Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Franca), em Pedagogia pela Universidade Federal São João del Rei (UFSJ) e em Letras pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR). Mestre e Doutor em História pela UNESP/Franca, onde desenvolveu projetos de pesquisa em História Antiga e Medieval. Tem experiência na área de História, atuando nas seguintes disciplinas: História Antiga e Medieval, Ensino de História e Teoria da História. Na Pós-Graduação (PPGHB/UFPI), orienta trabalhos nos seguintes temas: 01. Recepção dos clássicos na literatura brasileira; 02. Formas históricas do ensino de História Antiga e Medieval na Educação Básica: saberes e práticas docentes; 03.História do cristianismo; 04. A tradição clássica e o Brasil.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Graduação em história no extremo norte do Brasil: desafios e possibilidades História & Ensino,v.01,p.281-296-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
REFLEXÕES EM TORNO DO ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA NA GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ Sobre Ontens,v.01,p.01-13-13 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Mito e História na Antiguidade Tardia: um estudo a partir de Sinésio de Cirene em De Regno Fronteiras & Debates,v.1,p.141-163 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Ser professor de História hoje: algumas reflexões Revista Eletrônica Cadernos CIMEAC,v.5,p.58-69 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A construção literária dos germanos por Sinésio de Cirene: marcas de repulsa e integração em De Regno e De Providentia Revista Brasileira de Estudos Clássicos,v.26,p.29-53 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Administração imperial e aquisição de poder na Antiguidade Tardia: agentes de poder sob a ótica de Sinésio Mirabilia (Vitória. Online),v.02,p.229-244 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A PROPOSTA CURRICULAR DE HISTÓRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 2008 SOB A PERSPECTIVA DA CULTURA ESCOLAR E DOS SABERES DOCENTES: PROPOSIÇÕES Camine: Caminhos da Educação,v.06,p.56-72-72 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Uso de Fontes Audiovisuais e Novas Mídias no Ensino de História Antiga na Educação Básica História e-História,v.01,p.01-12-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Ensino de História: trajetórias de uma disciplina na Educação Básica Acta Scientiarum. Human and Social Sciences (Impresso),v.35,p.127-134-134 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Estratégias de leitura para fontes históricas escritas na Educação Básica Camine: Caminhos da Educação,v.04,p.01-15-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
História e Retórica: propostas para análise documental Revista Espaço Acadêmico (UEM),v.11,p.174-182 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Estilos de aprendizagem, suas manifestações em sistemas educacionais e estratégias para a docência em ambiente de tutoria Igapó (CEFET-AM),v.v.02,p.01-20 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Estruturalismo e semiótica: aproximações entre Saussure e Greimas Revista Espaço Acadêmico (UEM),v.10,p.106-115 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
História, Discurso e Memória: concepções de linguagem e trajetórias de análise documental Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades (Online),v.7,p.1-18 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Cultura Política na Antiguidade Revista Eletrônica Espaço Acadêmico,v.97,p.59-64 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Religião, filosofia e poder na Antiguidade tardia: um estudo sobre "Vidas de filósofos e sofistas" de Eunápio de Sardes. História e-História,v.março,p.01-12 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A legitimação do registro biográfico como documento histórico em Eunápio e suas biografias Revista Eletrônica Espaço Acadêmico,v.87,p.01-12 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Biografia e Historiografia: contribuições para interpretação do gênero biográfico na Antiguidade. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico,v.68,p.01-12 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Eunápio e suas biografias: das vidas incertas onde a vida se inserta Revista Aulas (UNICAMP),v.04/05,p.01-12 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
REFLEXÕES EM TORNO DO ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA NA GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - II Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História (Participação em Eventos/COMPLETO)
Relações Diplomáticas na Antiguidade Tardia: reflexões em torno de De Regno, de Sinésio de Cirene - VI Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão (Participação em Eventos/COMPLETO)
Filosofia, Retórica e Providência Divina em De Providencia de Sinésio de Cirene - XVI Encontro Regional da ANPUH-Rio 'Saberes e Práticas Cientificas' (Participação em Eventos/COMPLETO)
O gênero epidítico nos séculos IV e V: a retórica do elogio e do aconselhamento ao imperador - V Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais (Participação em Eventos/COMPLETO)
Mythos e alétheia em Sinésio de Cirene: itinerários de análise documental em De Regno - XVIII Semana de História - Linguagens da História (Participação em Eventos/RESUMO)
