É licenciado em Letras com habilitação nos idiomas Português, Inglês e Latim com as suas respectivas Literaturas (Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Norte-Americana, Literatura Inglesa, Literatura Latina) pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina (FAFOPA), do Estado de Pernambuco (1992). Em 1993, tornou-se professor concursado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Curso de Licenciatura em Letras, para as disciplinas de Latim I, de Latim II, de Evolução Fonética e Morfológica da Língua Portuguesa. Em 1992, foi aprovado em concurso público para professor de Língua Portuguesa do Estado do Piauí, tendo tomado posse em janeiro de 1993, tendo sido lotado no Colégio Estadual Marcos Parentes, na cidade de Picos, Estado do Piauí. Em 1994, tornou-se professor visitante na Universidade do Estado de Tocantins (UNITINS), para as disciplinas de Latim I e de Latim II. Desde 1995, é professor concursado das disciplinas de Latim I, Latim II e de Linguística Românica (Filologia Românica) no Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), com regime de dedicação exclusiva. Além do Curso de Letras, também é professor das disciplinas de Português Aplicado ao Direito (Português Jurídico) e de Linguagem Jurídica no Curso de Bacharelado em Direito da UNIFAP. É mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAPP) da UNIFAP. Fez curso de Grego Clássico na Universidade de Lisboa, Portugal (1995/1996).
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Projeto "Adaptação ao Ensino de Língua Inglesa" Jornal de Picos,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
A Língua Rética: Reto-Romano ou Romanche. Jornal de Picos,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
A Língua Escrita Jornal de Picos,v.,p.1-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
A Importância do Latim no Curso de Letras - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Livros

Ano Título
Geolingüística Global - diagnóstico das línguas oficiais e não-oficiais. Livro a ser publicado pela Editora Pallotti resultante de relatório de pesquisa realizada e oficializada junto ao Departamento de Produção Científica do Instituto Latino-Americano de Pesquisas Científicas - ILAPEC.
Formação de Plural em Substantivos da Língua Portuguesa: um estudo lexicogênico. Livro a ser publicado pela Editora Pallotti, resultante de pesquisa bibliográfica realizada e oficializada junto ao Departamento de Produção Científica do Instituto latino-Americano de Pesquisas Científicas - ILAPEC.
Avaliação Institucional - estudo do expediente administrativo de revalidação de diplomas de cursos de mestrado e de doutorado, na República Federativa do Brasil, de estudos realizados no exterior por cidadãos brasileiros. Livro publicado pela Editora Pallotti, resultante de relatório de pesquisa realizada e oficializada no Instituto Latino-Americano de Pesquisas Científicas - ILAPEC.
Lingüística Textual - gêneros textuais diagnosticados em língua portuguesa através de pesquisa realizada bibliográfica realizada no Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa, da Editora Nova Fronteira. Livro a ser publicado pela Editora Pallotti, resultante de relatório de pesquisa realizada e oficializada no Instituto Latino-Americano de Pesquisas Científicas - ILAPEC.
Lingüística Histórica - processos fonético-fonológicos (metaplasmos) diagnosticados no processo de evolução diacrônica de vocábulos do Latim Vulgar para a Língua Portuguesa. Livro a ser publicado pela Editora Pallotti, resultante de pesquisa realizada e oficializada no Departamento de Produção Científica do Instituto Latino-Americano de Pesquisas Científicas - ILAPEC.
Mofologia da Língua Portuguesa - estudo da formação dos adjetivos correspondentes às locuções adjetivas da língua portuguesa. Livro a ser publicado pela Editora Pallotti, resultante de relatório de pesquisa realizada e oficializada junto ao Departamento de Produção Científica do Instituto Latino-Americano de Pesquisas Científicas - ILAPEC.

