Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (1992) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Pará, coordenador da REATA - Rede Amazônica de Tradições de Matriz Africana, é Táta Kinamboji ? Táta Kisikar'Ngomba ria Numbarandá, artista titular do conselho de beneméritos - ACESB Embaixada de Samba do Império Pedreirense, conselheiro titular no Conselho Municipal de Política Cultural de Belém (representando as artes visuais). Foi membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial/ CNPIR - Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humano de 2014 a 2016. Foi Conselheiro titular no Colegiado de Culturas Afro-brasileiras do Ministério da Cultura e Conselheiro titular representante das Culturas Afro-brasileiras no Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura/ CNPC-MINC de 2012 a 2015. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em CULTURA, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas afro-brasileiras, arte contemporânea, linguagens visuais, vivências, vídeo e intervenção urbana. ​
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Quando o mercado domina a cultura, o a falácia da diversidade na cultura capitalista de um país racista. Jornal Resistência,v.,p.12-12 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Subverter tudo, construir tudo (...) Ocasionar o caos, organizar a construção Revista Digital Art&,v.1,p.SEM NUMERAÇÃO.-REVISTA DIGITAL (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Extrato de conta - tentando aprender a con_viver diluindo o poder. Revista Correa Neto,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Extrato de conta - tentando aprender a con_viver diluindo o poder. Revista Amapá Busca,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
RESQUINÓSCIO Nós Contemporâneos,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Rés do chão como um satélite Nós Contemporâneos nº 20,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Fazendo panorama impondo identidade Correa Neto,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Fazendo panorama impondo identidade Amapá Busca,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Fazendo panorama impondo identidade Talentos Brasil,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Sobre o panorama (geral) do Mosquera Jornal Planeta Capacete,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Extrato de conta - tentando aprender a con_viver diluindo o poder. Revista Pará Zero Zero - PZZ,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
O Estado das coisas: a discussão sobre a criação da lei de incentivos fiscais para o Amapá Revista Marketing Cultural,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
A fronteira mercadológica do Salão Arte Pará - Fronteiras estabelecidas pelo Salão Arte Pará resulta em discussão retrógrada de artistas paraenses CMI - Brasil,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
A fronteira mercadológica do Salão - sobre os limites [des]necessários para a arte. Revista Correa Neto,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
A fronteira mercadológica Revista Amapá Busca,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Divisória Imaginária Revista Correa Neto,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
RESPOSTA AO TEMPO - Grupo Urucum recolhe desejos e envia mensagens vazias Revista Amapá Busca,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Polêmica entre artistas Revista Correa Neto,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
A possibilidade da autogestão cultural Revista Correa Neto,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
A possibilidade da autogestão cultural Revista Amapá Busca,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Política cultural no Amapá. Revista Correa Neto,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Política cultural no Amapá. Revista Amapá Busca,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Arte Citadina Amazônia Hoje,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Arte política - práticas subversivas na arte contemporânea brasileira Fórum Social Pan-amazônico/ publicaçãoeletrônica,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Quase memória - Coluna Opinião acadêmica Jornal do Dia,v.,p.02-02 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Onde está a arte? Jornal Folha do Amapá,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
A arte no contexto do lugar Arte e Ensaio,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Portfólio Jornal "O Liberal",v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)