História, Discurso e Memória: espaços de liberdade e silêncios - ANPUH - XX Encontro Regional de História (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Escrita e Aconselhamento: a representatividade política dos curialis em Sinésio de Cirene - XI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais e I Encontro do grupo de Estudos Antigos e Medievais/ Laboratório de estudos sobre Império Romano da Unesp/Franca (Participação em Eventos/RESUMO)
Sofistas e filósofos na administrração imperial da sociedade romana oriental tardia - XVII Congresso Nacional de Estudos Clássicos (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Escrita e interpretação: o debate sobre a categorização das obras de Sinésio de Cirene - Novos embates historiográficos (Participação em Eventos/RESUMO)
Philotimia e Poder Imperial: o cenário político sob a perspectiva das elites locais - XIX Encontro Regional de história "Poder violência e exclusão" (Participação em Eventos/RESUMO)
Religião, filosofia e poder na Antiguidade Tardia: estudo de caso. - X Jornada de Estudos da Antiguidade (Participação em Eventos/RESUMO)
A ascensão do cristianismo no corpo administrativo do Império Romano no séc. IV d.C. - III Ciclo Internacional de estudos Antigos e Medievais (Participação em Eventos/RESUMO)
Tradição biográfica e Segunda Sofística em "Vidas de filósofos e sofistas" - IX Ciclo de estudos Antigos e Medievais (Participação em Eventos/RESUMO)
Sofistas e filósofos: problemas de classificação em Eunápio - V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina (Participação em Eventos/RESUMO)
Sofistas na administração imperial: o olhar de Eunápio sobre a unidade política do Império Romano no século IV d.C. - II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais (Participação em Eventos/RESUMO)
O passado helênico e o presente greco-romano: apropriações do mundo clássico em "Vidas de filósofos e sofistas". - XVI Semana de História (Participação em Eventos/RESUMO)
Biografias romanas: uma discussão historiográfica - A escrita da história (Participação em Eventos/RESUMO)
Eunápio e suas biografias: das linhas incertas onde a vida se inserta - VII Colóquio Internacional do CPA (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
Escrita da História Antiga em compêndios brasileiros de História Unversal (1850-1889) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Reflexões em torno da história ensinada: questões urgentes - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Como dar sentido ao passado? Reflexões em torno da história ensinada - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Institucionalização dos cristianismos no século I d.C e a Bíblia como fonte histórica - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Ensino de História Antiga na educação básica: questões urgentes - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Religião, política e poder na Antiguidade e no Medievo - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
História Antiga em tempos de reformulação curricular - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A escrita da História Antiga nos compêndios de História Universal de Victor Duruy (séc. XIX): cristãos e romanos na narrativa escolar - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Religião, política e poder na Antiguidade e no Medievo - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
História Antiga em tempos de reformulação curricular - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Institucionalização dos cristianismos no século I d.C e a bíblia como fonte histórica - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Como dar sentido ao passado? Reflexões em torno da História Ensinada - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Reflexões em torno do ensino de História Antiga e Medieval no Brasil e a relevância do Laboratório de História Antiga e Medieval (LABHAM) da UFPI, campus de Picos. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
REFLEXÕES EM TORNO DO ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA NA GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
As contribuições de Jörn Rüsen para pensar o ensino de História - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Pesquisa em História Antiga: fontes e métodos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Olhares sobre o Egito Antigo - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O uso de livros didáticos de História: diagnóstico, limites e possibilidades - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Conteúdos e metodologias para o ensino de História: desafios - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
