Técnico em Mineração, em 1986, pela Escola Técnica Federal do Pará-ETFPA, atual Instituto Federal do Pará; Bacharel em Geologia em 1992, pela Universidade Federal do Pará; Mestre em CIÊNCIAS (MSc em GEOLOGIA E GEOQUÍMICA), em 1996, pela Universidade Federal do Pará-UFPA; Doutor em Ciências, em 2002, pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO Nível II da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP. Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGMDR) da UNIFAPde 2007 a 2015, tendo orientado e concluído 6 dissertações. No PPGMDR, ministrou as disciplinas GEOmorfologia URBANA e GEOtecnologia I. Coordena o Grupo de Pesquisa GEOdiversidade do Amapá (GPGEO/CNPq/UNIFAP). Coordena as atividades do Projeto de Extensão Universitária GEOequinox. Coordena o Projeto de Pesquisa ÁREAS DE RISCOS NATURAIS E PREVENÇÃO (ARNP). Coordena o Projeto de Extensão Universitária, Projeto Série GEOambiental (PSGEO). Orienta alunos de TCC, IC do Curso de Graduação em Geografia; bem como pós-graduandos dos Programas de Pós-Graduação em nível de mestrado (PPGMDR/UNIFAP). Possui experiência na área de GEOciências, com ênfase em Geologia e Geoquímica, atuando principalmente nos temas: Evolução Geodinâmica (arqueano-paleoporoterozóico); GEOdiversidade; GEOlogia; GEOmorfologia Geral e APLICADA; Mineração, Geologia Isotópica; Educação Ambiental.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Destinação fi nal dos resíduos sólidos urbanos: gerenciamento, fragilidades e potencialidades no município de Santana-Amapá CIÊNCIA GEOGRÁFICA,v.XXI,p.300-313 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AMAPÁ CIÊNCIA GEOGRÁFICA,v.I,p.314-324 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
ANÁLISE MORFOLÓGICA DO TERRENO: AS POTENCIALIDADES DOS MODELOS TRIDIMENSIONAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS/PROFESSORES DO CURSO DE GEOGRAFIA - PARFOR/ UNIFAP RBC. Revista Brasileira de Cartografia (Online),v.66/4,p.729-739 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Archean crustal remmanents in the easternmost pat of the Guiana Shield: Pb-Pb and Sm-Nd geochronological evidence for Mesoarchean versus Neoarchean signatures. Geologie de la France,v.2-3-4,p.83-100 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Transamazonian crustal growth and reworking as revealed by the 1:500.000-scale geological map of French Guiyana (2 edition). Geologie de la France,v.2-3-4,p.5-57 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O magmatismo Arqueano da região de Tucumã, Província Mineral de Carajás: Novos resultados geocronológicos Revista Brasileira de Geociências,v.29,p.601-608 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Avelar, V.G.; Lafon, J.M.; Delor, C. 2002. Revisão geocronológica da porção centro-norte do Estado do Amapá. Implicações geodinâmicas. In: SBG. Congresso Brasileiro de Geologia, 41. João Pessoa. Boletim de Resumos Expandidos. pg.291. - Congresso Brasileiro de Geologia, 41 (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Revisão geocronológica da porção centro norte do Estado do Amapá: Implicações geodinâmicas - CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA (Participação em Eventos/RESUMO)
Avelar, V.G.; Lafon, J.M.; Delor, C. 2001. Geocronologia Pb-Pb em zircão e Sm-Nd em rocha total da porção centro-norte do Amapá. Implicações para a evolução geodinâmica do Escudo das Guianas. In: SIMP. GEOL. AMAZ., 7. Belém. (CD-ROM). - International Geological Congress, 7 (Participação em Eventos/RESUMO)
Geocronologia Pb-Pb em zircão e Sm-Nd em rocha total pa porção centro-norte do Amapá. Implicações para a evolução geodinâmica do Escudo das Guianas. - 7 Simpósio de Geologia da Amazônia (Participação em Eventos/RESUMO)
Pb/Pb on zircon ages of Neoarchean magmatic and metasedimentary rocks of the Tucumã region, Carajás Province (Brazil). - INTERNATIONAL GEOLOGIC CONGRESS, 31 (Participação em Eventos/RESUMO)
Geocronologia Pb-Pb em zircão do magmatismo ácido dos terrenos grenito-greenstones da região de Tucumã, sul do Pará. - CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 39 (Participação em Eventos/RESUMO)
Geocronologia Pb-Pb em zircão do magmatismo da região de Tucumã, Amazônia Oriental-Brasil. - CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUÍMICA, 5 (Participação em Eventos/RESUMO)
Estudo petrográfico e geocronológico da Suíte Granítica Santa Luzia região de Paraíso do Norte-TO, datação Rb-Sr em minerais. - IV Seminário de Iniciação Científica (Participação em Eventos/RESUMO)
Estudo petrográfico e geocronológico da Suíte Granítica Santa Luzia, região de Paraíso do Norte-TO, datação Rb-Sr em rocha total. - III Seminário de Iniciação Científica da UFPA-Belém-PA. (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
II CICLO DE PALESTRAS DO GPGEO - GEOLOGIA DO ESTADO DO AMAPÁ: Interações Geomorrfológicas, Pedológicas, Hidrográficas e Fitofisionômicas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
RENCA DE FORA E DE DENTRO: Duas Visões que Precisam ser Compartilhadas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
TRILHAS E SUAS POTENCIALIDADES COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
?EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO 5° ANO DA EMEB PADRE FÚLVIO GIULLIANO, SANTANA:AP: Uso de HOV de Garrafa PET?. - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
I CICLO DE PALESTRAS DO GPGEO/ICP-GPGEO: Geologia do Estado do Amapá e suas interações Geomorfológicas, Pedológicas, Hidrológicas e Fitofisionômicas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
VI GEOequinox NO MEIO DO MUNDO - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
IV GEOequinócio NO MEIO DO MUNDO - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
CAPACITAÇÃO DE GUIAS DE TURISMO E INTERPRETE: Projeto GEOequinox no Meio do Mundo - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
CAPACITAÇÃO METODOLÓGICA: ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (ABNT 10520, 2002) - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
V GEOequinox NO MEIO DO MUNDO - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
III GEOequino no MEIO DO MUNDO - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Geoturismo na Fortaleza de São José de Macapá: Uma perspectiva Geológica - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Geologia, Geomorfologia e Licenciamento Mineral do Módulo 4 da Floresta do Amapá - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
GEOmorfologia Urbana: Influências no seu dia-dia - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
II GEOequinox NO MEIO DO MUNDO - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Geologia, Geomorfologia e Licenciamento Mineral do âmbito do Módulo 4 do Projeto REDD-FLOTA-AP - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
I GEOequinox NO MEIO DO MUNDO - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Dimensão Ambiental do Estado do Amapá - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Belezas Cênicas na RESEX do CAJARÍ-AP: Uma perspectiva para o Geoturismo - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
?Impacto Hidráulico na margem esquerda do Rio Amazonas-Macapá-AP: Recortes erosivos no Balneário Aturiá.?, PAP003495 - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
TRILHAS DOS CASTANHAIS DO SUL DO AMAPÁ: TERRITORIALIDADES E APROPRIAÇÃO SOCIAL.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso). - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
RURALIDADES AMAZÔNICAS: DINÂMICA ESPACIAL NAS TRILHAS DOS CASTANHEIROS DA VILA DE SOROROCA NA RESEX CAJARI-AP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra). - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)

