Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Alagoas (1991), mestrado em História do Norte e Noerdeste do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2001), e Pós-doutorado em Línguística com ênfase em História e política indigenista pela Universidade Livre de Amsterdã (2008). Atualmente é professora Associado IV da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de História, com ênfase em estudos sobre Histórias e Literatura e estudos sobre memória indígena e política indigenista, como também na área de Pesquisa Educacional.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Território e questões ambientais na Terra Indígena Uaçá - Oiapoque - AP Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas,v.7,p.149-169 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Os problemas enfrentados pelas organizações indígenas do Oiapoque/AP (2006-2008) Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas,v.5,p.127-140 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Ciro Flamarion Cardoso e a questão da brecha camponesa Revista Tempo Amazônico,v.1,p.5-16 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Direitos indígenas, meio ambiente e projetos econômicos na história recente dos povos indígenas do Oiapoque - AP Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e ¿Políticas Públicas,v.01,p.1-19 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Representações Sociais na História Recente dos povos indígenas do Oiapoque - AP PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP,v.2,p.1-20 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
O longo caminho do ser ao deve ser: realidade dos povos indígenas e suas relações com a mineração na Colômbia - GT 06 - II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras/4o, SBSNorte/II Semana de Humanidades (Participação em Eventos/RESUMO)
Os indígenas e suas relações na fronteira Oiapoque/Guiana Francesa - XXVII Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/RESUMO)
Os indígenas e as suas relações na fronteira Oiapoque/Guiana Francesa - XXVII Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/COMPLETO)
A Festa da Piedade - III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Debatedora na sessão coordenada :A historiografia indígena do Amapá:invisibilidade e representação - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
O Museu Kuahí dos povos indígenas do Oiapoque e o ensino de História - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Debatedora na sessão coordenada: Ditadura, legislação e resistência no Amapá - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Os indígenas e suas relações na fronteira Oiapoque/Guiana Francesa - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Memória, identidade e gênero na Amazônia - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Fronteiras e a questão indígena - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Direitos humanos e infanticídio em etnias indígenas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Conquistas dos Povos Indígenas no Campo da Saúde e da Educação - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
As correntes historiográficas - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Esboço de Matriz Curricular para o Ensino de História de 6a a 9a séries - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
História e Educação Indígena - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Estudos Históricos sobre Campesinato - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
História e Meio-ambiente - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Canudos: História e Literatura - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Diálogos entre História e Literatura - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Canudos: História e Literatura - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Escola de Frankfurt: uma visão teórica - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
História e Literatura: uma análise interdisciplinar - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
