Doutoranda em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará- PPGL/UFPA (2017). Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá/UNIFAP (2015). Especialização em Linguística pela Faculdade Integrada/AVM (2015). Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Tecnologia Apoena/FTA (2015). Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia do Amapá /META (2010). Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amapá/UNIFAP (2001). Habilitação em Língua Francesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Amapá ? UNIFAP (2013). Atua como Professora da Rede Pública do Estado do Amapá (1994). Possui experiência em docência na Educação Superior; Pós-Graduação na área da Educação e Letras; e Educação à Distância/IFAP-Santana (2015). Atualmente desenvolve a atividade como membro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, Comitê PROLER/AP (2017). Tem experiência nas áreas: Linguagem; Alfabetização; Leitura e Escrita; Línguas Clássicas (Grego e Latim); Linguística; Literatura Infantil; Análise do Discurso e áreas afins.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
ANÁLISE DISCURSIVO-DIALÓGICA SOBRE A ANISTIA NO ART. 59 DO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO À LUZ DA ÓTICA BAKHITIANA Revista SODEBRAS,v.9,p.81-87 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
ASPECTOS GEOLINGUÍSTICOS DOS POVOS INDÍGENAS NO AMAPÁ E NORTE DO PARÁ: UMA REVISÃO DA LITERATURA Revista SODEBRAS,v.9,p.99-104 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Discurso, Cultura e Poder: Interfaces Estabelecidas na Produção dos Ladrões de Marabaixo no Estado do Amapá. - IX Congresso Internacional da Abralin (Participação em Eventos/COMPLETO)
O Discurso Religioso nas Produções dos Ladrões de Marabaixo: uma perspectiva dialógica da linguagem. - VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS) nEGROS(AS) (Participação em Eventos/RESUMO)
O Discurso Discriminador de Padres na Questão Religiosa e Cultural do Ciclo do Marabaixo em Macapá-AP - VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS) (Participação em Eventos/RESUMO)
O TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO - Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: Diversidade Linguística e Políticas de Ensino. (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Educação escolar quilombola: valorizando a história, a cultura e a identidade negra. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Mesa Redonda: A contribuição da Pesquisa Acadêmica de Língua Materna para a Prática Docente - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Adaptação fotográfica do conto: A pequena vendedora de fósforos (Hans Christian Andersen - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Discurso, Cultura e Poder: Interfaces Estabelecidas na Produção dos Ladrões de Marabaixo no Estado do Amapá. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Discurso, Cultura e Poder: Interfaces Estabelecidas na Produção dos Ladrões de Marabaixo no Estado do Amapá. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O Discurso Religioso nas Produções dos Ladrões de Marabaixo: uma perspectiva dialógica da linguagem. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Percepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre a Inclusão de Conteúdos de Matriz Africana e Afro-Brasileira no Currículo Escolar: Revistando a prática. - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
O Discurso Discriminador de Padres na Questão Religiosa e Cultural do Ciclo do Marabaixo em Macapá-AP - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
A Literatura Infantil e a Formação do Leitor - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
As Representações Raciais no Estado do Amapá - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
As formas de Silêncio existentes nas relações transfronteiriças do Platô das Guianas - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Contos de Fadas Atualizados - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Capítulos de Livros

