é MESTRE em LETRAS (Classe: Filologia Moderna, Área de Concentração: Literatura Portuguesa e Brasileira)- Università degli Studi di Padova (2004) Reconhecido pela UFRGS, processo n° 23078.024167/06-81, 04-05-2007. Está concluindo a graduação em Língua e Cultura Italiana. Tem formação na área de LETRAS, com ênfase em Literatura e nos seguintes temas: Literatura italiana, brasileira, portuguesa, inglesa, norte-americana, francesa, espanhola e hispano-americano, tradução, teoria literária, filologia moderna e Língua e Cultura Italiana. E na área de FILOSOFIA: História da Filosofia Medieval, Estética, Filosofia da História, História da Filosofia Moderna e Contemporânea. MINISTROU as seguintes disciplinas: A) LITERATURA: Literatura Luso-Brasileira, Literatura Brasileira I, II e III, Literatura da Amazônia, Literatura portuguesa, Teoria da Literatura, Literatura Universal, Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2; B) LÍNGUA PORTUGUESA: Estudos de Linguagem e Códigos, Linguagem e Meios de Comunicação (Português Instrumental), Tópicos Especiais I e II, Língua Portuguesa, Texto e Discurso, Pressupostos Linguísticos, Estágio Supervisionado 1 e 3; C) FILOSOFIA: História da Filosofia Medieval. ATUALMENTE é Professor Assistente do Curso de Letras da UEAP na Área de Literatura.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
A OBRA LITERÁRIA COMO INSTRUMENTO CRÍTICO-SOCIAL: ANÁLISE DA UTOPIA E DISTOPIA DO LIVRO ?ADMIRÁVEL MUNDO NOVO? Revista de Ciência da Amazônia,v.1,p.1-8-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O discurso literário como fenômeno histórico-cultural da identidade amapaense: uma análise de poemas do livro ?Coletânea de poetas, contistas e cronistas do meio do mundo? REVISTA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA,v.2,p.34-40 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
AS REPRESENTAÇÕES DE EROS EM BRILHO DE FOGO E OUTROS POEMAS DE AMOR DE AUGUSTO OLIVEIRA Letras Escreve,v.1,p.157-177 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
As Mil Faces da Tradução Revista Científica Sigma,v.5,p.8-14 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
ANÁLISE DE POEMAS SOCIOLÓGICOS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, FERREIRA GULLAR E AUGUSTO OLIVEIRA - ENEL 2017 (Participação em Eventos/COMPLETO)
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS ASPECTOS MÁGICO-SOCIAIS NOS ROMANCES AS DELLABÓBORAS DE ANTÔNIO FERNANDES E HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL DE J. K. ROWLING - IV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (Participação em Eventos/RESUMO)
ANÁLISE SEMÂNTICO-DISCURSIVA DE POEMAS: A LITERATURA COMO FENÔMENO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL - IV CIELLA - CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS NA AMAZONAS (Participação em Eventos/COMPLETO)
ANÁLISE SEMÂNTICO-DISCURSIVA DE POEMAS: A LITERATURA COMO FENÔMENO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL - Anais do IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
O amor como instinto natural humano e animal nas poesias eróticas de Drummond e Augusto Oliveira - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Olimpíadas de Língua Portuguesa e a Importância de Oficina sobre Gêneros Textuais nas Escolas - (Apresentação de Trabalho/CONGRESSO)
ANÁLISE DISCURSIVA COM PRINCÍPIOS FOUCAULTIANOS E BAKHTINIANOS: O DIALOGISMO ENTRE OS DISCURSOS SÓCIO-POLÍTICOS PRODUZIDOS ANTES E PÓS RIO+20 COM O DOCUMENTO OFICIAL DA CONFERÊNCIA. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
A polifonia e dialogismo bakhtiniano: a importância de conceitos da ?análise do discurso? para interpretação da Rio +20 - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)

Livros

Ano Título
Viajando com Ulisses. A Realização de um Espetáculo de Arte Coreográfica de Fabrizio Monteverde

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Estudo Socioterminológico de produtos da Andiroba e sua respectiva tradução para a Língua
ANÁLISE DISCURSIVA COM PRINCÍPIOS FOUCAULTIANOS E BAKHTINIANOS: O DIALOGISMO ENTRE OS DISCURSOS SÓCIO-POLÍTICOS PRODUZIDOS ANTES E PÓS RIO+20 COM O DOCUMENTO OFICIAL DA CONFERÊNCIA.