História e Literatura - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Estratégias e ações para o Ensino Superior em Regime Modular - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Interdiciplinaridade: História e Literatura - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Cidadania, memória e patrimônio: (re)visitando alguns conceitos- - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Pesquisa e pós-graduação em história - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Palmares: uma discussão historiográfica - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A historiografia sobre o negro - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Reflexões sobre novas abordagens metodológicas para o ensino de História - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Reflexões para uma nova metodologia do ensino de História no 1 e 2 graus - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Palmares Reconstruído - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Estudo Quanti-qualitativo das provas do vestibular 1993/UFAL - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Capítulos de Livros

Ano Título
Educação escolar indígena no Oiapoque/Amapá: políticas públicas e representações sociais
Política indigenista e representações sociais dos povos indígenas do Oiapoque na fronteira do Amapá
ANÁLISE DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ, AMAPÁ, BRASIL
Representações sociais na história recente dos povos indígenas do Oiapoque/AP

Livros

Ano Título
Canudos:História e Literatura

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Política indigenista no município do Oiapoque no Estado do AP e os problemas atuais enfrentados pelos indígenas no município: um estudo no campo da história do presente e da História oral

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Concurso Público Docente IFAP edital 01/2015 (Concurso público)
Banca Examinadora na Área de Relações Internacionais no Concurso Público de Provas e Títulos - UNIFAP (Concurso público)
Banca Examinadora do Concurso para professor Adjunto, nível I (Concurso público)
Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Classe Assistente Nível I - Área de conhecimento Ciências Humanas - Didatização para escolas indígenas... (Concurso público)
Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Classe Auxiliar com Especialização - Área de Conhecimento Metodologia da História (Concurso público)
Banca Examinadora do Concurso Público para professor Especialista Nível I - Matéria História da Amazônia (Concurso público)
Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente Nível I - Área de Conhecimento História da Amazônia (Concurso público)
Processo Seletivo Simplificado para a Contrtação de Professor Substituto - Área de Conhecimento Ensino de Ciência Sociais (Concurso público)
Banca Examinadora do Concurso para professor Adjunto Nível I - Área de Conhecimento Metodologia da História (Concurso público)
Banca Examinadora do processo seletivo simplificado pata professor substituto na matéria Metodologia do Ensino de História (Concurso público)
Banca do Concurso Público para o provimento de Cargos de Professor para o Magistério Superior, na área de Descrição e Documentação de Línguas (Concurso público)
Concurso Público para o provimento de Cargos de Professor para o Magistério Superior na área de Conhecimentos Básicos em Saúde Geral e Bucal e Educação Indígena (Concurso público)
Seleção do Concurso Público para Docente Efetivo (adjunto)- Licenciatura em Educação Superior Indígena (Concurso público)
Concurso Público para professor Assistente e Auxiliar na área de Povos Indígenas no Brasil (Concurso público)
Concurso Público para Provimento do Cargo efetivo de Professor Auxiliar I na matéria História e Historiografia da Amazônia (Concurso público)
Concurso Público para Provimento do Cargo efetivo de Professor Auxiliar I na matéria Métodos e Técnicas de Pesquisa aplicadas a História (Concurso público)
Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Efetivo Auxliar I na Matéria Metodologia da História da UNIFAP (Concurso público)