Ano Título
DISCURSO, CULTURA E PODER: INTERFACES ESTABELECIDAS NA

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Banca avaliadora do Docente do Curso de Logística (Concurso público)
Banca avaliadora do Processo Seletivo Simplificado para Docentes (Concurso público)
Banca avaliadora do Processo Seletivo Simplificado para Docentes (Concurso público)
Prova didática e prova de títulos (Concurso público)
Banca avaliadora de prova didática e prova de título de processo seletivo simplificado para docentes. (Linguística) (Concurso público)
Banca avaliadora da prova didática e prova de títulos do processo seletivo simplificado para docentes (Língua francesa) (Concurso público)
Banca avaliadora da prova didática e de títulos de processo seletivo para docente simplificado (Língua Espanhola) (Concurso público)
Banca Aavaliadora da Prova Didática e da Prova de Títulos (Concurso público)
A importância do best-seller como instrumento estimulador da prática da leitura no ambiente escolar (Graduação)
A Literatura Juvenil como Recurso Educativo por meio da Obra "Depois daquela viagem" de Valéria Piassa Polizzi (Graduação)
O Ensino da Literatura Amapaense e sua Utilização no 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Mário Quirino da Silva (Graduação)
Aspectos dialógicos na composição do discurso das tirinhas da Mafalda (Graduação)
A Inferência como fator de análise e compreensão do gênero textual charge no Exame Nacional do Ensino Médio nas áreas de linguagem, códigos e suas tecnologias. (Graduação)
Desafios do Ensino da leitura em classes multisseriadas: Um relato de experiência docente na Escola estadual Nazarè do Aporema (Graduação)
Análise do discurso utilizado na obra de auto ajuda (Graduação)
A Projeção do "Eu" em uma Entrevista Televisiva sob a Ótica de Análise do Discurso (Graduação)
Uma Análise Socilinguística da Fala e do Silêncio da Personagem Fabiano em "Vidas Secas" de Graciliano Ramos (Graduação)
A importância da Literatura Infantil para a aprendizagem do aluno do 3º ano do Ensino Fundamental (Graduação)
A construção dos cantinhos na pré-escola e sua influência no conhecimento das crianças da escola "Vera Lúcia Pinon Nery" (Graduação)
A importância da literatira infantil na aquisição da leitura e da escrita dos educandos do 3º ano do ensino fundamental da escola "Meu comecinho de vida" (Graduação)
Estratégias de leitura no terceiro ano das séries iniciais: O papel do professor(a) no desenvolvimento das estratégias de leitura na Escola Iranilde de Araújo (Graduação)
O Papel Social da Mulher do Século XIX na Visão Naturalista da Obra "A normalista" de Adolfo Caminha (Graduação)
A Importância do Português Padrão e Não-Padrão no Ensino Escolar e na Vida Social do Aluno de Língua Portuguesa da 8ª Série da Escola Estadual Jesus de Nazaré (Graduação)
Saída discreta pela porta dos fundos: a morte da estrela. (Graduação)
A linguagem internetês como recurso pedagógico no ensino aprendizagem da língua portuguesa (Graduação)
Uma abordagem sobre Dislexia nas séries iniciais (Graduação)
O homossexualismo na obra O Ateneu de Raul de Pompéia: uma reflexão sociológica nos dias atuais (Graduação)
O processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa por crianças surdas na Escola Estadual José de Anchieta (Graduação)
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: Propostas pra o uso da Rede Social Facebook como recurso midiático no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (Graduação)
O uso do arcaísmo ontem e as mudanças da Língua Portuguesa (Graduação)
O PERFIL DA PROSTITUTA EM LUCÍOLA: A CORTESÃ DE ALENCAR (Graduação)
A (Des) Construção do Estereótipo feminino vitoriano em Alice no País das Maravilhas (Graduação)
Aspectos sobre o movimento literário da década de 70 no Brasil; A Poesia Marginal. (Graduação)
A importância da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental para a formação do bom leitor. (Graduação)
O Processo de Aprendizagem da Língua Portuguesa como Segunda Língua: As Dificuldades de Comprensão e Interpretação dos Alunos Indígenas Moisés Iaparrá do Município de Oiapoque (Graduação)
Aprendendo Gramática Ludicamente: Uma Experiência nas Categorias Gramaticais Substantivo e Verbo. (Graduação)
As Histórias em Quadrinhos como Base de Apoio para Produção de Outros Gêneros Textuais na 5ª Série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof.ª Aracy Miranda de Mont'Alverne. (Graduação)
Dificuldades no aprendizado da leitura de alunos disléxicos (Graduação)
A inclusão dos alunos com deficiência auditiva no Ensino Fundamental II no aprendizado de Língua Portuguesa na Escola José de Anchieta em Macapá (Graduação)
Atuação do professor de Língua Portuguesa como mediador no desenvolviemnto da escrita. (Graduação)
A concepção de ser professor de Língua Portuguesa: da formação continuada às práticas de ensino na 5ª série no Ensino Fundamental II em uma Escola de Macapá. (Graduação)
Atividades de retextualização: reflexão sobre a produção textual. (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
XVI Encontro do Anual do Comitê Proler/AP (ORGANIZACAO)
V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (NAO_INFORMADO)
IV Seminário de Formação de Orientadores de Estudos (ORGANIZACAO)
III Seminário de Formação de Orientadores de Estudos (ORGANIZACAO)
II Seminário de Formação de Orientadores de Estudos (ORGANIZACAO)
I Seminário de Formação de Orientadores de Estudos (ORGANIZACAO)
Fórum das Licenciaturas (ORGANIZACAO)
1ªFeira de Livro do Amapá - FLAP (ORGANIZACAO)
1ª Feira do Livro do Amapá (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
VII Seminário Regional de Geossociolinguística.MONOTONGAÇÃO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MEL DA PEDREIRA DO ESTADO DO AMAPÁ (Seminário)
1º Círculo de teses, dissertações e monografias da UFPA. (Outra)
V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS NA AMAZÔNIA.DISCURSO, CULTURA E PODER: INTERFACES ESTABELECIDAS NA (Congresso)
Seminário de Introdução à teoria dialógica de Bakhtin.Fundamentos teóricos de Bakhtin (Seminário)
IX Congresso Internacional da ABRALIN.Discurso, Cultura e Poder: Interfaces Estabelecidas na Produção dos Ladrões de Marabaixo no Estado do Amapá. (Congresso)
II Encontro de Mediadores de Leitura do Comitê Proler Municipal de Macapá. (Encontro)
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS(AS).O Discurso Discriminador de Padres na Questão Religiosa e Cultural do Ciclo do Marabaixo em Macapá-AP (Congresso)
XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. (Encontro)
II Simpósio sobre Gênero e Diversidade.Percepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre a Inclusão de Conteúdos de Matriz Africana e Afro-Brasileira no Currículo Escolar: Revistando a prática. (Simpósio)
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS(AS).O Discurso Religioso nas Produções dos Ladrões de Marabaixo: uma perspectiva dialógica da linguagem. (Congresso)
I SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO DAS FRONTEIRAS DO PLATÔ DAS GUIANAS: TEMAS E AÇÕES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS TRANSFRONTEIRIÇAS.AS FORMAS DE SILÊNCIO EXISTENTES NAS RELAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS DO PLATÔ DAS GUIANAS (Seminário)
II SEMANA CIENTÍFICO-CULTURAL VINÍCIUS DE MORAES.O desenvolvimento sociolinguístico com o uso de metodologias teatrais: um estudo educacional da linguagem. (Outra)
II Encontro Estadual de Educação Quilombola. (Encontro)
I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIFAP.AS REPRESENTAÇÕES RACIAIS NO ESTADO DO AMAPÁ (Encontro)
II FÓRUM PERMANENTE DAS LICENCIATURAS-UEAP (ENCONTRO DE LETRAS).LITERATURA AMAPAENSE: A NECESSIDADE DE UMA VISÃO CRÍTICA (Encontro)
I Seminário de Literatura Infanto-Juvenil: Origem, realidade e perspectivas.Contando e Recontando Histórias (Seminário)
I SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL: ORIGEM, REALIDADE E PERSPECTIVAS.OFICINA: CONTANDO E RECONTANDO HISTÓRIAS (Seminário)
II SEMINÁRIO CONSTRUINDO O PROGRAMA DE LITERATURA DO AMAPÁ.MEDIAÇÃO EM MESA REDONDA (Seminário)
I Fórum das Licenciaturas da Universidade do Estado do Amapá.Saberes e práticas docentes na formação de professores (Outra)
1ª Feira do Livro do Amapá - FLAP.Contos de Fadas atualizados (Outra)
Encontro do PROLER Macapá.A Sedução do Leitor Literário (Encontro)
III CIELLA- Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia.Livro Didático Amapense: uma realidade possível. (Congresso)
ENCONTRO DAS LlCENCIATURAS.CURSO DE LETRAS (Encontro)
SEMINÁRIO - OS PLANOS NACIONAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS DO LIVRO E DA LEITURA: CONSTRUÇÕES E DESAFIOS.CONSTRUÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS (Seminário)
ENCONTRO AMAPAENSE DOS ESTUDANTES DE LETRAS.GRUPOS DE DISCUSSÃO (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Oficina de Educação Escolar Quilombola: valorizando a história, a cultura e a sociedade negra (Curso de Curta Duração)
Minicurso: Letramento no Ensino Fundamental II: construindo práticas de leitura e escrita (Curso de Curta Duração)
Oficina de Ambientação de Espaços de Leitura com Materiais Recicláveis (Curso de Curta Duração)
Oficina de Técnicas de Contação de Histórias (Curso de Curta Duração)
A Variação Linguística em Sala de Aula (Curso de Curta Duração)
Contando e Recontando Histórias (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
História da Educação

