Possui graduação em História (Licenciatura/Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (2001), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2013). É professor da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Ananindeua. Foi professor do curso de História da Universidade Federal do Amapá (2005-2016). Faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistoria). Tem experiência nas áreas de História da Amazônia e História da América, com ênfase em estudos sobre fronteira (séculos XVIII-XIX).
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Informações numa fronteira ibero-americana: limites e defesa da Capitania do Rio Negro (1780-1800) Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM),v.1,p.21-31 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Comercio, conflictos y alianzas en la frontera luso-española: Capitanía de Río Negro y provincia de Maynas, 1780-1820 Procesos: revista ecuatoriana de Historia,v.1,p.83-108 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Resenha de GÓMEZ GONZÁLEZ, Sebastián. Frontera Selvática: Españoles, portugueses y su disputa por el noroccidente amazónico, siglo XVIII. Bogotá: Instituto Colombiano de Antropología e Historia ? ICANH, 2014, 399 p. Revista de Historia (USP),v.1,p.519-528 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Resenha do livro: HÉBRARD, Véronique; VERDO, Geneviève (ed.). Las Independencias Hispanoamericanas. Um objeto de Historia.. Almanack Braziliense,v.1,p.161-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A demarcação de limites sob o espectro da guerra: a Província de Maynas e a Capitania do Rio Negro no final do século XVIII Trashumante,v.1,p.28-47 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Os perigosos "Dominios de Hespanha": contatos e tensões na fronteira luso-espanhola da Capitania do Rio Negro (1780-1808) Dia-logos (Rio de Janeiro),v.5,p.79-89 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Resenha do livro de: Maria Luisa Soux, La Paz en su ausencia. El mundo femenino y familiar en La Paz durante el proceso de Independencia, 1780-1825, La Paz,Gobierno Municipal de La Paz, 2008,198 p. Nuevo Mundo-Mundos Nuevos,v.10,p.1-3 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
As narrativas sobre Amazônia Colonial nos livros didáticos de Estudos Amazônicos - XII Semana de História Política da UERJ (Participação em Eventos/RESUMO)
Independências e fronteira no extremo norte: a Capitania do Rio Negro e a Província de Maynas (1808-1823) - XXVIII Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/RESUMO)
Limites imperiais e populações indígenas no vale amazônico: alianças e conflitos durante a execução do Tratado de Santo Ildefonso (1777-1790) - V Encontro Internacional de História Colonial (Participação em Eventos/RESUMO)
Circulação de informação em uma fronteira ibero-americana: demarcação de limites e defesa do território na Capitania do Rio Negro (c.1780-c.1800) - Conferência Internacional Media e Império Português (Participação em Eventos/RESUMO)
Revoluciones Limítrofes: la Provincia de Maynas y la Capitanía de Río Negro durante las independencias ibéricas (1808-1823). - V Coloquio Internacional 'Hacia el Bicentenario de la Independencia del Perú' (Participação em Eventos/RESUMO)
?Experiências e circulações em um espaço fronteiriço: a Capitania do Rio Negro e a Província de Maynas, 1777-1807? - I Escola Doutoral USP-PARIS I (Panthéon-Sorbonne) (Participação em Eventos/RESUMO)
Comerciantes brasileños y portugueses en el Departamento de Loreto: comercio fronterizo y conflictos locales (c.1840-c.1860). - Segundo Congreso Latinoamericano de Historia Económica (Participação em Eventos/COMPLETO)
Comércio e fronteira entre Brasil e Peru: trocas mercantis e conflitos locais (c.1840-c.1860) - III Conferência Internacional em História Econômica & V Encontro de Pós-Graduação em História Econômica (Participação em Eventos/RESUMO)
A Capitania do Rio Negro e a América espanhola: crise política e contatos comerciais, c.1790-c.1820. - VI Cogresso do CEISAL (Participação em Eventos/RESUMO)
Os perigosos Domínios de Hespanha: contatos e tensões na fronteira luso-espanhola da Capitania do Rio Negro (1780-1808). - V Semana de História Política, II Seminário Nacional de História ?Política e Cultura/ Política e Sociedade? (Participação em Eventos/COMPLETO)
Comércio e fronteira entre Brasil e Peru: trocas mercantis e conflitos locais - III Conferência Internacional em História Econômica & V Encontro de Pós-Graduação em História Econômica (Participação em Eventos/COMPLETO)
Nas Rotas do Grão-Pará e Loreto:Comércio e fugas nas ?Amazônias? peruana e brasileira (c.1840-c.1870). - VIII Encontro Internacional da ANPHLAC (Participação em Eventos/COMPLETO)
