Doutora em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP), Graduada em Letras Licenciatura Português/Inglês pela Universidade Paulista (UNIP), graduada em Letras Bacharelado Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui experiência em gestão universitária como Coordenadora do Curso de Letras Bacharelado Inglês e Francês do Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP). Possui experiência como docente de Língua Inglesa, Literatura Inglesa, Literatura Norte Americana, Trabalho de Conclusão de Curso, Literatura Brasileira e Produção de textos em Instituições de Ensino Superior como Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Atua como parecerista externa de projetos acadêmicos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e da Universidade da Fronteira Sul (UFFS). Participa do projeto de pesquisa Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), câmpus Farroupilha.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
The deadly perception of the witness: focalization in Markus Zusak's The Book Thief Ilha do Desterro,v.70,p.135-142 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Temporal Dimension: Order, Duration and Frequency in Markus Zusak's The Book Thief Revista Estudos Anglo-Americanos,v.45,p.312-328 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Tentando Escrever Entrelinhas Revista do Curso de Letras,v.10,p.177-177 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
IDENTIFYING NARRATIVE LEVELS IN MARKUS ZUSAK?S THE BOOK THIEF Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU,v.07,p.87-99 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
To whom Death Talks? The Narratee in Markus Zusak's The Book Thief Revista Trama (UNIOESTE. Online),v.12,p.298-310 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Mary Wollstonecraft: Conformidade e Rebelião em Thoughts on the Education of Daughters Revista Ártemis,v.19,p.73-81 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Mary Wollstonecraft: Reflexões sobre a educação de filhas CADERNOS DE TRADUÇÃO (PORTO ALEGRE),v.36,p.51-59 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
William Godwin: Introdução Cadernos de Tradução (Porto Alegre),v.36,p.95-97 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
E as Tintas Criaram Vida...: Aspectos da Transposição dos Quadrinhos The Walking Dead para a série de TV. Translatio,v.6,p.171-179 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Espanhol não é fácil e Inglês não é difícil Diário do Amapá,v.,p.03-03 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
O trabalho do professor de línguas no Amapá Diário do Amapá,v.,p.03-03 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
A Cultura Japonesa mais Próxima do Amapá Diário do Amapá,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
Inglês, Francês, Espanhol...Qual o melhor? Diário do Amapá,v.,p.03-03 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
O Poder da Palavra em Valsa n°6 Diário do Amapá,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
A Mulher Prostituída no Filme A Bela da Tarde e no Conto A Dama do Lotação Revista Científica Sigma,v.01,p.01/01-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Lucíola: perfil de Três Mulheres Revista Científica Sigma,v.02,p.01/02-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Em Cena a Drástica Valsa n° 6 em Macapá Diário do Amapá,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
A vida como ela é...: derrubando tabus Cadernos do IL (UFRGS),v.01,p.169-176 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Teatro de Nelson Rodrigues em HQ: A Quadrinização de Vestido de Noiva DARANDINA REVISTELETRÔNICA,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Assombrada por Humanos: Uma Análise narratológica da Obra A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak. - IV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS (Participação em Eventos/RESUMO)
A disciplina Cultura Inglesa no curso de Letras da UFRGS: algumas considerações sobre a experiência docente - XII Salão de Ensino (Participação em Eventos/RESUMO)
Testemunhando guerras: a visão distópica do narrador em A menina que roubava livros - 27 Semana de Letras: Shakespeare e Cervantes 400 anos depois (Participação em Eventos/COMPLETO)
Literatura e Youtube: Um Estudo de Caso em Aulas de Graduação - XIV Fórum FAPA (Participação em Eventos/RESUMO)
Reconciliando-se com a vida: o sofrimento como inspiração para Have you Seen Marie, de Sandra Cisneros. - VII Seminário Internacional Mulher e Literatura (Participação em Eventos/RESUMO)
