Possui Graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1996), Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2006) na área de concentração Política, Memória e Cidade. Realizou Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política/Relações Internacionais da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, sob supervisão do Prof. Dr. Marcos Costa Lima. Foi professor da Universidade do Sul de Santa Catarina nos Cursos de Relações Internacionais, Comunicação Social e Turismo. Na Universidade Federal de Santa Catarina foi Professor colaborador no Curso de Ciências Econômicas, no Curso de História e no Curso de Relações Internacionais. Foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP na área de História Contemporânea. Entre 2014 a 2017 foi Professor Adjunto 1 do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na área de História Contemporânea. Tem experiência como pesquisador nas áreas de História Política, História Contemporânea (Estudos pós-colonialistas) e História do Brasil, especialmente do período Vargas. É revisor das Revistas Tempo e Argumento, Revista InterAção, Revista de Estudos Internacionais, Revista Crítica Cultural, Revista Oficina do Historiador e História da Historiografia e faz parte do Conselho Consultivo da Revista Menme (Editor-Chefe), Revista Cadernos do Tempo Presente e Revista de Estudos Internacionais. Foi Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo da Docência, PIBID/CAPES/UFRN do subprojeto de História, entre 2014-2017. Foi Coordenador do Curso de Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.Foi membro titular da Comissão Permanente de Desenvolvimento Institucional da UFRN. Atualmente é Professor Adjunto II do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. É pesquisador do Grupo de Estudos do Tempo Presente http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0070705LV2B6FM. É
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
?UM CORAZÓN DE TIERRA QUE LATE ACELERADO?: Migrações internacionais na contemporaneidade e as teorias pós-coloniais REVISTA DE ESTUDOS INTERNACIONAIS,v.8,p.22-34 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
?UM CORAÇÃO DE TERRA QUE BATE ACELERADO? Jornalismo e Cidadania,v.10,p.10-14 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A revista A Defesa Nacional: o autoritarismo, os intelectuais e os militares no governo Vargas (1930-1937) Temporalidades,v.07,p.63-78 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Provincializar a Europa: a proposta epistemológica de Dipesh Chakrabarty. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais,v.7,p.61-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O PATRIMÔNIO DA VIDA: UMA ANÁLISE DA ILUMINURA ?A MORTE DO USURÁRIO E DO MENDIGO? DE GAUTIER DE COINCY Territórios e Fronteiras (Online),v.08,p.165-185 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Do colecionismo privado à musealização do objeto: A trajetória da coleção de Wolfgang Ludwig Rau Revista Memória em Rede,v.04,p.01-14 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Um espírito novo: a modernização do Exército Brasileiro nas páginas da revista A Defesa Nacional, durante o primeiro Governo Vargas (1931-1937) Locus (UFJF),v.20,p.281-303 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
PÓS-COLONIALISMO E O MUNDO PLURAL NA OBRA DE WALTER MIGNOLO Oficina do Historiador,v.07,p.04-18 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Epistemologie del Sud: il postcolonialismo e lo studio delle relazaoni internazionali Diacronie. Studi di Storia contemporanea,v.20,p.1-9-9 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Os militares discutem o Brasil: a revista A Defesa Nacional (1931-1937) Boletim Historiar,v.1,p.22-35 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
<b>A Revolução desde o Sul: Getúlio Vargas e o -caso paulista- (1930-1932)</b> -doi: 10.4025/dialogos.v17i1.657 Dialogos (Maringa),v.17,p.227-253 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