Publicações em Eventos

Ano Título
Identidade e diferença de quem pinta o corpo para a guerra ou para a festa: A trajetória da poética de resistência do Grupo Urucum no período de 2001 a 2005 - Network Hacklab (Participação em Eventos/COMPLETO)
Rede de cineclubes, comunidades tradicionais de terreiros dão o exemplo - Network Hacklab (Participação em Eventos/COMPLETO)
O estranho é o objeto do desejo - como correr no campo minado sem ter noção do perigo - 7º Vitória Cine-vídeo (Participação em Eventos/RESUMO)
SEMPRENUNCA - Quando: Dimensões da Temporalidade na Arte/ 7º Encontro do Mestrado em História da Arte da UFRJ (Participação em Eventos/COMPLETO)
A Festa de São Tiago de Mazagão Velho - Encontro de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Mineiras (Participação em Eventos/COMPLETO)
Salve Quem Tem Fé! - 4º Congresso Afro-brasileiro (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Combatendo a violência sem limites: mídia e discursos afro-femininos na construção de cidadania para povos tradicionais de matriz africana. - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Poéticas visuais de identidade e resistência negra ? reflexões sobre a experiência poética de artistas do Mansu Nangetu em Belém do Pará - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Nós de Aruanda, artistas de terreiro enfrentando a euronormatividade dasa artes visuais - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Azuela Nangetu! Um diálogo contra-hegemônico entre o terreiro e a universidade - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Mesa de parceiros - análise social da gestão da FC Palmares/ MinC. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Nós de Aruanda, artistas de terreiro enfrentando a euronormatividade das artes visuais. - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
As culturas afro-amazônicas, da política de repressão aos incentivos com verbas públicas. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Um plano para as culturas negras. - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Diretrizes para a construção de políticas públicas para a cultura afro-amazônica. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Indicativos para a construção de políticas públicas para a cultura afro-amazônica. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Plano Nacional de Culturas Afro-brasileiras - diretrizes para uma futura política negra na cultura. - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Nós de Aruanda, artistas de terreiro, o sagrado construindo visualidades afro-amazônicas - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Arte-Aruanda: o desejo de transpor os muros do mundo euro normativo no circuito de artes visuais.. - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
DIÁLOGOS EM CABANA DE CABOCO?, UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA NA RESISTÊNCIA COMUNICATIVA DENTRO DO TERREIRO - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Adanidá: ambiente, orixá, homem. Seminário de meio ambiente e religiões de matriz africana. - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Contribuições para a aplicação de Lei 10.639/03 em Valparaiso de Goiás. - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Diálogos em Cabana de Caboco ? Intercâmbio acadêmico e cultural com o Projeto Azuelar do Instituto Nangetu em Belém-PA. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O cinema como mecanismo lúdico de valorização da história e da cultura afro brasileira ? relato das experiências do Instituto Nangetu em Belém do Pará. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Racismo religioso, o etnocídio das tradições de matriz africana em solo brasileiro.
ARTE-ARUANDA: O DESEJO DE TRANSPOR OS MUROS DO MUNDO EURONORMATIVO NO CIRCUITO DE ARTES VISUAIS
Diálogos em cabana de Caboco, uma experiência colaborativa da universidade na comunidade de terreiro.
Grupo Urucum: Rés-latim, continuando...
Urucum - Es war einmal
Nunca fomos tão Felizes, In La fotografia brasileña y la década de 1990
Aquém do eu - além do outro
Arthur Leandro
Artistas - Arthur Leandro
Não negativo
Jesus ti ama e eu também
After math
Corda da virgem - lado dos machos
Arthur Leandro
Arthur Leandro
Salve quem tem fé!

Livros

Ano Título
Kiuá Nangetu:Poéticas Visuais de Resistência Negra.
Cartografia social dos afrorreligiosos em Belém do Pará
Guia de Fontes sobre o Ensino Público de Belém do Pará, no Século XX: da instrução primária ao ensino fundamenta

Textos Didaticos

Ano Título
Plano Setorial para as Culturas Afro-Brasileiras
Guia Orientador para Mapeamentos junto aos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Afro-religiosos na cidade de Belém
NANGETU
Vídeos do Urucum
MENSAGENS VAZIAS
DESCULPEM O TRANSTORNO - ESTAMOS EM OBRAS
DIVISÓRIA - IMAGINÁRIA
Divisória - Imaginária
Estamos em pleno rio-mar.... Doido espaço.... Estamos em pleno rio-mar.... Dois infinito

