Possui graduação com Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Amapá (2001) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2010). Atuou como Subcoordenador do Programa de Gerenciamento Costeiro do Estado do Amapá (2002-2007) e, como Coordenador do referido programa (2007-2013) no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, onde desenvolveu estudos sobre metodologias no ambito Socioambiental e Participativos, além de realização de pesquisas científicas sobre a produção do Espaço Geográfico amapaense, com foco na linha de pesquisa Socioambiental. Foi diretor da Diretoria Técnica de Meio Ambiente do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (2013-2014). Possui experiência na gestão e legislação ambientais, na elaboração e execução de projetos de pesquisa na costa amazônica com interesse na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Categoria Trabalho, Dinâmica em ambientes Costeiros Amazônico, Gerenciamento Costeiro e comunidades Costeiras, Legislação Ambiental, Gestão Ambiental. Atualmente é professor efetivo, assistente A, da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional Oiapoque. Atua na área de Geografia Humana.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO AMAPÁ: um estudo na Escola Família Agrícola do Pacuí REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS,v.7,p.1605-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Impact of the invasion from Nile tilapia on natives Cichlidae species in tributary of Amazon River, Brasil Biota Amazônia,v.4,p.88-94 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO URBANO DAS ÁREAS ÚMIDAS DE MACAPÁ (AP) E SANTANA (AP) Olam: Ciência & Tecnologia (Rio Claro. Online),v.13,p.129-158 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Social Diagnosis and Guidelines for Coastal Management in Environmental Protection Areas of the Amazon Littoral (Amapá, Brazil) Journal of Coastal Research,v.1,p.1331-1335 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Experiências na Utilização de Metodologias Participativas para a Construção de Instrumentos de Gestão Costeira no Estado do Amapá, Brasil Revista da Gestão Costeira Integrada,v.9,p.32-45 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO AMAPÁ: UM ESTUDO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO PACUI Eventos Pedagógicos,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
ANALISE SOCIOAMBIENTAL NA ?ÁREA DE RESSACA DAS PEDRINHAS? DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ ESTADO DO AMAPÁ - VIII Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental (Participação em Eventos/COMPLETO)
A atividade pesqueira na região Atlântica da costa do Amapá município de Amapá. - Rede Cooperativa de Monitoramento Ambiental de Áreas sob Influência da Industria Petrolífera (Participação em Eventos/COMPLETO)
Aspectos Socioeconômicos das Comunidades localizadas entre A Foz do Rio Araguari e a Foz do Rio Amapá Grande. - Iii Workshop Técnico-Científico do Projeto Petrorisco (Rede 05/01- Ctpetro-Finep-Cnpq) (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Feições geomorfológicas arenosas atuais entre a ilha do Maracá e o igarapé Macarry, AP, Brasil. - VII Workshop Ecolab (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
O USO E OCUPAÇÃO DE ÁREAS ÚMIDAS EM AMBIENTES URBANOS DE MACAPÁ E SANTANA NO AMAPÁ, BRASIL - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Oficinas Participativas para o levantamento de informações socioambientais na costa norte do Estado do Amapá, Brasil. - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Revitalização da Orla Marítima - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Vitória do Jari - Aspectos Socioeconômicos: Um Estudo Introdutório - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)

Livros

Ano Título
Zoneamento Ecológico-Econômico Urbano das Àreas de Ressacas de Macapá e Santana, Estado do Amapá.