Capítulos de Livros

Ano Título
TRANSFORMAÇÕES ANTROPOGÊNICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA EROSÃO FLUVIAL DO BALNEÁRIO DO ATURIÁ, MACAPÁ-AMAPÁ

Livros

Ano Título
GEOGRAFIA DO AMAPÁ EM PERSPECTIVA - Volume 1

Textos Didaticos

Ano Título
Maquetes de Relevo-GEOmorfologia
GEOmorfologia URBANA: Influências no seu Dia-Dia
Maquetes Tridimensionais de Relevo

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
TRANSFORMAÇÕES ANTROPOGÊNICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA EROSÃO FLUVIAL DO BALNEÁRIO DO ATURIÁ, MACAPÁ-AMAPÁ.
GEOGRAFIA DO AMAPÁ EM PERSPECTIVA - Vol. I
CARTILHA EXPLICATIVA DIGITAL SOBRE A PRODUÇÃO DE HORTA ORGÂNICA VERTICAL DE GARRAFA PET.
O AMBIENTE AMAZÔNICO: PROCESSOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS
ÁREAS PROTEGIDAS (AP) DA AMAZÔNIA: PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) E A FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES: AS EXPERIÊNCIAS DOS BOLSISTAS DE GEOGRAFIA, NA ESCOLA ESTADUAL TIRADENTES, NO ANO DE 2010, EM MACAPÁ-AP
ESTRADAS E TRILHAS NO ORDENAMENTO TERRITORIAL E TURISMO SUSTENTÁVEL NA RESEX CAJARI-AP: UTILIZAÇÃO DE SIG COMO FERRAMENTAL DE MAPEAMENTO E CARACTERIZAÇÃO.
?MOSAICO AMAZÔNICO: RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS E TERRITORIALIDADES NA APA DA FAZENDINHA (MACAPÁ/AP,1995-2010)?
Geocronologia Pb-Pb por evaporação em monocristal de zircão do magmatismo da região de Tucumã, SE do estado do Pará, Amazônia Oriental.