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
A Pedagogia sensível à variação lingüística e sua contribuição para o estudo da Língua Materna na EJA. (Graduação)

Participação de Eventos

Ano Título
.A Metalingüística - uma contribuição da língua latina para o ensino da língua portuguesa. Palestra conferida, em 28 de abril de 2005, no Encontro Regional dos Estudantes de Letras - EREL/NORTE-2005, no Auditório da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, em Macapá-AP. (Encontro)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Memorial Metodológico da Pesquisa Científica - MMPC (Produção Tecnológica)
Elaboração do Projeto Político Pedagógico de Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu de Especialização Profissional e Acadêmica em Auditoria da Administração Pública a ser implantado pelo Instituto Latino-Americano de Pesquisas Científicas (ILAPEC) em acordo de cooperação acadêmica com a Faculdade Atual (FAT), em julho de 2006. (Trabalho Tecnico)
Elaboração de Parecer de Avaliação Institucional de Produção Científica realizada pela Consultora Professora Pós-Doutora Maria Ceres Pereira (UNIOESTE/CNPq/ILAPEC), da Dissertação "Las Metodologías usadas en Resende-RJ por Profesores de Español como Segunda Lengua", de Rosa Maria Marchi, em Curso de Mestrado em Lingüística Espanhola da Universidad Autónoma de Asunción - UAA, Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Elaboração de Parecer de "Avaliação Institucional da Qualidade de Produção Científica" realizada pela Consultora Profª. Drª. Maria Olinda Silva de Sousa Pimentel (UFPA/CNPq/ILAPEC), da Dissertação "Avaliação Institucional nas Instituições Brasileiras de Ensino Superior: uma Visão Histórica", de ADÉLIA DE SOUZA MENDES, em Curso de Mestrado em Educação da Universidad Autónoma de Asunción - UAA. (Trabalho Tecnico)
Elaboração de Parecer de "Avaliação Institucional da Qualidade de Produção Científica" realizada pelo Consultor Professor Pós-Doutor Dermeval da Hora Oliveira (UFPB/CNPq/ILAPEC), da Dissertação "O Processo da Variação das Vogais Médias Pretônicas", de ADRIANO CARLOS DE MOURA, em Curso de Mestrado em Lingüística Portuguesa da Universidad Autónoma de Asunción - UAA, de Asunción-Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Elaboração de Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Formação de Educador para Docência em Séries Iniciais a ser Implantado pela Academia Brasileira de Ensino Superior - ABES, no Instituto Latino-Americano de Relações Exteriores - ILAREX, aguardando autorização para funcionamento da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, em 2006 (Trabalho Tecnico)
Elaboração do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Gestão Educacional a ser Implantado pela Academia Brasileira de Ensino Superior - ABES, no Instituto Latino-Americano de Relações Exteriores - ILAREX, aguardando autorização para funcionamento da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, durante o ano de 2006. (Trabalho Tecnico)
Elaboração de Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Holandesa como Língua Estrangeira a ser Implantado pela Academia Brasileira de Ensino Superior - ABES, no Instituto Latino-Americano de Relações Exteriores - ILAREX, aguardando autorização para funcionamento da Secretaria de Ensino Superior do Ministério de Educação, durante o ano de 2006. (Trabalho Tecnico)
Elaboração do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa como Língua Materna a ser Implantado pela Academia Brasileira de Ensino Superior - ABES, no Instituto Latino-Americano de Relações Exteriores - ILAREX, aguardando autorização para funcionamento da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, durante o ano de 2006. (Trabalho Tecnico)
Elaboração de Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Inglesa a ser Implantado pela Academia Brasileira de Ensino Superior - ABES, no Instituto Latino-Americano de Relações Exteriores - ILAREX, aguardando autorização para funcionamento da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, durante o ano de 2006. (Trabalho Tecnico)
Elaboração de Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Francesa como Língua Estrangeira a ser Implantado pela Academia Brasileira de Ensino Superior - ABES, no Instituto Latino-Americano de Relações Exteriores - ILAREX, aguardando autorização para funcionamento da Secretaria de Educação Superior do Ministério de Educação, durante o ano de 2006. (Trabalho Tecnico)
Elaboração do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Espanhola como Língua Estrangeira a ser Implantado pela Academia Brasileira de Ensino Superior - ABES, no Instituto Latino-Americano de Relações Exteriores - ILAREX, aguardando autorização para funcionamento por parte da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, em 2006. (Trabalho Tecnico)
Elaboração do Projeto Político-Pedagógico de Implantação do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais a ser Implantado pela Academia Brasileira de Ensino Superior - ABES, na sede do Instituto Latino-Americano de Relações Exteriores - ILAREX, aguardando autorização de funcionamento por parte da Secretaria de Educação Superior do Ministério de Educação, durante o ano de 2006. (Trabalho Tecnico)
Elaboração do Projeto Político-Pedagógico de Implantação do Curso de Bacharelado em Diplomacia a ser Implantado pela Academia Brasileira de Ensino Superior - ABES, na sede do Instituto Latino-Americano de Relações Exteriores - ILAREX, aguardando autorização de funcionamento por parte da Secretaria de Educação Superior do Ministério de Educação, durante o ano de 2006. (Trabalho Tecnico)
Elaboração do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Bacharelado em Serviço Notarial (Notariado) a ser Implantado pela Academia Brasileira de Ensino Superior - ABES no Instituto Latino-Americano de Relações Exteriores - ILAREX, aguardando autorização de funcionamento por parte da Secretaria de Educação Superior do Ministério de Educação, durante o ano de 2006. (Trabalho Tecnico)
Elaboração de Projeto Institucional de Implantação de Serviço de Tradutores Públicos Juramentados & Intérpretes Comerciais para os Idiomas Português-Inglês-Português, Português-Francês-Português, Português-Espanhol-Português, Português-Holandês-Português, a ser oficializado, através de Concurso Público de provas e Títulos, pela Junta Comercial do Estado do Amapá, na cidade de Macapá-AP. (Trabalho Tecnico)
Elaboração do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Bacharelado em Segurança Pública a ser Implantado pela Academia de Ensino Superior na sede do Instituto Ltino-Americano de Relações Exteriores - ILAREX (Unidade Institucional de Docência da Academia Brasileira de Ensino Superior - ABES), aguardando autorização por parte da Secretaria de Eucação Superior do Ministério da Educação, em 2006. (Trabalho Tecnico)
Elaboração do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Bacharelado em Auditoria a ser Implantado pela Academia Brasileira de Ensino Superior na Unidade Institucional de Docência Instituto Latino-Americano de Relações Exteriores - ILAREX, aguardando autorização por parte da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, durante o ano de 2006. (Trabalho Tecnico)
Projeto de implantação do períódico "INICIAÇÃO CIENTÍFICA", para publicação de trabalhos acadêmicos (artigos, ensaios, resenhas) de acadêmicos de cursos de graduação das instituições brasileiras de ensino superior, pelo Departamento de Iniciação Científica do Instituto latino-Americano de Pesquisas Científicas - ILAPEC ( www.ilapec.com.br ). (Trabalho Tecnico)
Elaboração do Projeto Institucional de Implantação do Consulado Honorário de Paraguai para a cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá, conforme assistência da Embaixada da República del Paraguay de Brasília, Distrito Federal. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em língua portuguesa da dissertação "A discursividade do Onde em textos escritos de alunos e acadêmicos", de Maria Stela Lopes Bomfim, do curso de mestrado em lingüística portuguesa da Facultad de Comunicación y Arte de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA, Asunción - Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em língua portuguesa da dissertação "A formação no curso de Pedagogia e os impactos na prática pedagógica dos alunos-professores", de Maria É Braga Mota, do curso de mestrado em educação da Facultad de Ciencias Humanísticas y de la Educación de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA, Asunción - Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em língua portuguesa da dissertação "Educação especial: ação inclusiva na Escola Estadual José de Anchieta, Macapá-AP, de Edna Maria da Silva Oliveira, do curso de mestrado em educação da Facultad de Ciencias Humanísticas y de la Educación de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA, Asunción-Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em língua portuguesa da dissertação de mestrado "A cultura regional no livro didático: um estudo de caso em Sergipe", da mestranda Maria Josefa de menezes Almeida, do curso de mestrado em educação da Facultad de Ciencias Humanísticas y de la Educación de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA, Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em língua espanhola da dissertação de mestrado "La contribución de la lengua extranjera a la construcción de la criticidad del sujeto, da mestranda Elza Antônia Spagnol Vanin, do curso de mestrado em lingüística espanhola da Facultad de Comunicación y Arte de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA, Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em Língua Espanhola da dissertação de mestrado "El ingoismo en el habla de los Pandinos: um estudio sociolinguístico interacional sobre sufijos apreciativos en el oriente de Bolívia, do mestrando Marcos Antônio Eduíno Pereira, do curso de mestrado em lingüística espanhola da Facultad de Comunicación y Arte de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em Língua Portuguesa da dissertação de mestrado "O emprego da voz passiva pronominal em textos de vestibulandos: uma forma de modalização", do mestrando Marlon Miranda da Silva, do curso de mestrado em lingüística portuguesa da Facultad de Comunicación e Arte de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA, Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura em Língua Portuguesa do livro A Gestão Democrática numa escola Pública Estadual do Sertão Pernambucano: o Legal e o Real publicado pela editora Pallotti, da cidade de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul. (Trabalho Tecnico)
LINGUA(GEM), volume 2, número 1, período de janeiro a junho de 2005, ISSN nº 1807-524X, código de barra nº 9771807524006, periódico científico publicado semestralmente pelo Instituto Latino-Americano de Pesquisas Científicas (ILAPEC), e reservado a pesquisas voltadas para os estudos lingüísticos. (Editoração)
A gestão democrática numa escola pública estadual do sertão pernambucano: o legal e o real, de livro publicado pela Editora Pallotti, tendo como autora Profª. MSc. Maria Jucilene Lopes Leite. (Editoração)
Projeto de implantação do Instituto Latino-Americano de Relações Exteriores - ILAREX ( www.ilarex.com.br ), na cidade de Macapá-AP, como instituição particular de ensino superior. (Trabalho Tecnico)
Elaboração de Parecer de Avaliação Institucional da Qualidade de Produção Científica realizada pelo Consultor Professor Pós-Doutor Dermeval da Hora Oliveira (UFPB/CNPq/ILAPEC), da Dissertação "O Dinamismo do Verbo Ir de Movimento: uma Perspectiva Variacionista", de Rosane Salete Sasset, do Curso de Mestrado em Lingüística Portuguesa da Universidad Autónoma de Asunción - UAA, Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Elaboração de Parecer de Avaliação Institucional da Qualidade da Produção Científica realizada pela Profª. Drª. Martha Rosa Sardiñas Vargas (Universidad de La Habana, Cuba), da Dissertação "A Prática Pedagógica do Currículo de Ensino Fundamental nas Escolas Indígenas Karipuna e Gallibi-Marworno, de Oiapoque-AP", de Reginaldo Gomes da Silva, em Curso de Mestrado em Educação, UAA, Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Elaboração de Parecer de Avaliação Institucional da Qualidade de Produção Científica realizada pela Consultora Professora Pós-Doutora Maria Ceres Pereira (UNIOESTE/CNPq/ILAPEC), da Dissertação "La Contribución de la Lengua Extranjera a la Construcción de la Criticidad del Sujeto", de ELZA ANTÔNIA SPAGNOL VANIN, em Curso de Mestrado em Lingüística Espanhola da Universidad Autónoma de Asunción - UAA (Trabalho Tecnico)
Elaboração de Parecer de "Avaliação Institucional da Qualidade de Produção Científica" realizada pela Consultora Profª. Drª. Martha Rosa Sardiñas Vargas, da Dissertação "O Uso da Internet na Pós-Graduação à Distância: um Estudo de Caso de melhoria de Projetos de Software da UFLA", de ALESSANDRA ALVES FONSECA, em Curso de Mestrado em Sistemas de Informação da Universidad Autónoma de Asunción - UAA. (Trabalho Tecnico)
Elaboração de Parecer de "Avaliação Institucional da Qualidade de Produção Científica" realizada pela Consultora Profª. Drª. Martha Rosa Sardiñas Vargas (Universidad de La Habana, Cuba), da Dissertação "Educação Especial: Ação Inclusiva na Escola Estadual José de Anchieta, Macapá-AP", de EDNA MARIA DA SILVA OLIVEIRA, em Curso de Mestrado em Educação da Universidad Autónoma de Asunción - UAA. (Trabalho Tecnico)
Elaboração de Parecer de "Avaliação Institucional da Qualidade de Produção Científica" realizada pelo Consultor Prof. Dr. Fernando Antônio de Vasconcelos (UFPB/CNPq/ILAPEC), da Dissertação "Mecanismos Jurídicos de Fomento à Arrecadação do Imposto sobre Serviços", de ABÍLIO MALDONADO QUINA, em Curso de Mestrado em Direito Econômico da Universidad Autónoma de Asunción - UAA, de Asunción-Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Projeto de estágio lingüístico supervisionado de língua portuguesa para estrangeiro por imersão a ser ministrado pelo Instituto Latino-Americano de Relações Exteriores - ILAREX. (Trabalho Tecnico)
Projeto de Curso de Capacitação para Elaboração de projeto de pesquisa científica do Programa Institucional de Iniciação Científica do Instituto Latino-Americano de Pesquisas Científicas - ILAREX ( www.ilapec.com.br ) (Trabalho Tecnico)
Projeto de implantação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Kyoto - RPPN KYOTO, no residencial Sol Nascente, na zona norte da cidade de Macapá-AP. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em língua portuguesa da dissertação de mestrado "A recepção na educação a distância: estudo da relação estudante/televisão nas aulas telepresenciais da Universidade de Tocantins - UNITINS", de José Lauro Martins, do curso de mestrado em educação da Facultad de Ciencias Humanísticas y de la Educación de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA. (Trabalho Tecnico)
Projeto de implantação do periódico "EDUCAÇÃO & INTERAÇÃO", de natureza científica voltado para publicação de artigos, ensaios e resenhas da área da educação, pelo Instituto Latino-Americano de Pesquisas Científicas - ILAPEC ( www.ilapec.com.br ). (Trabalho Tecnico)
Projeto de implantação do Instituto de Ciências Agrárias do Amapá - ICAP, na Linha D, na cidade de Macapá-AP. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em língua portuguesa da dissertação de mestrado "Gestão universitária aplicada nas instituições de ensino superior no estado do Amapá existentes até o ano de 1998", de Maurício Dias da Conceição, do curso de mestrado em educação da Facultad de Ciencias Humanísticas y de la Educación de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA, Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em língua portuguesa da dissertação "A visão dos professores universitários sobre a utilização pedagógica dos recursos tecnológicos informatizados e suas influências na relação ensino-aprendizagem", de Romeu Northfleet Júnior, do curso de mestrado em educação da Facultad de Ciencias Humanísticas y de la Educación de la Universidad Autónoma de Asunción (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em língua portuguesa da dissertação "Avaliação da aprendizagem no ensino a distância: um estudo de caso para os cursos na modalidade telepresencial no estado de Tocantins", de Maria Rita de Cássia Pelizari Labanca, do curso de mestrado em educação da Facultad de Ciencias Humanísticas y de la Educación de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em língua portuguesa da dissertação "A prática pedagógica do currículo de ensino fundamental nas escolas indígenas Karipuna e Galibi-Marworno, de Oiapoque-AP: o dilema entre teoria e prática", de Reginaldo Gomes da Silva, do curso de mestrado em educação da Facultad de Ciencias Humanísticas y de la educación de la Universidad Autónoma de Asunción-UAA. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em língua portuguesa da dissertação "Planejamento estratégico como alternativa para micros e pequenas empresas em crise: o caso do Mercado 2 Irmãos na cidade de Cáceres, Mato Grosso", de Weily Toro Machado, do curso de mestrado em gestão de empresa da Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em Língua Portuguesa da dissertação de mestrado "Computadores nas escolas:utilização e aplicação no processo de ensino-aprendizagem", da mestranda Luciany da Silva Muniz Drager, do curso de mestrado em educação da Facultad de Ciencias Humanísticas y de la Educación de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA, Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em Língua Portuguesa da dissertação de mestrado "O papel dos docentes da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Taguatinga-DF, no que se refere ao processo de construção da escrita dos seus alunos", da mestranda Sandra Canto da Silva, do curso de mestrado em educação da Universidad Autónoma de Asunción-UAA,Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Assessoria Acadêmica para a Implantação do Curso de Mestrado em Lingüística Portuguesa ministrado pela Facultad de Comunicación y Arte de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA, Asunción-Paraguay, tendo sido autorizado e reconhecido pela Dirección General de Educación Superior de Ministerio de Educación y Cultura de Paraguay, através da Resolución Ministerial nº 314, de 19 de julho de 2004. (Assessoria)
LINGUA(GEM), volume 1, número 2, período de julho a dezembro de 2004, ISSN 1807-524X, código de barra nº 9771807524006, periódico científico publicado pelo Instituto Latino-Americano de Pesquisas Científicas (ILAPEC), semestralmente, e reservado a pesquisas voltadas para os estudos lingüísticos. (Editoração)
LINGUA(GEM), volume 1, número 1, período de janeiro a junho de 2004, ISSN nº 1807-524X, código de barra nº 9771807524006, periódico científico publicado pelo Instituto Latino-Americano de pesquisas Científicas (ILAPEC), semestralmente, e reservado a pesquisas voltadas para estudos lingüísticos. (Editoração)
Assessoria Acadêmica para a Implantação do Curso de Mestrado em Relações Internacionais ministrado pela Facultad de Ciencias Jurídicas, Políticas y Sociales de la Universidad Autónoma de Asunción, tendo sido autorizado e reconhecido pela Dirección General de Educación Superior de Ministério de Educación y Cultura de Paraguay, através de Resolución Ministerial nº 316, de 20 de julho de 2004. (Assessoria)
Assessoria Acadêmica para a Implantação do Curso de Doutorado em Direito Econômico ministrado pela Facultad de Ciencias Jurídicas, Políticas y Sociales de la Universidad Autónoma de Asunción, tendo sido autorizado e reconhecido pela Dirección General de Educación Superior de Ministerio de Educación y Cultura de Paraguay, através da Resolución Ministerial nº 318, de 20 de julho de 2004. (Assessoria)
Assessoria Acadêmica para a Implantação do Curso de Doutorado em Educação ministrado pela Facultad de Ciencias Humanísticas y de la Educación de la Universidad Autónoma de Asunción, tendo sido autorizado e reconhecido pela Dirección General de Educación Superior de Ministerio de Educación y Cultura de Paraguay, através de resolución Ministerial nº 318, de 20 de julho de 2004. (Assessoria)
Assessoria Acadêmica para a Implantação do Curso de Doutorado em Gestão de Empresa ministrado pela Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales de la Universidad Autónoma de Asunción, tendo sido autorizado e reconhecido pela Dirección General de Educación Superior de Ministério de Educación y Cultura de Paraguay, através da Resolución Ministerial nº 318, de 20 de julho de 2004. (Assessoria)