Seu Dico e o Gerenciamento Costeiro
Atlas Zona costeira Estuarina do Estado do Amapá - Do Diagnóstico Socioambiental ao Zoneamento Econômico Costeiro Participativo

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Educação de Jovens e Adultos e Expulsão Escolar: Narrativas de sujeitos de uma escola pública de Macapá-AP. (Graduação)
Implantação e consolidação dos Grupos escolares na Amazônia amapaense em meados do século XX. (Graduação)
Resíduos Sólidos da Construção Civil e seus impactos ambientais na área de construção da Hidrelétrica de Ferreira Gomes, Amapá, Brasil. (Curso de aperfeiçoamento/especialização)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
VIII WORKSHP ECOLAB, BRASIL (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
Congresso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamericansa.Escolarização de Crianças Órfãs e Desvalidos no Extremo Norte do Brasil Imperial em Região de Fronteira (1840) (Congresso)
Palestra. (Outra)
X Encontro Maranhense de História da Educação - X EMHE.Instrução Primária na Colônia Pedro II no Amapá do Século XIX (Encontro)
Encontro Amapaense de Hstória da Educação.História da Educação Amapaen-se (Encontro)
II Seminário Internacional Brasil-Espanha: A experiência espanhola e a aplicação do SMC--Brasil no apoio à gestão costeira brasileira. (Seminário)
Escola de Adminstração Pública do Amapá.Apresentação Institucional do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territotial do Estado do Amapá (Outra)
Projeto 21 - Construa acessos e derrube Barreiras, " O Desafio da Inclusão da Pessoa com Deficiência na Escola". (Encontro)
Oficina do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Amapá. (Oficina)
Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro.O USO E OCUPAÇÃO DE ÁREAS ÚMIDAS EM AMBIENTES URBANOS DE MACAPÁ E SANTANA NO AMAPÁ, BRASIL (Encontro)
V Seminário Interdisciplinar Fama Saúde e Ambiente.Gerenciamento Costeiro (Seminário)
IX Encotro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. (Congresso)
Integração entre Instrumentos de Gestão Costeira e de Recursos Hídricos. (Oficina)
VIII Workshop - Ecolab.Oficinas Participativas para o Levantamento de Informações Socioambientais na Costa Norte do Estado do Amapá, Brasil. (Congresso)
VIII - Workshop ECOLAB - Ecossistemas Costeiros Amazônicos. (Congresso)
ENCOGERCO - Responsabilidades Ambientes Costeiros e Marinhos: Um Plano Nacional para o Gerenciamento Costeiro. (Congresso)
Curso de Capacitação em Resíduos Sólidos. (Outra)
Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro - Responsabilidades Ambientes Costeiros e Marinhos: Um Plano Nacional para o Gerenciamento Costeiro.Construção Participativa de Instrumentos do Programa de Gerenciamento Costeiro do Amapá - Brasil (Encontro)
Primeira Fase da Rede Cooperativa Norte Nordeste em "Monitoramento Ambiental de Áreas sob Inluencia da Indústria Petrolífera" (REDE PETROMAR, CT-PETRO-FINEP/PETROBRAS/CNPq).Aspectos Socioeconômicos das comunidades Localizadas entre a foz do rio Araguari e a foz do rio Amapá Grande no Estado do Amapá (Seminário)
Divulgação de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. (Oficina)
Curso Formulário Eletronico de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento. (Outra)
