhar do aluno e do professor de instituições públicas da Educação Básica do Município de Macapá (Graduação)
O desenvolvimento de capacidades de leitura no ensino médio: algumas reflexões (Graduação)
A importancia dos gêneros textuais da esfera artístico cultural na vida de crianas provenientes da vila do mucajá (Graduação)
A Intertextualidade no gênero textual Resumo Escolar (Graduação)
Livro Didático de Língua Portuguesa: Como (não) usar (Graduação)
Novo acordo ortográfico e as práticas escolares: um estudo de campo (Graduação)
O Humor que diverte é o mesmo que ensina: o gênero charge como ferramenta de ensino na formação de leitores críticos (Graduação)
Processo de leitura no Ensino Fundamental em uma escola da Fazendinha ? AP (Graduação)
Variação linguística na poesia de Carlos Drummond de Andrade (Graduação)
A produção do genero textual artigo de opiniao por meio da leitura do genero charge: um processo de retextualização (Graduação)
A propaganda no ensino médio: atuando na compreensão, interpretação e na produção textual (Graduação)
Banca de avaliação da disciplina de Língua Portuguesa do UPV (Outra)
A Abordagem da Análise Linguística no Livro Didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio (Graduação)
A abordagem dos estrangeirismo e neologismo por meio de coleção de livros didáticos de português - uma proposta para o letramento (Graduação)
Leitura e discurso midiático: uma ideologia dominante (Graduação)
A importância do ensino-aprendizagem do gênero propaganda (Graduação)
O gênero textual resumo objeto de ensino-aprendizagem em práticas de produção textual no ensino médio (Graduação)
Banca de Avaliação de Monitoria da Disciplina Língua Portuguesa (UPV- UNIFAP) (Outra)
Banca de Avaliação de Monitoria da disciplina Língua Francesa (Outra)
Banca de Avaliação de Monitoria para disciplina Literatura Portuguesa, Brasileira e Amapaense (UPV-UNIFAP) (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I Fórum Regional de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (ORGANIZACAO)
III Ciclo de Palestras do Curso de Letras da Universidade Federal do Amapá - Da academia à Comunidade (ORGANIZACAO)
MULTILETRAMENTO (NAO_INFORMADO)
II SEMINÁRIO ESTADUAL DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - PNEM (ORGANIZACAO)
I Seminário Estadual sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (ORGANIZACAO)
IV Jornada Científico-Cultural de Francês da Unifap - Ensino/Aprendizagem do FLE e das Literaturas Francófonas: Interdisciplinaridade e Políticas Educacionais (ORGANIZACAO)
Colóquio As Interfaces da Educação (ORGANIZACAO)
II Seminário de Formaçao de Professores das Séries Iniciais - Pró-Letramento (ORGANIZACAO)
III Jornada Científico-Cultural de Francês da Unifap : Língua, Literatura e ensino do FLE: diversidade linguística e cultural numa perspectiva transdisciplinar (ORGANIZACAO)
I Semana do Calouro de Letras 2011 (ORGANIZACAO)
II Jornada Cientifico-Cultural de Francês (FLE)- Plurilinguismo: novos desafios para o ensino/aprendizagem da língua francesa (ORGANIZACAO)
I Seminário de Formaçao de Professores das Séries Iniciais - Pró-Letramento (ORGANIZACAO)
IV Seminário de Letras (ORGANIZACAO)
I Ciclo de Palestras do Curso de Letras - PARFOR (ORGANIZACAO)
VIII Semna de Letras (ORGANIZACAO)
Aula inaugural do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR (ORGANIZACAO)
III Seminário de Letras: Língua, linguagem e literatura: suas dimensões sociocontemporâneas (ORGANIZACAO)
II Seminario de Direito Ambiental e Politicas Publicas - Mestrado em Direito Ambiental e Politicas Publicas/UNIFAP (ORGANIZACAO)
I Jornada Cientifico-Cultural de Francês Língua Estrangeira (FLE): Construindo caminhos entre teorias e práticas (ORGANIZACAO)
1º Ciclo de Experiências e Mediações em Artes, Ciências e Educação (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
VII Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PARFOR ? ForPARFOR. (Encontro)
V SI- SEL + VIII Jornada de Letras.NOTÍCIA DIGITAL E NOVOS (MULTI)LETRAMENTOS: UMA PROPOSTA COM PROTÓTIPO DIDÁTICO NO ENSINO​ ​DE​ ​LÍNGUA​ ​PORTUGUESA (Outra)
I JORNADA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DO EXTREMO NORTE.INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESPAÇO ESCOLAR AMAPAENSE: DESENVOLVENDO UM WEB-CURRÍCULO INTERATIVO EM LÍNGUA PORTUGUESA (Outra)
V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia.GÊNERO REMIX - UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA OS NOVOS E MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA (Congresso)
XV Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (XV SMELP),.Gêneros discursivos e letramentos da cultura juvenil em livros didáticos do Ensino Médio (Seminário)
III Seminário do Pacto Nacional pelo fortalecimento do ensino médio. (Seminário)
Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão.Os movimentos e gestos de aprendizagem em formação continuada: autorreflexão de Orientadores de Estudo na Formação do Pacto pela Alfabetização na Idade Cert (Seminário)
IV Ciclo de Diálogos em Linguística Aplicada. (Encontro)
63º seminário do GEL.MULTIMODALIDADE E GÊNEROS MULTIMODAIS EM PROVAS DO ENEM: UM OLHAR PARA AS QUESTÕES DE LEITURA (Seminário)
Seminário de acompanhamento Pnaic/UFVJM.Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização (Seminário)
V Seminário dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística Políticas e Agendas no Campo de Estudos da Linguagem. (Seminário)
XXI edição do Seminário de Teses em Andamento (SETA).https://prezi.com/yoj0o1imecjs/atividades-de-leitura-de-generos-multissemioticos-em-livros-didaticos-do-ensino-medio-e-objetos-educacionais-digitais-oed-xxi-seminario-de-teses-em-andamento-unicamp-iel-2015/ (Seminário)
Seminário 2 do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização (Seminário)
19o Congresso de Leitura do Brasil: leituras sem margens. (Congresso)
I REUNIÃO PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA SECACADI. (Outra)
III Ciclo de Palestras do Curso de Letras: da academia à comunidade.A questão da escrita e dos gêneros discursivos na escola - processos e rupturas (Outra)
EVINTER: Evento Interdisciplinar - A formação do professor no no século XXI- Desafios e possibilidades.As políticas de formação continuada para professores: uma experiencia com o pacto do alfabetização e pacto do ensino médio (Encontro)
I ENCONTRO NACIONAL DO LIFE - LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DE E EDUCADORES. (Encontro)
I SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTICULAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA NAS LICENCIATURA. (Encontro)
VII Evento Interdisciplinar.As políticas de formação continuada para professores: uma experiência com o Pacto pela Alfabetização e p Pacto Nacional pleo fortalecimento do ensino médio (Encontro)
X Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação Provocações do ensino para a pesquisa em Linguagem e Educação.LETRAMENTO MULTIMODAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DO GÊNERO DISCURSIVO CARTUM (Encontro)
I Seminário Estadual sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.Formação de Professores e políticas públicas: O PNEM no Amapá (Seminário)
IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos PUC-Rio.Gêneros digitais e livros didáticos de Português: possibilidades e limites no processo de transposição e didatização (Simpósio)
