Professora Adjunto II da Faculdade de Letras/Instituto de Letras e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Área de Concentração: Linguística - Linha de Pesquisa: Análise, Descrição e Documentação das Línguas Naturais) da Universidade Federal do Pará. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestrado em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduação em Letras (Português/Inglês) pela mesma instituição. Pesquisa desde 2008 a língua Ikpeng (Karib). Foi coordenadora do Projeto de Documentação Linguística da Língua Ikpeng do Museu do Índio/FUNAI. É líder do Grupo de Documentação e Descrição de Línguas Indígenas (DODELIN/CNPq) da UFPA. Tem experiência na área de Letras/Linguística, com ênfase em línguas indígenas brasileiras e atua principalmente nos seguintes temas: fonética, fonologia e morfossintaxe. Tem interesse por línguas da família Karib, antropologia e narrativas míticas.

Ensaio Sociolinguístico do Povo Ikpeng FALAS BREVES,v.N. 4,p.14-23 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Alternâncias causativas em Ikpeng (Karib). MOARA,v.2,p.104-128 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Estrutura Argumental dos Verbos Descritivos Apurinã. Liames (UNICAMP),v.12,p.103-122 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Property Verbs in Two Amazonian Languages JOURNAL OF LANGUAGE AND LINGUISTICS,v.29,p.114-134 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)