Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA, 2016); Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2007); Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2003); Especialização em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA, 1995); Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA, 1993). Atualmente é professor Associado nível II da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação (Faculdade de Educação-FAED) e Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB) no Instituto de Ciências da Educação. Preferencialmente, aborda temas como educação do campo, educação ambiental, educação em unidades de conservação da natureza, educação de povos e comunidades tradicionais, bem como busca estabelecer interfaces com os debates teóricos acerca das escolas de tempo integral.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Educação Ambiental em escola de tempo integral em Belém, estado do Pará REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL,v.34,p.168-185 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Aspectos históricos e institucionais do processo de criação de escola pública de tempo integral no distrito de Mosqueiro: um estudo de caso na escola professora Maria Madalena Travassos REVISTA COCAR (ONLINE),v.11,p.303-326 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Educação Ambiental Aplicada em Parque Estadual no Pará: uma perspectiva crítica REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA,v.11,p.75-86 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Rio Joana Peres (Estado do Pará) e o fenômeno do Pirakaú: uma Perspectiva etnográfica Margens (UFPA),v.7,p.1-15 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O 1º Plano Quinquenal de Valorização Econômica da Amazônia de 1955: educação para o desenvolvimento amazônico Revista HISTEDBR On-line,v.1,p.56-72 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Escola básica e comunidades ribeirinhas em Belém, Estado do Pará: Problemas e Perspectivas Working Paper,v.18,p.1-22 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Hansenologia Internationalis O EDUCANDÁRIO EUNICE WEAVER NO CONTEXTO DO PROJETO NACIONAL DE COMBATE À HANSENÍASE NA ERA VARGAS,v.,p.107-107 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/REVISTA_MAGAZINE)
Educação Ambiental em Parque Estadual: o Projeto Saneamento e Cidadania da Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA) Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental,v.32,p.61-74 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Por uma Sociiologia da Alteridade: ética e diálogo na ação pública em unidades de conservação Revista Pós Ciências Sociais,v.1,p.185-210 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
População tradicional, Reservas Extrativistas e racionalidade estatal na Amazônia brasileira Desenvolvimento e Meio Ambiente,v.33,p.163-175 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Populaçoes tradicionais, ação comunitária, capital social e educação: um debate necessário à efetivação de reservas extrativistas na Amazônia Margens (UFPA),v.6,p.11-32 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR, HISTÓRIA E CULTURA NO MUNICIPIO DE MARITUBA, PARÁ: UMA PERSPECTIVA FREIRIANA Universo & Extensão,v.1,p.1-11 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL EM RESERVAS EXTRATIVISTAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA Papers do NAEA (UFPA),v.1,p.1-20 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FREIRIANAS EM ILHA BELENENSE: UM ENFOQUE NA UNIDADE PEDAGÓGICA DA COMUNIDADE CASTANHAL DO MARI-MARI, ILHA DO MOSQUEIRO Papers do NAEA (UFPA),v.271,p.1-27 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO E O SIGNIFICADO DO CONCEITO DE POPULAÇÃO TRADICIONAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SÉCULO XXI PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP,v.1,p.83-92 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A EX-COLÔNIA DE HANSENIANOS DE MARITUBA: PERSPECTIVAS HISTÓRICA, SOCIOLÓGICA E ETNOGRÁFICA Papers do NAEA (UFPA),v.234,p.1-41 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
POPULAÇÕES DO CAMPO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: DESENVOLVIMENTO, CAPITAL SOCIAL E O PAPEL DA EDUCAÇÃO. Margens (UFPA),v.4,p.39-54 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Hanseníase: desinformação é a maior aliada da doença Beira do Rio,v.,p.3-3 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/JORNAL_DE_NOTICIAS)
FLORESTA NACIONAL DO AMAPÁ: BREVE HISTÓRICO, POLÍTICAS PÚBLICAS E (IN) SUSTENTABILIDADE. Papers do NAEA (UFPA),v.167,p.1-44 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Educação e Coservação da Biodiversidade no Contexto Escolar da Reserva Extrativista Terra Grande Pracuúba - IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
ASPECTOS HISTÓRICOS E INSTITUCIONAIS DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL EM BELÉM DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO - XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico intitulados: ?Estado, política e sociedade: está o mundo de ponta cabeça?? (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Os projetos pedagógicos e de Educação Ambiental na Escola Bosque do Outeiro: apoio, vivências e experiências no espaço escolar - Os projetos pedagógicos e de Educação Ambiental na Escola Bosque do Outeiro: apoio, vivências e experiências no espaço escolar (Participação em Eventos/COMPLETO)