As mudanças e as permanências nos métodos de ensino de História - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Os objetivos do ensino de História hoje: concepções e conceitos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O ensino de História no Brasil: uma abordagem histórica - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Ensino de História na educação básica: desafios, limites e possibilidades - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Cultura militar na Antiguidade: o Antigo Testamento como fonte histórica - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Graduação sanduíche: oportunidade de estudos em universidades alemãs - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O gênero epidítico nos séculos IV e V: a retórica do elogio e do aconselhamento ao imperador - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Ensino de História nas séries iniciais da Educação Fundamental - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O ensino de História nas séries iniciais da educação básica - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O uso de fontes audiovisuais e novas mídias no ensino de História Antiga na Educação Básica - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Mythos e alétheia em Sinésio de Cirene: itinerários de análise documental em De Regno - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Um passeio pela sintaxe do português e a importância do livro didático na escola - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Escrita e Aconselhamento: a representatividade política dos curialis em Sinésio de Cirene - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O processamento da leitura: da decodificação passiva à compreensão ativa - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Introdução aos estudos da Semântica: um primeiro olhar - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
A linguística no início do século XX e a teoria linguística de Ferdinand de Saussure: o estruturalismo. - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Philotimia e Poder Imperial: o cenário político sob a perspectiva das elites locais. - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
A ascensão do cristianismo no corpo administrativo do Império Romano no IV século nas Vidas de Eunápio - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Escrita e interpretação: o debate sobre a categorização das obras de Sinésio de Cirene - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Do micro ao macro: estrutura do período simples e os mecanismos de interação pela linguagem - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Sintaxe - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Ler e escrever: atos de contínua interlocução - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Tessitura de textos orais e escritos: processos de sequenciação e referenciação - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Educação e Tecnologia - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Introdução aos estudos morfológicos da língua portuguesa: a estrutura e a formação de palavras - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Processos históricos da educação brasileira - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Fonologia da Língua Portuguesa - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Teorias linguísticas do século XX: do gerativismo ao sociointeracionismo - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
O equipamento cultural do estudo de literatura: o problema da relação entre a crítica e a erudição - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Tipos de textos: descrição: narração, argumentação e injunção - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Tradição biográfica e segunda sofística em "Vidas de filósofos e sofistas" - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O autor, o contexto e a recepção da obra de arte - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Visão Panorâmica da história da linguística: linguística comparada e linguística histórica no século XIX - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
As variedades linguísticas e a Língua Materna - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Visão Panorâmica da História da Linguística: da Antiguidade Grega ao Renascimento - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
História e Memória do Baixo-Império - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
O passado helênico e o presente greco-romano: apropriações do mundo helênico clássico em "Vidas de filósofos e sofistas". - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Sofistas na Administração Imperial: o olhar de Eunápio sobre a unidade política do Império Romano no Século IV d.C - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Literatura de Cordel - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Lingua Portuguesa em debate: caminhos para o ensino da gramática normativa - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Sofistas e filósofos: problemas de classificação em Eunápio de Sardes - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A República de Cícero - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
O senado romano na visão de Tácito - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Eunápio e suas Biografias: das linhas incertas onde a vida se inserta - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Biografias romanas: uma discussão historiográfica - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Aristóteles e sua relação com os sofistas: semelhanças e diferenças - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Reflexões em torno da História Ensinada: questões urgentes
A teoria da história de Jörn Rüsen: estudos introdutórios e chaves de leitura
Relações diplomáticas na Antiguidade Tardia: reflexões em torno de De Regno
REFLEXÕES EM TORNO DO ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA NA GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TEMPO E O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
O ensino de História e as novas mídias
Formas de pensar na sociedade Romana Tardia

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Concurso público para área de História das Américas e da Cultura Material (Concurso público)
Docência Universitária: ideações sobre a prática docente de professores atuantes em cursos de Publicidade e Propaganda (Doutorado)
Saberes da Docência no Ensino Superior - interfaces entre formação e profissionalização docente (Mestrado)
História local no ensino fundamental I da cidade de Francisco Santos (Graduação)
Programa de preservação do patrimônio arqueológico do Amapá (2005/2013): um modelo de gestão de política pública de preservação cultural (Mestrado)
Patrimônio Cultural do estado do Amapá: o caso das louceiras do Maruanum em observância ao princípio da equidade intergeracional (Mestrado)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Ciclo de Palestras 'História e Memória': pensando a memória como objeto de investigação da História (ORGANIZACAO)
I Simpósio Nacional de História Militar (ORGANIZACAO)
Ciclo de Debates em História Antiga e Medieval: política, religião e poder (NAO_INFORMADO)
Ciclo de Palestras ?Repensando a educação básica e a formação de professores no Brasil? (ORGANIZACAO)
I Encontro de reflexões em educação: textos e contextos (ORGANIZACAO)
Historiografia e Retórica: intencionalidade do discurso e análise histórica (ORGANIZACAO)
IX Ciclo de Estudos Antigos e Medievais (NAO_INFORMADO)

Participação de Eventos

Ano Título
XIII CIHELA Políticas, espacio y disputas en la historia de la educación en América Latina.A escrita da História Antiga nos compêndios brasileiros de História Universal (1850-1889) (Congresso)
XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos - Arte, Política e Cidadania na Antiguidade.A escrita da História Antiga nos compêndios de História Universal de Victor Duruy (séc. XIX): cristãos e romanos na narrativa escolar (Congresso)
I Ciclo de Debates de História Antiga e Medieval: política, religião e poder.Institucionalização dos cristianismos na sociedade romana e a bíblia como fonte histórica (Outra)
Ciclo de Palestras 'Repensando a educação básica e a formação de professores no Brasil.Como dar sentido ao passado? Reflexões em torno da história ensinada (Outra)
Ciclo de Palestras em Memória e História: pensando a memória como objeto de investigação da história. (Outra)
IV Encontro de História Antiga e Medieval de Pernambuco.Ensino e pesquisa em História Antiga e Medieval: currículo, História e Literatura (Encontro)
I Simpósio Nacional de História Militar. (Simpósio)
1. Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental. (Simpósio)
3 Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.Reflexões em torno da história ensinada: questões urgentes (Simpósio)
II Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.REFLEXÕES EM TORNO DO ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA NA GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (Simpósio)
VI Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão.Conflitos Sociais, guerras e relações de gênero: representações e violência (Encontro)
VIII Semana de História.Pesquisa em História Antiga: fontes e métodos (Outra)
III Seminário de Educação a Distância da UFSJ: diálogos transdisciplinares.Novas mídias no ensino de História na educação básica (Seminário)
X Ciclo de Estudos Antigos e Medievais; XIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais; V Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievaisais "Saberes e fazeres".O gênero epidítico nos séculos IV e V: a retórica do elogio e do aconselhamento ao imperador (Outra)
Debates acerca da Antiguidade Tardia na Britannia. (Outra)
I Encontro de reflexões em educação: textos e contextos.Reflexões em educação: textos e contextos (Encontro)
I Seminário Educação, Linguagem e Interculturalidade no Oiapoque: desafios transfonteiriços..Ensino de História na educação básica: desafios, limites e possibilidades (Seminário)
Ensino de História e Cultura Indígena: identidade, diferença e interculturalidade. (Oficina)
Identidades Modernas y Arqueologia. (Outra)
Reformas Curriculares e Ensino de História: territórios contestados. (Outra)
: IX Semana de História, intitulada: ?O Ensino e a Pesquisa de História no Amapá: perspectivas e desafios.?O ensino de História Antiga na Educação Básica: diagnóstico, limites e possibilidades (Outra)
Historiografia e Retórica: intencionalidade do discurso e análise histórica.Organizador do evento (Congresso)
III Encontro Baiano de Estudos em Cultura. (Encontro)
VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro internacional de Ensino de História. (Encontro)
Spätantike Konzeptionen von Literatur. (Congresso)
Colloquium Latinistik.Streitkultur und Schmähkultur in lateinischen Invektiven (Outra)
Erzählte Römer. Romanhaftes in der antiken Historiographie..Erzählte Römer. Romanhaftes in der antiken Historiographie (Outra)
Colloquium Latinistik.Prof. Dr. Craig Williams, Brooklyn College, City University of New York ?W in Plinius, Gellius und Aelian?. hen a Dolphin Loves a Boy. Erzählungen von Tieren und Menschen (Outra)
Colloquium Latinistik.Dichtung und Mythos in Augustins Contra Academicos? (Outra)