EDWARD SAID E O PÓS-COLONIALISMO Saeculum (UFPB),v.Jul-Dez,p.451-462 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Epistemologias do Sul: Pós-colonialismos e os estudos das Relações Internacionais CADERNOS DO TEMPO PRESENTE,v.14,p.05-11 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
De Vargas a Geisel: as estratégias da política externa brasileira para a criação do Tratado de Cooperação Amazônica - TCA (1940-1978) Cadernos do Tempo Presente,v.1,p.01-15-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Governo Constitucional de Getúlio Vargas e a ?crise fluminense? (1934-1935) Teoria & Pesquisa,v.21,p.73-86 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Os vencedores de 1930: combates e alianças políticas durante o Governo Provisório de Getúlio Vargas Anais do Museu Histórico Nacional,v.44,p.285-302 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Rumo ao conflito? Brasil e Argentina no contexto da II Guerra Mundial ABRI,v.1,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Diplomata e a guerra: Política Externa Brasileira na gestão do Embaixador José de Paula Rodrigues Alves (Buenos Aires-1938-1944) Cadernos do Tempo Presente,v.4,p.01-15 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A República e a Construção da Heroína Revista História Catarina,v.7,p.48-49 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
?TIRANIA EM MARCHA? OU ?LUCTA CONTRA A. DICTADURA?: PARTIDOS POLÍTICOS, HISTÓRIA E. GOVERNO NO BRASIL (1932-1934) Historia & Perspectivas (UFU),v.1,p.305-326 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Realidades: O Brasil que se constrói sob o olhar da Venezuela ? TeleSur TV Esboços (UFSC),v.15,p.119-138 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O ?sentimento brasileiro que lhes brotara na alma?: a construção da nação e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (1921-1930) Cadernos de Pesquisa do CDHIS (UFU. Impresso),v.1,p.45-57 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
?Excellencias tonificantes do meio? e o ?cadinho nacional?: O Brasil e sua História para os intelectuais do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Métis (UCS),v.6,p.217-238 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Ordem didática e instrução pública: a educação como \ Revista de Ciências Humanas,v.41,p.195-215 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Das ?Alturas do poder, a mão para o bem\ Percursos (Florianópolis. Online),v.8,p.18-35 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
?Sem uma reação não estaremos condenados à ruína??: Da Revolução Constitucionalista aos embates da Assembléia Nacional Constituinte - Rio Grande do Sul (1932-1934) INTERthesis (Florianópolis),v.4,p.66-82 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
'Predileções individuais' ou a 'ação construtiva da Nação': intérpretes do Brasil na República Velha Esboços (UFSC),v.15,p.111-126 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
?Explorações sobre a sucessão?: uma cartografia política do período pré-estadonovista (1935-1936) Crítica Cultural,v.1,p.2-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Um espírito novo: A modernização do Exército Brasileiro nas páginas da revista A Defesa Nacional, durante o primeiro Governo Vargas (1931-1937) Locus (UFJF),v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)
A REVISTA ?A DEFESA NACIONAL?: O autoritarismo, os intelectuais e os militares no Governo Vargas (1930-1937) Clio (Recife),v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)
PÓS-COLONIALISMO E O MUNDO PLURAL NA OBRA DE WALTER MIGNOLO Oficina do Historiador,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
O passado regenerado: memória, política e comemorações no Rio Grande do Sul durante as comemorações do Centenário Farroupilha - 1935 - III Seminário Internacional História e Historiografia (Participação em Eventos/RESUMO)