Produções Artísticas

Produções AudioVisuais

Ano Título
As mata tem moradô.
Reminiscências de Nzinga
Monumento para Mãe Doca
Rebatizado do elevado
Salve quem tem fé! - exposição 'Atotô - silêncio, o Senhor está entre nós'', 7 Primavera de Museus
Vigília do Chupa-chupa! Na II Égua - Sarau do corpo poelytico.
Maniçoba - In Cozinha, consciência negra das artes na contemporaneidade.
Desculpem o transtorno, estamos em obras, In Amazônia, lugar da experiência
Xandu
Os catadores de orvalho esperando a felicidade chegar, In: Amazônia, Ciclos de Modernidade
Os catadores de orvalho esperando a felicidade chegar, In Amazônia, a arte.
Desculpem o transtorno, estamos em obras In: Amazônia, a arte.
Diário da minha morte - In Incorporations,Afro-Brazilian Contemporary Art
Desculpem o Transtorno estamos em obras, In: Amazônia, Ciclos de Modernidade
Pássaros andarilhos e bois voadores
Desculpem o transtorno, estamos em obras In: Amazônia, a arte.
Os catadores de orvalho esperando a felicidade chegar, In Amazônia, a arte.
JOGO DE PALAVRAS
Arte?? Parei!!! In XXV Salão Arte Pará
Concerto de Roque-roques
Macumba técno-cientifica de celebração da vida no dia dos mortos
Os catadores de orvalho esperando a felicidade chegar
Bicicletas elétricas
Desculpem o transtorno - estamos em obras
Desculpem o transtorno - estamos em obras
As Panteras
Pisando em ovos
Corpo fechado
Gelo no asfalto
Tudo o que há no rio, nada!
Lotação de paus mandados
Mensagens Vazias
Reunião Ministerial
Mensagens Vazias
Os catadores de orvalho esperando a felicidade chegar
Desculpem o transtorno - estamos em obras.
Estamos em pleno rio-mar... Doido espaço... Estamos em pleno rio-mar... Dois infinito...
Morro no Rio
Estamos em pleno rio-mar... Doido espaço... Estamos em pleno rio-mar... Dois infinito...
Ponto de fuga - área livre
Mensagens Vazias
Divisória/ Imaginária
Desculpem o transtorno estamos em obras
Rejeitados - os segredos de Macapá
Rejeitados - Correspondências
Catadores de orvalho esperando a felicidade chegar
Jesus ti ama e eu também
Círculo privado - esfera pública
Trancado a sete chaves
Morro no Rio
NUNCA FOMOS TÃO FELIZES!
SALVE QUEM TEM FÉ!
SALVE QUEM TEM FÉ!
NUNCA FOMOS TÃO FELIZES!
SALVE QUEM TEM FÉ!
SALVE QUEM TEM FÉ!
SALVE QUEM TEM FÉ!
SEM NOMINAÇÃO 6
SEM NOMINAÇÃO 5
SEM NOMINAÇÃO 4
SALVE QUEM TEM FÉ!
SEM NOMINAÇÃO 8 - DA SÉRIE DE RETRATOS DA MÃE DE ARTISTA
SEM NOMINAÇÃO 3
SEM NOMINAÇÃO 2
SEM NOMINAÇÃO
SEM NOMINAÇÃO 7
Sem título, da Série de retratos da mãe de artista

Outras Produções Artísticas

Ano Título
A coroa do império no batuque da Pedreira.
Negra África, negra a raça da mulher guerreira
Projeto Azuelar
Podes Crê, Amizade!
Noite Literária do Conjunto Antônio Queiroz
Cineclubismo///Cineclubismo Entre Aspas///Potocafreestylle///Intervenção Comum
Projeção Hidrosolidária///Cineclubismo///Cineclubismo Entre Aspas///Potocafreestylle///Filmes para Yemonja no dia 2 de fevereiro/// ou esperando outros nomes para batizar...

Demais Trabalhos

Demais Trabalhos

Ano Título
Buda (Carnavalesca - desfile de Escola de Samba) - Local: Belém
Nem tudo o que amarela é ouro - a pirataria a serviço de sua majestade (Carnavalesca - enredo de escola de samba) - Local: Macapá
O rei dos mendigos (Carnavalesca - desfile de Escola de Samba) - Local: Macapá
Fafá maravilha (Carnavalesca - desfile de Escola de Samba) - Local: Belém
Mário Cuia (Carnavalesca - desfile de Escola de Samba) - Local: Belém
Dionísio (Carnavalesca - desfile de Escola de Samba) - Local: Belém
Lendas e Mistérios de um paraíso chamado Amazônia (Carnavalesca - desfile de escola de samba) - Local: Macapá
Quarta rua - quinta avenida, Icoaraci e NY - semelhanças e diferenças (Carnavalesca - desfile de Escola de Samba) - Local: Belém
Escola das ilhas (Arquitetura e urbanismo) - Local: Furo do rio Maguari - Belém