Tabatinga, 28 de maio de 1844: um motim na fronteira Brasil-Peru - XII Encontro Regional de História (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Cartografia e ensino de História da Amazônia: notas de pesquisa sobre a produção bibliográfica e possibilidades de abordagem. - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
'A Amazônia na História da América: aproximações, comparações e conexões' - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Independências e fronteira no extremo norte: a Capitania do Rio Negro e a Província de Maynas (1808-1823). - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Limites imperiais e populações indígenas no vale amazônico: alianças e conflitos durante a execução do Tratado de Santo Ildefonso (1777-1790) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Circulação de informação em uma fronteira ibero-americana: demarcação de limites e defesa do território na Capitania do Rio Negro (c.1780-c.1800). - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Revoluciones Limítrofes: la Provincia de Maynas y la Capitanía de Río Negro durante las independencias ibéricas (1808-1823) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Economia e Política na Fronteira da Amazônia Colonial: Abordagens Historiográficas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
'A pós-graduação em História na Unifap: balanços e perspectivas' - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
'A História no Amapá e o Amapá na História: um balanço de pesquisas recentes' - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
'As Partidas Demarcadoras, os contatos e as circulações de homens, mercadorias e experiências (Rio Negro e Província de Maynas, 1780-1807)' - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
?Experiências e circulações em um espaço fronteiriço: a Capitania do Rio Negro e a Província de Maynas, 1777-1807?. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Demarcação de limites e circulação de informações em um espaço fronteiriço: a Província de Maynas e a Capitania do Rio Negro em fins do século XVIII - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Os perigosos Domínios de Hespanha: contatos e tensões na fronteira luso-espanhola da Capitania do Rio Negro (1780-1808). - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Comércio e fronteira entre Brasil e Peru: trocas mercantis e conflitos locais (c.1840-c.1860) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A Capitania do Rio Negro e a América espanhola: crise política e contatos comerciais, c.1790-c.1820 - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Conexões Grão-Pará/Loreto: comércio e fugas nas "Amazônias" brasileira e peruana no século XIX - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
'Militares na História da Amazônia' - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Normas e Conflitos nas Fronteiras da Amazônia do Século XIX - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Deserções e Motins na Amazônia do século XIX - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Diálogos entre História e Educação: a prática pedagógica e a produção de conhecimento em História da Educação - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
As "sombras da liberdade" na fronteira Brasil-Peru: o motim militar de Tabatinga - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Os passos dos desertores no Grão-Pará (1835-1850) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Fronteira Amotinada: levantes militares no Cabo Norte ao final da Cabanagem - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Cartografia, História e Estudos Amazônicos: uma abordagem comparativa sobre livros didáticos publicados nas décadas de 1990-2000
ENTRE LIMITES E VASSALAGENS: Populações indígenas e disputas luso-espanholas na demarcação da fronteira amazônica (1780-1790)
O BRASIL E AS REPÚBLICAS HISPANOAMERICANAS NO VALE AMAZÔNICO: RELAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS (1820- 1850)
As Armas da Ordem: a Guarda Policial de 1a Linha da Província do Grão-Pará (meados do século XIX)
Apresentação
Demarcação de limites e circulação de informações em um espaço fronteiriço: a Província de Maynas e a Capitania do Rio Negro em fins do século XVIII
Nas rotas do Xingu e do Tapajós: desertores, remeiros e regatões no Grão-Pará dos pós-Cabanagem

Livros

Ano Título
ENTRE EXTREMOS: experiências fronteiriças e transfronteiriças nas regiões do rio Amazonas e do rio da Prata ? América Latina, séculos XVI-XX
No limiar dos Impérios : a fronteira entre a Capitania do Rio Negro e a Província de Maynas : projetos, circulações e experiências (c. 1780-c. 1820)
História Militar da Amazônia: Guerra e Sociedade (séculos XVII-XIX)
Limites Fluentes: Fronteiras e Identidades na América Latina (Séculos XVIII-XXI).

