Professor ASSISTENTE B da Universidade Federal do Amapá. Doutorando em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP. Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Graduado em licenciatura plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Líder do grupo de pesquisa Círculo de Teorias Linguísticas (CNP q/UNIFAP); Membro dos grupos de pesquisa: História das ideias Linguísticas (Brasil e Portugal) e identidade nacional-PUC/SP (CNPq); Teorias linguísticas de base- UFPB(CNPq). Atualmente, tem interesse por pesquisas que versam sobre: i-) gramaticalização, transitividade oracional, topicalização, marcação; ii-) funções textuais/discursivas de modalizadores epistêmicos, deônticos e afetivos em textos orais/escritos; iii-) teorias pragmáticas(dêixis, modalização, atos de fala, polidez, implicaturas, máximas conversacionais); iv-) história das ideias linguísticas e gramatização brasileira;v- ) sintaxe em interface com o discurso.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
FUNCIONALIDADE DO MODALIZADOR REALMENTE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: DE EPISTÊMICO A MARCADOR DISCURSIVO VERBUM - Cadernos de Pós Graduação,v.6,p.105-122 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A SITUACIONALIDADE E A ACEITABILIDADE COMO ELEMENTOS VERBUM - Cadernos de Pós Graduação,v.10,p.45-60 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A IDENTIDADE CULTURAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE INTERDISCURSIVA EM COMPOSIÇÕES MUSICAIS DE COMUNIDADES LUSÓFONAS VERBUM - Cadernos de Pós Graduação,v.08,p.49-63 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
FUNCIONALIDADE NO MODALIZADOR REALMENTE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: DE EPISTÊMICO A MARCADOR DISCURSIVO VERBUM - Cadernos de Pós Graduação,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)
A situacionalidade e a aceitabilidade como elementos orientadores para a produção e recepção de textos VERBUM - Cadernos de Pós Graduação,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)
A IDENTIDADE CULTURAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE INTERDISCURSIVA EM COMPOSIÇÕES MUSICAIS DE COMUNIDADES LUSÓFONAS VERBUM - Cadernos de Pós Graduação,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Análise de funções textuais/discursivas de adjuntos em narrativas:ressignificando o ensino da sintaxe na educação básica - XXVI JORNADA DO GELNE (Participação em Eventos/COMPLETO)
A LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM OIAPOQUE/AP E AS CONTRADIÇÕES NA AVALIAÇÃO DO ENEM - XII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS:SURGIMENTO DE METALINGUAGENS, CAUSAS E COCEITOS DA GRAMATIZAÇÃO E PERIODIZAÇÃO DOS ESTUDOS LINGUÍTICOS NO BRASIL - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
AS IDEIAS LINGUÍSTICAS DE PACHECO JR E LAMEIRA DE ANDRADE NA GRAMMATICA DA LÍNGUA PORTUGUEZA: TRADIÇÃO OU INOVAÇÃO? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS E A GRAMATIZAÇÃO NO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX: ALGUMAS REFLEXÕES - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
Análise de funções textuais/discursivas de adjuntos em narrativas:ressignificando o ensino da sintaxe na educação básica - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Entre o cinetífico e o linguístico da gramatização brasileira-revisitando a indeterminação do sujeito em textos do século XIX da imprensa paraibana-um estudo à luz da história das ideias linguísticas - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
A LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM OIAPOQUE/AP E AS CONTRADIÇÕES NA AVALIAÇÃO DO ENEM - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
TERMO ACESSÓRIO, POR QUÊ? ANALISE DE FUNÇÕES TEXTUAIS/DISCURSIVAS DE ADJUNTOS EM NARRATIVAS - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO PORTUGUÊS FALADO NO AMAPÁ - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Efeitos de sentido e subjetividade materializados na produção do texto escrito - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
AS CONSTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL PARA O ENSINO DO ADVÉRBIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
?Advérbio e ensino: uma abordagem centrada no uso através do gênero charge? - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Efeitos de sentidos e subjetividade no ensino médio: a materialização do discurso no ensino médio - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
IMIGRANTES E NATIVOS DIGITAIS: REFLEXÕES SOBRE O USO DA LINGUA(GEM) NO TWITTER - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
DE ADVÉRBIO À DÊIXIS: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA A PARTIR DOS DÊITICOS DE TEMPO E ESPAÇO COMO PROCESSO DE REFERÊNCIA NOS GÊNEROS AVISO E ANÚNCIO - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE NO LIVRO DIDÁTICO LINGUAGENS À LUZ DOS GÊNEROS TEXTUAIS E PCN - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DOS GÊNEROS DO DISCURSO: REFLETINDO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO:ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL À LUZ DOS GÊNEROS DISCURSIVOS E DOS PCN - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
O advérbio em português:olhares sobre uma categoria em processo de definição
DE ADVÉRBIO À DÊIXIS: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA A PARTIR DOS DÊITICOS DE TEMPO E ESPAÇO COMO PROCESSO DE REFERÊNCIA NOS GÊNEROS AVISO E ANÚNCIO

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Membro de banca de concurso público área Língua Portuguesa (Concurso público)
Membro de banca de concurso público na área Linguística Românica (Concurso público)
membro de banca da área de língua portuguesa na prova escrita, didática e títulos do edital 06/2015 do concurso público para professor do magistério superior (Concurso público)
a oralidade no gênero seminário: uma análise de livros didáticos de português no ensino médio (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Leituras dialógicas de charges: uma experiencia didática com alunos do 3º ano do ensino médio (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
a perspectiva dialógica da linguagem e o ensino de língua: o gênero tira em livros didáticos de português (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O estudo do léxico no livro didático de língua portuguesa:repensando as práticas de ensino (Curso de aperfeiçoamento/especialização)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I JORNADA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DO EXTREMO NORTE (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
XXVI JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE-GELNE. (Congresso)
XXVI JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE-GELNE.SINTAXE:FORMAS EM USO (Simpósio)
XI COLÓQUIO SOBRE ESCRITA, LEITURA E ENSINO. (Simpósio)
5º COLÓQUIO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA.Reflexões linguísticas por meio do projeto de pesquisa descrição e análise do português falado no Amapá (Congresso)
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E EXTENSÃO.DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO PORTUGUÊS FALADO NO AMAPÁ (Seminário)
5º COLÓQUIO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA.O processo de gramaticalização da construção DIZ QUE na fala amapaense:Descrição e análise de sua funcionalidade por meio de uma observação sincrônica (Congresso)
XVI semana de letras-linguagens, culturas e ensino: diálogos possíveis. (Encontro)
4º COLÓQUIO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA. (Outra)
semana do livro. (Encontro)
II MOSTRA DE PESQUISA DA GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO. (Encontro)
produção científica dos professores do curso de letras. (Encontro)
produção científica dos alunos do curso de letras. (Encontro)
xv semana de letras- uepb.análise linguística e o ensino de língua portuguesa: novos nomes e velhas práticas? (Oficina)
I SIMPÓSIO INTEGRADOR DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UEPB.DA REDAÇÃO À PRODUÇÃO DE TEXTOS: POR UMA TEORIA DA ESCRITA (Simpósio)
I SIMPÓSIO INTEGRADOR DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UEPB. (Simpósio)
XI SEMANA DE ENSINO, PESQISA E EXTENSÃO- SEPE.GRAMÁTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA (Encontro)
xv semana de letras- uepb. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
MINICURSO EM GÊNEROS TEXTUAIS ACADEMICOS: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS PARA A PRODUÇÃO DE FICHAMENTO, RESUMO E RESENHA (Curso de Curta Duração)
GRAMÁTICA (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Composição Musical