IV REUNI~]AO DE COORDENADORES DAS UNIVERSIDADES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. (Outra)
VII Encontro Internacional de Letras ? Literatura e Linguística: Linguagens do século XXI.REFERENCIAÇÃO E PROGRESSÃO TEXTUAL: A construção de objetos de discurso na escrita de alunos pré-vestibulandos (Encontro)
VII Encontro Internacional de Letras ? Literatura e Linguística: Linguagens do século XXI.O GÊNERO RESUMO NO CONTEXTO DO LETRAMENTO ACADÊMICO: Práticas de escrita e reescrita (Encontro)
XIX Seminário de Teses em Andamento.MULTIMODALIDADE E GÊNERO MULTIMODAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA ALÉM DA RELAÇÃO IMAGEM-PALAVRA (Seminário)
VIII SLPES (Seminário de Leitura e Produção no Ensino Superior).A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESENHA ACADÊMICA EM UMA TURMA DE LETRAS DO PARFOR A PARTIR DA ABORDAGEM SOCIORRETÓRICA: ALGUMAS REFLEXÕES (Seminário)
II Ciclo de Diálogos em Linguística Aplicada - Perspectivas atuais em Linguística Aplicada: questões políticas, teóricas e metodológicas. (Seminário)
IV SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA.AMBIGUIDADE SEMÂNTICA PRODUZIDA POR PROPAGANDAS PUBLICITÁRIAS VEICULADAS NA REVISTA PLAYBOY (Simpósio)
VII JEL ? JORNADAS DE ESTUDOS DA LINGUAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.O uso das estratégias de referenciação discursiva em redações de alunos pré-vestibulandos: a construção e reconstrução de objetos de discurso (Congresso)
1º SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA USP.O livro didático de língua portuguesa: lugar de interação ou de conflitos/disputa entre linguagem oral e escrita? (Seminário)
2º Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e Embrapa Amapá, 6ª Mostra de TCC?s e 2ª Exposição de Pesquisa Científica.O desafio da seleção e escolha de livros didáticos pelos professores do Estado do Amapá e as concepções que os embasam (Congresso)
Colóquio As interfaces da Educação. (Outra)
I Workshop do Projeto ALAP (ATLAS LINGUÍSTICA DO AMAPÁ/UNIFAP. (Outra)
Semana do Calouro do Curso de Letras 2011. (Outra)
Semana do Calouro do Curso de Letras 2011.Palestra (Encontro)
18º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplica da:.O gênero resumo e sua aplicabilidade em oficinas de produção de textos acadêmicos (Congresso)
II Seminário Regional de Geo-sociolinguistica - Programa de Pós-graduação em Letras - Mestrado da Universidade Federal do Pará. (Seminário)
I Ciclo de Palestras do Curso de Letras/PARFOR.Comunicação (Outra)
I Ciclo de Palestra do Curso de Letras/PARFOR. (Outra)
VIII Semana de Letras da UNIFAP. (Encontro)
II Jornada Cientíco-Cultural de Francês - FLE. (Encontro)
I Encontro Amapaense dos Estudantes de Letras - EAPEL.Os gêneros textuais e sua didática (Encontro)
VIII Semana de Letras da UNIFAP.O trabalho com Gêneros Textuais/discursivos: da teoria à prática de sala de aula (Encontro)
SBP - EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A SUSTENTABILIDADE NO AMAPÁ. (Seminário)
I English Scientific Cultural - Workshop. (Simpósio)
I JORNADA CIENTIFICO-CULTURAL DE LINGUA FRANCESA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE). (Outra)
XIII ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE LETRAS. (Encontro)
5º Seminário de Iniciação Científica da UNIFAP e 4ª Mostra de TCC?s?.. (Seminário)
Debate sobre a Ditadura Militar no Brasil: Direito à Memória e a Verdade. (Seminário)
4° SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNIFAP, 3ª MOSTRA DE TCC E 4ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA SETEC. (Seminário)
VII SEMANA DE LETRAS DA UNIFAP - LÍNGUA E CULTURA: IDENTIDADE E INTERAÇÕES. (Outra)
I Congresso e I Conferência de Educação do Laranjal do Jari. (Congresso)
