Mestre e Doutora em Linguística - Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira - UNINTER (Polo em Macapá/AP); Graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Francesa e respectivas Literaturas - Universidade Federal do Ceará (UFC). Exerceu o magistério superior, em regime de Dedicação Exclusiva (DE), na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), lecionando disciplinas de Língua Francesa (nos cursos de Letras e Secretariado Executivo) e de Língua Portuguesa (nos Cursos de Administração, Ciências Biológicas, Geografia, Letras e Secretariado Executivo) e, ainda, disciplinas de Literatura Francesa no curso de Letras/PARFOR. Atualmente, é professora efetiva do Curso de Letras, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA, Sobral - CE), leciona disciplinas de Morfologia e Semântica do Português, além de Estágio Supervisionado IV, bem como atua no curso de Letras/PARFOR ministrando as disciplinas de Semântica do Português (Sobral-CE) e Produção de Texto (Morrinhos - CE). Os projetos de pesquisa vinculam-se às áreas de conhecimento: Linguística Aplicada; Sociolinguística; Análise e Descrição Linguística. Atua nos grupos de pesquisa: GESLA (Grupo de Estudos em Linguística Aplicada), SOCIOLIN-CE (Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará) e SOCIOLIN-LE (Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas em Língua Estrangeira) - certificados pela Universidade Federal do Ceará/UFC e é Membro da Asociación de Linguística y Filología de América Latina (ALFAL).

A abordagem da categoria Modalidade em livros didáticos de Espanhol e de Francês Língua Estrangeira: uma análise comparatista Calidoscópio (UNISINOS),v.14,p.390-401 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Expressão do Futuro em Francês: algumas considerações sobre marcação e expressividade retórica Polifonia (UFMT),v.22,p.488-508 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Abordagem Comunicativa em Livros Didáticos de Espanhol para o Curso de Secretariado Executivo Prolíngua (João Pessoa),v.10,p.68-82 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A categoria Modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático Revista Trama (UNIOESTE. Online),v.9,p.13-35 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)