O Diplomata e a guerra: Política Externa Brasileira na gestão do Embaixador José de Paula Rodrigues Alves (Buenos Aires-1938-1944) - Visões do Mundo Contemporâneo: A II Guerra Mundial (Participação em Eventos/RESUMO)
"Considerações" sobre o ofício do historiador: fronteiras da brasilidade (1920-1930) - VII Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos (Participação em Eventos/RESUMO)
Gestão Política e Confrontações Pessoais: Trocas epistolares no Brasil de 1930 - XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos (Participação em Eventos/RESUMO)
Trocas epistolares, reveses da política: Leitura e intepretação na correspondência política - XI Encontro Estadual de História: Mídia e Cidadania (Participação em Eventos/RESUMO)
?Amigo Getúlio...? - Ideário Político e Cultura Escrita no Brasil dos anos 30 - VIII Encontro Estadual de História: História e Violência (Participação em Eventos/RESUMO)
?Querido Getúlio...? - Representações de si ou uma possibilidade de análise na correspondência política - III Congresso Nacional de História Cultural (Participação em Eventos/RESUMO)
A Política da Imagem: As celebrações do centenário farroupilha no Rio Grande do Sul - 1935 - XXIII Simpósio Nacional de História: História: Guerra e Paz (Participação em Eventos/RESUMO)
Representações de uma Heroína - Congresso Estadual de História (Participação em Eventos/RESUMO)
Uma cidade de sonhos: Os projetos de urbanizaçao em Laguna no início do século XX - VIII Encontro Estadual de História (Participação em Eventos/RESUMO)
Anita Garibaldi: Mitos, representações e imagens em Laguna nos anos de 1935 - 1945 - Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/RESUMO)
A história de Santa Catarina em quadrinhos na perspectiva dos viajantes estrangeiros - IV Seminário Catarinense de Iniciação Cientifica (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
?Considerações? sobre o ofício do historiador: fronteiras da brasilidade e a construção de uma memória nacional (1920-1930) - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
História do Tempo Presente: Desafios e Problemas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
60 Anos do Suicídio do Presidente Getúlio Vargas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O passado regenerado: memória, política e comemorações no Rio Grande do Sul durante as comemorações do Centenário Farroupilha - 1935 - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
A Primavera Árabe e os Estudos Pós-Coloniais - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Terrorismo na Tríplice Fronteira? A política externa dos Estados Unidos para América Latina no pós 11 de Setembro - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Washington, Rio de Janeiro e Buenos Aires: A Política Externa Brasileira na correspondência do Embaixador José de Paula Rodrigues Alves (1938-1944) - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Na trama das idéias: Intelectuais e a estética da Nação - 1921-1930 - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
?Considerações? sobre o ofício do historiador: fronteiras da brasilidade (1920-1930) - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
O PENSAMENTO ?MESOLÓGICO?, A ESCRITA DA HISTÓRIA E OS INTELECTUAIS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL (1921-1935) - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Vinte anos de unificação no leste alemão
Uma mulher ilustre do Brasil: Imagens de Anita Garibaldi

Livros

Ano Título
Mneme Revista de Humanidades, n. 32 Dossiê Culturas Políticas
Patrimônio Cultural e Turismo
Introdução às Relações Internacionais
Antropologia Cultural

Textos Didaticos

Ano Título
Filosofia Política I
Curso de Capacitação de Policiais para atendimento ao cidadão

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Concurso público para Professor Adjunto na Área de História da África (Concurso público)