O EDUCANDÁRIO EUNICE WEAVER NO CONTEXTO DO PROJETO NACIONAL DE COMBATE À HANSENÍASE NA ERA VARGAS - 8º Simpósio Brasileiro de Hansenologia (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA DIVERSIDADE AMAZÔNICA - V Seminário Norte da ANPAE (Participação em Eventos/COMPLETO)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA EM PARQUE ESTADUAL NO PARÁ: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA - V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial (Participação em Eventos/COMPLETO)
O EDUCANDÁRIO EUNICE WEAVER NO CONTEXTO DO PROJETO NACIONAL DE COMBATE À HANSENÍASE NA ERA VARGAS - 8º Simpósio Brasileiro de Hansenologia (Participação em Eventos/RESUMO)
A CONDIÇÃO RIBEIRINHA E ESCOLA BÁSICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS ILHAS DE BELÉM - VII FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO EA ? 2015 (Participação em Eventos/COMPLETO)
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO PARQUE ESTADUAL DO UTINGA, BELÉM, PARÁ - Anais do SNPD (Participação em Eventos/COMPLETO)
POPULAÇÃO TRADICIONAL RESIDENTE EM RESERVASEXTRATIVISTAS NA AMAZÔNICA BRASILEIRA - XIV Simpósio de Geografia da UDESC (Participação em Eventos/COMPLETO)
GESTÃO AMBIENTAL E TERRITORIAL DE RESERVAS EXTRATIVISTAS AMAZÔNICAS: UM ENFOQUE SOBRE A SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL - VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM GESTÃO SOCIAL Territórios em Movimento: Caminhos e Descaminhos da Gestão Social e Ambiental (Participação em Eventos/COMPLETO)
POPULAÇÃO TRADICIONAL, RESERVAS EXTRATIVISTAS AMAZÔNICAS E RACIONALIDADE ESTATAL - VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM GESTÃO SOCIAL Territórios em Movimento: Caminhos e Descaminhos da Gestão Social e Ambiental (Participação em Eventos/COMPLETO)
População Tradicional Amazônida versus Racionalidade Estatal: decifra-me ou te devoro - EPENN ? Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (Participação em Eventos/COMPLETO)
População Tradicional da Amazônia Brasileira: conceituação, dilema atual e o papel da educação do campo - I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA PARAÍBA (Participação em Eventos/COMPLETO)
Trabalho, educação e subdesenvolvimento - VII seminário sobre trabalho e educação (Participação em Eventos/COMPLETO)
População tradicional da Amazônia brasileira: conceituação, dilema atual e o papel da educação do campo - I encontro de pesquisa e práticas em educação do campo (Participação em Eventos/COMPLETO)
Biodiversidade e Gestão de Recursos na TQ Cunani - II Congresso Internacional da Biodiversidade do Escudo Guianês (Participação em Eventos/RESUMO)
Acordando tratos: pricípios, utopias, condutas éticas, desenvolvimento e a educação do campo - II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Políticas Públicas e Gestão de Recursos Florestais: o caso do Parque Ambiental da Ilha do Mosqueiro, Belém/PA - Seminário Internacional amazônia e Fronteira do conhecimento (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Populações do Campo na Amazônia Brsileira: desenvolvimento, capital social e o papel da educação - I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO ESTADO DO PARÁ (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Políticas públicas e gestão de recursos florestais: o caso do parque ambiental da ilha do Mosqueiro, Belém, Pará. - SEMINÁRIO INTERNACIONAL AMAZÔNIA E FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO (Participação em Eventos/COMPLETO)
Políticas públicas, movimentos sociais e sustentabilidade na Baía do Sol - Seminário Belém do Pará: História Cultura e Sociedade (Participação em Eventos/COMPLETO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Educação Omnilateral: perspectivas teóricas - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
POPULAÇÃO TRADICIONAL DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: CONCEITUAÇÃO, DILEMA ATUAL E O PAPEL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
População tradicional da Amazônia brasileira: conceituação, dilema atual e o papel da educação do campo - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Pesquisa em educação na Amazônia: aspectos ambientais, políticos e epistemológicos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Unidades de Conservação e populações tradicionais: referências importantes para pensar o desenvolvimento da Amazônia no século XXI - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Trabalho, educação e subdesenvolvimento - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POSITIVAS EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NO CASTANHAL DO MARI-MARI, ILHA DO MOSQUEIRO, BELÉM, PARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Populações do Campo na Amazônia Brasileira: Desenvolvimento, Capital Social e o Papel da Educação - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Desenvolvimento de populações tradiconais em reservas extrativistas na Amazônia Brasileira e papel da Pedagogia da Alternância nesse processo - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Acordando Tratos: Princípios, Utopias, Condutas Éticas, Desenvolvimento e a Educação do Campo - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Unidade de Conservação de Uso Direto como Alternativa ao Desenvolvimento Sustentável na Amazônia - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Políticas Públicas,Conhecimento Tradicional e Educação em Unidades de Conservação - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Sociedade Trabalho e Desenvolvimento - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Organização de Pescadores/as da Baia do Sol, Mosqueiro, Belém, Pará. - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
Desenvolvimento Sustentável e o Papel da Educação - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Formação socioambiental do estado do Pará
População tradicional amazônida versus racionalidade estatal: ?Decifra-me ou te devoro?
Populações tradicionais sul-amapaenses de unidades de conservação: valores, condutas e o papel da pedagogia da alternância
Políticas públicas, movimentos sociais e sustentabilidade na baía do Sol, Mosqueiro, Belém do Pará.
Floresta Nacional do Amapá: breve histórico, políticas públicas e (in) sustentabilidade.
Educação do Campo e Desenvolvimento
Políticas Públicas e Gestão de Recursos Florestais: o Caso DO Parque Ambiental da ilha do Mosqueiro, Belém/Pa
Populações do Campo na Amazônia Brasileira: Desenvolvimento, Capital Social e o Papel da Educação

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Desenvolvimento de populações tradicionais em reservas extrativistas na Amazônia brasileira e o papel da pedagogia da alternância nesse processo

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Comissão examinadora de concurso público para professor efetivo do magistério superior (Concurso público)
Banca examinadora do concurso público para docentes da carreira do magistério superior (Concurso público)
Concurso Público para provimento de cargo efetivo de carreira docente na disciplina Metodologia Científica (Concurso público)
Comissão Julgadora da Seleção Pública para Professor Substituto da Materia Prática de Ensino de Ciências Sociais (Concurso público)
Comissão Julgadora da Seleção Pública para Professor Substituto da Materia Pesquisa Educacional (Concurso público)
O Educandário Eunice Weaver, localizado no bairro da Pratinha, Belém-Pa: uma análise feita a partir dos relatos orais (Graduação)
Na Belém ribeirinha, a juventude e o direito à escolarização com formação profissional: análise da experiênca da Casa Escola da Pesca (Doutorado)
Saberes do trabalho na carpintaria naval artesanal no distrito de Carapajó - município de Cametá-Pa: um estudo de caso (Mestrado)
Abuso sexual infantil: redimencionando ações pedagógicas preventivas na Creche Abelinha Feliz (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Indisciplina no contexto escolar: compreender para intervir (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O Estatuto da Criança e do Adolescente na escola: a importancia de conhecê-lo e divulgá-lo (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Homofobia e a educação: discutindo a discriminação no contxto escolar (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Cyberbullying: a prevenção da violência virtual na escola (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O regime unificado das Escolas Públicas do municpio de Breves em prol dos Direitos escolares (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Depredação do patrimônio público escolar: uma proposta de enfrentamento e prevenção na escola (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Enfrentamento às violências físicas e verbal na escola em regime de covênio Dom Calábreia, Maritube, Pa (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O combate à violência sexual infantil: uma atividade junto ao centro municipal de referência em Educação Infantil, Profa. Cecília Rocha Cunha, bairro Aeroporto, município de Breves, Pa. (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Enfrentamento do Fenômeno bullying na escola Magalhães Barata, bairro Centro, Município de São Sebastião da Boa Vista (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Enfrentamento da violência contra alunos com necessidades educativas especais (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Educação e promoção social: por uma escola que vivencie direitos das crianças e adolescentes (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Bullying não é brincadeira de criança: enfretamento às práticas do bullying no contexto da escola Municipal de E. Fundamental Prof. Emerentina Moreira de Souza (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A homofobia no ambiente escolar: uma intervenção pedagógica na escola Santa Mônica, Breves-Pa. (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A Educação Ambiental crítica e a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo meio ambiente: vamos cuidar do brasil com escolas sustentáveis? (Graduação)
Análise das atividades de Educação Ambiental realizadas pela COSANPA com enfoque no Parque Estadual do Utinga ? PEUt. (Graduação)
A escolarização como transgressão: nos horizontes da escolarização de hansenianos no Pará do século XX (Doutorado)
comissão avaliadora de reconhecimento de diploma de doutorado (Outra)