Produções Artísticas

Artes Cênicas

Ano Título
Coral da UNIFAP

Demais Trabalhos

Demais Trabalhos

Ano Título
TV ESCOLA ? SALTO PARA O FUTURO ? SEED/MEC: O PLANETA TERRA ? GEOCIÊNCIAS NA ESCOLA (Palestra em escolas da Rede Pública do Estado do Amapá-Macapá) - Local: Escola Estadual Sebastiana Lenir

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Banca Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira de Magistério Superior da UNIFAP - ÁREA DE CARTOGRAFIA-Professor Assistente-Nível 1 (Concurso público)
Banca Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira de Magistério Superior da UNIFAP - ÁREA DE GEOGRAFIA FÍSICA-Professor Assistente-Nível 1 (Concurso público)
Banca Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira de Magistério Superior da UNIFAP - ÁREA DE GEOGRAFIA FÍSICA (Concurso público)
CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIFAP ? EDITAL 022/2011 (Concurso público)
Banca Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira de Magistério Superior da UNIFAP - ÁREA DE GEOGRAFIA FÍSICA-Professor Assistente-Nível 1 (Concurso público)
CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO ? GEOGRAFIA FÍSICA - EDITAL 016/2011 (Concurso público)
Banca Examinadora do Concurso Público para o Provimento de Cargos de Professor para Magistério Superior, conforme edital 04/2009, na área de CARTOGRAFIA (Presidente de Banca - Portaria 1038/2009-UNIFAP) (Concurso público)
Banca Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira de Magistério Superior da UNIFAP - ÁREA DE GEOGRAFIA FÍSICA-Professor Auxiliar (Concurso público)
Banca Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira de Magistério Superior da UNIFAP - ÁREA DE GEOGRAFIA FÍSICA-Professor Assistente I (Concurso público)
Banca Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira de Magistério Superior da UNIFAP - Professor Assistente da UNIFAP, na área de INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA FÍSICA. (Concurso público)
Banca Examinadora do Concurso Público para Professores Substitutos na matéria: GEOGRAFIA FÍSICA (Concurso público)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO 5o ANO DA EMEB Padre PADRE FÚLVIO GIULLIANO, SANTANA-AP: Uso de Horta Orgânica Vertical de Garrafa PET. (Graduação)
Comissão resposável pela elaboração da Proposta do Programa de Pós-Graduação (MESTRADO) em Geografia da UNIFAP (Portaria: 1304/2017) (Outra)
MALÁRIA NA RESSACA DULCE ESTELA, NO BAIRRO UNIVERSIDADE, EM MACAPÁ-AP: PERSPECTIVAS DA GEOGRAFIA DA SAÚDE (Graduação)
TRILHAS E SUAS POTENCIALIDADES COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA (Graduação)
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: O CASO DA COMUNIDADE DA ILHA REDONDA E A ÁREA DE DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AMAPÁ (Mestrado)
UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE MULTICRITÉRIO PARA ALOCAÇÃO DE ÁREA(S) DESTINADA(S) A ATERRO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE SANTANA-AP. (Mestrado)
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE CAMPO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA PRÁTICA VIVENCIADA POR ALUNOS DA ESCOLA ANA MARIA DA SILVA RAMOS-MACAPÁ-AP (Graduação)
COMISSÃO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR: Port. 1756/2015 (Outra)
COMISSÃO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR - Port. 1143/2015 (Outra)
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO: Pablo Sebastian Moreira Fernandez (Outra)
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO: Jucilene Amorim Costa (Outra)
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: O CASO DA COMUNIDADE DA ILHA REDONDA E A ÁREA DE DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AMAPÁ ()
ANÁLISE MULTICRITÉRIO (MCE): Uma Proposta metodológica para alocação de área(s) destinada(s) a aterro sanitário no município de Santana-AP ()