Pós-colonialismos e Relações Internacionais: O pós-colonialismo no pensamento brasileiro ()
SOBRE DIÁSPORAS E AUSÊNCIAS: LIMITES DO ESTADO E A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE CIVIL MIGRANTE CENTRO-AMERICANA (Doutorado)
XXVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN (Outra)
Atores internacionais emergentes:fragmentação estatal e tendência paradigmática pós-internacional mediante a atuação dos governos não-centrais (Mestrado)
As implicações políticas da interferência do Banco Mundial na educação pública do Brasil: uma análise política das orientações do Banco Mundial para a Educação Superior do Brasil durante o Governo Lula (Mestrado)
Pós-Colonialismo e as Relações Internacionais: Epistemologias do Sul (Mestrado)
Politica Externa do governo Lula para integracao energertica da America do Sul: a crise do gas com a Bolivia em 2006 (Graduação)
Comissão acadêmica para seleção de resumos do Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais (Outra)
A interferência do Banco Mundial na Educa Pública no Brasil ()
O papel dos atores não-estatais na criação de unidades políticas cosmopolitas: o caso da AIDS na ONU ()
O Brasil e a República Popular da China no século XXI: Inserção Internacional e Relações Bilaterais em perspectiva comparada ()
O Tribunal Penal Internacional no âmbito do sistema internacional (Mestrado)
O Tratado de Cooperação Amazônica: porque um TCA dos oito e não dos nove? (Graduação)
Relações comerciais entre Brasil e China (Graduação)
Política Externa Americana para a América Latina nos Governos de George W. Bush e Barak Obama (Graduação)
Violência no sorriso de Isabella: compreensão do sensacionalismo da imprensa (Graduação)
Diários de guerra: memórias e testumunhos dos soldados brasileiros que combateram nos campos da Itália durante a 2º Guerra Mundial (Doutorado)
Santa Catarina no caminho da Revolução de Trinta: memórias de combates (1929-1931) (Doutorado)
Comissão de Pesquisa (Outra)
Santa Catarina no caminho da Revolução de 1930: medos e ressentimentos, embates e combates, lembranças e esquecimentos. ()
A Saga de Aleixo Garcia vira notícia: enredo do Consulado faz história (Graduação)
Membro da Comissão Verificadora para renovação do reconhecimento do Curso de História da Universidade do Contestado UnC (Avaliação de cursos)
O Dândi e o Boêmio: João do Rio & LIma Barreto no mundo literário da Primeira República (Mestrado)
A importância da Rede de Mercocidades para a Inserção Internacional do Munícipio de São José (Graduação)
Membro da Comissão Verificadora para a renovação do reconhecimento do Curso de Graduação em Museologia do Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE, mediante convite do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. 2007. (Avaliação de cursos)
Os direitos humanos e o constitucionalismo contemporâneo : repercussões nas constituições dos países-membros e o MERCOSUL (Mestrado)
O psicopedagogo institucional e as atividades lúdicas: parceria imprescindível no redimensionamento dos diagnósticos precoces (Mestrado)
A Remodelação do Exército Brasileiro na Década de 30 (Graduação)
Análise do discurso da oralidde do Jornal Diarinho (Graduação)
Comunicação de produtos e empresas turísticas para segmento de mercado GLBT (Graduação)
Membro da Comissão Verificadora para a renovação do reconhecimento do Curso de Graduação em História - Bacharelado e Licenciatura da Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, mediante convite do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (Avaliação de cursos)
Organização Mundial do Comércio (OMC) : um estudo sobre os acordos de comércio de mercadorias (Mestrado)
O Protocolo de Olivos e sua contribuição para o aprofundamento jurídico-institucional do MERCOSUL (Mestrado)
A integração como estratégia de desenvolvimento na Europa e América Latina : uma visão para a iniciativa privada (Mestrado)