Autoavaliação institucional: a realidade da CPA na Prática do SINAES (Mestrado)
O que VALE na educação ambiental de Canaã dos carajás (Mestrado)
Políticas de integração na fronteira trinacion al: Brasil, Peru e Bolívia (Doutorado)
O que vale na Educação Ambiental de Canaã dos Carajás (Mestrado)
As aulas de Filosofia para adolescentes infratores que cumprem medidas socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo Feminino-CESEF (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
As aulas de Filosofia para adolescentes infratores que cumprem medidas socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo Feminino-CESEF (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
De Jardim Encantado a Reino Desencantado das Unidades de Conservação: uma análise de ethos ambientais (Doutorado)
A escolarização de adolescentes infratores que cumprem medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo Feminino-CESEF. (Graduação)
O ensino médio no campo: realidades e desafios dos sujeitos educacionais envolvidos no sistema de organização modular de ensino (SOME) do município de Mojú/Pará (Graduação)
Plano de desenvolvimento territorial sustentável do arquepélago do Marajó: análise da proposta educacional (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Comitê Científico: II encontro de pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará (Outra)
Comissão de avaliação de progressão funcional (Outra)
Banca de Avaliação de programas e Projetos de Extensão da UFPA (Outra)
Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu, Belém/Pa: desafios de implantação e de gestão de uma Unidade de Conservação (Mestrado)
Discutindo a ciência, saberes e cultura local a partir de novas inquietações sobre a educação do campo (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Movimentos sociais e suas interfaces para a constituição dos sujeitos da comunidade de Santa Maria em Tracuateua- PA (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Cultura e identidade: a valorização dos saberes ribeirinhos no munícipio de Breves (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Corredor de Biodiversidade na fronteira Amapá/ Guiana Francesa: fator de integração e sustentabilidade? (Doutorado)
Comitê Científico: VIII Seminário Políticas Educacionais e Currículo (Outra)
Exame de certificação prolibras (Outra)
Banca examinadora do processo seletivo ao curso de especialização em Educação do Campo Desenvolvimento e Sustentabilidade (Outra)
Banca examinadora do processo seletivo ao curso de especialização educação, cultura e organização social (Outra)
Combu: de espaço de convivência e produção comunitária à unidade de conservação (Mestrado)
Movimento Social, participação e desenvolvimento: problemáticas na reserva extrativista Marinha Mãe Grande, Curuçá, PA (Mestrado)
O processo de educação inclusiva em redes oficiais para os alunos surdos (Graduação)
Violência na Escola: a percepção a partir de alunos e professores de uma escola de Belém (Graduação)
Comitê Científico: II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação do Campo (Outra)
Comitê Científico: I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará (Outra)
A Inportência da Famíia no Processo de Ensino-Aprendizagem da Criança (Graduação)
Estudo da interface entre cultura e educação nas atividades de arte da cerâmica dos mestres de cultura em Icoaraci/PA. (Graduação)
Atividades Educativas na Terceira Idade: a Educação como Fator Motivacional (Graduação)
Violência na Escola: Experiência Viveciada na EEDIEF Nuremberg Borja de Brito Filho (Graduação)
Estudo Bibliográfico Acerca do Acesso à Educação Escolar de Adolescentes Infratores na Unidade de Semi-Liberdade da Fundação da Criança e do Adolescente em Icoaraci-Belém-Pará. (Graduação)
Saúde para quem? estudo de casos com maradores de rua no centro comercial da cidade de Belém-Pará-Brasil (Graduação)
Comissão de Avaliação de Progressão Funcional (Outra)
Comissão Eleitoral (Outra)
Comissão de Avaliação de Progressão Funcional (Outra)
Comissão de Avaliação de Progressão Funcional (Outra)