POLUIÇÃO POR ÓLEO E DERIVADOS NA REGIÃO DO PORTO DE SANTANA (Mestrado)
EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E SUAS REPERCUSSÕES AMBIENTAIS NA BACIA MARÍTIMA DA DOZ DO AMAZONAS: Costa Norte do Estado do Amapá-Brasil (Mestrado)
VARIAÇÕES AMBIENTAIS SAZONAIS E ÍNDICES DE SENSIBILIDADE DO LITORAL AO DERRAMAMENTO DE ÓLEO (ISL)-Orla de Macapá e Santana (Mestrado)
MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE SOCIAL À INUNDAÇÃO NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE LARANJAL DO JARÍ-ESTADO DO AMAPÁ E SUAS CONEXÕES COM O PLANO DIRETOR. (Mestrado)
NAVEGAÇÃO AQUAVIÁRIA: POTENCIAL FONTE DE POLUIÇÃO POR ÓLEO E DERIVADOS NA REGIÃO DO PORTO DE SANTANA. ()
ARRANJOS AGROFLORESTAIS NO CONTEXTO DA AGROECOLOGIA. ()
CARACTERIZAÇÃO DOS CERRADOS AMAPAENSES QUANTO AOS DIFERENTES MODOS DE USO, VISANDO O DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA SUSTENTÁVEL ()
RISCOS ASSOCIADOS ÀS INUNDAÇÕES NA ÁREA URBANA DE DO MUNICÍPIO D EPEDRA BRANCA DO AMAPARÍ-AMAPÁ (Mestrado)
MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE RISCO À INUNDAÇÃO NA FAIXA URBANA DO MUNICÍPIO DE LARANJAL DO JARÍ-AP ()
SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO CONJUNTO HABITACIONAL MUCAJÁ, MACAPÁ-AP: Consequências Ambientais (Graduação)
Comissão de Avaliação Final de estágio Probatório (Outra)
RISCOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS ÀS INUNDAÇÕES NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE PEDRA BRANCA DO AMAPARI-AMAPÁ. ()
RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: OCUPAÇÃO, USO E DEGRADAÇÃO NA TERRITORIALIDADE DA APA DA FAZENDINHA (AMAPÁ-AMAZÔNIA: 1974-2010) (Mestrado)
CARACTERIZAÇÃO DA MORFODINÂMICA DOS DEPÓSITOS SEDIMENTARES DA ORLA FLUVIAL DA CIDADE DE MACAPÁ-AP (Graduação)
MAPEAMENTO DE MANGUEZAIS POR CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETO E ANÁLISE DE MODIFICAÇÕES NO CABO NORTE - AMAPÁ (Graduação)
COMISSÃO DE ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS BINACIONAL DO OIAPOQUE (Avaliação de cursos)
CARACTERIZAÇÃO ESPACIAL E EPIDEMIOLÓGICA DA MALÁRIA NO MUNICÍPIO DE PORTO GRANDE-AMAPÁ. ()
MALÁRIA NA ÁREA INDÍGENA: espacialização dos Casos autóctones no município do Oiapoque-Amapá (Mestrado)
ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DA OCUPAÇÃO URBANA DA ÁREA DO ATURIÁ-AP (Mestrado)
ANÁLISE MULTITEMPORAL QUANTITATIVA DA LINHA DE COSTA AMAPAENSE APLICANDO DADOS DE SENSORES REMOTOS ÓTICOS E RADAR (1972-2000). (Graduação)
ANÁLISE QUANTITATIVA DA EVOLUÇÃO DA LINHA DE COSTA AMAPAENSE USANDO DADOS DE SENSORES REMOTOS ÓTICOS E RADAR (1672-2000) (Graduação)
CHIRÓPTEROS NA REGIÃO DE MAZAGÃO VELHO-AP: Desequilíbrio ecológico e a raiva dos herbívoros na região da Mazagão Velho (Graduação)
INSTRUMENTOS DE GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: Estudo de caso da Estação Ecológica do Jarí, Amapá. (Mestrado)
ESTRADAS E TRILHAS NO ORDENAMENTO TERRITORIAL E TURISMO SUSTENTÁVEL NA RESEX CAJARÍ-AP: UTILIZAÇÃO DE SIG¿S COMO FERRAMENTAL DE MAPEAMENTO E CARACTERIZAÇÃO (Mestrado)
IMPLICAÇÕES DO CONTEXTO DA ZONA DE FRONTEIRA/BR-156/PONTE BINACIONAL NA CONFIGURAÇÃO DA PAISAGEM URBANA DE OIAPOQUE. (Mestrado)
PAISAGEM URBANA DO ENTORNO DA RESSACA DA LAGOA DOS ÍNDIOS MEDIDA PELOS ÍNDICES DE OCUPAÇÃO DO ESPAÇO EDIFICADO A PARTIR DA RODOVIA DUQUE DE CAXIAS. ()
VARIAÇÃO DA LINHA DE COSTA E SUA INFLUÊNCIA NA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COSTEIRAS. ()
O USO DA GEOTECNOLOGIA COMO SUBSÍDIO À GESTÃO AMBIENTAL DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO JARÍ, LARANJAL DO JARÍ-AMAPÁ ()
DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL DE PEDRA BRANCA DO AMAPARÍ, AMAPÁ. (Mestrado)
PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES E ALTERNATIVAS PARA OS PROBLEMAS URBANOS DAS ÁREAS DE VÁRZEA DO MUNICÍPIO DE LARANJAL DO JARÍ-AP. (Mestrado)