Profissionais Relacionados

Daniel de Nazaré Madureira
7
Fábio Xavier de Araújo
5
Adelma das Neves Nunes Barros Mendes
4
Danielle Marques Gomes.
1
Lenice Gomes
1
Maria Izabel de Albuquerque Cambraia
1
Marilucia Barros de Oliveira
1
Elivaldo Serrão Custódio
1
Yurgel Pantoja Caldas
1
Rogério Andrade
1
Rosivaldo Gomes
1
Judenilson Amador
1
Carla patrícia Ribeiro Nobre
1

Palavras-chave

leitura, conhecimento e leitor
14
leitura, conhecimento e ludicidade
10
Discurso, Religiosidade, Cultura, Marabaixo
9
leitura, literatura, romance, análise
3
língua portuguesa, metodologia, tecnologia
3
professor, mediação, literatura e leitura
2
leitura, escrita, dislexia e ensino
2
Literatura Juvenil; Ensino; Professor
2
LITERATURA INFANTIL, LEITURA, ESCRITA
2
linguística, ensino, bilinguismo e educação
2
professor, formação e prática docente
2
Literatura Infantil; Leitura; Fotografia.
1
análise do discurso, Rio +20, linguística
1
Linguística textual; Sequência Didática
1
Discurso; Aborto, Linguística
1
Literatura Infantil, conto, estereótipo
1
arcaísmo, mudanças, língua portuguesa
1
análise crítica, música, literatura
1
professor, atuação, mediador e escrita
1
variação linguística, língua, sociedade
1
Análise do Discurso; Discurso Publicitário; Língua
1
Literatura juvenil, leitor e prática de leitura
1
Leitura; Escrita; Ensino; Variação Linguística
1
Matriz curricular; professor; cultura
1
Discurso Religioso; Cultura; Ladrões de Marabaixo;
1
Literatura, análise, homossexualismo
1
análise do discurso, auto ajuda, leitura, psicolog
1
Surdo, ensino aprendizagem, língua portuguesa
1
psicopatia, análise, literatura, conto
1
Discurso Jurídico, Expressões Latinas; Linguística
1
Teatro, Linguagem, sociolinguística educacional.
1
língua portuguesa, inclusão e deficiência auditiva
1
variação linguística; fonética; fonologia.
1