Uma História de Morte: A Representação do Holocausto em A Menina que Roubava Livros - XI SIHL: Seminário Internacional de História da Literatura (Participação em Eventos/COMPLETO)
Literatura e Youtube: Um Estudo de Caso em Aulas de Graduação - XV Fórum FAPA (Participação em Eventos/COMPLETO)
Uma História de Morte: A Representação do Holocausto em A Menina que Roubava Livros. - XI Seminário Internacional de História da Literatura (Participação em Eventos/RESUMO)
Reconciliando-se com a vida: O sofrimento como inspiração para Have you seen Marie, de Sandra Cisneros - VII Seminário Internacional Mulher e Literatura (Participação em Eventos/COMPLETO)
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I: relato de uma experiência docente no norte do Brasil. - Salão de Ensino (Participação em Eventos/RESUMO)
Wollstonecraft: conformidade e rebelião em Thoughts on the Education of Daughters - II Colóqui Estadual do Imaginário das Ilhas Britânicas (Participação em Eventos/RESUMO)
A Dificuldade de Comunicação no Conto Entre Irmãos, de José J. Veiga. - XIII Semana de Letras (Participação em Eventos/COMPLETO)
A língua inglesa nos cursos de Letras em Macapá: um relato de docência universitária no norte do Brasil. - IX Salão de Ensino (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
A minificção de Marina Colasanti: presença feminina/feminista na história das formas breves da literatura brasileira - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Machado de Assis e Nelson Rodrigues: Triângulos e traições - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Oficina de Conto - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Oficina de Crônica - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Oficina sobre Dom Casmurro - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Palavras (mal)ditas: a tensão cultural expressa através da dificuldade de diálogo em No Speak English, de Sandra Cisneros. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Testemunhando guerras: a visão distópica do narrador em A menina que roubava livros - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Uma História de Morte: A Representação do Holocausto em A Menina que Roubava Livros - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I: relato de uma experiência docente no norte do Brasil. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Literatura Norte-Americana no Amapá: Um Estudo de Caso no Ensino Superior - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Reconciliando-se com a Vida: o Sofrimento como Inspiração para Have you seen Marie?, de Sandra Cisneros - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Mary Wollstonecraft: Conformidade e Rebelião em Thoughts on the Education of Daughters - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
The Battles of Wits in Sandman - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
E as Tintas Criaram Vida...: Aspectos da Transposição dos Quadrinhos The Walking Dead para a série de TV. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A Língua Inglesa como objeto de estudo nos cursos de Pós-Graduação na região norte do país - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A língua inglesa nos cursos de Letras em Macapá: um relato de docência universitária no norte do Brasil. - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A Dificuldade de Comunicação no Conto Entre Irmãos, de José J. Veiga - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A Morte Interpretada em A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A pesquisa de campo em TCCs: procedimentos de coleta e análise de dados - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O feminismo na literatura - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Literatura best seller na academia - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Letras Tradução: Obras Clássicas Necesárias - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Elaboração do Curriculum Lattes com Finalidade Acadêmica - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Qualidade do Referencial Teórico-Técnico no Curso de Letras Tradução - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Interculturalidade e Língua Inglesa - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Elaboração do Plano de Aula no Ensino Superior - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Curso de Letras Tradução: Grande Área e Linhas de Pesquisa - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O Aluno de Letras Tradução: Perfil Cosmoplita - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A busca profissional, por uma escolha certa - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Nelson Rodrigues Romancista - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Traduzindo Mary Wollstonecraft: desafios e dilemas