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Banca examinadora para concurso público de professor auxiliar da matéria Tecnologia da imagem (Concurso público)
Banca examinadora para professor substituto da disciplina FECH (Concurso público)
Banca examinadora para professor substituto da disciplina FECA (Concurso público)
Banca examinadora para monitoria de ensino de artes no projeto de cursinho pré-vestibular (Concurso público)
?Memórias de uma professora de arte em formação: da carteira escolar à licenciatura em artes visuais pelo PARFOR/ Moju.? (Graduação)
O parimento de cócoras da Eva pós-modernista (Graduação)
qUORPOÉLITICO (Graduação)
Comissão de Seleção do Edital Concurso Público no- 01/2013, III Idéias Criativas Alusivo ao Dia Nacional Da Consciência Negra (Outra)
Labcart: Laboratório de Cartografias (Graduação)
Religiões de matriz africana em Marabá: apontamentos antropológicos. (Graduação)
EM BUSCA DA META-MORFOSE DA PELE QUE VESTE. (Graduação)
I Concurso de Fotografia "Africanidades e Educação: orgulho da Identidade Étnica (Outra)
Vídeo-arte, uma experiência contemporânea no ensino médio (Graduação)
Ate-quera - O processo criativo dos desenhistas ceramistas do Paracuri (Graduação)
NINHOS URBANOS: Uma Poética Reflexiva (Graduação)
Juri do troféu Nação Cineclube no 6 FAIA - Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual (Outra)
Concurso Carnavalesco Timbó Folia (Outra)
O Banho de Sensibilidade: Meu corpo poético em força bruta e sua relação com o aprendizado na FAV/UFPA. (Graduação)
Comissão Julgadora do Projeto Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras 2010, (Outra)
INTERVENÇÕES URBANAS ENQUANTO FATOR INFLUENCIANTE PARA OS GRAFISMOS CONTIDOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE MACAPÁ. (Graduação)
"EUS" FRAGMENTADOS-GRAFADOS NOS ESPAÇOS INTERNOS DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICO DA CIDADE DE MACAPÁ: UMA DEBREAGEM VISUAL. (Graduação)
Um passo a frente e você não está mais no mesmo lugar. (Graduação)
Figurantes urbanos: uma leitura da educaçao informal do contexto escolar (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A produção cultural dos projetos Cinema em Movimento e Cinema na Estrada (Graduação)
Comissão julgadora do desfile das escolas de samba da Liga Independente das Escolas de Samba de Belém (Outra)
Reflexão sobre o ensino da fotografia nas aulas de artes (Graduação)
Comissão Julgadora do 4º Salão de Artes Plásticas do SESC-AP (Outra)
Comissão Julgadora do concurso para escolha do Samba de Enredo para o concurso oficial do carnaval de 1992 (Outra)
Comissão julgadora do concurso oficial do carnaval de 1992 da Vila do Mosqueiro (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Nós de Aruanda, artistas de terreiro (ORGANIZACAO)
Ecossistema Tropical 2.0 - Imersão em Belém/PA. (ORGANIZACAO)
Nós de Aruanda, artistas de terreiro (ORGANIZACAO)
Nós de Aruanda, artistas de terreiro (CURADORIA)
III CNC - Conferência Nacional de Cultura (ORGANIZACAO)
Nós de Aruanda, artistas de terreiro (CURADORIA)
II Égua - Sarau do corpo poelytico (ORGANIZACAO)
Festival Internacional de Cinema Social (ORGANIZACAO)
Festival Internacional de Cinema Social (ORGANIZACAO)
18 DE MARÇO, DIA MUNICIPAL E ESTADUAL DE UMBANDISTAS E AFRO RELIGIOSOS DO ESTADO DO PARÁ (ORGANIZACAO)
I JOPACINE - Jornada Paraense de Cineclubes (ORGANIZACAO)
Cineclubismo///Cineclubismo Entre Aspas///Potocafreestylle///Intervenção Comum (ORGANIZACAO)
Projeção Hidrosolidária///Cineclubismo///Cineclubismo Entre Aspas///Potocafreestylle///Filmes para Yemonja no dia 2 de fevereiro/// ou esperando outros nomes para batizar... (ORGANIZACAO)
Arte, rito, rua güera - o erre que não se repete (ORGANIZACAO)
Encontro de Grupos Artisticos Brasileiros (ORGANIZACAO)
RESQUINOSCIO (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS.DIÁLOGOS EM CABANA DE CABOCO ? INTERCÂMBIO ACADÊMICO E CULTURAL COM O PROJETO AZUELAR DO INSTITUTO NANGETU EM BELÉM-PA (Seminário)