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DO GERENCIAMENTO E RISCOS NO MANUSEIO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE - RSSS, PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM E FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA DA MATERNIDADE MÃE LUZIA. (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Seleção de Candidatos ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação em desenvolvimento Regional-Turma 2008 (Outra)
PERÍODO PÓS_ICOMI: IMPACTOS EM SERRA DO NAVIO E IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DE VIDA DA CIDADE. ()
Banca de Seleção da Primeira turma do Curso de Especialização em Gestão Urbana (Outra)
ESTUDO DA FRONTEIRA ENTRE O ARQUEANO E O PALEOPROTEROZÓICO NA REGIÃO AO NORTE DA PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
II CICLO DE PALESTRAS DO GPGEO/ICP-GPGEO/UNIFAP (ORGANIZACAO)
I Ciclo de Palestra do GPGEO (ORGANIZACAO)
I CICLO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO GPGEO (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTANA Educação Integral e as Novas Tecnologias..Educação Ambiental para alunos do 5o Ano da EMEB Padre Fúlvio Giulliano, Santana-AP: Uso de Horta Orgânica Vertical de Garrafa PET. (Simpósio)
II CICLO DE PALESTRAS DO GPGEO/ICP-GPGEO.Geologia do Estado do Amapá: Interações Geomorlógicas, Pedológicas, Hidrográficas e Fitofisionômicas (Encontro)
AULA ABERTA RENCA - FÓRUM DE ACOMPANHAMENTO DE CONFLITOS AGRÁRIOS E DESENVOLVIMENTO - FACADE.RENCA DE FORA E DE DENTRO: Duas Visões que Precisam ser Compartilhadas (Seminário)
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTANA: Educação Integral e as Novas Tecnologias.Trilhas e suas Potencialidades como Recurso pedagógico no Ensino de Geografia.... (Simpósio)
CAPACITAÇÃO METODOLÓGICA ABNT.CAPACITAÇÃO METODOLÓGICA: ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (ABNT 10520; NBR 6023, 2002; ; ABNT NBR 14724, 2011NBR 15287:2011) (Oficina)
I CICLO DE PALESTRAS DO GPGEO.GRUPO DE PESQUISA GEOdiversidade do AMAPÁ/GPGEO-AP/UNIFAP (Encontro)
I CICLO DE PALESTRAS DO GPGEO.GEODIVERSIDADE DO AMAPÁ (Encontro)
FENÔMENO DO EQUINÓCIO-EQUINÓCIO DAS ÁGUAS: PROJETO GEOequinox ? no MONUMENTO MARCO ZERO DO EQUADOROR.PROJETO GEOequinox NO MEIO DO MUNDO - MONUMENTO MARCO ZERO DO EQUADOR (Exposição)
FENÔMENO DO EQUINÓCIO-EQUINÓCIO DA PRIMAVERA - GEOequinox ? no MONUMENTO MARCO ZERO DO EQUADOROR.Projeto GEOequinox no Meio do Mundo (Exposição)
FENÔMENO DO EQUINÓCIO-EQUINÓCIO DAS ÁGUAS: PROJETO GEOequinox ? no MONUMENTO MARCO ZERO DO EQUADOR.PROJETO GEOequinox NO MEIO DO MUNDO - MONUMENTO MARCO ZERO DO EQUADOR (Exposição)
XIII Simpósio de Geologia da Amazônia.GEOTURISMO NA FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ: UMA PERSPECTIVA GEOLÓGICA (Simpósio)
PROJETO GEOequinox ? Curso de GEOgrafia, no MONUMENTO MARCO ZERO DO EQUADOR.Equinócio da Primavera (Exposição)
EQUINÓCIO DAS ÁGUAS - ASTRONOMIA NO MEIO DO MUNDO.PROJETO GEOequinox Curso de GEOgrafia, no MONUMENTO MARCO ZERO DO EQUADOR..PROJETO GEOequinox ? Curso de GEOgrafia, no MONUMENTO MARCO ZERO DO EQUADOR (Oficina)
II Workshop de Apresentação dos Resultados da Primeira Fase do Projeto.Geologia, geomorfologia e licenciamento mineral na área do REDD-FLOTA-AP (Outra)
EQUINÓCIO DA PRIMAVERA - ASTRONOMIA NO MEIO DO MUNDO.PROJETO GEOequinox ? Curso de GEOgrafia, no MONUMENTO MARCO ZERO DO EQUADOR (Encontro)
I WORKSHOP DA INCUBADORA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA.DIMENSÃO AMBIENTAL DO ESTADO DO AMAPÁ (Simpósio)
I Workshop de Apresentação dos Resultados da Primeira Fase do Projeto.Geologia, geomorfologia e licenciamento mineral na área do REDD-FLOTA-AP: DADOS PRETÉRITOS (Seminário)
XX Encontro Nacional de Geografia Agrária.Territorialidades, temporalidades e desenvolvimento no espaço agrário brasileiro. (Congresso)
45º CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, realizado de 26 de setembro a 01 de outubro de 2010.Impacto Hidráulico na margem esquerda do Rio Amazonas-Macapá-AP: Recortes erosivos no Balneário Aturiá. (Congresso)
45º CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, realizado de 26 de setembro a 01 de outubro de 2010.Belezas Cênicas na RESEX do CAJARÍ-AP: Uma perspectiva para o Geoturismo (Congresso)
CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA.Revisão geocronológica da porção centro-norte do Estado do Amapá. Implicações geodinâmicas (Congresso)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
GEOGRAFIA DO AMAPÁ EM PERSPECTIVA (Editoração)
ABERTURA DA RENCA PARA MINERAÇÃO TEM VOZES CONTRA E FAVOR NO AMAPÁ (Media Social Website)
Equinócio da Primavera e IV Feira de Ciência e Engenharia do Estado do Amapá (Programa de Rádio TV)
III TRAVESSIA EM DEFESA DO RIO AMAZONAS (Programa de Rádio TV)
CAPACITAÇÃO METODOLÓGICA: ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (ABNT 10520; NBR 6023, 2002; ; ABNT NBR 14724, 2011NBR 15287:2011) (Curso de Curta Duração)
ÁREAS POTENCIAIS E SUSCEPTÍVEIS A ESCORREGAMENTOS, INUNDAÇÕES, ALAGAMENTOS E EROSÃO NA CIDADE DE MACAPÁ-AP: LEVANTAMENTOS PRELIMINARES. (Media Social Website)
CAPACITAÇÃO DE GUIAS DE TURISMO E INTERPRETE (Curso de Curta Duração)
UTILIZAÇÃO DE GPS PARA USO DE SIG. (Curso de Curta Duração)
CURSO DE GEOmorfologia APLICADA (Curso de Curta Duração)
GEOequinócio no Meio do Mundo (Programa de Rádio TV)
CIDADES RESILIENTES E OS 10 PASSOS PARA CONSTRUÇÃO DE CIDADES RESILIENTES. (Media Social Website)
GEOcuriosidade: TEMPO GEOlógico versus CALENDÁRIO CIVIL (Media Social Website)
Equinócio no Meio do Mundo (Programa de Rádio TV)
GEOTECNOLOGIAS E APLICAÇÕES EM ANÁLISES AMBIENTAIS: RELEVO, ÁGUA E SOLO (Curso de Curta Duração)
MINHA HOMENAGEM E RESPEITO À Dra. BERTHA B. BECKER (Media Social Website)
DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL: Amazônia perdeu 153 quilômetros quadrados de floresta no mês de julho (2013) (Media Social Website)
DEGELO AFETARIA ROTAÇÃO DA TERRA. (Media Social Website)
Maquetes de Relevo-GEOmorfologia (Textos Didáticos ou para Discussão)
CPRM apresenta metas para o plano nacional de gestão de riscos (Media Social Website)
GRUPO DE PESQUISA ÁREAS DE RISCOS NATURAIS E PREVENÇÃO ? ARNP-UNIFAP (Media Social Website)
A UTILIZAÇÃO DO SIGs COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE APLICADO A SAÚDE (Curso de Curta Duração)
GEOequinox: Oficina de maquetes tridimensionais (Curso de Curta Duração)
GEOmorfologia URBANA: Influências no seu Dia-Dia (Curso de Curta Duração)
GEOmorfologia URBANA: Influências no seu Dia-Dia (Textos Didáticos ou para Discussão)
Maquetes Tridimensionais de Relevo (Textos Didáticos ou para Discussão)
Maquete tridimensional de relevos diversos (Maquete)
Maquete do Monumento Marco Zero do Equador-Macapá-Amapá (Maquete)
Website www.valteravelar.com.br (Outra Producao Tecnica)
GLOBAL GREEM X ALMIR SURUÍ (Media Social Website)
GESTÃO DA AMAZÔNIA: Desafios e potenciais para uma Amazônia sustentável (Media Social Website)
Seca de 2010 na Amazônia foi a mais drástica desde 1902 (Media Social Website)
Valter Avelar (facebook) (Media Social Website)
Valter Avelar (www.valteravelar.com.br) (Media Social Website)
Blog do Valter Avelar (Media Social Website)
DINÂMICA DAS RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: Ocupação, Uso e Degradação na Territorialidade da APA da Fazendinha. (Trabalho Tecnico)
Minicurso Sistema de Informação Geográfica (Curso de Curta Duração)
Especialização em Gestão Urbana (Curso de Curta Duração)
Geocronologia Pb-Pb em zircão das rochas magmáticas e metamórficas da área do Projeto RENCA (segunda etapa).. 2003. (Trabalho Tecnico)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Sensoriamento Remoto
Geomorfologia
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Geologia Ambiental
Geografia Urbana
Geoquímica
Geocronologia

Profissionais Relacionados

Claude Delor
4
Olavo Fagundes da Silva
3
Arnaldo Mira dos Santos
3
Firmino Coutinho Correa Jr
3
Daguinete Maria Chaves Brito
3
Edésio Maria Buenano Macambira
2
JeanMichel Lafon
2
Luara da Costa Gouveia
2
LORENA MATOS DE SOUZA
2
Catarine Guerrot
2
Antonio nascimento Silva Junior
2
Didie Lahondere
2
Ingrid Duch Sanz
2
Keiliane dos Santos Amaral
2
Leiliane Gama Pereira
2
Dário Júnior
2
Glauciela Sobrinho Cunha Pantoja Ferreira
2
KÁTIA SILENE DE SOUZA CAVALHEIRO
1
D. Phillips
1
Turma Geografia - 2010-2
1
Valdireni Oliveira
1
Felipe Ribeiro Matos
1
THAYSA PAULA SILVA SOUZA
1
Sanys da Luz Baia
1
MARIA DE BARROS DA TRINDADE PÁDUA
1
Hever Theveniaut
1
Irenildo Costa da Silva
1
Cristovão Palheta Soares
1
KELVIN WENDEL ALFAIA SANTOS
1
C. Truffert
1
Phillipi Rossi
1
Cleber Campos Oliveira
1
Allan Cocherie
1
Edésio Maria Bueanano MacambirA
1
VANESSA LIMA SANTOS
1
Vanessa Castelo Branco de Souza
1
THÁLLYS LOPES
1
LINDANOR DOS SANTOS MARTINS
1

Palavras-chave

Monumento Marco Zero do Equador
11
MACAPÁ-AMAPÁ
11
GEOequinox
8
Trilhas
8
Geomorfologia
8
Rio Amazonas
7
Ensino-Aprendizagem
6
Amapá
6
Educação Ambiental
6
Áreas de Riscos
5
Geociências
5
Evolução Geodinâmica
5
GEOtecnologia
5
Geocronologia
5
Arqueano-Paleoporoterozóico
5
Maquete Tridimensional
5
Geocronologia Pb-Pb em zircão
5
RESEX Cajarí
4
GEOgrafia
4
Fenômeno do Equinócio
4
Centro-norte do Amapá
4
UNIFAP
4
Malária
4
Geologia
4
Santana-Amapá
4
Santana
4
Horta Orgânica Vertical
4
Escudo das Guianas
4
SIG
4
Garrafas PET
4
Macapá
4
Ocupação/Uso/Degradação
4
Aterro Sanitário
4
Balneário Aturiá
4
capacitação
4
Conjunto Habitacional Mucajá
3
Linha de Costa
3
Erosão Fluvial
3
Reciclagem
3
Geoturismo
3
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS
3
Concurso Magistério Superior
3
Geologia Isotópica
3
Estradas
3
Geodiversidade
3
Ensino de Geografia
3
Aquecimento Global
3
Saneamento Básico
3
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
3
Estágio Probatório
3
CAMPUS OIAPOQUE
3
Laranjal do Jarí
3
COMUNIDADE DE ILHA REDONDA
3
GEOGRAFIA FÍSICA
3
Erosão Acelerada
3
Equinócio da Primavera
3
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
3
Amazônia
3
Relevo
3
Análise Multicritério
3
Impacto Ambiental
3
Isótopos de Pb e Nd
3
Ordenamento territorial
3
GEOmorfologia Urbana
3
Resíduos Sólidos
3
Inundação
3
Escola
3
Arqueano
2
Gestão
2
Aula de Campo
2
APA Fazendinha
2
Assoreamento
2
Ressaca Dulce Estela
2
PORTO DE SANTANA-AMAPÁ
2
TRANSFORMAÇÕES ANTROPOGÊNICAS
2
REDD+FLOTA
2
Guias de Turismo
2
HIDROGRAFIA
2
RENCA
2
Recurso Pedagógico
2
Movimento de Massa
2
CURSO DE GEOGRAFIA
2
Pedologia
2
citações
2
Clima
2
Vulnerabilidade
2
Meio Ambiente
2
Módulo 4
2
ABNT
2
Canal do Beirol
2
Oiapoque
2
Pedra Branca do Amaparí
2
ÓLEO E DERIVADOS
2
Magmatismo
2
Província Mineral de Carajás
2
Guaiana Francesa
2
Turismo Sustentável
2
Balneário do Aturiá
2
Geografia do Amapá
2
Erosão
2
Equinócio
2
Rede de Esgoto
2
ESCOLA ESTADUAL MARIA MERIAN
2
Alunos 5o Ano
2
EMEF Ana Maria da Silva Ramos
2
Fitofisionomia
2
Licenciamento Mineral
2
Bairro Universidade
2
Geografia da Saúde
2
Rb-Sr em Rocha Total
2
Equinócio das Águas
2
GESTÃO AMBIENTAL
2
POLUIÇÃO
2
Calendário Civil
1
Desmatamento
1
ÁREAS DE RISCO
1
PARÁ-AMAPÁ
1
Desenvolvimento
1
Canal do Jandiá
1
Área de Risco
1
Chiropterofauna
1
Cabo Norte
1
Mapeamento
1
VULNERABILIDADE SOCIAL
1
Área Indígena
1
Foz do Amazonas
1
Processo Administrativo
1
Mestrado em Geografia
1
Bairros
1
Relações Socioambientais
1
Área Especialmente Protegida
1
Processos Naturais
1
Antrópico
1
Conservação
1
Aturiá-Macapá
1
Sensiblidade do Litoral
1
Riscos
1
APA do Rio Curiaú
1
PIBID
1
Áreas Protegidas
1
Impacto Hidráulico
1
Web-site
1
Tempo Geológico
1
Cidades Resilientes
1
DESASTRES
1
Seca
1
EXPLORAÇÃO MINERAL
1
ÁREA DE DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
1
Processos Geomorfológicos
1
Processos Geomórficos
1
Igarapé do Perpétuo Socorro
1
Riscos à saúde
1
Mazagão
1
Raiva
1
Orla de Macapá
1
Socioambiental
1
ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO JARÍ
1
Desenvolvimento Agrícola
1
POS-ICOMI
1
Lagoa dos Índios
1
EPIDEMIOLOGIA
1
GPGEO
1
TCC
1
GPS
1
Dr. Valter Avelar
1
4 GEO
1
PLANO DIRETOR
1
ARRANJOS AGROFLORESTAIS
1
Formação de Professores
1
Belezas Cênicas
1
Maquetes de Relevo
1
GEOmorfologia APLICADA
1
Geologia Estrutural
1
Ciências da Saúde
1
Espaço Amapaense
1
Geólogo
1
GRUPO DE PESQUISA
1
Sustentabilidade
1
Plano
1
Piçarreira-Areial
1
Fundo de Vale
1
Morfodinâmica
1
Sensores Remotos
1
Zona de Fronteira
1
SERRA DO NAVIO
1
Pós-Graduação
1
Concurso Público
1
Esporte
1
Degradação Ambiental
1
DINÂMICA ESPACIAL
1
Relações Sócio-Ambientais
1
Mestrandos do MDR
1
SIGs
1
Castanhais
1
Geomorflogia Urbana
1
Geomorrfologia
1
Ilha de Santana
1
Mestrado em Desenvolvimento Regional
1
Palestras
1
Vulcão
1
Preservação
1
Global Greem
1
ESCORREGAMENTOS
1
Urbano
1
ÁREA DE DISPOSIÇÃO FINAL
1
Variações Ambientais Sazonais
1
Cerrado
1
Fragilidades
1
PARFOR
1
Astronomia
1
Mineração
1
Prática-Macapá
1
Gestão Urbana
1
Degelo
1
Líder Indígena
1
Risco
1
Alagamento
1
Área Buraco
1
Análise Multitemporal
1
Derramamento de Óleo
1
AGROECOLOGIA
1
Riscos Ambientais
1
Paisagem Urbana
1
Cartografia
1
Instituição Federal
1
Potencialidades
1
Destinação dos Resíduos Sólidos
1
Problemas Ambientais
1
Educação
1
Fortaleza de São José de Macapá
1
Perspectiva Geológica
1
Hidrologia
1
Escola Bosque
1
Curvas de Nível
1
Pesquisas
1
BACIA DE DRENAGEM
1
4GEOS
1
Floresta Amazônica
1
Almir Surui
1
ALAGAMENTOS
1
INUNDAÇÕES
1
Transformações Antrópicas
1
Esgoto Sanitário
1
PONTE BINACIONAL
1
Diagnóstico Geoambiental
1
Petróleo
1
População
1
Comunidades Ribeirinhas
1
Centro-Urbano de Macapá
1
Gerenciamento
1
Geografia-UNIFAP
1
Orogênese Transamazônica
1
Estudo Petrográfico
1
FACADE
1
Planejamento Urbano
1
Comunidades Tradicionais
1
Rotação da Terra
1