Adoção internacional e MERCOSUL (Mestrado)
O Processo Histórico da Formação do Mercosul: da era dos descobrimentos à globalização (Mestrado)
Implantação de placas de sinalização dos principais atrativos turísticos das cidades do trecho norte da BR 101 (Graduação)
Cadastro e planejamento da trilha do morro dos Ingleses (Graduação)
Criação de um roteiro turístico cultural no norte/leste da Ilha de Santa Catarina (Graduação)
Análise da reimplantação dos cassinos no Brasil como possível elemento de desenvolvimento e diversificação turística (Graduação)
Jornal Sensacionalista (Graduação)
René Magritte (Graduação)
A resistência a luz de velas: a leitura do AI-5 nos editoriais do Jornal O Estado (Graduação)
Escola Autonomia / Ensino Médio (Graduação)
Revista Gestação (Graduação)
Verde Vale: A rádio do Municipio de Braço do Norte (Graduação)
Resistências: Uma História de Medo, Censura e Conquistas (Graduação)
De coraçãop aberto- Lar recanto do carinho (Graduação)
Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (Graduação)
A descoberta do Balneário de Coqueiros (Graduação)
Comunicação e Educação Ambiental - um estudo com adolescentes na comunidade de Fazenda da Armação (Graduação)
Filhos do sol em Biguaçú (Graduação)
Publicidade de moda: uma análise de recepção junto a diferentes grupos sociais (Graduação)
Empresas ponto com (Graduação)
O case Fazenda Pedras Brancas- uma análise de sua criação (Graduação)
A música Popular Brasileira (Graduação)
Dos mangueirões aos holofotes da mídia: A farra do boi (Graduação)
Site de informação digital no semi árido brasileiro (Graduação)
O contra golpe na Venezuela (Graduação)
Conotação Sócio-Cultural e econômica da publicidade (Graduação)
Empresas Pontocom (Graduação)
Site de Informação digital do semi-árido brasileiro (Graduação)
Revista Garapuvú (Graduação)
Ambiente e Lazer (Graduação)
Viver em São José (Graduação)
Encartoon Network (Graduação)
Violência e consumismo nos desenhos animados e programas infantis (Graduação)
Informativo 101 (Graduação)
Maternidade (Graduação)
Mudança de hábitos: as modificações em revista (Graduação)
Alimentos transgênicos- heróis ou vilões (Graduação)
Turismo Rural: uma atividade feminina? (Graduação)
Comunicando com os quadrinhos (Graduação)
A criança no Rádio (Graduação)
Considerações críticas sobre o sistema de concessões radiofônicas no Brasil (Graduação)
Violência e consumismo nos desenhos animados e programas infantis (Graduação)
Étina e Invasão de Privacidade (Graduação)
Forte São José da Ponta Grossa - Relatos e fatos através dos séculos (Graduação)
Teoria da Notícia x Prática da Notícia (Graduação)
O papel que a televisão supre nos lares das pessoas (Graduação)
A televisão e sua programação infantil em relação aos direitos da criança (Graduação)
Despertar (Graduação)
A surdez como um problema de comunicação (Graduação)
Programa No Limite: A aventura da vida real. Um estudo de caso sobre a socialização de imaginários na televisão (Graduação)
Publicidade na Internet (Graduação)
Consumidores em Alerta (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
XIII Semana de Estudos Históricos do CERES- Ensino de História e Democracia no Brasil: Desafios Contemporâneos (ORGANIZACAO)
ENCONTRO INTEGRATIVO DO PIBID E DAS LICENCIATURAS (ORGANIZACAO)
XXII Encontro Estadual História: da produção ao espaço públic (ORGANIZACAO)
I Workshop ?Pensando os Estados Unidos? (NAO_INFORMADO)
Colóquio "A Guerra Santa Revisitada: Novos estudos sobre o Contestado" (ORGANIZACAO)
XII Encontro Estadual de História: História, Ensino e Pesquisa, II Encontro Estadual do Grupo de Trabalho Gênero de Santa Catarin, IV Jornada Nacional de História do Trabalho (ORGANIZACAO)
XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos (ORGANIZACAO)
Variações sobre um tema: Interpretações do Brasil e do Estado Novo ? memória, história e política (ORGANIZACAO)
