Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Amapá (1995). Atualmente é professora da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura. Especialista em Linguística Portuguesa e Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá. Está atuando como Docente Formadora da Olimpíada de Língua Portuguesa, no Estado do Amapá, desde 2014.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Olimpíada de Língua Portuguesa: Importância para o Aprimoramento da leitura e da escrita. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O discurso Opressor nos Contos de Fadas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A influência da Prova Brasil na prática do professor de Língua Portuguesa em duas escolas de ensino fundamental em Macapá/AP - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Textos Didaticos

Ano Título
?Palavra escrita, palavra falada: a leitura do meu lugar?
A ficçao narrativa
A ficçao narrativa
teoria Literária: uma breve retomada
O conhecimento Prévio em leitura

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Processo Seletivo para Matrículas Especiais Letras Inglês e Francês. (Concurso público)
Professor substituto de Língua Portuguesa (Concurso público)
Cargos de Professor da Carreira do Magistério Superior. (Concurso público)
Banca examinadora (Concurso público)
Banca examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto em Língua Portuguesa e Literatura Infanto-juvenil. (Concurso público)
Concurso Público de Provas e Títulos para o Provimento de Cargos da Carreira do Magistério Superior Quadro Permanente da UNIFAP. (Concurso público)
O tema da Curiosidade nos Contos La Barbe Blue (1697) de Charles Perrault e La Curiositè de Jeanne-Marie LePrince de Beaumont (Graduação)
Comissão de Reformulação do Projeto Político Pedagógico PPP do Curso de Letras Português/Inglês (Avaliação de cursos)
Comissão de Reformulação do Projeto Político Pedagógico PPP do Curso de Letras Português Francês, (Avaliação de cursos)
As mudanças na mentalidade social relacionadas ao infante, refletidas no conto chapeuzinho vermelho, de Perrault aos irmão Grimm (Graduação)
Uso de verbos auxiliares escritos por crianças e jovens em idade escolar no município de Macapá (Graduação)
As contribuições da literatura infantil na construção da identidade dos alunos no 2º período da educação básica (Graduação)
Os anéis do poder: estudo comparativo entre a obra "O senhor dos anéis" e a ópera "O anel dos Nibelungos" (Graduação)
A sexualidade em Carlinhos, narrador-personagem em "Menino de Engenho" (Graduação)
A literatura fantástica e seus desdobramentos: uma abordagem em perspectivas teóricas. (Graduação)
A influência da literatura infantil no processo inclusivo de crianças co Síndrome de Down. (Graduação)
Comissão Julgadora Regional da 4a. Edição de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. (Outra)
Comissão Julgadora Estadual na análise e classificação dos textos da OLIMPÍADA de LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO - 4a edição/ Presidente. (Outra)
Os caminhos linguísticos-gramaticais nos gêneros poema e crônica: uma análise dos cadernos da OLPef. (Graduação)
"O uso das fábulas e seus efeitos no ensino-aprendizagem nas s¿ries iniciais da E.E. Almirante Barroso. (Graduação)
Processo Seletivo de monitoria para a Disciplina de Redação. (Outra)
A leitura no 2 Período da Ed. infantiil. (Graduação)
A leitura de textos literários no ensino fundamental sob a óptica dos PCN. (Graduação)
Estudo do falo na obra erótica O amor natural, de Carlos Drummond de Andrade. (Graduação)
A cegueira branca: um retrato da sociedade pós-moderna na obra Ensaio sobre a cegueira de José Saramago. (Graduação)
"A ilustração dos livros infantis: um recurso essencial na formação do Leitor" (Graduação)
"Leitura Literária e a construção de sentidos no Ensino Médio (Graduação)
Luisa e Capitu: personagens com perfis convergentes e divergentes no realismo do séc. XIX. (Graduação)
Idealizando sensações: o morango imaginário. (Graduação)
A literatura brasuleira como leitura crítica no 2° ano do ensino médio. (Graduação)
A produção textual na EJA: uma análise das condições de produção. (Graduação)
Os aspectos psicológicos e filosóficos machadianos (Graduação)
Manual prático do ódio: representação e resistência na literatura marginal. (Graduação)
A influência da Oralidade na escrita da internet:gênero MSN (Graduação)
A integração entre professor e a coordenação pedagógica em benefício da leitura, para alunos do 1º ano do ensino médio. (Graduação)
"A condição do escritor: o drama entre o grito e o silêncio em 'A hora da Estrela' de Clarice Lispector" (Graduação)
Processo Seletivo Simplificado para Professor substituto. (Outra)
A Construção de Sentido na Literatura Infantil na 5a. série do E.F da escola Gonçalves Dias (Graduação)
Banca de Avaliação de Monitoria para disciplina Língua Portuguesa do CPV-Negros (Outra)
Construíndo a Leitura através de Contos (Graduação)
Comissão de formulação da nova proposta do Processo Seletivo(Vestibular) da Unifap (Outra)
A presença da função conotativa no universo literário do poeta Patativa do Assaré (Graduação)
Leitura e construção de sentido do conto a Bela e a Fera na EJA (Graduação)
A hora e a vez dos Contos de Fadas na sala de aula (Graduação)
A leitura no ambiente escolar e as contribuições da Fábula na formação do leitor (Graduação)
Notícia de Jornal impresso:uma perspectiva para leitura em sala de aula (Graduação)
Música:um texto sedutor para a leitura e construção de sentido (Graduação)
A Fábula como Gênero Textual evidenciando a literatura enquanto prática social na literatura Infanto-Juvenil. (Graduação)
A Produção do texto argumentativo na 8a. série do ensino fundamental-uma proposta interdisciplina. (Graduação)
Reformulação da Matriz Curricular da Habilitação em Literatura Vernácula (Outra)

Participação de Eventos

Ano Título
Literatura em Foco.A Literatura em Foco (Seminário)
Educar é Cuidar, contribuindo para a Criação.Projeto de leitura Literária (Encontro)
Com a palavra, o professor-autor. (Seminário)
Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular no Amapá.Seminário Estadual da BNCC no Amapá (Encontro)
VIII Fórum Estadual de Educação -UNDIME/AP.Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futura "Importância para o Aprimoramento da Leitura e Escrita" (Outra)
Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro.Leitura vai, escrita vem:: praticando teoria (Oficina)
Uma Viagem ao mundo da Literatura Infanto-juvenil.O discurso opressor nos Contos de Fadas. (Seminário)
Seminário Internacional Escrevendo o Futuro_ Práticas de Escrita. (Seminário)
1 Encontro de Pós-Graduação da UNIFAP.A influência da Prova Brasil na prática do professor de Língua Portuguesa em duas escolas de ensino fundamental em Macapa/AP. (Encontro)
Texto e Imagem Ferramentas da Leitura.Texto e imagem: Ferramentas da leitura (Oficina)
"ler e escrever na 1a. Série não é um bucho de sete cabeças.Alfabetização e Letramento. (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
?Palavra escrita, palavra falada: a leitura do meu lugar? (Textos Didáticos ou para Discussão)
A ficçao narrativa (Textos Didáticos ou para Discussão)
A ficçao narrativa (Textos Didáticos ou para Discussão)
teoria Literária: uma breve retomada (Textos Didáticos ou para Discussão)
O conhecimento Prévio em leitura (Textos Didáticos ou para Discussão)