Doutor em Estudos Latino Americanos - Institut Des Hautes Etudes de L'amérique Latine na Université de Paris III (1979). Mestre em Geografia Humana - Institut D'etudes du Dévéloppement Economique et Social - I.E.D.E.S - Université de Paris I (1975). Bacharel em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1972). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Geografia e História da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, História da América Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: Indigenismo Brasileiro e Amazônico, Memória, História do Maranhão, História da Amazônia e Etnologia de comunidades tribais do Nordeste.

Os índios Guêguê e Acoroá (Craô) do Piauí Colonial no período de 1738 a 1774 Departamento de Geografia e História Ufpi,v.1,p.1-22 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Importância e contribuição dos clássicos da Geografia para a produção atual - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Aspectos essenciais do povoamento da Amazônia Brasileira: três estudos de caso - seculo XVII e XVIII (Amazônia Lusitana) / - seculo XIX (Vales do Tocantins e Araguaia) / - seculo XX (Rodovia Belém-Brasília) - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Amazônia e suas especificidades históricas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
As guerras justas e os autos da devassa contra os Mura e os Aroam na Amazônia Colonial - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O parnamazonismo - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O Amazonas, seu povo e suas terras - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Demografia dos Vales do Amazonas e Rio Negro depois do século XVII - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Presença e permanência da ordem do carmo no Solimões e Rio Negro no século VVIII - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Livros

O SAMUEL BENCHIMOL QUE EU CONHECI: um homem apaixonado pelo mundo amazônico
O Maranhão na História: O Maranhão Português em Apreciação Histórica - Volume 1
O Maranhão na História: O Maranhão Português em Apreciação Histórica - Volume 2
Tempo e Memória: Pastos Bons
A Geopolítica lusitana do século XVIII no Piauí Colonial
Resistência Indígena no Piauí colonial: 1718 - 1774
Memória de Pastos Bons
Francisco de Paula Ribeiro: desbravador dos sertões de Pastos Bons
Coelho Neto e a Ecologia no Brasil: 1898 - 1928
O Sertão
Aspectos do Povoamento da Amazônia Brasileira - três estudos de caso: séculos XVII e XVIII - Amazônia Lusitana. Século XIX: vales do Tocantins e Araguaia. Século XX: Rodovia Belém-Brasília.
Momentos de História da Amazônia
As guerras justas e os autos da devassa contra os Indios da Amazônia Brasileira no Período Colonial

Partitura

O Negro na Obra de Coelho Neto