I Fórum sobre Linguagem e Ensino-Aprendizagem: Discutindo a Articulação entre Teoria e Prática. (Congresso)
II SIMPOSIO DE LETRAS: LINGUAGEM DA HISTÓRIA AO USO DA PRODUÇÃO ORAL E PRODUÇÃO ESCRITA - FACULDADE DE MACAPÁ - FAMA. (Simpósio)
I Fórum sobre Linguagem e Ensino-Aprendizagem. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA: MODELO TRIDIMENSIONAL E INTERFACES (Curso de Curta Duração)
ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: MATERIAIS DIDÁTICOS, ANÁLISE LINGUÍSTICA E GÊNEROS TEXTUAIS (Outra Producao Tecnica)
Caderno de Resumo e programação: I Fórum Regional de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada - (FEPLA): Ensino, discursos e relações sociais: contribuições teórico-metodológicas da Linguística Aplicada na contemporaneidade (Editoração)
Tecnologias digitais no ensino, hipermídia e multiletramentos: a escola, os materiais didáticos e o aluno na era da hipermodernidade (Curso de Curta Duração)
Protótipo didático: infográfico digital interativo nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio (Textos Didáticos ou para Discussão)
Protótipo didático digital: GÊNERO NOTÍCIA DIGITAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO (Textos Didáticos ou para Discussão)
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização (Assessoria)
RETEXTUALIZAÇÃO E MOVIMENTOS RETÓRICOS NA CONSTRUÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS ESCOLARES. (Relatório Pesquisa)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Assessoria)
Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa (Curso de Curta Duração)
Pró-Letramento - Alfabetização e Linguagem (Assessoria)
Caderno de Resumos da IV Jornada Científico-Cultural de Francês da Unifap Ensino/Aprendizagem do FLE e das Literaturas Francófonas: Interdisciplinaridade e Políticas Educacionais (Editoração)
Como os professores do estado do Amapá fazem escolha do livro didático. (Relatório Pesquisa)
Oficinas de Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos (Curso de Curta Duração)
O Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) de ensino fundamental e médio: escolha e uso - Relatório Final (Relatório Pesquisa)
Matriz Curricular de Nove Anos da Prefeitura de Macapá (Assessoria)
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA ? PIBID/LETRAS (Relatório Pesquisa)
O Ensino de Gêneros textuais/discursivos por meio de Sequências Didáticas. (Relatório de pesquisa Científica) (Relatório Pesquisa)
Os gêneros textuais e sua didática: uma prática reflexiva para o ensino-aprendizagem da língua materna. (Relatório de pesquisa Científica) (Relatório Pesquisa)
Matriz Curricular para Educação de Nove Anos da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Macapa¿ (Textos Didáticos ou para Discussão)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

Profissionais Relacionados

Josenir da Slva Sousa
22
Rosivaldo Gomes
15
Aldenice de Andrade Couto
6
Sueli Andrade dos Santos
4
HELOANE BAIA NOGUEIRA
4
RENATA REDIG
3
Heloane Baia Nogueira
3
Suzana do Espírito Santo Barros
3
Regina Lúcia da S. Nascimento
2
Oto João Petry
2
Letícia Picanço
2
João Beneilson Maia Gatinho
2
Érika Azevedo Pinto
2
Marcus Vinícius Ribeiro Puresa
2
Maria Doraci Guedes
2
kécia Raianne dos Santos
2
Karina de Lima Amorim
1
Clara Thalia Oliveira de Almeida
1
Suzana dos Espírito Santo
1
Marinete Santos
1
MARCIA RODRIGUES DE SOUSA MENDONÇA
1
Felipe Salorran
1
Maria Gemaque Pinho
1
Eloiny Ptra Brasil Lazamé
1
Celeste Maria da Rocha Ribeiro
1
Josenir Sousa da Silva
1
Aldeci Pires Moraes
1
ELICELMMA ALMEIDA DE SENA
1
Andréia Pinheiro de Carvalho
1
MENDES, ADELMA DAS NEVES NUNES BARROS
1
Valdinei de Lima Favacho
1
Jéfter Golçanves Amorim
1
Romário Duarte Sanches
1
Letícia Picanço Carniro
1
Eloiny Lazamé
1