Concurso Público para Provimento de Cargo efetivo de Professor Auxiliar I na matéria Metodologia da História (Concurso público)
Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Efetivo Auxiliar I na Matéria Filosofia da UNIFAP (Concurso público)
Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Substituto na Matéria Metodologia da História da UNIFAP (Concurso público)
Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Substituto na Matéria História do Brasil da UNIFAP (Concurso público)
Banca Examinadora do Processo Seletivo de Professor Adeso na disciplina História do Brasil (Concurso público)
Banca Examinadora do Processo Seletivo de Professor Adeso para a disciplina História Antiga (Concurso público)
Banca Examinadora do Processo Seletivo de Professor Adeso para a disciplina Metodologia da História (Concurso público)
Banca Examinadora do processo Seletivo de Professor Adeso para a disciplina História Medieval (Concurso público)
Comissão Examinadora para o Concurso de Professor Auxiliar da Fundação Educacional do Agreste Alagoano (Concurso público)
O paradoxo das identidades no Poder Judiciário: o caso Raposa Serra do Sol, o STF e o reconhecimento da identidade étnica dos indígenas no Brasil (Doutorado)
O que os mortos podem nos contar: catálogo do patrimônio arqueológico Maracá no ensino de história do Amapá. ()
Quimeras de índios, querelas de brancos? usos e abusos da mitologia indígena no ensino de História ()
A Guarda Territorial do Amapá: Personagens de uma história esquecida (Graduação)
A importância da "Associação a Nossa Família" para o município de Santana - Ap (Graduação)
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA NO ENSINO MEDIO A PARTIR DA LEI 10.639/03: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL SEBASTIANA LENIR DE ALMEIDA (Graduação)
A HISTÓRIA LOCAL E ENSINO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS ESCOLAS ESTADUAIS JOSÉ DE ANCHIETA (ZONA URBANA) E JOSÉ BONIFÁCIO (ZONA RURAL), DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP. (Graduação)
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR PARA NEGROS, PRATICANTES DE CULTOS AFRO-BRASILEIROS E PESSOAS ECONOMICAMENTE CARENTES (CPV-NEGROS) NA UNIFAP (Graduação)
Toda casa tem uma história: a história do Amapá na sala de aula (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Banca de avaliação do Edital no. 001/2016 - Programa de Bolsa Monitoria - DFCH - Disciplina Teoria da História - Portaria no. 2711/2016 (Outra)
Banca de avaliação do edital no. 001/2016 - Programa de Bolsa de Monitoria - DFCH- Disciplina Metodologia do Ensino de História - Portaria no. 2697/2016 (Outra)
O ensino de história para o aluno surdo (Graduação)
Discutindo o Curso em Educação Escolar Indígena da UNIFAP: reflexões sobre a formação de professores indígenas no Amapá (2007-2013) (Graduação)
A arte dos fazedores de barcos no bairro do Elesbão: Discutindo memória e patrimônio no Amapá (Graduação)
A importância da formação continuada no desenvolvimento profissional do professor de história (Graduação)
MOVIMENTO OPERÁRIO NO AMAPÁ: A FUNDAÇÃO DA CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES NA DÉCADA DE 1990 (Graduação)
O ensino de história do Amapá na Educação de Jovens e Adultos - EJA no município de Macapá nos anos de 2011 a 2012 (Graduação)
Normas e condutas: o cotidiano dos hansenianos em Macapá entre 1970 a 1983 (Graduação)
Entre a lembrança e o esquecimento da morte: práticas e ritos fúnebres na cidade de Macapá (1856-1940) (Graduação)
PROJETO ICOMI: PRIMEIRO PROJETO MINERAL VINCULADO AO CAPITAL EXTRANGEIRO (Graduação)
Mazagão: um recorte histórico da Mazagão Africana Amapense (Graduação)
O naufrágio do Barco Novo Amapá: história de sobreviventes (Graduação)
A aplicabilidade da lei 10639/2003 na Escola Estadual José Bonifácio (Curiaú) no 6o. ano: realidade ou utopia (Graduação)