Seminário Negritude em Movimento - 10 anos do GEAM/ UFPA.Ações e reações dos Afro-religiosos em Belém (Seminário)
II Jornada Paraense de Cineclubes - JOPACINE.Cineclubes nos terreiros da zona metropolitana de Belém, uma rede de cidadania. (Congresso)
Sessão especial de aniversário do Cineclube Amazonas Douro.Estéticas amazônidas no cinema (Outra)
Nucleo vivencial no 32 ENECOM - Encontro Nacional de Estaduantes de Comunicação.Relato de experiência do Proejto Azuelar (Encontro)
32 ENECOM - Encontro Nacional de Estaduantes de Comunicação.Debatendo cineclubes (Encontro)
Hackworked Netlab.Coletivos artísticos amazônidas (Encontro)
Networked Hacklab.Movimentos culturais - Movimentos sociais (Encontro)
Bóra nessa SEU.rede [aparelho]-: estratégias artísticas periféricas na Amazônia. (Seminário)
Diálogos Cineclubistas, tema: práticas cineclubistas e militância do softwere livre.Movimento cineclubista paraense (Simpósio)
Diálogos Cineclubistas, tema: O cineclubista educador.Cinema e educação informal. (Simpósio)
II Conferência Sulamericana, VII Conferência Brasileira e I Festival de Artes de Mídia Cidadã.Relato de experiência do Proejto Azuelar (Congresso)
I Oficina de Construção de Políticas Públicas para Povos Tradicionais de Terreiros.Cultura e comunicação (Congresso)
Projeto Arte em Crculação.Reato de experiências em coletivos amazônidas (Encontro)
ENCONTRO DE CONHECIMENTOS LIVRES.SE JOGA NA REDE (Oficina)
ENCONTRO DE CONHECIMENTOS LIVRES.ENCONTRO DE CONHECIMENTOS LIVRES (Encontro)
A cultura além do digital.O horizonte da Cibercultura (Seminário)
ENCONTRO DE CONHECIMENTOS LIVRES.Produção audio-visual (Oficina)
Reverberações - Seminário Ritmos de Urgências.MEIOS DE DIFUSÃO, MEIOS DE CIRCULAÇÃO (Seminário)
SECAM - Seminário Cultural da Amazônia.De onde vem, onde está e para onde vai a cultura Amazônica (Seminário)
Seminário Pedagógico do Pólo Equinócio.Debatedor: ensino de arte e pluralidade (Seminário)
Seminário sobre o ensino religioso.As perspectivas e limites do ensino religioso para a formação do cidadão (Seminário)
Seminário sobre o ensino religioso.O ensino religioso e suas diversas implicações na educação (Seminário)
VEMQUEMQUER.Fotografia documental paraense, temas e processos de trabalho (Encontro)
Semana de Cultura.A estética do Memorial Magalhães Barata (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Plano Setorial para as Culturas Afro-Brasileiras (Textos Didáticos ou para Discussão)
Guia Orientador para Mapeamentos junto aos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana (Textos Didáticos ou para Discussão)
Guia Orientador de Mapeamentos Socioeconômicos e Culturais de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. (Processo ou Tecnica)
n?aruanda só se pisa devagar. conversa entre arthur leandro [etetuba, tata kinambojietc. //] e giseli vasconcelos (Programa de Rádio TV)
Programa Nengua d?Angola entrevista Táta Tauadirá. (Programa de Rádio TV)
Poéticas Afro-brasileiras (Curso de Curta Duração)
Cineclubismo de resistência (Curso de Curta Duração)
Estréia do Programa Nengua de Angola. (Programa de Rádio TV)
Programa Nengua de Angola entrevista Mãe Olindina.de Obaluaê. (Programa de Rádio TV)
Intolerancia religiosa In: UFPA Debates (Programa de Rádio TV)
Afro-religiosidade, Cultura digital e Conhecimentos Livres In: Cozinha consciência negra das artes na contemporaneidade (Programa de Rádio TV)
Programação Cultural para o 18 de março (Em memória da luta de Mãe Doca) In Programa Sem Censura Pará (Programa de Rádio TV)
Cartografia social dos Afrorreligiosos em Belém do Pará: religiões afrobrasileiras e ameríndias na Amazônia (Carta Mapa)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Manejo e Tratos Culturais
Análise Institucional
Planejamento Ambiental e Comportamento Humano
Cerâmica
Política Populacional
Geografia da População
Pintura