Sprache und Denken. Zu Derridas Deutung des platonischen Dialogs Phaidros.. (Encontro)
Questões que incomodam o historiador. (Seminário)
XVIII Semana de História - Linguagens da História.Mythos e alétheia em Sinésio de Cirene: itinerários de análise documental (Seminário)
Grenzgebiete in Spätantike und Frühmittelalter: Verteidigung, Regierung, Identitätsbildung.. (Congresso)
ANPUH - XX Encontro Regional de História.História, Discurso e Memória: espaços de liberdade e silêncios (Encontro)
Colloquium Latinistik.George Heffernan, Merrimack College (USA): ?Wieso ,Contra Academicos?:Was hat Augustinus eigentlich ,gegen? die Akademiker?? (Outra)
Colloquium Latinistik.Menschliche natura und sittlicher Fortschritt bei Seneca; Antje Wessels: ?Expositionen bei Plautus?. (Outra)
Colloquium Latinistik.Marco Formisano: Orosius Was hat Augustinus eigentlich ,gegen? die Akademiker? (Outra)
Colloquium Latinistik.Lydia Tummuseit: ?Prudentius? Contra Symmachum - eine verspätete Stellung-ahme zum Streit um den Victoriaaltar?? (Outra)
XVII Congresso Nacional de Estudos Clássicos: Amizade, Prazer e Mundo Antigo. (Congresso)
Colóquio entre Brasil e Portugal: memória e identidade nacional. (Outra)
XI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais e I Encontro do GEAM/LEIR da Unesp..Escrita e Aconselhamento: a representatividade política dos curialis em Sinésio de Cirene (Encontro)
III Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais e X Ciclo de Estudos Antigos e Medievais. (Congresso)
IX Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, Formas de Pensar na Antigüidade e na Idade Média. (Congresso)
Discussão sobre a obra Macunaíma de Mário de Andrade. (Outra)
IX Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, Formas de Pensar na Antigüidade e na Idade Média.Tradição biográfica e segunda Sofística em "Vidas de Filósofos e Sofistas" (Congresso)
V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina & V Jornada de Estudos Antigos e Medievais - Cultura e Educação: Ética e Ação Política. (Congresso)
II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais. (Outra)
5º ENIC - Encontro de Iniciação Científica.Lingua Portuguesa em Debate: caminhos para o ensino da gramática normativa (Encontro)
V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina & V Jornada de Estudos Antigos e Medievais - Cultura e Educação: Ética e Ação Política.Sofistas e Filósofos: Problemas de Classificação em Eunápio (Encontro)
II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais e VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais.Comunicação: Sofistas na Administração Imperial: o Olhar de Eunápio sobre a Unidade Política do Império Romano no Século IV d.C. (Congresso)
VI Congresso da SBEC / XV Ciclo de Debates em História Antiga. (Congresso)
VIII Colóquio Internacional do CPA. (Outra)
A escrita da História. (Outra)
XV Semana de história: História: cidadania e educação. (Congresso)
Luta contra o terrorismo: a nova etapa do imperialismo pretoriano?. (Outra)
Guerra e Terror. (Outra)
Seminário Acadêmico: A Idade das Minorias. (Seminário)
XV Encontro Regional de História. (Encontro)
Brasil 500 anos: exploração e injustiça social. (Outra)
XIII Semana de História. (Outra)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Institucionalização dos cristianismos no século I d.C e a Bíblia como fonte histórica (Curso de Curta Duração)
A emergência do gênero histórico na Antiguidade (Curso de Curta Duração)
Laboratório de História Antiga (LABHAN) (Media Social Website)
Laboratório de História Antiga da Universidade Federal do Piauí (Media Social Website)
VIII Semana de História (Programa de Rádio TV)
VI Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão (Programa de Rádio TV)
Professor-pesquisador (CAPES) (Assessoria)
Império Romano: República e Principado (Curso de Curta Duração)
Ensino de História Antiga na Educação Básica: possibilidades e desafios (Curso de Curta Duração)
Novas mídias no ensino de História na educação básica (Curso de Curta Duração)
Produção de textos acadêmicos (Curso de Curta Duração)
Atualização Gramatical (Curso de Curta Duração)
Como produzir trabalhos científicos segundo a ABNT (Curso de Curta Duração)
Germanen in der Verwaltung des spätantiken oströmischen Reiches: Dialoge und Duelle zwischen De Regno und De Providentia (Relatório Pesquisa)
Ταύρος und dynastische Prinzip in Synesios (Relatório Pesquisa)
Herrscherideologie in Synesios und Legitimation der kaiserlichen Macht (Relatório Pesquisa)
Rhetorik und Macht: Mechanismen der Legitimation der kaiserlichen Macht in Synesios von Kyrene (Relatório Pesquisa)
História, Discurso e Memória: espaços de liberdade e silêncios (Curso de Curta Duração)
Die Zusammenhang zwischen Mythos, Logos und Alethéia in De Regno und De Providentia (Relatório Pesquisa)
Rede, Rhetorik und Macht in der Spätantike: der Aufbau des politischen Ethos in Synesios von Kyrene (Relatório Pesquisa)
Sofistas e filósofos na administração imperial da sociedade romana oriental tardia (Curso de Curta Duração)
O novo acordo ortográfico da língua portuguesa (Curso de Curta Duração)
Formas de pensar na sociedade Romana Tardia (Outra Producao Tecnica)
Língua Portuguesa e oratória jurídica (Curso de Curta Duração)
A Escrita da História (Outra Producao Tecnica)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
História da Educação