Conferência: Fluxos Contemporâneos: emigração brasileira entre 1985-2006 (ORGANIZACAO)
Colóquio "Os conflitos no Oriente Médio" (ORGANIZACAO)
Colóquio "Uma Professora e Deputada - Antonieta de Barros" (NAO_INFORMADO)
Colóquio "Populações negras em Santa Catarina" (NAO_INFORMADO)
Colóquio "Caminhos da exclusão: um balanço histórico da hanseníase em Santa Catarina" (NAO_INFORMADO)

Participação de Eventos

Ano Título
I Seminário Raízes Históricas da Atual Onda Fascistizante no Brasil e no Mundo.O Nazismo Alemão (Seminário)
Tópicos especiais em Ensino de História.As teorias pós-coloniais (Outra)
II Encontro Nacional de História Política.Os sentidos da História ensinada: miradas sobre processos formativos, experiências curriculares e do PIBID e produções educacionais (Encontro)
Mostra de Profissões.O Curso de História da UFRN (Feira)
XXIII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP.PATRIMÔNIO CULTURAL, MEMÓRIA E SENSIBILIDADES URBANAS (Encontro)
X Encontro Integrativo do PIBID. (Encontro)
Seminário de Integração da Especialização em História da África.História da África (Seminário)
Visões do Mundo Contemporâneo.A Primavera Árabe e os Estudos Pós-Coloniais (Simpósio)
V Colóquio Nacional de História Cultural e Sensibilidades.História do Tempo Presente (Congresso)
Semana Universitária da UPE.A Base Nacional Comum Curricular e a Repercussão na Graduação (Seminário)
Os 70 Anos de Hiroshima e o final da II Guerra Mundial.Os 70 Anos de Hiroshima e o final da II Guerra Mundial (Oficina)
Mostra de Profissões.Apresentação do Curso de História da UFRN (Feira)
Mostra de Profissões.O Curso de História da UFRN (Feira)
IV Colóquio Nacional de História Cultural e Sensibilidades.Patrimônio Cultural: Lugares, Paisagens, Memórias, Identidades e Urbanidades (Simpósio)
XXII Encontro Estadual:História: da produção ao espaço público.Memória e patrimônio na produção intelectual do IHGRS (Encontro)
VII Encontro Estadual de História da Bahia: Diálogos da História.História do Tempo Presente: Desafios e Problemas (Encontro)
I Encontro Integrativo do Pibid.História do Tempo Presente (Encontro)
V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.Desenvolvimento Regional (Simpósio)
Seminário Debates do Tempo Presente:Ensino, Tecnologias e e conflitos.História e Política Externa Brasileira (Simpósio)
Seminário Debates do Tempo Presente:Ensino, Tecnologias e e conflitos.A América do Sul no Tempo Presente (Seminário)
III Seminário Internacional História e Historiografia.O passado regenerado: memória, política e comemorações no Rio Grande do Sul durante as comemorações do Centenário Farroupilha - 1935 (Seminário)
II Seminário Visões do Mundo Contemporâneo - As Estações da História: Do Inverno Russo à Primavera Árabe.A Primavera Árabe e os estudos pós-coloniais (Seminário)
II Conferência do Desenvolvimento - IPEA.A construção da Nação desde o Sul (Congresso)
Colóquio A crise no Mundo Árabe.A Primavera dos povos árabes (Outra)
Palestra "A crise política no Egito".A primavera dos povos árabes (Outra)
3º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais-Governança Global e Novos Atores.De Buenos Aires para o Rio de Janeiro: A Política Externa Brasileira na correspondência do Embaixador José de Paula Rodrigues Alves (1938-1944) (Encontro)
Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais-SIEPRI/UEPB.Debatedor de Painéis (Seminário)
III Simpósio de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas.Rumo ao conflito? Brasil e Argentina no contexto da II Guerra Mundial (Simpósio)
XXVI Simpósio Nacional de História-ANPUH.O Diplomata e a Guerra: A Política Externa Brasileira na correspondência do Embaixador José de Paula Rodrigues Alves (1938-1944) (Simpósio)
Visões do Mundo Contemporâneo: A II Guerra Mundial.O Diplomata e a guerra: Política Externa Brasileira na gestão do Embaixador José de Paula Rodrigues Alves (Buenos Aires-1938-1944) (Simpósio)