Profissionais Relacionados

Grupo Urucum
36
Isabela do Lago
20
Agostinho Josaphat Barbosa
17
Aog Lima Rocha
17
Silvana Fonseca
15
Romulo Araujo
13
Natasha Parlagreco
9
Giseli Vasconceles
8
Marilu Márcia Campelo
7
Mam'etu Nangetu uà Nzambi
6
lLuah Sampaio Nogueira
6
Ronaldo Rone
6
Luis Ravagnani
5
Zélia Amador de Deus
5
Katia Meireles Monteiro dos Santos
5
Angelo Madson da Costa Barbosa
5
Oneide Monteiro Rodrigues
5
Edson Barrus
5
Laércio Baía
5
Alexandre Adalberto Pereira
4
João Simões Cardoso Filho
4
Francisco Weyl
4
Lindivaldo Oliveira Leite Junior
4
Luã Gabriel
4
Anderson Rirley de Almeida Sales
4
Mãe Beth de Oxum - Maria Elizabeth Santiago de Oliveira
4
Jurandir Santos de Novaes
3
Bruna Suelen Silva Barros
3
Lethy Caldas
3
Ana Paula Cardoso
3
Roosivelt Pinheiro
3
Cecilia Cotrim Martins de Mello
3
André Amaral
3
Alexandre Vogler de Moraes
3
Patricia Andrade
3
Alex Leovan Oliveira Ferreira
3
Geraldo Marcolini
3
José Amoras
3
Atelier 491
3
Marcos Francisco Moraes
3
Clara Zúñiga
3
Aurilene Pereira Ferreira
3
Maria de Fátima Garcia dos Santos
2
Luiza Soares Cabral
2
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
2
Yann Beauvais
2
Bruno Lins
2
Wanusa Rocha
2
Alfredo Wagner Berno de Almeida
2
Hilton Pereira da Silva
2
Maria José Aviz do Rosário
2
Ricardo Ruiz
2
Camila do Valle Fernandes
2
Nielson Rodrigo Barros
2
Wellington Romario da Silva Alves
2
Pedro Ivan Olaia Ribeiro Filho
2
Cláudio Rego de Miranda
2
Raimundo Jorge Nascimento de Jesus
2
Solange Maria Gayoso da Costa
2
Gianno Gonçalves Quintas
2
Renata Cristina do Rosário Lira
1
Paulo Almeida
1
Adalberto Junior
1
Cristina Freire
1
Carlos Eduardo Moreira Vera Cruz
1
Christiane Falcão
1
Adolfo Santos
1
Mariana de Araújo Gonçalves
1
Marcelo Cucco
1
Angela Freiberger
1
Joaquim César da Veiga Netto
1
Maria de Fátima Matos Souza
1
& outros
1
Miguel Haoni
1
Januário Guedes
1
Davy Alexandrisky
1
Marielma
1
Rodrigo Macedo Lopes
1
Fernando Cocchiarale
1
Simone Pereira Garcia
1
Cyro Holando de Almeida Lins
1
Neder Roberto Charone
1
Arlena Maria Moraes da Silva
1
Luiz Arnaldo Campos
1
Luis Tayandô
1
Lindivaldo Leite Junior
1
José Pedro da Silva Neto
1
Darcel Andrade
1
Edson Santana
1
Fernando Cruz
1
Alexsara Maciel
1
Ricardo Amaral Catete
1
Renato Teixeira
1
Paulo Cesar Pereira de Oliveira
1
Mateus Moura
1
Bernardo Novais da Mata Machado
1
Américo José Córdula Teixeira
1
Maria do Socorro Sampaio Flores
1
Lica
1
Humberto Mauro Andrade Cruz
1
Jonas Borges Lima
1
Moacir dos Anjos
1
Rosa Elizabeth Acevedo Marin
1
Mametu Muagile - Elizabeth Leite Pantoja
1
Lula Dantas
1
Silvany Euclênio
1
Desirée Tozi
1
Thiane de Nazaré Monteiro Neves Barros
1
Marco antônio alcantara
1
Vânia Avlis
1
Isa Maria de Moraes martins Dias
1
Antônio Vito Lima Mendes
1
Alexandre Sá Barretto
1
Virginia Nalva S. de Almeida
1
Alcyr Morisson
1
Ministério da Cultura - MinC
1
Fundação Cultural Plalmares
1
Luana Lazzeri Arantes
1
Marta Teresa Smith de Vasconcellos Suplicy
1
Katy Eliana Ferreira Motinha
1
Samily Maria Moreira da Silva e Silva
1
Cidinha da Silva
1
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvime - PNUD Brasil
1
Isaac Wyllian Farias Loureiro
1
Luiz Augusto Loureiro Cunha (Babá Tayandô)
1

Palavras-chave

Arte Contemporânea
87
Artes Visuais
34
Vivências
33
Linguagens Visuais
32
Política cultural
32
Culturas Afro-amazônicas
29
Intervenção urbana
29
Vídeo
29
Fotografia
23
poética afro-brasileira
22
culturas afro-brasileiras
18
Artes
17
Resistência Cultural
16
Cinema
14
Povos Tradicionais de Matriz Africana
14
Afro-religiosidade
13
Povos Tradicionais de Terreiros
13
Escola de Samba
12
Ensino de artes
12
Carnaval
12
Amazônia
10
Ocupação
9
Coletivos
9
Combate ao racismo
9
Cinema Social
8
Intervenção
8
cineclube
8
Enredo
8
Educação
7
Audiovisual
7
Midia Tatica
6
Candomblé
6
Religião
5
Experimentação
5
Comunicação
5
Performance
5
Patrimônio Imaterial
5
História Cultural
5
Personagens
5
Religiosidade Afro-amazônica
5
Instalação
4
Intolerância Religiosa
4
Poéticas Visuais
4
Cartografia Social
4
Patrimônio Cultural
4
Africanidades
3
Comunicação e Cultura
3
; Mídia Cultural
3
Memória
3
Mídia Livre
3
Alegorias e adereços
3
Radio
3
Arte política
3
Tradição
2
Ceramistas
2
Movimentos Sociais
2
Cidadania
2
Consciência Negra
2
Cerâmica
2
Paracuri
2
Racismo institucional
2
Meio Ambiente
2
Nangetu
2
Desenhistas
2
Museus
2
Resistência Política
2
Manifestações Artísticas Culturais Afro-Brasileira
2
Circo
2
Populações negras
2
Mídia digital
2
Mapeamento
2
Arquitetura
2
Mapa
1
Religião afro-marabaense
1
Participação popular
1
Literatura infanto-juvenil
1
Critica de arte
1
Educação Ambiental
1
Cubismo
1
Artistas de Terreiro
1
Historia da Arte
1
Controle social
1
Hip-hop
1
Nietzche
1
Formação de professores
1
Grafismos
1
Comunicação de massa
1
Democratização da Comunicação
1
Feminismo negro
1
Ensino de Artes Visuais
1
Memorial de artista
1
Tecnologia da Imagem
1
Tradição oral - Amazônia
1
Mulheres Negras
1
Mídia
1
Sociedade brasileira
1
resistência negra
1
Religião de matriz africana
1
Corpo nu
1
Estética
1
Indústria Cultural
1
Juventude Negra
1
Patrimônio Cultural Quilombola
1
Diálogo
1
Corpo
1
Filosofia
1
Grafia
1
Pixação
1
dialogismo
1
Cecilia Cotrim e Glória Ferreira
1
Escrito de artistas
1
Antropologia
1
Interpretação do Patrimônio Natural e Cultural
1
Circuito artístico
1
Guia Orientador
1
Migração de população negra
1
Segunda Pele
1
Vestimenta
1
Corpo Negro
1
Belém
1
Inclusão digital
1
Ensino Primário
1
Poder Público Institutído
1
Irmandade de Negros
1
Jogo
1
Gravura
1
Colagem
1
PIBID Artes Visuais da UFPA
1
Amazônia - usos e costumes
1
Protagonismo feminino
1
Desenvolvimento Sustentável
1
Quilombo
1
Ações Afirmativas na Escola
1
Estado
1