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Banca Examinadora do concurso público para professor substituto de História da América e do Brasil (Concurso público)
Banca Examinadora do concurso público para professor substituto da cadeira de Metodologia da História (Concurso público)
Banca Examinadora do concurso público para professor efetivo da cadeira de História Medieval (Concurso público)
Banca Examinadora do concurso público para professor efetivo da cadeira de Teoria da História (Concurso público)
Banca Examinadora do concurso público para professor efetivo da cadeira de Metodologia do Ensino de História (Concurso público)
Professor Substituto de História Moderna (Concurso público)
Professor subsituto de Métodos e Técnicas Aplicadas à Pesquisa em História (Concurso público)
Professor efetivo de História da Amazônia (Concurso público)
O Preço da Ordem sem Liberdade: a suspensão constitucional no Pará com a Lei n. 26 de 22 de setembro de 1835 e as medidas ordenativas militares para a repressão aos cabanos (1835-1838) ()
Insubordinados sertões O Império português entre guerras e fronteiras no norte da América do Sul -Estado do Grão-Pará, 1750-1820. (Doutorado)
"PLANTA-ME NO PÓ E NÃO TENHAS DE MIM DÓ: Agricultura no Vale do Tocantins Setecentista (Grão-Pará, 1750- 1808)" ()
Monções Amazônicas: avanço e ocupação da fronteira noroeste (1783-1706) (Mestrado)
Ideias de Liberdade no Grão-Pará: Mocambos, circulação de ideias e trocas de experiências na área contestada entre Portugal e França (1790-1800) (Graduação)
Banca de qualificação de doutorado de Adilson Júnior Ishihara Brito (Outra)
Análise Política do Processo de Transformação do Território Federal do Amapá em Estado (Graduação)
Os Homens da Fronteira: contexto, movimentações e relações sociais na Colônia Militar Pedro Segundo do rio Araguari (meados do século XIX). (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
III Encontro Internacional Amazônia: Fronteiras em Movimento (ORGANIZACAO)
I Encontro Discente do Curso de História da UNIFAP (ORGANIZACAO)
Encontro Internacional "Amazônia: Fronteiras em Movimento" (ORGANIZACAO)
IX Semana de História da UNIFAP (ORGANIZACAO)
Encontro Internacional "Amazônia: Fronteiras em Movimento", e II Colóquio de História e Saber Histórico: Fronteiras Bragantinas (ORGANIZACAO)
Encontro Regional "Diálogos da História: Debates acadêmicos e experiências de pesquisa na Amazônia". (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
VII Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica.Os saberes locais e as cartografias coloniais das comissões luso-espanholas no vale amazônico (década de 1780). (Simpósio)
I SEMINÁRIO MILITARES, PODER E SOCIEDADE NA AMAZÔNIA.As revoltas indígenas de 1809 em Maynas e a fronteira luso-espanhola. (Seminário)
I Seminário de História do Livro Didático na Amazônia.A cartografia sobre História da Amazônia na disciplina escolar Estudos Amazônicos: uma análise da produção bibliográfica das décadas de 1990-2000 (Seminário)
Simpósio On Line de Ensino de História.Simpósio Temático número 2 (Simpósio)
VII Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica.Os saberes locais e as cartografias coloniais das comissões luso-espanholas no vale amazônico (década de 1780). (Simpósio)
VII Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica.Os saberes locais e as cartografias coloniais das comissões luso-espanholas no vale amazônico (década de 1780). (Simpósio)
Simpósio On Line de Ensino de História.Cartografia, História e Estudos Amazônicos: uma abordagem comparativa sobre livros didáticos publicados nas décadas de 1990-2000 (Simpósio)
III Encontro Internacional Amazônia: Fronteiras em Movimento.O Tratado de Santo Ildefonso e fronteira norte: experiências e expectativas nos limites imperiais do vale amazônico (Congresso)
I Jornada de Ensino de História na Amazônia.Simpósio Temático "Produção de materiais didáticos para a aula de História" (Encontro)
I Jornada de Ensino de História da Amazônia.Cartografia e ensino de História da Amazônia: notas de pesquisa sobre a produção bibliográfica e possibilidades de abordagem (Encontro)
X Simpósio Regional de História ANPUH-PA.Dos ?velhos mapas? às novas tecnologias: notas de pesquisa sobre a utilização da Cartografia no Ensino de História (Simpósio)
VI Encontro Internacional de História Colonial.As fronteiras luso-espanholas na Amazônia no final do século XVIII: indefinição de limites e planejamentos militares e territoriais (Congresso)
VI Encontro Internacional de História Colonial.Simpósio Temático "Fronteiras e relações transfronteiriças na América colonial" (Congresso)
XXVIII Simpósio Nacional de História."A Amazônia na História da América: aproximações, comparações e conexões", apresentada na mesa "O Brasil nas Américas" (Simpósio)
XXVIII Simpósio Nacional de História.Independências e fronteira no extremo norte: a Capitania do Rio Negro e a Província de Maynas (1808-1823) (Simpósio)