Criação ideológica e dialogismo: uma análise dos discursos sócio-ppolíticos produzidos durante Rio + 20
Funções do tutor em EAD (Um texto colaborativo em Wiki)
O Sopro do Vento

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
PSS-Processo Seletivo Simplificado para Docente (edital nº 002/2016) (Concurso público)
PSS-Processo Seletivo Simplificado para Docente (edital nº 012/2016) (Concurso público)
PSS-Processo Seletivo Simplificado para Docente (edital nº 025/2015) (Concurso público)
PSS-1º Processo Seletivo Simplificado para Docentes (edital 002/2014) (Concurso público)
PSS-1º Processo Seletivo Simplificado para Docentes (edital 002/2014) (Concurso público)
PSS-1º Processo Seletivo Simplificado para Docentes (edital 002/2013) (Concurso público)
PSS-5º Processo Seletivo Simplificado para Docentes (edital 032/2013) (Concurso público)
PSS-1º Processo Seletivo Simplificado para docentes (Edital 015/2012) (Concurso público)
PSS-2º Processo Seletivo Simplificado para docentes (Edital 028/2012) (Concurso público)
Uma análise literária da obra "O Retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde: o duplo e o narcísico como características das personagens wildeanas (Graduação)
Leitura e Formação do Leitor: O aluno como leitor de textos literários no Ensino Fundamental (Graduação)
A Formação de Leitores de Cordel Amapaense nas turmas de EJA da Escola Estadual Gabriel Almeida Café (Graduação)
A aprendizagem da leitura e da escrita: um estudo sobre as práticas metodológicas desenvolvidas no 1º ano do ensino fundamental na E. Municipal Mª do Céu Gonçalves Dias Amapá/AP (Graduação)
A Literatura Juvenil cono Recurso Educativo por Meio da Obra "Depois daquela Viagem" de Valéria Piassa Polizzi (Graduação)
A Literatura Africana da Língua Portuguesa nos Textos Escolares do Ensino Médio Regular em Relação à Lei 11.645/2998 (Graduação)
O feminismo no conto A mulher de Bath de Geoffrey Chaucer: um conto atual (Graduação)
Cultura e religião: as interfaces estabelecidas do ciclo do Marabaixo (Graduação)
Metaficções na Graphic Novel Cachalote. (Graduação)
Eça de Queirós e sua crítica ao comportamento do clero católico na obra O crime do Padre Amaro. (Graduação)
A Rosa e o Povo: ditadura e literatura em Carlos Drummond de Andrade (Graduação)
Análise Literária: visões para análises e pressupostos em Ensaio sobre a Cegueira (Graduação)
Frankenstein e a teoria do Bom Selvagem: a sociedade como instrumento de transformação da natureza humana na obra de Mary Shelly. (Graduação)
Uma análise discursiva da música Cálice de Chico Buarque e Gilberto Gil (Graduação)
A poetisa Marilyn Monroe: uma análise literária dos escritos da artista (Graduação)
Entre a submissão e a subversão: a representação da mulher em Catherine Earnshaw de ?O morro dos ventos uivantes?. (Graduação)
?El Aleph?: A linguagem de Jorge Luis Borges (Graduação)
Do temor ao encantamento: a formação da criança através dos contos clássicos (Graduação)
A importância do português padrão e não-padrão no Ensino Escolar e na Vida Social do aluno de Língua Portuguesa da 8ª série da Escola Estadual Jesus de Nazaré (Graduação)
O lugar nenhum do ensino da literatura: o reflexo da articulação didático-político-pedagógica na Escola Estadual Augusto Antunes. (Graduação)
O indispensável encanto da bruxa má: A simbologia nos contos de fadas. (Graduação)
LITERATURA HISPANOAMERICANA: O REALISMO MÁGICO NA OBRA CEM ANOS DE SOLIDÃO DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ E A SAGA DA FAMÍLIA BUENDÍA (Graduação)
A obra ?Palavras de Festim? de Manoel Bispo CorrÊa: diálogos e produções no Ensino Fundamental (Graduação)
A importância da Literatura Infantil para a formação continua de leitor: propostas para o trabalho com os Gêneros Literários do 6º ano. (Graduação)
A Literatura Infantil no processo de desenvolvimento da leitura-escrita no primeiro ano de Ensino Fundamental na Escola Estadual Modelo Guananbara (Graduação)
O ensino-aprendizagem do gênero textual crônica: uma pesquisa com alunos da turma 812 da Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes (Graduação)
Novas tecnologias da comunicação e informação: propostas para o uso da rede social facebook como recurso midiático no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa (Graduação)
O literário e o social no Sertão: Leitura de Vidas Secas de Graciliano Ramos (Graduação)
O ensino da Literatura: uma reflexão a partir do estudo realizado com o 1º ano da Escola Gabriel de Almeida Café (Graduação)
UMA ANÁLISE DA LITERARIEDADE DA PEÇA TEATRAL ?O BAR CABOCLO? (Graduação)
A construção da postura feminista através do processo de maturação da personagem Dorothy em O Maravilhoso Mágico de Oz (Graduação)
A (des) construção do estereótipo feminino vitoriano em Alice no país das maravilhas (Graduação)
O perfil da prostituta em Lucíola: a cortesã de Alencar (Graduação)
A VISÃO DO ADULTÉRIO NA OBRA MADAME BOVARY DE GUSTAVE FLAUBERT (Graduação)
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA (Graduação)
O MUNDO IMAGINÁRIO NA OBRA 'O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO DE MONTEIRO LOBATO (Graduação)
O LIRISMO SOCIAL DE VINICIUS DE MORAIS NO POEMA ?A ROSA DE HIROSHIMA? (Graduação)
GÊNEROS TEXTUAIS: A CHARGE NA FORMAÇÃO DO LEITOR (Graduação)
A literatura como veículo de protesto no período da ditadura militar analisada nas cançóes de Chico Buarque (Graduação)
Desenvolvimento da Leitura e Escrita sob a perspectiva da autonomia e do reconhecimento do saber dos educandos através de textos jornalísticos (Graduação)
Sala de leitura: uma experiência de sucesso na 6 série do ensino fundamental (Graduação)
A leitura como objeto de reflexão e participação no contexto escolar da 5 série: um enfoque na sala de leitura (Graduação)
O educador como facilitador no processo da leitura dos educandos da 5 série do ensino fundamental (Graduação)
A linguagem da internet. A provável influencia do internetês nas aulas de língua portuguesa no 1 ano do Colégio Amapaense (Graduação)
A influência do internetês na construção de textos considerados formais pela norma culta da língua portuguesa para os alunos do 1 ano do EM (Graduação)
A presença do trovadorismo na poesia amapaense: um autor em evidencia Osmar Júnior (Graduação)
Os segredos da leitura desvendados a partir dos contos machadianos no ensino fundamental (Graduação)
A alma feminina no romantismo em José de Alencar e Machado de Assis: Lucíola e Helena (Graduação)
O Social em Vinícius de Moraes (Graduação)
Variações linguísticas e figuras de linguagem o romance (Graduação)
A presença do erotismo em O Amor Natural de Carlos Drummond de Andrade (Graduação)
A sexualidade no conto Chapeuzinho Vermelho (Graduação)
Literatura Lobatiana como proposta para resgatar os valores nacionalistas (Graduação)
Caramuru - A análise da personagem Paraguaçu (Graduação)
O amor passional presente na obra Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco (Graduação)
A figura feminina na obra de Eça de Queiroz "O Primo Basílio" (Graduação)
Religião e aborto: desafios e perspectivas (Outra)
Fundamentalismo religioso: discurso e práticas (Outra)