Dende: uma alternativa econômica, social e ambiental para o desenvolvimento (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Os indicadores de gestão democrática nos documentos oficiais do governo e no projeto MEDES (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A inclusão da pessoa portadora de deficiência no meio ambiente urbano: o direito de ir e vir. (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Gestão Ambiental e política pública para o açaí: experiência na Ilha da trambioca, Barcarena-Pa. (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Produção e coservação no contexto do projeto de assentamento agroextrativista Praialta Piranheira-Pa. (Curso de aperfeiçoamento/especialização)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Conhecimento, educação, saber local e questões socioambientais na Amazônia brasileira (ORGANIZACAO)
Colóquio intitulado Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade (NAO_INFORMADO)
I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará (ORGANIZACAO)
I Colóquio de História da Educação e Política Educacional do Campo da UFPA e do FPEC (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
Café Científico Cultural do Grupo HCEL: Educação ambiental: ideias e práticas nos campos sociais.Educação ambiental: ideias e práticas nos campos sociais (Oficina)
III colóquio educação, corpo e cultura: identidades e saberes na perspectiva da omnilateralidade.Educação Omnilateral: perspectivas teóricas (Encontro)
XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico intitulados: ?Estado, política e sociedade: está o mundo de ponta cabeça??.ASPECTOS HISTÓRICOS E INSTITUCIONAIS DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL EM BELÉM DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO (Encontro)
Café Científico Cultural do Grupo HCEL: Educação e educação ambiental no Brasil: Limites e possibilidades históricas.(Educação e educação ambiental no Brasil: Limites e possibilidades históricas (Oficina)
Café Pedagógico do Grupo HCEL: Comida para a alma. (Encontro)
Café Científico Cultural do Grupo HCEL: Educação brasileira e perspectiva das relações étnico-raciais no tempo presente. (Encontro)
Café Científico Cultural do Grupo HCEL: Memórias e histórias do educador Paulo Freire em Portugal. (Encontro)
V Seminário Norte da ANPAE.Educação Ambiental na Pluralidade Amazônica (Seminário)
Café Pedagógico do Grupo HCEL: Logos em imagens: interações educacionais. (Oficina)
VII FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO EA ? 2015.A condição ribeirinha e escola básica: uma abordagem a partir das ilhas de Belém (Outra)
XIV Simpósio de Geografia da UDESC.POPULAÇÃO TRADICIONAL RESIDENTE EM RESERVASEXTRATIVISTAS NA AMAZÔNICA BRASILEIRA (Simpósio)
X Seminário Internacional da Rede Estrato.Escola Quilombola e o enfrentamente do preconceito: a experiência de gestão em uma comunidade ribeirinha-quilombola (Seminário)
2º Seminário Nacional de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - SNPD.UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: o caso do Parque Estadual Do Utinga, Belém, Pará (Seminário)
VI Jornada Internacional de Políticas Públicas.Reservas Extrativistas da Amazônia Brasileira e as Influências Externas e Internas nas Políticas Educacionais (Seminário)
Roda de conversa.RESEXs e as populações tradicionais (Outra)
II Mostra científica de educação e pedagogia UFPA/Belém.A importância da pesquisa na formação acadêmica (Outra)
VII Encontro nacional de pesquisadores em gestão social: Territórios em Movimento - caminhos e descaminhos da gestão social e ambiental.Gestão ambiental e territorial de reservas extrativistas amazônicas: um enfoque sobre a sustentabilidade institucional (Encontro)
VII Encontro nacional de pesquisadores em gestão social: Territórios em Movimento - caminhos e descaminhos da gestão social e ambiental.População Tradicional, Reservas Extrativistas Amazônicas e Racionalidade Estatal (Encontro)
VI Colóquio Políticas Públicas Educacionais.Políticas Públicas, Educação e Áreas Protegidas (Encontro)
11º Seminário Nacional de políticas educacionais e currículo.Pesquisa em educação na Amazônia brasileira: temas, problemas e perspectivas no século XXI (Seminário)
I Seminário sobre Educação e Desenvolvimento Regional.POPULAÇÃO TRADICIONAL AMAZÔNIDA VERSUS RACIONALIDADE (Seminário)
V Colóquio de Políticas Públicas Educacionais: as políticas educacionais na contemporaneidade.Educação, meio ambiente e populações tradicionais (Outra)
Seminário Belém do Pará II: ambiente, história, cultura e sociedade.Interfaces entre educação escolar, prática docentge e meio ambiente em Mosqueiro, Belém, Pará. (Seminário)
I redesenhando políticas públicas para Unidades de Conservação e X Workshop do Biotupé.Unidades de Conservação e populações tradicionais: referências importantes para pensar o desenvolvimento da Amazônia no século XXI (Seminário)