Conferência do Desenvolvimento - IPEA.Inserção soberana do Brasil (Congresso)
I Simpósio INEU - Balanço e Perspectivas dos Estudos sobre os Estados Unidos.Terrorismo na Tríplice Fronteira (Simpósio)
I Workshop ?Pensando os Estados Unidos?.A Política Externa Brasileira desde Buenos Aires: A II Guerra Mundial na correspondência diplomática do Embaixador Rodrigues Alves (1938-1944)? (Encontro)
I Simpósio INEU - Balanço e Perspectivas dos Estudos sobre os Estados Unidos.Washington, Rio de Janeiro e Buenos Aires: A Política Externa Brasileira na correspondência do Embaixador José de Paula Rodrigues Alves (1938-1944) (Simpósio)
Semana Nacional de Museus.Cultura e Turismo: aspectos de um impasse na cidade de Florianópolis (Simpósio)
1º Seminário de Pesquisa Interdisciplinar.Vinte anos de unificação no leste Alemão (Seminário)
II Simpósio de Fotografia e Cultura Visual: arquivo e imagem.Imagens da Morte na Idade Média: Uma análise da iluminura "A morte do Usurário e do Mendigo" de Gautier de Coincy (Simpósio)
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS IBERO-AMERICANOS.?Considerações? sobre o ofício do historiador: fronteiras da brasilidade (1920-1930) (Congresso)
Semana de Integração Docente e Discente - UNISUL.Documentários de Guerra I e II (Outra)
Semana de Comunicação Social.A crise do Estado Nação: A Bolívia (Outra)
Semana de Integração Docente e Discente - UNISUL.Duzentos anos da chegada da família real ao Brasil (Outra)
IX Encontro Estadual de História - Vestígios do Passado: a história e suas fontes - ANPUH-RS.Na trama das idéias: Intelectuais e a estética da Nação - 1921-1930 (Encontro)
XII Encontro Estadual de História: História, ensino e pesquisa.Documentário e História: as ficções da imagem (Encontro)
8º Simpósio de Geografia SIMGeo ?AMÉRICA LATINA: SOBERANIA E DESENVOLVIMENTO?.O PENSAMENTO ?MESOLÓGICO?, A ESCRITA DA HISTÓRIA E OS INTELECTUAIS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL (1921-1935) (Simpósio)
XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.Gestão Política e Confrontações Pessoais: Trocas epistolares no Brasil de 1930 (Simpósio)
II Simpósio Nacional de História Cultural."Querido Getúlio..." Representações de si ou uma possibilidade de análise na correspondência política (Simpósio)
VIII Encontro Estadual de História: História e Violência.?Amigo Getúlio...? - Ideário Político e Cultura Escrita no Brasil dos anos 30 (Encontro)
XI Encontro Estadual de História: Mídia e Cidadania.Trocas epistolares, reveses da política: Leitura e interpretação na correspondência política (Encontro)
Colóquio A Câmara de Comércio Brasil e China. (Simpósio)
60 anos do término da Segundo Guerra Mundial e o processo de nacionalização no Sul do Brasil.A política nacionalizadora no Governo de Flores da Cunha - 1935 (Simpósio)
XXIII Simpósio Nacional de História:.A Política da imagem: as Celebrações do Centenário Farroupilha no Rio Grande do Sul (1935) (Simpósio)
X Encontro Estadual de História: Trabalho, Cultura e Poder. (Encontro)
Colóquio em Psicopedagogia.A Construção do Sujeito e o Poder para Michel Foucault (Oficina)
II Ciclo de Palestras do Curso de Pedagogia da Unisul, A natureza Formadora do Espaço Pedagógico.O Pedagogo: Sujeito da Construção e da Reconstrução do Saber (Outra)
VIII Encontro Estadual de História -.Uma cidade de sonhos: os projetos de modernização na cidade de Laguna no início do século XX (Encontro)
III Congresso de Estudos Ibero-Americanos."Anita Garibaldi: espetáculo e política na cidade histórica de Laguna" (Congresso)
IV Encontro de História de Mato Grosso do Sul- História, Universidade e Sociedade.Imersões na História- Mergulho no Passado: A Fabricação da Heroína Anita Garibaldi (Encontro)
IV Semana Sul Catarinense de História.Compassos e Passos: a Belle Époque de Laguna (Encontro)
IV Semana Sul Catarinense de História.Cultura Popular, História e Historiografia (Encontro)