Religião e educação: uma estreita relação com o processo de desenvolvimento e instituição da escola secular (Outra)
Algumas considerações sobre a influência da religião católica e protestante na política e na sociedade do ocidente (Outra)
Resgate de Jornais e Revistas (Outra)
Resgate de jornais, Revistas (Outra)
Levantamento de Revistas publicadas no Amapá (Outra)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
IV Ciclo de Palestra de Escritores da Literatura do Amapá (ORGANIZACAO)
III Ciclo de Palestras de Escritores da Literatura do Amapá (ORGANIZACAO)
Linhas de Pesquisa para TCC (ORGANIZACAO)
I Seminário de Linhas de Pesquisa do Colegiado de Letras (ORGANIZACAO)
I SEMINÁRIO DE LINHAS DE PESQUISA DO COLEGIADOS DE LETRAS - UEAP (ORGANIZACAO)
I Simpósio de Línguas da UEAP-Ensino de Línguas e Formação do Professor: Fronteiras Abertas para a Diversidade Linguística (ORGANIZACAO)
1º Ciclo de Palestras de Escritores da Literatura do Amapá (ORGANIZACAO)
II Língua Ferina (ORGANIZACAO)
Semana de Letras (ORGANIZACAO)
1º Seminário Literário da UEAP (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
II Simpósio de Línguas.Identidade e Literatura: contribuições para o ensino (Simpósio)
I Seminário de TCC para professores do Colegiado de Letras.Resolução 077/2014 CONSU/UEAP - Template (Seminário)
Organizar para Crescer. (Seminário)
III Ciclo de Palestra de Escritores da Literatura do Amapá.Moderador (Outra)
II Seminário de Linhas de Pesquisa do Curso de Letras - UEAP.Linhas de Pesquisa para TCC (Seminário)
I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá. (Congresso)
51º Expofeira Agropecuária de Amapá.Estudos Críticos da literatura amapaense (Feira)
51º Expofeira Agropecuária de Amapá.Para uma reflexão sobre a Pertinência de ter uma Literatura Amapaense (Feira)
O perfil do Educador contemporâneo: ressignificando suas práticas.Coordenador da Sessão de Comunicação da Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura (Simpósio)
I Seminário de Linhas de Pesquisa do Colegiado de Letras UEAP.Linhas de Pesquisa (Seminário)
II Fórum permanente das Licenciaturas da UEAP.Literatura Amapaense: a necessidade de uma visão crítica (Outra)
ENCONTRO DE GESTÃO INTEGRADA UNIFAP-2012. (Encontro)
FÓRUM DAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ. (Outra)
I CICLO DE PALESTRAS DO CURSO DE LETRAS.A técnica da narração. O fluxo de consciência. (Outra)
1ª Semana Acadêmica da UVA.LINGUA E LINGUAGEM: A literatura feminista no romance, das irmãs Brönte até a Penelope de James Joyce (Outra)
II Evinter.A (re)invenção do Humano na contemporaneidade. Religião (Outra)
I Evinter.Macapá: pensamento, cultura e educação em 250 anos de história (Outra)
V Forum de Letras.Centenário Machadiano e Roseano: complexidade da língua portuguesa nacional (Outra)

Profissionais Relacionados

Malena Vidal dos Santos
4
Kelly Cristina Nascimento Day
2
Mileny Távora de Mendonça
2
Carla Patrícia Ribeiro Nobre
2
Eduardo Alves Vasconcelos
2
Tainah Marília Souza dos Santos
1
Francisco Xavier
1
Rosiane Rodrigues Teles
1
Valdei Nogueira Gomes
1
Rafaela Picanço da Costa
1
Nayara Sá Cavalcante
1
et alii
1
Raylane Maciel Benjo
1
Marcos Mendes (org.)
1

Palavras-chave

Literatura amapaense
15
Literatura
9
Leitura
6
Língua Portuguesa
6
Análise do Discurso
5
Ensino
5
Dialogismo
4
crítica Literária
4
Leitor
4
Rio +20
4
Ensino Médio
4
Literatura Comparada
4
Poesia
4
Machado de Assis
4
Análise Literária
4
Ensino Fundamental
3
Joyce, James
3
Metodologia
3
música
3
Regionalismo
3
Gênero Textual
3
Literatura de Cordel
3
escola
3
Texto literário
3
Comparação
3
Linhas de Pesquisa
3
feminismo