I Encontro de pesquisas e práticas em Educação do Campo da Paraíba.POPULAÇÃO TRADICIONAL DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: CONCEITUAÇÃO, DILEMA ATUAL E O PAPEL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO (Encontro)
I encontro de pesquisa e práticas em educação do campo.População tradicional da Amazônia brasileira: conceituação, dilema atual e o papel da educação do campo (Encontro)
VII seminário sobre trabalho e educação.Trabalho, educação e subdesenvolvimento (Seminário)
X seminário nacional de políticas educacionais e currículo: tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo.Pesquisa em educação na Amazônia: aspectos ambientais, políticos e epistemológicos (Seminário)
II Congresso Internacional da Biodiversidade do Escudo Guianês.BIODIVERSIDADE E GESTÃO DE RECURSOS NA TQ CUNANI (Congresso)
III Encontro nacional de pesquisa em Educação do Campo.PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POSITIVAS EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NO CASTANHAL DO MARI-MARI, ILHA DO MOSQUEIRO, BELÉM, PARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (Encontro)
Seminário Internacional amazônia e Fronteira do conhecimento.Desenvolvimento de propulações tradicionais em reservas extrativistas na Amazônia Brasileira e o papel da Pedagogia da alternancia nesse processo (Seminário)
I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará.Populações do Campo na amazônia Brsileira: desenvolvimento, capital social e o papel da educação (Encontro)
II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo.Acordando tratos: princípios, utopias, condutas éticas, desenvolvimento e a educação do campo. (Encontro)
Seminário Políticas Públicas e Edesenvolvimento na Reserva Extrativista Marinha Mãe Grande de Curuça, Pará..Extrativismo e a Importância das UC como instrumento de desenvolvimento (Seminário)
V Telecongresso Internacional de Educação. (Congresso)
Diálogos sobre educação, hsitória e trabalho na Amazônia.Apontamentos acerca da relação conhecimento e educação (Outra)
II encontro internacional das Reservas da Biosfera da Amazônia. (Encontro)
I Colóquio de História da Educação e Política Educacional do Campo da UFPA e do FPEC.Políticas Públicas, conhecimento tradicional e educação em Unidades de Conservação (Encontro)
Conferência Marx e Weber: um debate sobre o método científico.Marx e Weber: um debate sobre o método científico (Oficina)
Seminário gestão e legislação ambiental.Únidades de conservação e uso direto como alternativa ao desenvolvimento sustentável na Amazônia (Seminário)
I seminário internacional "Amazônias: a Amazônia do século XXI - discutindo a nova regionalização da Amazônia". (Seminário)
IV Seminário de Formação de Formadores do Programa Saberes da Terra. (Seminário)
Antropologia Social do Desenvolvimento.Marx e Weber: um debate sobre o método científico (Outra)
Seminário Belém do Pará: História Cultura e Sociedade.Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Sustentabilidade na Baía do Sol (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Resenha do Livro Mundo sustentável 2: novos rumos para um planeta em crise (Media Social Website)
Educação e educação ambiental no Brasil: Limites e possibilidades históricas (Programa de Rádio TV)
Relatório final de projeto de pesquisa (Relatório Pesquisa)
Café Científico Cultural do Grupo HCEL (Programa de Rádio TV)
Relatório parcial de pesquisa (Relatório Pesquisa)
Universo & Extensão (Editoração)
Relatório final de projeto de pesquisa (Relatório Pesquisa)
Hanseníase, contaminação, profilaxia e preconceito (Programa de Rádio TV)
Hanseníase: desinformação é a maior aliada da doença (Programa de Rádio TV)

Profissionais Relacionados

Jenijunio dos Santos
4
Maria Cecília de Paula Silva
4
Iane Maria da Silva Batista
3
Camilla Raphaelle Nascimento de Oliveira
3
Raul Ivan Raiol de Campos
3
Helena Doris de A. B. Quaresma
3
Salomão Hage
2
Nazaré Serrat Diniz de Souza
2
Elisângela Castro Redig
2
Manoel de Jesus Pinto
2
Aquila Mescouto Miranda
2
Adalberto Portilho Costa
2
Aquila Mescouto
1
Paulo M. Pinto
1
ANA CRISTINA ALMEIDA
1
FRAGOSO, Samara
1
Hellen Cristina Olímpia de Oliveira
1
ROSIMARY ANDRADE
1
Telma C. Guerreiro Pinto
1
Neila Reis
1
Walcicléa Purificação da Silva Cruz
1
Ester R. Baptista
1
Ney Cristina Monteiro de Oliveira
1
Ana Paula da Costa Nunes
1
Benilde de Nazaré Lameira Rosa
1