I Workshop do Projeto PIATAM mar II. (Outra)
Workshop de Divulgação de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. (Oficina)
Proteção de Áreas Naturais do Amapá. (Encontro)
III Audiência Pública do Plano Diretor de Macapá. (Outra)
Gestão Ambiental para as Micro e Pequenas Empresas. (Seminário)
I Encontro de Integração Técnico-Científica/iepa/Unifap.. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Vistoria ambiental do local do acidente com derrame de combustível e incêndio na localidade do Matapi Mirim, Município de Santana/AP (Trabalho Tecnico)
Parecer Técnico sobre as prováveis causas do Desabamento do Terminal Portuário e Armazenamento de Minérios, Santana/AP. (Outra Producao Tecnica)
Diagnóstico socioeconômico da área de entorno da Unidade Geradora de energia elétrica, tipo Termoelétrica, município de Laranjal do Jarí, AP-Brasil. (Trabalho Tecnico)
Plano Básico Ambiental - PBA da Usina Termoelétrica do município do Laranjal do Jari, Amapá (Trabalho Tecnico)
Plano Básico Ambiental - PBA da Usina Termoelétrica do município de Calçoene, Amapá (Trabalho Tecnico)
Plano Básico Ambiental - PBA da Usina Termoelétrica do municipio do Oiapoque. (Trabalho Tecnico)
Diagnóstico socioeconômico da área de entorno da Unidade Geradora de energia elétrica, tipo Termoelétrica, município de Laranjal do Jarí, AP-Brasil. (Trabalho Tecnico)
Diagnóstico socioeconômico da área de entorno da Unidade Geradora de energia elétrica, tipo Termoelétrica, município Oiapoque, Amapá, Brasil. (Trabalho Tecnico)
SITUAÇÃO DA INUNDAÇÃO DE ABRIL DE 2011 NO MUNICÍPIO DE CALÇOENE (Trabalho Tecnico)
PARECER TÉCNICO EIA/RIMA - DO APROVEITAMENTO HIDRELÉTRICO CACHOEIRA CALDEIRÃO (Outra Producao Tecnica)
Plano Básico Ambiental - PBA da Usina Termoelétrica do municipio do Santana, Amapá (Trabalho Tecnico)
SITUAÇÃO DA INUNDAÇÃO DE ABRIL DE 2011 NO MUNICÍPIO DE PORTO GRANDE (Trabalho Tecnico)
SITUAÇÃO DA INUNDAÇÃO DE ABRIL DE 2011 NO MUNICÍPIO DE FERREIRA GOMES (Trabalho Tecnico)
Estudo de Impacto de Vizinhança da Unidade Geradora de Energia do tipo Termoelétrica (Trabalho Tecnico)
Ambientes Úmidos de Macapá, dinâmicas de Ocupação e Perspectivas socioeconômicas (Trabalho Tecnico)
Plano de Manejo do Parque Nacional Cabo Orange (Trabalho Tecnico)
CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA RESERVA BIOLÓGICA DO LAGO PIRATUBA (RBLP) (Trabalho Tecnico)
Diagnóstico socioeconômico das comunidades localizadas no Entorno e no Parque Nacional do Cabo Orange para subsidiar a elaboração do Plano de Manejo (Trabalho Tecnico)
Reunião Regional da SBPC (Programa de Rádio TV)
Diagnóstico socioeconômico dos moradores do bairro comercial de Santana ? Área Portuária de Macapá-Santana, Estado do Amapá - Brasil. (Trabalho Tecnico)
Relatório Técnico da Reunião para apresentação e discussão da Proposta da Minuta do Decreto para implantação do Zoneamento Ecológico- Econômico Costeiro do Setor Estuarino do Estado do Amapá (Trabalho Tecnico)
PLANO DE INTERVENÇÃO NA ORLA DO MUNICÍPIO DE SANTANA-AP (Trabalho Tecnico)
Revitalização da Orla Marítima (Programa de Rádio TV)
Levantamento dos Aspectos Bióticos e Abióticos do Entorno do Parque Nacional do Cabo Orange (Trabalho Tecnico)