Livros

Ano Título
Machado de Assis e Nelson Rodrigues: uma análise comparativa entre os contos Trio em lá Menor e Apaixonada
The Narrator Haunted by Humans in Markus Zusak's The Book Thief
Meu Destino é Pecar e os Romances de Banca: uma análise comparativa entre a obra de Nelson Rodrigues e o romance cor de rosa
Death as Representation in Markus Zusak's The Book Thief
The Book Thief: a narratological reading
Pensamentos sobre a Educação de Filhas: reflexões acerca da conduta feminina nas mais importantes responsabilidades da vida
O Lugar Legítimo de Meu Destino é Pecar e Asfalto Selvagem, de Nelson Rodrigues
Mary Wollstonecraft: Reflexões sobre a educação de filhas

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Banca de Concurso para professor substituto de Inglês da Universidade do Estado do Amapá - UEAP (Concurso público)
Presidente da banca de concurso para professor efetivo do Instituto Federal de educação, Ciência e tecnologia do Amapá - IFAP (Concurso público)
Banca de Concurso para Professor Substituto de Inglês da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (Concurso público)
Explorando a capela de Karnstein: uma leitura de Carmilla , de Joseph Sheridan Le Fanu (Graduação)
O desejo de transcender a morte: um estudo de O Retrato de Dorian Gray, Ar Frio e O Estranho Caso do Sr. Waldemar (Graduação)
The Knots in "The Fall of the House of Usher": a psychoanalytic analysis of the characters (Graduação)
O Conto dos Três Irmãos: da magia à morfologia (Graduação)
O Tema da Peregrinação em The Wanderer and The Seafarer (Graduação)
Estudo teórico sobre a aprendizagem da escrita na língua materna (Graduação)
Best-sellers: os 5 livros de ficção mais vendidos em 2009 (Graduação)
Língua Portuguesa: as dificuldades de aprendizagem da norma padrão (Graduação)
A linguagem da internet: a provável influência do internetês nas aulas de Língua Portuguesa no 1º ano do Colégio Amapaense. (Graduação)
Os segredos da leitura desvendados a partir dos contos machadianos no ensino fundamental. (Graduação)
A alma feminina no romantismo em José de Alencar e Machado de Assis: Lucíola e Helena. (Graduação)
A presença do trovadorismo na poesia amapaense: Osmar júnior, um autor em evidência. (Graduação)
A influência do internetês na construção de textos considerados formais pela norma culta da Língua Portuguesa para os alunos do 1º ano do Ensino Médio. (Graduação)
Trabalhando com o gênero tirinhas em busca da motivação da autonomia dos alunos de Lingua Inglesa (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O ensino de Língua Inglesa em uma escola pública de nível fundamental: realidade e perspectivas. (Graduação)
Comissão Julgadora da I Jornada Científica do Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP (Outra)
Banca de seleção docente para a disciplina Língua Inglesa II (Outra)
Banca de seleção docente para a disciplina Literatura Brasileira III (Outra)
Banca de seleção docente para a disciplina Literatura Universal (Outra)
Banca de seleção docente para a disciplina Revisão e Editoração de Textos (Outra)
Membro na Comissão de Recepção ao MEC (Outra)
Membro do Conselho Superior do Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP (Outra)
Comissão Organizadora do I Ciclo de Apresentação de produção Científica do IESAP (Outra)
Comissão Organizadora do Stand do IESAP na 43ª Expofeira do Amapá (Outra)
Banca de Correção de Provas Objetivas do Vestibular do Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP (Outra)
Banca de seleção docente para a disciplina Prática de Laboratório em Língua Inglesa (Outra)
Banca de seleção docente para a disciplina Literatura Portuguesa (Outra)
Banca de seleção docente para a disciplina Prática da Tradução I (Outra)
Banca de seleção docente para a disciplina Língua Francesa I (Outra)
Banca de seleção docente para a disciplina Língua Portuguesa e Comunicação (Outra)
Membro da Comissão do NISE - Núcleo Integrado de Assuntos Educacionais (Outra)
Membro na comissão estruturante do Projeto Pedagógico do Curso de Letras Tradução (Outra)
Membro da Comissão Estruturante do PDI do Curso de Letras Bahcarelado (Outra)
Membro do Colegiado do Curso de Letras Bacharelado do Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
IV Fórum de Letras: A Importância do teatro na Formação Acadêmica (ORGANIZACAO)