Ciclo de Estudos sobre Criação Histórica e Projeto Autonomia no pensamento de Cornelius Castoriadis.Ciclo de Estudos sobre Criação Histórica e Projeto Autonomia no pensamento de Cornelius Castoriadis (Simpósio)
Congresso Nacional extraordinário de Pós-Graduandos.Congresso Nacional extraordinário de Pós-Graduandos (Congresso)
XIX Simpósio Nacional de História "História e Cidadania".Anita Garibaldi: Mitos, representações e imagens em Laguna nos anos de 1935/45 (Simpósio)
I Jornada Acadêmica da UDESC.A História de Santa Catarina na perspectiva dos Viajantes Estrangeiros (Outra)
I Simpósio Internacional de História Antiga e Medieval do Cone Sul e VI Simpósio de História Antiga. (Simpósio)
II Seminário Nacional Sobre História da África. (Encontro)
III Jornanda de Pesquisa da UDESC.A História de Santa Catarina em Quadrinhos na Perspectiva dos Viajantes Estrangeiros (Congresso)
IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica.A História de Santa Catarina em quadrinhos na perspectiva dos viajantes estrangeiros (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Parecer para a Revista Diacronie:Studi di Storia Contemporanea (Trabalho Tecnico)
História Regional: Metodologias e conceitos (Curso de Curta Duração)
Conformação internacional no século XX (Curso de Curta Duração)
A dimensão histórica e a conformação do sistema internacional no Século XIX (Curso de Curta Duração)
A dimensão histórica e a conformação do sistema internacional no Século XX (Curso de Curta Duração)
A dimensão histórica e a conformação do sistema internacional no Século XIX (Curso de Curta Duração)
Filosofia Política I (Textos Didáticos ou para Discussão)
Instituições na Integração da América do Sul: identificação da estratégia da Política Externa brasileira no Governo Lula (Processo ou Tecnica)
Parecer de avaliação e renovação de reconhecimento do Curso de História da UnC (Trabalho Tecnico)
Estratégias de entrada em mercados estrangeiros: o processo de internacionalização de empresas de base tecnológica de Florianópolis (Processo ou Tecnica)
Curso de Capacitação de Policiais para atendimento ao cidadão (Textos Didáticos ou para Discussão)
Parecer para Revista Ciências Humanas do artigo "Aspectos sociais da drogadição: sociedade de consumo e o consumo de drogas" (Trabalho Tecnico)
Projeto Político Pedagógico do Curso de Relações Internacionais da Universidade do Sul de Santa Catarina (Trabalho Tecnico)
Projeto Político Pedagógico do Curso de Comunicação Social - Habilitação Jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Trabalho Tecnico)
Parecer para Revista Interações ? Cultura e Comunidade da Faculdade Católica de Uberlândia - MG do artigo A Produção do Conhecimento: as questões sobre currículo e multiculturalismo (Trabalho Tecnico)
Parecer de avaliação e renovação de reconhecimento do Curso de Museologia da UNIBAVE. (Trabalho Tecnico)
Parecer para Revista Interações ? Cultura e Comunidade da Faculdade Católica de Uberlândia - MG do artigo Dissimilaridade sócio-econômica e racial nas cidade brasileiras (Trabalho Tecnico)
Parecer de avaliação e renovação de reconhecimento do Curso de História da Faculdade de Educação da UDESC (Trabalho Tecnico)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
História do Brasil República
Teoria e Ética do Jornalismo
Organização Comercial de Jornais
Organização Editorial de Jornais

Profissionais Relacionados

Fernanda de Santos Nascimento
5
Marcos Costa Lima
5
Juliana Mércia Guilherme Vitorino
2
Emerson Cesar de Campos
1
Jaime Cesar Coelho
1
Rifiotis, Theóphilos
1
Vanessa Spinosa
1
Marlene de Fáveri
1
Paulo Pinheiro Machado
1
ZIEMATH, Gustavo Gerlach da Silva
1
Maria Bernadete Ramos Flores
1
Elisom Antônio Paim
1
Gonçalves, Beatrice
1
Tiago Losso
1
Sérgio Schmitz
1
Leonardo de Santos Nascimento
1
Morgana Aparecida de Matos
1
Luis Felipe Falcão
1
et all
1
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
1
LIMA, Marcos Costa
1
Muirakytan Kennedy de Macêdo
1