Assessoria Acadêmica para a Implantação do Curso de Mestrado em Direito Público ministrado pela Facultad de Ciencias Jurídicas, Políticas y Sociales de la Universidad Autónoma de Asunción, tendo sido autorizado e reconhecido pela Dirección General de Educación Superior de Ministerio de Educación y Cultura de Paraguay, através da Resolución Ministerial nº 311, de 19 de julho de 2004. (Assessoria)
Assessoria Acadêmica para a Implantação do Curso de Mestrado em Educação ministrado pela Facultad de Ciencias Humanísticas y de la Educación de la Universidad Autónoma de Asunción, tendo sido autorizado e reconhecido pela Dirección General de Educación Superior de Ministerio de Educación y Cultura de Paraguay através da Resolución Ministerial nº 311, de 19 de julho de 2004. (Assessoria)
Assessoria Acadêmica para a Implantação do Curso de Mestrado em Gestão de Empresa ministrado pela Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA, tendo sido autorizado e reconhecido pela Dirección General de Educación Superior de Ministerio de Educación y Cultura de Paraguay, através da Resolución Ministerial nº 311, de 19 de julho de 2004. (Assessoria)
Assessoria Acadêmica para a Implantação do Curso de Mestrado em Sistemas de Informação ministrado pela Facultad de Ciencias y Tecnología de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA, em Asunción-Paraguay, tendo sido autorizado e reconhecido pela Dirección General de Educación Superior de Ministério de Educación y Cultura de Paraguay, através da Resolución Ministerial nº 311, de 19 de julho de 2004 (Assessoria)
Assessoria Acadêmica para a Implantação do Curso de Mestrado em Lingüística Inglesa ministrado pela Facultad de Comunicación y Arte de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA, Asunción-Paraguay, tendo sido autorizado e reconhecido pela Dirección General de Educación Superior de Ministerio de Educación y Cultura de Paraguay, através da Resolución Ministerial nº 314, de 19 de julho de 2004. (Assessoria)
Assessoria Acadêmica para a Implantação do Curso de Mestrado em Lingüística Espanhola ministrado pela Facultad de Comunicación y Arte de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA, Asunción-Paraguay, tendo sido autorizado e reconhecido pela Dirección General de Educación Superior de Ministerio de Educación y Cultura de Paraguay através da Resolución Ministerial nº 314, de 19 de julho de 2004. (Assessoria)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em língua portuguesa da dissertação "A escola que temos e a escola que queremos! Análise estratégica da imagem e identidade do CEML - ULBRA: uma escola da rede privada de ensino de Palmas-TO", de Muniz Araújo Pereira, do curso de mestrado em gestão de empresa da Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales de la Universidad Autónoma de Asunción. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em língua portuguesa da dissertação "A gestão democrática na Escola Pública Estadual de Pernambuco: o legal e o real - um estudo de caso", de Maria Jucilene Lopes Leite, do curso de mestrado em educação da Facultad de Ciencias Humanísticas y de la Educación de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA, Asunción - Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Revisão da linguagem e da estrutura gramatical em língua portuguesa da dissertação "Informática na educação e uso de computadores no processo de ensino-aprendizagem nas escolas de Açu-RN", de José Salazar da Costa, do curso de mestrado em educação da Facultad de Ciencias Humanísticas y de la Educación de la Universidad Autónoma de Asunción - UAA, Asunción-Paraguay. (Trabalho Tecnico)
Elaboração do Projeto Político-Pedagógico de Implantação da Agência de Relações e Intercâmbio Institucionais "Chancelaria Brasileira de Gestão Educacional - CBGE" ( www.chancelaria.com.br ). (Trabalho Tecnico)
Elaboração do Projeto Político-Pedagógico de Implantação do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu de Especialização Acadêmica em Lingüística Portuguesa para o Colegiado do Curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Campus Universitário Marco Zero da Linha do Equador, a ser ministrado no período de agosto/2000 a junho de 2001. (Trabalho Tecnico)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
Administração de Unidades Educativas