Evento Cultural Dia do Tradutor: A Saga Harry Potter no Meio do Mundo (ORGANIZACAO)
III Fórum de Letras: Cultura Amapaense - Literatura e Conhecimento Amazônico (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
CONALER - Congresso Nacional de Leitura. (Congresso)
Oficinas PUCRS "O que é?" Adaptação de textos literários para o cinema. (Oficina)
Oficinas PUCRS "O que é?" Literalidade: a especificidade do texto literário. (Oficina)
Oficinas PUCRS "O que é?" Bilinguismo: mitos e evidências do ponto de vista cognitiva e social. (Oficina)
Oficinas PUCRS "O que é?" Gêneros discursivos: um olhar para além do texto. (Oficina)
VII Seminário Internacional Mulher e Literatura. (Seminário)
I Fórum EAD UFRGS de 2015 - Direitos Autorais em Mídias Digitais. (Encontro)
I English Scientific Cultural Workshop - Universidade Estadual do Amapá. (Oficina)
VII Semana de Letras - UNIFAP. (Encontro)
Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. (Congresso)
VI Congresso Intenacional de Estudos Canadenses - UFRGS. (Congresso)
I Colóquio Sul de Literatura Comparada - UFRGS. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Parecerista Externa no Comitê Avaliador do Edital Interno PROBEX/2017 - UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Trabalho Tecnico)
Editora do livro The Book Thief: a narratological reading (Trabalho Tecnico)
Corretora das redações do vestibular do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, câmpus Farroupilha (Trabalho Tecnico)
Editora do livro The Narrator Haunted by Humans in Markus Zusak's The Book Thief (Trabalho Tecnico)
Editora do livro Meu Destino é Pecar e os Romances de Banca: uma análise comparativa da obra de Nelson Rodrigues e o romance cor de rosa. (Trabalho Tecnico)
Membro da equipe de revisores do livro Ensaios e Revoluções: Escritores Ingleses dos Séculos XVIII e XIX, vol. II. (Trabalho Tecnico)
Editora do livro Machado de Assis e Nelson Rodrigues: uma análise comparativa entre os contos Trio em lá Menor e Apaixonada (Trabalho Tecnico)
Editora do livro Death as Representation in Markus Zusak's The Book Thief (Trabalho Tecnico)
Membro da Equipe de Revisores do livro Vertigo: Vertentes do Gótico no Cinema (Trabalho Tecnico)
Avaliadora ad hoc na seleção de projetos de cultura do edital 2010/UFFS/2016 - bolsa cultura. (Trabalho Tecnico)
Tradução de Textos Acadêmicos: Teoria e Prática (Curso de Curta Duração)
Corretora de Redações do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Trabalho Tecnico)
Membro externo na comissão avaliadora do edital PROBEX/PROEX 2016 da UERGS - Universidade Estadual do Rio GRande do Sul. (Trabalho Tecnico)
Editora do livro Pensamentos sobre a Educação de Filhas: reflexões acerca da conduta feminina nas mais importantes responsabilidades da vida (Trabalho Tecnico)
Membro da equipe de revisores do livro Música das Esferas (Trabalho Tecnico)
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Letras (Trabalho Tecnico)
Elaboração e Correção de prova do exame de proficiência em língua estrangeira - inglês do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (Trabalho Tecnico)
Perspectivas e metodologias para o ensino de LE (Programa de Rádio TV)
Língua, literatura e cultura: rumo ao plurilinguismo' (Programa de Rádio TV)
Metodologias do ensino de LE voltadas para a lingua inglesa (Curso de Curta Duração)
Elaboração e Correção de prova do exame de proficiência em língua estrangeira - inglês do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (Trabalho Tecnico)
Elaboração e Correção de prova do exame de proficiência em língua estrangeira - inglês do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (Trabalho Tecnico)
Curso preparatório de Língua Inglesa para o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira para admissão no Programa de Doutorado (Curso de Curta Duração)
A pluralidade cultural no ensino de Línguas Estrangeiras (Programa de Rádio TV)
Curso de Inglês Básico para a comunidade - Faculdade SEAMA (Curso de Curta Duração)
História e Literatura Anglo-Americana: diálogos necessários (Curso de Curta Duração)
Língua Portuguesa e Texto Literário (Curso de Curta Duração)
A Importância do teatro na Formação Acadêmica (Programa de Rádio TV)
Aspectos Culturais no Processo Tradutório (Curso de Curta Duração)
Literaturas de Língua Inglesa e Interculturalidade (Curso de Curta Duração)
Estados Unidos e Inglaterra: Diálogos Interculturais (Curso de Curta Duração)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Interpretação Cinematográfica
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula