Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1986 - extinta em 1989); graduação em Psicologia - Università Pontificia Salesiana (1992) e Mestrado em Psicologia da Educação - Università Pontifícia Salesiana (1995) - Roma/Itália;, Estagio Doutoral em Sociologia (PDSE) - Università degli Studi di Trento (2015) - Trento/Itália e Doutorado em Sociologia - Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC (2017). Atualmente é professora da disciplina Psicologia da Educação nos Cursos de Licenciaturas na Universidade Federal do Amapá/UNIFAP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em educacional, clínica e do trânsito, principalmente nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem; trabalho docente. saúde mental e sofrimento psíquico. Título do livro, produto da tese de doutoramento: "TRAVESSIAS ENTRE A SALA DE AULA E O CONSULTÓRIO: TRAJETÓRIAS DOCENTES, NARRATIVAS E HISTÓRIAS DE SOFRIMENTO E ADOECIMENTO PSÍQUICO DE PROFESSORES NO AMAPÁ".
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
O PATHOS DOCENTE EM NARRATIVAS: RELAÇÕES ENTRE TRABALHO, SUBJETIVIDADES DOCENTES E ADOECIMENTO PSÍQUICO Revista de Ciências Sociais (UFC),v.49, n.1,p.535-577-577 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Os impactos da vida na cidade e do campo na saúde mental: relatos de docentes que atuam em comunidades ribeirinhas no estado do Amapá Vozes dos Vales,v.Nº 06,p.1-22 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O PATHOS DOCENTE EM NARRATIVAS: RELAÇÕES ENTRE TRABALHO, SUBJETIVIDADES DOCENTES E ADOECIMENTO PSÍQUICO Revista de Ciências Sociais (UFC),v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Manifestações de adoecimento em educadores em áreas rurais: narrativas de docentes do sistema modular de ensino (Some) do Estado do Amapá - IV SBS Norte - Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia (Participação em Eventos/RESUMO)
Manifestações de adoecimento em educadores em áreas rurais: narrativas de docentes do sistema modular de ensino (Some) do Estado do Amapá - II Seminário Internaciopnal Sociedade e Fronteiras (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Sofrimento psíquico em educadores na Amazônia: narrativas de adoecimento dos usuários do Serviço de Apoio Psicossocial do Estado do Amapá. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Nonostante: educazione alla cura e cura dell'educazione - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
O dificil retorno `sala de aula: reflexões sociológicas sobre a reinserção no trabalho de docentes em tratamento psicossocial na 'Casa do Professor', no Amapá.r - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Atenção Psicossocial. trajetórias docentes e histórias de sofrimento psíquico de usuários do Núcleo de Atenção à Saúde do Professor no Amapá. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Saúde mental e trabalho docente. - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Políticas educacionais, condições de trabalho e saúde de professores do Ensino Modular no Estado do Amapá. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Adoecimento psíquico de Docentes na Amapá: narrativas de usuários da 'Casa do Professor' - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
manifestações de adoecimento em trabalhadores docentes da rede de ensino estadual do Amapá. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Compreendendo as relações entre trabalho e sofrimento/adoecimento psíquico de docentes em comunidades ribeirinhas no estado do Amapá. - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Trabalho docente, anomia e sofrimento psíquico: um estudo de caso a partir do Serviço de Apoio Psicossocial da Secretaria de Educação do Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Inteligência Emoconal na Escola - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O uso de Mapas conceituais como estratégia de aprendizagem - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)

Livros

Ano Título
Travessias entre a sala de aula e o consultório: trajetórias docentes, narrativas e histórias de sofrimento e adoecimento psíquico de professores no Amapá

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Suicídio em Macapá: um problema de saúde pública

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Banca Examinadora na área de psicologia no concurso de provas e títulos para o provimento de professor da carreira do magistério superior (Concurso público)
Banca Examinadora na área de psicologia no concurso de provas e títulos para o provimento de professor da carreira do magistério superior (Concurso público)
Concurso Público de provas e Títulos para o cargo de professor efetivo (Concurso público)
Banca Examinadora na área de psicologia no concurso de provas e títulos para o provimento de professor da carreira do magistério superior (Concurso público)
Processo Seletivo para Docentes (Concurso público)
Processo Seletivo para Docentes (Concurso público)
Processo Seletivo Promissório para Docentes do PARFOR (Concurso público)
Trajetória, Recursos Socais e a Religião: um estudo autobiográfico (Graduação)
Endividamento em empréstimos consignados: um estudo sobre docentes da Educação Básica da rede pública estadual do Amapá (2003 a 2016). (Outra)
Família/Escola:implicações no desempenho escolar do aluno (Graduação)
Relação violência doméstica/agressividade/baixo rendimento escolar: o caso de aluno do 3o anoda EMEF Primavera (2014-2017) (Graduação)
vivências de sofrimento moral na equipe de enfermagem em um Centro de de Atenção Psicossocial no Amapá - CAPS Gentileza (Graduação)
Pedagogia Hospitalar: a importância do pedagogo e práticas pedagógicas na visão de mães acompanhantes de crianças internadas no Hospital da Criança e do Adolescente de Macapá. (Graduação)
Escola e familia: um estudo acerca da ansiedade matemática (Graduação)
A relação afetiva entre alunos comuns e alunos com Síndrome de Down no processo de inclusão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental (Graduação)
Intergração professor aluno autista no processo ensino e aprendizagem (Graduação)
Atuação do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS-AP) na formaçao de professores interpretes em Libras para o atendimento de alunos surdos (Graduação)
Pedagogia Escolar: a contribuição do pedagogo no processo educacional de cianças e adolescentes (Graduação)
O Ensinar e o aprender química no modelo pedagógico da alternância: estudo de caso na Escola Família Agroextravista do Carvâo. (Graduação)
A influência do Ambiente Familiar no Rendimento Escolar na 3a. Série da Escola Municipal de Ensino Fudamental Maria José Santos Fererreira: um estudo de caso. (Graduação)
A captaçao ilícita de votos: uma análise do artigo 41-A da Lei n.9504/97 face às expectativas popuares, a doutrina e a jurisprudência da justiça eleitoral. (Graduação)
Comitê de Pesquisa (Outra)
Delegação premiada: uma abordagem dos requisitos essenciais e aspectos relevantes. (Graduação)
O direito de ressocializaçao do preso e sua reinserção social baseado nos preceitos da Lei 7.210/84. (Graduação)
Dignidade da pessoa: aborto legal e a eutanásia, em face da dignidade humana e (in)disponibilidade do direito à vida no direito pátrio. (Graduação)
O Processo de Inclusão do Aluno Portador de Deficiência Mental na Concepção dos Professores (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O Programa de Filosofia para Crianças e a sua Aplicabilidade na Educação (Graduação)
Orientação Sexual na Escola e sua Importância de Acordo com os PCNS (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I Seminário Interinstitucional sobre Educação Inclusiva no Ensino Supeior (ORGANIZACAO)
Relato de Experiências (NAO_INFORMADO)
I Fórum de Educação Inclusiva e I Encontro dos NAPNES/TECNEP (ORGANIZACAO)
Comissão de Habilitação do FIES Técnico do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-PRONATEC (NAO_INFORMADO)
Comissão de Elaboração das Propostas de Projetos para a implantação do Programa Interinstitucional de Certificação e Formação Continuada-programa CERTIFIC (ORGANIZACAO)
Processo Seleivo para o Cargo de Professor (ORGANIZACAO)
IV Semana Universitária da Universidade do Estado do Amapa (ORGANIZACAO)
Sub-Relatora Técnica da Revisão do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. (NAO_INFORMADO)
Relatoria Técnica da Revisão o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Universidade do Estado do Amapá (NAO_INFORMADO)
Processo Seletivo 2010 -VESTIBULAR (ORGANIZACAO)
Comitê Inerno de Iniciação Científica (ORGANIZACAO)
Processo Seletivo para o ingresso dos professores que serão cotemplados pelo Plano Naional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR (ORGANIZACAO)
Projeto de Extensão (ORGANIZACAO)
Núcleo Docente Estruturante do Curso de Dieito (NAO_INFORMADO)

Participação de Eventos

Ano Título
II Seminário de Politica de Educação Superior Brasileira: Expansão em tempos de incertezas.Expansaão da Educação Superior e Diversidade: campo, indígena e étnico racial (Seminário)
DSA e psicofarmaci ai bambini - CCDU. (Seminário)
Le mappe della città di Trento (XIX-XX).. (Outra)
Incontri e visita guidate: Fondazione San Servolo - Venezia. (Exposição)
Incontro con il Ministro di Istruzione. (Encontro)
Un Incontro di eccellenze. (Encontro)
XI Seminario Associazione Cervati. (Seminário)
Festival della famiglia - Provincia Autonoma di Trento. (Seminário)
I funghi IGP nei Demani Civici Trentini - Semiario Explo Milano Università. (Seminário)
Traduzione delle tradizioni alimentari. (Seminário)
Libertà e suicidio, DSRS e Ass. Auto Mutuo Aiuto (AMA). (Seminário)
Scuola-Nido, laboratorio del convegno Internazionale. tori. (Seminário)
Dopo Expo. (As)saggi di storia del cibo trentino.. (Seminário)
Seminario permanente di storia sociale della pschiatria..Nonostante: educazione alla cura e cura dell'educazione. (Seminário)
Diritti dei minori: allontamento dei minori dalle famiglie - CCDU. (Seminário)
Seminario interno sui premi Nobel. (Seminário)
Psichiatria, scuola, servizi sociali: criticità, buone pratiche e alternatinative. (Seminário)
Fare start up in Trentino si può - Panorama Italia. (Seminário)
Psichiatria senza Ritorno - CCDU. (Seminário)
IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental Navegando pelos rios da Saúde Mental na Amazônia: diversidades culturais, saberes e fazeres do Brasil..Manifestações de adoecimento em trabalhadores docentes da rede de ensino estadual do Amapá. (Congresso)
II Simpósio de Saúde Mental Sentir, Saber e Fazer: a reabilitação psicossocial no Amapá.Saúde mental e trabalho docente. (Simpósio)
IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental Navegando pelos rios da Saúde Mental na Amazônia: diversidades culturais, saberes e fazeres do Brasil..Compreendendo as relações entre trabalho e sofrimento/adoecimento psíquico de docentes em comunidades ribeirinhas no estado do Amapá. (Congresso)
V congresso de Ciências Sociais do Amapá.Trabalho docente, anomia e sofrimento psíquico: um estudo de caso a partir do Serviço de Apoio Psicossocial da Secretaria de Educação do Amapá (Congresso)
Cerimônia de Adesão de Instituições ao Projeto Municipal de Combate a Dengue.Breve exposição sobre a participação das instituições de ensino no projeto (Outra)
I Seminário Interristitucional sobre Educação Inclusiva no Ensino Superior.O processo de Inclusão nas Instituições de Ensino Superior do Amapá. (Seminário)
I Encontro de Educação Inclusiva do IFAP. (Encontro)
Conferência Municiapal de Educação-COMED. (Congresso)
I Seminário de Educação a Distância. (Seminário)
I Semana d Filosofia.Teória e Prática (Oficina)
Semana Pedagógica.Sala de Aula: que espaço é esse? (Outra)
II Congresso da ASULAC - Assoc. de Suicidologia da Amáerica Latina e Caribe. (Congresso)
V Semana Científica: Ciência e Globalização.Assédio Moral: aspectos psicológicos (Outra)
Semana Pedagógica.Inteligência Emocional (Oficina)
X Encontro Regional dos Estudantes de Letras.O uso de Mapas Conceiturais como estratégias de Aprendizagem (Encontro)
Cenários Desafiadores para a Administração Contemporânea. (Congresso)
I Congresso Amapaense de Administração. (Congresso)
Motivação para e Excelência Pessoal e Profissional.Motivação para e Excelência Pessoal e Profissional (Seminário)
Ètica e Educação. (Encontro)
Mitos da Escola Moderna. (Encontro)
Congresso Internacional de Filosofia para Crianças e Jovens. (Congresso)
V Congresso de Qualidade em Educação. (Congresso)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Travessias entre a sala de aula e o consultório: trajetórias docentes, narrativas e histórias de sofrimento e adoecimento psíquico de professores no Amapá. (Editoração)
Trabalho docente e saúde mental: levantamento de dados e reflexões sobre o adoecimento de professores da rede de ensino estadual do Amapá. (Curso de Curta Duração)
Fundamentos Sociológicos e Psicológicos da Educação (Curso de Curta Duração)
Fundamentos Sociológicos e Psicológicos da Educação (Curso de Curta Duração)
Teorias Psicológicas e Sociológicas da Aprendizagem (Curso de Curta Duração)
Psicopedagogia e Relações com a Psicanálise (Curso de Curta Duração)
Fundamentos Psicológicos da Educação Superior (Curso de Curta Duração)
Psicologia da Educação Matemática (Curso de Curta Duração)
Psicopedagogia e Relaçoes com a Psicanálise (Curso de Curta Duração)
Criatividade e Educação (Curso de Curta Duração)
Questões de Leitura em Ligua Portuguesa: aspestos psicológicos (Curso de Curta Duração)
Cognição:raciocício lógico e desenvolvimento de habilidades (Curso de Curta Duração)
Dinâmica em Sala de Aula (Curso de Curta Duração)
Cognição e Inteligências (Curso de Curta Duração)
Mapas Conceituais como Estratégias de Aprendizagem (Curso de Curta Duração)
Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade/TDHA: uma perspectiva psicoeducativa (Curso de Curta Duração)
Psicologia Cognitiva Aplicada a Informática da Educação (Curso de Curta Duração)
Saber psicológico e a Docência (Curso de Curta Duração)
Atividades Lúdicas na Metodologia de Ensino (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Educação Rural
Processos de Trabalho
Ensino-Aprendizagem