AMARANALDA JOSE SANTOS BITTENCOURT DO VALLE

Profissional em Enfermagem com habilidades na Área Assistencial, Técnica, Docência, Tutoria em EaD e em Informática Básica. Construo, desde 1981, meu itinerário profissional dentro do universo da Saúde, quando ingressei no Curso Técnico de Enfermagem, realizado no então Sistema de Ensino Integrado, num consórcio entre o Colégio Amapaense e o Hospital Escola São Camilo e São Luiz. Entre 1988 e 1994 realizei, na Universidade Federal do Pará (UFPA), o Curso de Bacharelado em Enfermagem e Obstetrícia. Em 1995 conclui, na mesma Instituição de Ensino Superior, a Habilitação em Saúde Pública, e em 1996 completei a formação em nível de Graduação, com a Licenciatura em Enfermagem. Dando continuidade a minha formação acadêmica realizei, na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), os seguintes Cursos de Pós-Graduação, na modalidade Lato Sensu: Epidemiologia (1999-2000); Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem (2001-2002), este em Convênio com o Ministério da Saúde (MS), Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) e Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP); e Saúde da Família (2005-2006). Nos estudos desenvolvidos nos Cursos de Especialização acima referenciados, destacam-se, respectivamente, os seguintes eixos estruturantes: Estudos Epidemiológicos e Estatísticos de Agravos à Saúde; Educação Profissional, Saúde e Sociedade; e Saúde da Família: planejamento, investigação e prática. Para efeito de conclusão, os trabalhos acadêmicos elaborados, sustentaram-se em base científica, com pesquisa do tipo aplicada, que resultaram nos seguintes estudos: ?Plantas medicinais hipoglicemiantes no controle do Diabetes Mellitus, na terceira idade: a experiência do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, no período de 1997 a 1999?; ?A qualificação profissional dos Auxiliares de Enfermagem no Amapá: relato de experiências dos Supervisores do PROFAE?; e ?Atenção Saúde da Família: percepção e contribuição dos gerentes de Unidades Básicas de Saúde?. O processo que estive envolvida, do ensino médio à formação superior, em nome de minha preparação e qualificação profissional, resultam, portanto, em 25 anos de estudos e pesquisas, e sustentam a ação profissional qualificada que desenvolvo, desde 1988, na área da Saúde. Atualmente venho desempenhando minhas funções no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), da Secretaria de Estado da Saúde/AP, setor responsável por planejar, supervisionar, monitorar, avaliar, controlar, bem como realizar ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador no Estado do Amapá.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Técnicas

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Impacto do Trabalho na Saúde de Enfermeiro (Graduação)
Gestão do Trabalhado e da Educação em Saúde (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Conferência Macrorregional Central de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Estado do Amapá (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
Oficina de Biossegurança em Serviços de Saúde, Riscos Ocupacionais e Fluxograma do acidente com mat. biológicoco. (Oficina)
Campanha "Verificação de Sinais" - XIII Semana Interna de Prevençâo de Acidentes de Trabalho e VI Semana de Qualidade de Vida da Embrapa Amapá. (Outra)
Oficina Acidente de Trabalho com Material Biológico de Segurança em Serviços de de Saúde, Riscos Ocupacionais e fluxogramas do acidente com material biológico efs. (Oficina)
III Curso de Atualiação de Atualização Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. (Encontro)
II Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. (Outra)
Oficina Integrada CEREST & MS: Projeto Pró-Catador. (Oficina)
Oficina de Capacitação em Saúde do Trabalhador. (Oficina)
Formação de Tutores e Coordenadores Pedagógicos do Curso de Qualificação de Gestores do SUS. (Oficina)
I Semana Amapaense de Prevenção de Acidentes de Trabalho. (Outra)
Notificações de Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho. (Oficina)
Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Oficina)
Seminário Nacional da Gestão do Trabalhador e Educação na Saúde. (Seminário)
Programa de Treinamento e Desenvolvimento. (Outra)
Treinamento sobre Gestão da Qualidade. (Outra)
Trabalho para Implantação da Política de Educação Permanente em Saúde e do Projeto de Capacitação Gerencial no Estado do Amapá. (Oficina)
Curso de Sistematização da Assistência de Enfermagem. (Outra)
Qualificação da Gestão para Programas de Triagem Neonatal. (Oficina)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
PREVENÇÃO DE AGRAVOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR DA SAÚDE (Curso de Curta Duração)