O uso do documentário no ensino de história (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Políticas públicas para as mulheres no Estado do Amapá (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Narrativas visuais feministas: reflexões sobre a escola, o fazer pedagógico e o feminismo em sala de aula (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Feminilidades escritas pelo corpo: olhares sobre as representações de gênero na escola (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Memórias do arquivo da Cúria Diocesana de Macapá: inventário do acervo e a história do PIME no Amapá (1948-1988) (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Banca Examinadora do processo Seletivo às Matrículas Especiais - PSMS/2014 (Outra)
Reserva Particular do Patrimônio Natural Revecon: entraves e perspectivas de gestão ()
Políticas linguísticas para a proteção das línguas indígenas autóctones e alóctones como patrimônio cultural imaterial linguístico indígena brasileiro: estudo de caso das línguas indígenas faladas no Estado do Amapá (Mestrado)
A importância da temática História e Cultura Africana e Afro-brasileira mediante a implantação da lei 10.639/2003 (Graduação)
A representação dos indígenas nos livros do 5o. ano utilizados pela escola municipal do ensino fundamental São Pedro no contexto da lei 11.645/2008 (Graduação)
A valorização do patrimônio histórico no Estado do Amapá: o caso da Fortaleza de São José de Macapá (Graduação)
Sobre a Gengibirra, rada a saia: a religiosidade afro-descendente do bairro do Laguinho (Graduação)
Movimento Educacional Indígena no Brasil e seu desdobramento no Amapá a partir de 1988: caminhos e descaminhos (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Representações indígenas nos livros didáticos (Graduação)
Avaliação de processo seletivo para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva de monitoria (Outra)
Garimpagem de ouro na fronteira Amapá Guiana Francesa: subsídios para políticas públicas (Mestrado)
O mosaico de área protegidas: análise dos modelos criados na Amazônia (Mestrado)
O saber não formal dos ribeirinhos e as políticas públicas (Mestrado)
A proibição de retrocesso ambiental na tutela das áreas úmidas diante da lei de proteção da vegetação nativa: o caso da várzea do Amapá (Mestrado)
Borracha e Cotidiano: experiência de seringueiros no município de Afuá durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) (Graduação)
O ensino de história e cultura indígena na escola municipal Hildemar Maia (Graduação)
A base aérea do Amapá: uma história não contada (Graduação)
O uso do livro didático de história no ensino médio na escola estadual professor Gabriel Almeida Café (Graduação)
Urbanização da Amazônia: o processo de ocupação e criação do município de Calçoene desde 1901 a 1956 (Graduação)
Amapá Vivendo a nossa História: análise do livro de história regional/local (Graduação)
Por uma educação étnico-racial: a aplicação da lei 10.639/2003 na Escola Estadual Dom Pedro I (Mazagão - AP) (Graduação)
A importância da Histórica Local e Regional na Escola Estadual Padre Simão Corridori, com as turmas do 7o. ano (Graduação)
As noções de tempo histórico e espaço no ensino fundamental (Graduação)
A cidade dos trabalhadores: insegurança estrutural e táticas de sobrevivência em Macapá (1944-1964) (Doutorado)
Membro de banca examinadora do concurso público na área de Teoria da História edital 07/2013 (Outra)
Membro de banca examinadora do concurso oúblico na área de Antropologia edital 07/2013 (Outra)
Membro da banca examinadora de História antiga edital 07/2013 (Outra)
Membro de banca examinadora na àrea de metodologia do ensino de história no concurso público edital 012/2012 (Outra)
Membro de Banca examinadora na área de arqueologia no concurso público edital 012/2012 (Outra)
O fenômeno religioso em foco: uma etnografia da festa de Nossa Senhora da Conceição - Vila de Buritizal, Bailique ()
Mosaico do Oeste de Amapá e Norte do Pará: um novo instrumento de gestão de áreas protegidas no Estado do Amapá ()
A fronteira Amapá-Guiana Francesa entre o conflito e a cooperação: subsídios para políticas públicas ()
Contribuições do saber não formal das comunidades ribeirinhas, na formulação de políticas públicas socioambientais, para a Vila Progresso, no Bailique ()