3
educação de jovens e adultos
3
Literatura brasileira
3
Formação discursiva
2
EJA
2
Simbolismo
2
Francês
2
Literatura Infantil
2
Literatura Africana de Língua Portuguesa
2
Ensino-Aprendizagem
2
Violência
2
Leitura e escrita
2
O Retrato de Dorian Gray
2
Oscar Wilde
2
Contos de fadas
2
Ditadura Militar
2
Andiroba
2
Contos
2
Macabéa
2
Naturalismo
2
Professor
2
Letramento Literário
2
Tradução
2
ulisses
2
Internetês
2
Propp
2
Ensino da Literatura
2
Narcísico
2
Construção Poética
2
Linguagem
2
Fantástico
2
Aprendizagem
2
Literatura do Amapá
2
Guimarães Rosa, João
2
Duplo
2
Augusto Oliveira
2
Cultura Nortista
2
Graciliano Ramos
2
Carlos Drummond de Andrade
2
Disney
2
Concurso Público
2
José de Alencar
2
Protesto
2
Lispector
2
Foucault
2
Harry Potter
2
Grande Sertão: Veredas
2
Feminino
2
Bakhtin
2
Glossário terminológico
1
Dellabobóra,
1
Crítica política
1
Letras
1
Amadeu Cavalcante
1
Casamento
1
Bradbury
1
Adolfo Caminha
1
Romantismo
1
personagens femininas
1
Pós-Modernismo
1
Rio de Janeiro
1
Jovens
1
textos escolares
1
Literatura e Cinema
1
Antônio Cândido
1
Documentos oficiais
1
Norma Padrão
1
Medo
1
Jorge Luis Borges
1
Saramago
1
religiosidade
1
César Bernardo de Sousa
1
Umbanda
1
Socioterminologia
1
Poesias
1
Figura feminina
1
Criança
1
Bíblia
1
Aluísio Azevedo
1
Alice
1
Sertão
1
literatura inglesa
1
Variação
1
Graphic novels
1
aspectos simbólicos da cultura
1
Literatura Francesa
1
Literatura portuguesa
1
Educação a Distância
1
Professor em EaD
1
Monteverde
1
dança
1
Performance
1
Produção de textos
1
Poesia Marginal
1
Feminilidade
1
Orgulho e Preconceito
1
Pombinha
1
Educação
1
Pobreza
1
Evasão escolar
1
Teoria Narrativa
1
Facebook
1
Ensaio sobre a cegueira
1
A rosa e o povo
1
Metaficção
1
Livros Didáticos
1
Rubem Fonseca
1
psicologia
1
Análise dialógica
1
Estudo comparado
1
Harry Potter,
1
Aspectos sociológicos
1
coreografia
1
Trovadoresco
1
Escrita
1
proficiência
1
A Normalista
1
abandono escolar
1
Motivação
1
Fernando Canto
1
Parnasiano
1
Sociedade brasileira
1
Carroll
1
Dorothy
1
Manoel Bispo Corrêa
1
realismo mágico
1
Conto
1
Literatura juvenil
1
Seleção docentes
1
Processo Seletivo
1
Esther Carvalho
1
Erotismo literário
1
Referência,
1
Erotismo
1
Declamação
1
Contos na escola
1
Alphonsus de Guimaraens
1
Cânone Literário
1
A hora da estrela
1
Morte
1
Huxley
1
épica
1
Dellaboboras
1
Paulo Tarso
1
Dificuldade
1
Sick Lit
1
Os Bruzundangas
1
Séries Iniciais
1
Desconstrução
1
TIC
1
Realismo
1
tradição cultural
1
livro
1
reflexão
1
Jurema
1
Mestiço
1
teoria literária
1
TCC
1
Helena
1
Lúdico
1
Religião
1
Ulysses
1
formação continuada
1
Emily Brontë
1
mulher
1
Gabriel Garcia Márquez
1
família Buendía
1
O Aleph
1
Eni Orlandi
1
Chaucer
1
rituais
1
HIV
1
Jorge Amado
1
Iracema
1
Circulação Literária
1
Finnegans Wake
1
Discurso.
1
treviso
1
Lucíola
1
alunos
1
Catedral
1
Inglês de Sousa
1
Realismo/Naturalismo
1
Secularismo
1
Socioteminológico
1
Carla Nobre
1
O Cortiço
1
Matriz Curricular
1
A culpa é das estrelas
1
Samoieda
1
Conceito Análise Literariedade
1
Cem Anos de Solidão
1
Bruxa
1
Norma Não-Padrão
1
A mulher de Bath
1
Eça de Queirós
1
Temática religiosa
1
Cachalote
1
Formação
1
docentes
1
Tutor
1
Magia
1
teatro
1
Linguística
1
Divulgação
1
Lançamento de Livros
1
Ascensão Social
1
Jane Austen
1
Condicionamento
1
Zoomorfismo
1
Hemingway
1
trágico
1
1
Aurélia
1
Termos Tucujús
1
Aluno
1
As Dellabóboras
1
especificidades
1
Leitura Escrita Interpretação Charge Aprendizagem
1
Mágico de Oz
1
Social
1
Crônica
1
psicanálise
1
Ideologia
1
Clero católico
1
Marabaixo
1
Gabriela, Cravo e Canela
1
Literarura da Amazônia
1