V Encontro Internacional de História Colonial.Limites imperiais e populações indígenas no vale amazônico: alianças e conflitos durante a execução do Tratado de Santo Ildefonso (1777-1790). (Congresso)
V Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Estudos Celtas e Germânicos: fronteiras, religiosidades, etnogêneses e monumentalidades.Moderador da mesa redonda ?Três reflexões sobre a Idade Média? (Simpósio)
XI Semana de História da UNIFAP.Debatedor da mesa "A pós-graduação em História na Unifap: balanços e perspectivas" (Congresso)
V Congresso de Ciências Sociais do Amapá.Economia e Política na Fronteira da Amazônia Colonial: Abordagens Historiográficas (Congresso)
IX Semana de História da UNIFAP.Debatedor da mesa "A História no Amapá e o Amapá na História: um balanço de pesquisas recentes" (Congresso)
V Coloquio Internacional "Hacia el Bicentenario de la Independencia del Perú".Revoluciones Limítrofes: la Provincia de Maynas y la Capitanía de Río Negro durante las independencias ibéricas (1808-1823) (Congresso)
Conferência Internacional Media e Império Português.Circulação de informação em uma fronteira ibero-americana: demarcação de limites e defesa do território na Capitania do Rio Negro (c.1780-c.1800) (Congresso)
Encontro Internacional "Fronteiras, História e Identidades".Mesa redonda "Fronteiras Amazônicas" (Congresso)
Seminário do Grupo de Pesquisa "Vassalos ou cidadãos, obrigados ao trabalho".As Partidas Demarcadoras, os contatos e as circulações de homens, mercadorias e experiências (Rio Negro e Província de Maynas, 1780-1807) (Outra)
I Escola Doutoral USP-PARIS I (Panthéon-Sorbonne).?Experiências e circulações em um espaço fronteiriço: a Capitania do Rio Negro e a Província de Maynas, 1777-1807? (Encontro)
Colóquio Brasil, Século XVIII: Terra e Território. (Congresso)
Encontro Internacional "Fronteiras, História e Identidades". (Congresso)
VI Cogresso do CEISAL.A Capitania do Rio Negro e a América espanhola: crise política e contatos comerciais, c.1790-c.1820 (Congresso)
III Conferência Internacional em História Econômica & V Encontro de Pós-Graduação em História Econômica.Comércio e fronteira entre Brasil e Peru: trocas mercantis e conflitos locais (c.1840-c.1860). (Encontro)
V Semana de História Política, II Seminário Nacional de História ?Política e Cultura/ Política e Sociedade?.Os perigosos Domínios de Hespanha: contatos e tensões na fronteira luso-espanhola da Capitania do Rio Negro (1780-1808). (Seminário)
Segundo Seminário do Projeto "História Bolívia-Brasil".A Exploração da Borracha: Economia e Territorialização na Amazônia (Bolívia e Brasil, 1840-1945) (Seminário)
VIII Encontro Internacional da ANPHLAC.Conexões Grão-Pará/Loreto: comércio e fugas nas "Amazônias" brasileira e peruana no século XIX (Congresso)
I Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Mesa Redonda "Militares na História da Amazônia". (Congresso)
I Encontro de História da Transamazônica.Normas e Conflitos nas Fronteiras da Amazônia do Século XIX (Encontro)
Encontro de História e Educação de Marabá.Diálogos entre História e Educação: a prática pedagógica e a produção de conhecimento em História da Educação (Encontro)
I Encontro Acadêmico de Profissionais da Educação.Deserções e Motins na Amazônia do século XIX (Encontro)
Colóqio Cidades Cidadania e Poder.Colóqio Cidades, Cidadania e Direitos (Outra)
XXI Simpósio Nacional de História A História no Novo Milênio: entre o Individual e o Coletivo,.O indivíduo e o Ensino Temático da História- ricos e famosos ?pobres e desconhecidos ou a História do Poder: seus agentes e suas vítimas? (Simpósio)
Projeto ?Entender Belém: formas de sociabilidade na cidade?.Métodos e Técnicas de Pesquisa em Antropologia? (Oficina)
XV Encontro Regional de História.XV Encontro Regional de História (Encontro)
II Encontro Norte de História.II Encontro Norte de História (Encontro)
I Encontro Regional Norte de História ? Amazônia: Fronteiras da História.I Encontro Regional Norte de História ? Amazônia: Fronteiras da História (Encontro)
I Encontro ?Trabalho e Sociedade: Amazônia, Séculos XVIII e XIX?.I Encontro ?Trabalho e Sociedade: Amazônia, Séculos XVIII e XIX? (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Revista Território & Fronteiras (Trabalho Tecnico)
Parecerista da Revista Ars Historica (Trabalho Tecnico)
Mini-curso "Cinema e História na América Latina Contemporânea: propostas de utilização em sala de aula" (Curso de Curta Duração)
Novos Temas e Metodologias para a História da Educação (Curso de Curta Duração)
Pesquisa Histórica e Historiografia da Educação no Brasil. (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
História do Brasil Império

Profissionais Relacionados

Adilson Ishihara Junior Brito
6
Shirley Maria Nogueira
3
Adalberto Paz
3
Sidney da Silva Lobato
3
Alírio Cardoso
2
Carlos Augusto Bastos
1
Francivaldo Alves Nunes
1
Eliane Cristina Lopes Soares Charlet
1
César Augusto Martins de Souza
1
Carlo Romani
1
Ronaldo Braga Charlet
1
Adrianna Cristina Lopes Setemy
1
Simone Pereira Garcia
1