Aspectos jurídicos e socioambientais da exploração manual de ouro aluvionar em terras indígenas: um estudo de caso da garimpagem dos índios Waiãpi ()
Defesa territorial: Estado e fronteira (Mestrado)
Os primeiros habitantes do Brasil e do Amapá nos livros didáticos de História (Graduação)
Representações dos indígenas nos livros didáticos de história (Graduação)
O ensino de história e cultura indígena na escola Gabriel Almeida Café (Graduação)
Implantação de políticas públicas de educação escolar indígena (Graduação)
As representações dos indígenas nos livros didáticos de História (Graduação)
A discussão etnico-racial no ensino de história: um estudo de caso na Escola Brasil Novo (Graduação)
A temática indígena na sala de aula segundo a lei 11645-2008: uma abordagem com os alunos da escola Ruth de Almeida Bezerra (2012-2013) (Graduação)
A temática indígena nos livros didáticos de história (Graduação)
O saber histórico na sala de aula e e o papel da história na construção da cidadania (Graduação)
Musica na sala de aula: as possibilidades de uso de canções de rock nas aulas de história no ensino fundamental (Graduação)
A história da Vila de Macapá: o processo de abastecimento na segunda metade do século XVIII (Graduação)
Histórias sobre a antiga amazônia indígena: uma abordagem historiográfica dos modelos de ocupação pré-colonial (Graduação)
Membro da banca de entrevista do processo seletivo 2013 do Mestrado em direito ambiental e políticas públicas (Outra)
Membro de banca examinadora para professor temporário para a cadeira de Metodologia da História (Outra)
Banca de Entrevista do Processo seletivo do PPGDAPP/2013 (Outra)
Membro da banca de entrevista do processo seletivo 2013 do Mestrado em direito ambiental e políticas públicas (Outra)
Membro da banca de entrevista do processo seletivo 2013 do Mestrado em direito ambiental e políticas públicas (Outra)
Políticas públicas em terras indígenas: analogias instrumentais entre o Oiopoque e a Guiana Francesa (Mestrado)
Educação ambiental como política social: estratégias de reação social a pesca predatória no município de Pracuúba-AP (Mestrado)
Identidade, Território e políticas sócio ambientais: estudo de caso da etnia Karipuna, na aldeia Manga, no município do Oiapoque/Amapá (Mestrado)
Da conquista e dominação: a luta pela demarcação das terras Wijãpi (Graduação)
As representações sociais do naufrágio do Novo Amapá no discurso jornalístico (Graduação)
Banca de Entrevista do Processo seletivo do PPGDAPP/2012 (Outra)
A educação ambiental como política social: uma estratégia de reação à pesca predatória e de desenvolvimento local no município de Pracuúba AP ()
A tradição indígena Karipuna: um estudo da conservação do meio ambiente natural na aldeia Manga, no Município do Oiapoque - AP ()
Consequências Ambientais de políticas públicas em terras indígenas: uma comparação entre Amapá e Guiana Francesa ()
O princípio da intervenção estatal obrigatória e a gestão municipal dos resíduos sólidos urbanos em Macapá - AP (2010-20110 (Mestrado)
A demarcação das terras indígenas e seus potenciais efeitos sobre a proteção ambiental: o caso raposa serra do sol (Mestrado)
A lei 10.639/2003 e o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira e sua aplicabilidade em Macapá (Graduação)
Memória, identidade e cotiadiano dos trabalhadores da Icomi: a formação e a solidificação da classe operária no Território Federal do Amapá entre os anos de 1957-1965 (Graduação)
O arranjo produtivo local da madeira-móveis no município de Macapá - AP (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Banca de qualificação da dissertação Demarcação das terras indígenas e o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal: o caso Raposa Serra do Sol (Mestrado)
Banca de Qualificação da Dissertação intitulada "Direito à Cidade Sustentável: Serviço de Limpeza Urbana e Gestãol Municipal de Resíduos Sólidos em Macapá (Mestrado)
Museu Sacaca: salvaguarda do patrimônio imaterial amapaense (Graduação)
Os processos de Avaliação em História na Escola Estadual José de Anchieta no período de 2009-2010: realidades e prespectivas (Graduação)
História e Religião: A chegada da Assembléia de Deus em Macapá (Graduação)
As representações sociais de gênero, sexo e sexualidade no Amapá (1930-1950) (Graduação)
A guarda territorial do Amapá: História e memória de uma guarda (Graduação)
Banca para avaliar o Relatório de Estágio Probatório de Ana Renata Rosário de Lima Pantoja. (Outra)
Comissão avaliadora da apresentação da Dissertação de Mestrado de Sabrina Carvalho Verzola (Outra)
O desafio do sistema de patentes para a proteção do acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado (Mestrado)
A territorialidade quilombola em comunidades rurais: uma análise do Quilombo do Mel da Pedereira (Amapá) (Mestrado)
Desenvolvimento Sustentável X programa de desenvolvimento sustentável do Amapá: resultados e contradiç~ies (Mestrado)
O secretário executivo e o marketing pessoal: administrando a carreira com sucesso (Graduação)
Sacaca: Biografia e História (Graduação)
Das margens do Rio Arraiolos brota o sonho de desenvolvimento de uma regiã: um estudo sócio-econômico da região. (Graduação)
De médico e de louco todo mundo tem um pouco: práticas populares de cura no Município de Santana (Graduação)
Banca para realizar Processo Seletivo Indígena/2008. (Outra)
Banca de Seleção do Curso de Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional - Processo Seletivo 2009 (Outra)
O ensino de História do Amapá (Graduação)
Protesto social escravo na Amazônia Colonial ... (Graduação)
A reoragnização do espaço Urbano macapaense: a retirada dios negros do centro da cidade aos campos do Laguinho (Graduação)
O Ensino de História do Amapá no Currículo do Projeto SOME (Graduação)
Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental: estudo de caso da degradação ambiental da Lagoa dos Índios... (Mestrado)
A imigação para a capital do estado do Amapá a partir da década de 90 até o ano 2000: a reconstrução da memória dos migrantes através da história oral de vida (Graduação)
O ensino de história e os desafios da docência na Educação de Jovens e Adultos no município de Macapá - AP (Graduação)
A Guerrilha do Araguaia: um olhar bilateral do conflito entre guerrilheiros e militares (Graduação)
Gestão Estratégica Educacional em Instituição Privada: Problema ou solução? (Mestrado)
Avaliação Emancipatória: a prática docente em busca de novos caminhos (Mestrado)
Construção de um diagnóstico para a educação continuada dos agentes de vigilância sanitária: um estudo de caso na região de Serra Geral da Bahia (Mestrado)
Urbanização e Exclusão Social em Macapá-AP (Graduação)
A presença das congregações estrangeiras no Amapá na década de 60: seu papel social e religioso (Graduação)
Rosas Solitárias: a condição da mulher no sistema carcerário no Estado dp Amapá (1980-2004) (Graduação)
Modernização Autoritária: o Amapá sob o governo Ivanhoé (Graduação)
Festejos em Honra a São Benedito de Gurupá (Graduação)
A Festa de Sta Maria: espaço de práticas e representações em Cunaní (Graduação)
A Implantação da ICOMI e as mudanças na relação de produção e de Trabalho no Amapá (Graduação)
O Ensino de História no Amapá no Currículo das Escolas Estaduais no Município de Macapá-AP (Graduação)
Imagens e Representações Sociais do Curiaú (Graduação)
Polícia Interativa: uma alternativa de segurança pública no bairro Nossa Sra do Perpétuo Socorro (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Amor e Sexualidade no Ocidente Cristão (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
11a Primavera dos Museus.O Museu Kuahí dos Povos Indígenas do Oiapoque e o Ensino de História (Seminário)
I Encontro de Patrimônio Cultural Ambiental Amapaense. (Encontro)
III Encontro de Discentes de História da Unifap - Escrita e pesquisa em História da Amazônia: desafios e perperspectivas.Ditadura, Legislação e resistência no Amapá (Encontro)
III Encontro de Discentes de História da Unifap - Escrita e Pesquisa em em História da Amazônia.Historiografia Indígena do Amapá: invisibilidade e representações (Encontro)
Semana do Calouro de História 2016.Apresentação do Curso de História na Mesa Redonda História: desafios e paradigmas (Encontro)
II Encontro Estadual da ANPUH -AP.Experiências docentes e institucionais dos Cursos de História do Campus Marco Zero e Oiapoque: novos e velhos desafios (Encontro)
II Seminário de Educação, política e diversidade.História e Educação Indígena - Mesa Redonda Identidade e Diversidade na Amazônia: Reflexões, Pesquisas e Práticas (Seminário)
II Seminário de Educação, política e diversidade.Roda de Conversa "Práticas e Pesquisas no contexto da educação indígena" (Seminário)
Encontro Internacional Amazônia: Fronteiras em Movimento.Educação indígena na fronteira Oiapoque/Guiana Francesa (Congresso)
IX Semana de História da UNIFAP.O ensino e a pesquisa de História do Amapá: pespectivas e desafios (Encontro)
II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras/4SBS Norte/.O longo caminho do ser ao deve ser: realidade dos povos indígenas e suas relações com a mineração na Colômbia - GT 06 (Seminário)
II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras/4SBS Norte/.Membro do Comitê Sientífico (Seminário)
II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras/4SBS Norte/.Coordenadora do GT - 06: sociabilidades fronteiriças: vivências e conflitos em espaços de fronteira internacional (Seminário)
II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras/4SBS Norte/. (Seminário)
II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras/4SBS Norte/.Debatedora do GT 06 - Sociabilidades Fronteiriças: vivências e conflitos em espaços de fronteira internacional (Seminário)
XXVII Simpósio Nacional de História.Os indígenas e suas relações na fronteira Oiapoque/Guiana Francesa (Congresso)
Mesa de Debate "Pensando a Cidade". (Outra)
XXVII Simpósio Nacional de História. (Simpósio)
Semana Universitária da Mulher.Memória, identidade e gênero na Amazônia (Seminário)
III Encontro Estadual dos Estudantes de História.Economia e a questão Indígena (Encontro)
Primeiro Encontro de Ciências Humanas da Universidade Vale do Acaraú: Amazônia: o Amapá e seus desafios.Representações Sociais na História Recente dos Povos Indígenas do Oiapoque (Encontro)
Semana de História.Perspectivas do Ensino de História, o Ofício do Historiador (Encontro)
II Encontro Estadual de História: Desafios do Ensino e da Pesquisa em História.As correntes Historiográficas (Encontro)
II Encontro Estadual de História: Desafios do Ensino e da pesquisa em História do Amapá.História e Educação Indígena (Encontro)
I Encontro Temático: Povos Indígenas no Amapá.Conquistas dos Povos Indígenas no campo da saúde e da educação (Encontro)
I Jornada de Ensino Fundamental de 9 anos do Município de Macapá.Esboço de Matriz Curricular para o Ensino de História de 6a a 9a séries (Encontro)
Reuniao Regional da SBPC.História e Meio-ambiente (Encontro)
Reuniao Regional da SBPC.Estudos Históricos Sobre o Campesinato (Encontro)
I Encontro Regional Diálogos da História.Canudos: História e Literatura (Encontro)
Semana do Calouro.Do Positivismo a Escola dos Analles: uma discussão historiográfica (Outra)
I Encontro Regional Diálogos da História.Diálogos entre História e Literatura (Encontro)
X Semana de História da Universidade Federal do Amapá.Canudos: uma discussão historiográfica (Encontro)
Evento produzido pelo CA-História.Oficina sobre produção de artigos (Outra)
X Encontro dos Estudantes de Letras da Região Norte.História e Literatura: uma análise interdisciplinar (Encontro)
X Semana de História da Universidade Federal do Amapá.Oficina: História Oral, memória e ensino de História (Encontro)
I Encontro de Acadêmicos e Profissionais de Educação.Palestra: A Escola de Frankfurt: uma visão teórica (Encontro)
IV Encontro Acadêmico: Ensino e Pesquisa através da extensão universitária.Normas para Elaboração de Trabalhos Técnico-Científicos (Oficina)
V Encontro Acadêmico Ensino e Pesquisa através da Extensão Universitária.IV Encontro Acadêmico Ensino e Pesquisa através da Extensão Universitária (Encontro)
II Encontro de Formação de Professores da UNIFAP.Fundamentos de Metodologia Científica (Oficina)
III Semana de História da Universidade Federal de Alagoas.Palestra: História e Literatura (Encontro)
2º Encontro de Formação de Professores da UNIFAP.2º Encontro de Formação de Professores da UNIFAP (Encontro)
I Encontro de Formação de Professores da UNIFAP.Comunicação: Interdisciplinaridade: História e Literatura (Encontro)
Encontro Nacional de CPPDs das IFES, CEFETs e Agrotécnicas. (Encontro)
III Encontro Acadêmico Estratégias para a Relação Ensino e Pesquisa através da Extensão Universitária.Mesa redonda. Estratégias e Ações para o Ensino Superior em Regime Modular (Encontro)
X Encontro Nacional de CPPDs das IFES, CEFETS e Agrotécnicas. (Encontro)
Encontro de Gestão Integrada de Recursos Hídricos e a Formação de Recursos Humanos na Área de Concentração. (Encontro)
Palestra: "A Imagem da Feitiçaria: Literatura e Cotidiano em Castela". (Outra)
Programa de Capacitação e Treinamento para as Instituições candidatas ao Edital 03/2001 CT-INFRA. (Outra)
VIII Semana de História.Palestra: A Historiografia sobre o Negro (Encontro)
IV Semana de História da UFAL.Mini-curso: Novas Abordagens para o Ensino de História (Encontro)
VIII Semana De História da UINIFAP.Mesa Redonda: Pesquisa e Pós-graduação em História (Encontro)
Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pós-Graduação. (Encontro)
I Seminário de História do Amapá. (Seminário)
Curso: "Cristiandade, Controle e Purificação: do Tribunal Medieval à Inquisição Moderna. (Outra)
Curso de Formação de Tutores em Educação à Distância. (Outra)
VIII Semana de História da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP. (Encontro)
Seminário Revisitando a História do Brasil por Meio de Fontes Documentais - Um Programa de Cooperação Espanha - Brasil. (Seminário)
III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes e III Amostra de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais.A Festa da Piedade (Congresso)
Seminário da Região Norte sobre Parâmetros Curriculares Nacionais.Produção do Relatório da Região Norte sobre o Ensino de História (Seminário)
Curso de Extensão "História das Minorias na Idade Média". (Outra)
Treinamento para Elaboração e Correção de Questões Analítico-Discursivas referente à disciplina História. (Outra)
Curso: "Amor e Sexualidade no Ocidente Cristão. (Outra)
Curso: "Novas Abordagens Metodolológicas para o Ensino de História. (Outra)
Seminário sobre historiografia e metodologia da pesquisa. (Seminário)
I Amostra de Produção Acadêmico-Científica dos Cursos de Graduação da UFAL.Reflexões para uma Nova Metodologia do Ensino de História (Encontro)
Curso: A Escola de Frankfurt. (Outra)
Curso: O ensino de História e a escola de 1º e 2º graus. (Outra)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Comissão que adequará a Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em História (Outra Producao Tecnica)
Projeto Político Institucional de Implantação do Curso de bacharelado em Relações Internacionais da UNIFAP (Outra Producao Tecnica)
Reformulação da Matriz Curricular do Curso de Licenciatura e Bacharelado en História (Outra Producao Tecnica)
Normas para a Elaboração de Trabalhos Técnico-Científicos (Curso de Curta Duração)
Relatório de Avaliação da GED da Universidade Federal do Amapá (Trabalho Tecnico)
Fundamentos de Metodologia Científica (Curso de Curta Duração)
Relatório de Avaliação da GED da Universidade Federal do Amapá (Trabalho Tecnico)
Novas Abordagens para o Ensino de História (Curso de Curta Duração)
Hermenêutica Aplicada aos Estudos Históricos Literários (Curso de Curta Duração)

Profissionais Relacionados

Cecília Maria Chaves Brito Bastos
15
Katy Eliana Ferreira Motinha
5
Zacarias Alves de Araújo Neto
3
Verônica Xavier Luna
2
GARCIA, Simone Pereira
2
Carmentila das Chagas Martins
2
Ronaldo Vainfas
1
Eliane Superti
1
Helena Cristina Queiroz Simões
1
Domingos Chaves Brito
1
MAROJA, Arthur Lenadro de M.
1
Edinaldo Pinheiro Nunes Filho
1
GARCIA, Neusa Pereira dos Santos
1
Daguinete Maria Chaves Brito
1
Carlos Roberto Figueiredo Nogueira
1
Nicolau Eládio Bassalo Crispino
1
Antonio dos Martírios Barros
1
Luis Alberto Galeano Escucha
1
Jonas Marçal de Queiroz
1