RELATÓRIO DAS OFICINAS DE DIAGNÓSTICO E ZONEAMENTO PARTICIPATIVOS DAS COMUNIDADES DO ENTORNO DO PARNA DO CABO ORANGE. (Trabalho Tecnico)
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARTICIPATIVO PARA O ENTORNO DO PARNA DO CABO ORANGE-AP (Trabalho Tecnico)
Curso de Capacitação de professores e Oficina de Reciclagem de Papel e Cartonagem (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Aspectos Físico-Ambientais do Planejamento Urbano e Regional
Instrumentação Específica de Uso Geral em Física
Geologia Ambiental
Geografia Urbana
Geografia da População

Profissionais Relacionados

Luis Roberto Takiyama
12
Luis Maurício Abdon da Silva
8
Ronaldo Almeida Pereira
7
Marcos Henrique Abreu
6
Érica Antunes Jimenez
6
Sirley Luzia de Figueiredo da Silva
6
Salustiano Vilar da Costa Neto
5
Odete Fátima Machado da Silveira
5
Zanandrea Ramos Figueira
5
Glaucia dos Passos Lima
4
Jucivaldo Dias Lima
4
Adiel Vitória Fagundes
4
Janaína Reis Ferreira Lima
4
Marcio Sousa da Silva
3
José Roberto Pantoja
3
Ana Lúcia Blanc dos Santos
2
Rita de Cássia Monteiro Ferreira
2
Wagner José Pinheiro
2
Cleane do Socorro da Silva Pinheiro
2
Regiane de Souza Coutinho
2
Uaci Moraes Caldas
2
Luís Roberto Takiyama
2
Cassia Ceres Pereira Evangelista
1
Charles Jânio Monteiro
1
Gláucia Pereira de Sousa
1
Paulo Roberto Russo
1
Lilian Leticia Mitiko Hangae
1
Juliana Shiraishi
1
Raimundo Ferreira Palheta
1
Rejane Mont'alverne de Souza
1
Erika Aline Vasconcelos
1
Marcos dos Santos Côrtes
1
Valdenira Ferreira dos Santos
1
Diego Maia Zacardi
1
Pedro Walfir Martins e Souza Filho
1
Luana de Mira Cordeiro
1
Janira Damasceno Lima
1
Priscila Pires Vilhena
1
Márcia Maria Medeiros Gomes
1
Allan Costa e Silva Maciel
1
Lucila Maria dos Santos Silva
1
Vitória Monteiro
1
Rodrigo Paranhos Faleiro
1
Deisi Cristiane Balensiefer
1
Rodrigo Paranhos
1
Paulo Roberto do Couto Pinto
1
Gilvan Portela Oliveira
1
Mariléa Costa Simões
1
Paulo Roberto Couto Pinto
1
Víttor Souza Cunha Nery
1
Erlison FArias Fernandes
1
Crisovão Palhetta Soares
1
Moacir Ferreira Ribeiro
1
Kelly Bonach
1
Juliane Cardoso da Silveira
1
Francinete S. Facundes
1
kleity Brito de Souza
1
Waciman do Amazonas Socorro Teixeira de Lemos
1
Edinaldo Pinheiro Nunes Filho
1
Márcio Roberto Pimentel de Sousa
1
Raimunda Kelly Silva Gomes
1
Maria Aparecida Corrêa dos Santos
1
Flávio Augusto França Souto
1
Anna Elisa Godinho da Silva
1
Severino Pereira Mancio Filho
1
Gilson Costa Homobono
1
Adelson dos Santos Batista
1
Olinete de Souza Ramos
1
Kátia Ramos
1
Marcos da Silva Cunha
1
Cassandra Pereira de Oliveira
1
Alessandro O. Neiva
1
Marcos Henrique de Abreu Martins
1
Sergio Márcio Souza Almeida
1
Ricardo Mota Pires
1
Maria Flávia Conti Nunes
1
Emerson Monteiro dos Santos
1
Marcos Antonio Reis Araujo
1
Danilo Monteiro Monteiro
1
Mariana Petry Cabral
1
Ranaldo Almeida Pereira
1
Aury kelle Barbosa Marques
1
Alan Silva Nazaré
1
Jucimar Coelho Barbosa
1
Denise Arantes de Carvalho
1
Thiago do Val Simardi Beraldo Souza
1
Andrei Langeloh Roos
1
Romero dos Santos Silva
1
Cristiany de Barros Tavares
1
Ione Villas Boas da Silva
1
Luci Cajueiro Carneiro Pereira
1
Vítor Souza Cunha Nery
1
Irenildo Costa da Silva
1
Elivan Arantes de Souza
1
Helder Farias Pereira de Araújo
1
Márcio Souza da Silva
1
Raimunda Cleide G. Chaves
1