Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (2005), com título de Honra ao Mérito por apresentar o melhor desempenho acadêmico do curso; Pós-Graduação Lato Sensu em nível de especialização em Gestão da Comunicação e Marketing Institucionais, pela Universidade Castelo Branco e Exército Brasileiro (2008), com chancela da UNESCO. Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá, na linha de pesquisa "Sociedade, Cultura e Políticas Públicas". Foi professor do curso de graduação em Jornalismo na Universidade Federal do Amapá entre 2015 e 2017 e permanece como professor no curso de pós-graduação (lato sensu) em Mídias na Educação. Também foi professor convidado do curso de graduação em Administração Púbica, oferecido pela Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade Federal do Amapá, lecionando a disciplina Elaboração e Gestão de Projetos. Coordenou a Agência Experimental de Comunicação da mesma instituição no período de novembro de 2015 a novembro de 2016. Atualmente, é professor na Faculdade Estácio de Macapá, nos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, e no curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. É consultor e instrutor credenciado ao SEBRAE na área de Marketing e Vendas e acumula experiência em consultorias, palestras e cursos de curta duração nas áreas de Comunicação, Marketing e Relacionamento. Sua linha de interesse acadêmico envolve Jornalismo, Educação, Educomunicação, Marketing, Desenvolvimento Social e Relações Étnico-Raciais, sendo autor de pesquisas, artigos e livros sobre temas que colaboram com essas áreas..
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
A transferência de conhecimento para o homem do campo passa pela Comunicação Revista Imagem Verde,v.,p.23-23 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
O NEGRO NA COMUNICAÇÃO: ESTEREÓTIPOS RACISTAS REVISTALEPH,v.,p.1-2 (Artigo Aceito/NAO_INFORMADO)

Publicações em Eventos

Ano Título
SEGREGAÇÃO SOCIAL E RACIAL: Reflexões e discussões sobre o espaço urbano brasileiro e de Macapá ? AP - XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Participação em Eventos/COMPLETO)
SEGREGAÇÃO SOCIAL E RACIAL: REFLEXÕES E DISCUSSÕES SOBRE O ESPAÇO URBANO BRASILEIRO E DE MACAPÁ ? AP - XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Participação em Eventos/RESUMO)
COMUNICAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DEMOCRACIA: RELAÇÕES E REFLEXÕES NECESSÁRIAS - I Simpósio Internacional sobre Educação no Município de Santana - Educação Integral e as Novas Tecnologias (Participação em Eventos/COMPLETO)
SEGREGAÇÃO SOCIAL E RACIAL: REFLEXÕES E DISCUSSÕES SOBRE O ESPAÇO URBANO BRASILEIRO E DE MACAPÁ ? AP - XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Participação em Eventos/RESUMO)
A cor da mídia: a representação do negro na imprensa do Amapá - I Simpósio de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
COMUNICAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DEMOCRACIA: RELAÇÕES E REFLEXÕES NECESSÁRIAS - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)

Textos Didaticos

Ano Título
Avaliação do Componente de Inclusão Social e Produtiva da Agricultura Familiar no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel.
Cultivo da Mamona: Recomendações Técnicas para a Agricultura Familiar

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Guia Estação Viçosa, ed. 10
Agendas Verdes Municipais
Agricultura Familiar e Desenvolvimento Social em assentamentos de Ibiá - MG: O trabalho do GVC e o retrato de um povo
Revista Imagem Verde, ed. 29
Guia Estação Viçosa, ed. 09
Revista Imagem Verde, ed. 28
Avaliação do Componente de Inclusão Social e Produtiva da Agricultura Familiar no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel.

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
A imbecilidade da imagem no documentário contemporâneo (Graduação)
Perfil do jornalismo no Estado do Amapá: características demográficas, salário, rotinas produtivas e motivação profissional no mercado de trabalho (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Ambiental Brasil 2013: Energias Renováveis e Inclusão Energética em Municípios de Pequeno Porte (ORGANIZACAO)
Seminário sobre o Poder Legislativo Municipal (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
IX Congresso de Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as ? COPENE.UM OLHAR SOBRE A QUESTÃO DA SEGREGAÇÃO SOCIAL E RACIAL EM MACAPÁ - AP (Congresso)
I Simpósio de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.A cor da mídia: a representação do negro na imprensa do Amapá? (Simpósio)
Agribio 2013: Desenvolvendo o Norte e o Nordeste. (Congresso)
Seminário Poder Legislativo Municipal. (Seminário)
Encontro com as Escolas de Legislativo Municipais Mineiros. (Encontro)
VIII Congresso Estadual de Jornalistas ? MG. (Congresso)
I Ciclo de Palestras de Comunicação Social. (Seminário)
XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. (Congresso)
XIII Simpósio de Iniciação Científica ? ?Democratização da Ciência. Pesquisa: Para quê? Para quem??. (Simpósio)
I Encontro Regional de Comunicação. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
CONSULTORIA em Comunicação Social para o evento Técnico-científico AMBIENTAL BRASIL 2015: Produção Familiar Rural, Mudanças Climáticas, Sustentabilidade Energética e Economia Verde (Assessoria)
Relacionamento Interpessoal e Atendimento ao Público (Curso de Curta Duração)
CONSULTORIA em Comunicação Social para elaboração do Portfólio Institucional do Instituto Brasil (Assessoria)
CONSULTORIA em Comunicação Social para elaboração do Projeto Águas do Piranga, submetido ao Fundo Amazônia, edital do BNDES (Assessoria)
Avaliação do Componente de Inclusão Social e Produtiva da Agricultura Familiar no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. (Textos Didáticos ou para Discussão)
CONSULTORIA em Comunicação Social para a realização do evento Técnico-científico AMBIENTAL BRASIL 2013: Energias Renováveis e Inclusão Energética em Municípios de Pequeno Porte (Assessoria)
CONSULTORIA em Comunicação Social para elaboração do Site Institucional do Instituto Brasil (Assessoria)
CONSULTORIA em Comunicação Social para relacionamento estratégico institucional e mobilização das famílias de agricultores familiares do município de Ibiá - MG (Assessoria)
CONSULTORIA em Comunicação Social dentro do projeto ?Avaliação do Componente de Inclusão Social e Produtiva da Agricultura Familiar no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel? (Assessoria)
CONSULTORIA em Comunicação Social dentro do projeto internacional ?ERA ? Energias Renováveis Alternativas? (Assessoria)
CONSULTORIA em Comunicação Social dentro do projeto ?Pesquisa sobre implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios brasileiros? (Assessoria)
Cultivo da Mamona: Recomendações Técnicas para a Agricultura Familiar (Textos Didáticos ou para Discussão)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico)