É professor de Linguística/Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação UERN/UFERSA/IFRN. Possui licenciatura em Letras-Português pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e mestrado e doutorado em Linguística Aplicada à Educação pela Universidade de Lisboa (UL). É pesquisador no Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF/UFC), no Grupo de Estudos em Linguística Computacional (GELC/UFERSA) e no Grupo de Estudos Funcionalistas (UFERSA). É representante da UFERSA junto ao Programa Idiomas sem Fronteiras-Português.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
Densidade lexical na escrita de textos escolares SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM,v.20,p.218-2 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A codificação da experiência em narrativas escolares CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA,v.17,p.128-149 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A diversidade lexical na escrita de textos escolares Fórum Linguístico,v.13,p.1968-1082 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A EXTENSÃO SINTÁTICA NA ESCRITA DE TEXTOS ESCOLARES Revista do GEL,v.13,p.176-194 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Complexidade lexical na escrita escolar: um estudo de correlação - IX Congresso Internacional da ABRALIN (Participação em Eventos/RESUMO)
Complexity in writing: towards a converging approach - 38th International Systemic Functional Congress (Participação em Eventos/RESUMO)
Working with SFL to track writing development - 38th International Systemic Functional Congress (Participação em Eventos/RESUMO)
The lexicogrammar of prejudice: a question of choice - 21st European Systemic Functional Linguistics Conference and Workshop (Participação em Eventos/RESUMO)
To bias or not to bias: the genre is the question (too) - Societas Linguistica Europaea (Participação em Eventos/RESUMO)
Theme and generic structure potential: setting a criterion for the characterization of school narratives - 20th European Systemic Functional Linguistics Workshop and Congress (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
A posição motivada de orações adverbiais temporais em textos escolares: uma abordagem baseada no uso - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Complexidade lexical na escrita escolar: um estudo de correlação - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Português para fins específicos: novas oportunidades de trabalho - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A complexidade lexical na progressão escolar: um estudo de correlação - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Working with SFL to track writing development - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Complexity in writing: towards a converging approach - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O significado experiencial nos elementos obrigatórios do género narrativo escolar - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
To bias or not to bias: the genre is the question - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
The lexicogrammar of prejudice - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Theme and generic structure potential: setting a criterion for the characterization of school narratives - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Ethnical representation in narrative and argumentative school essays - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
A posição de orações adverbiais temporais introduzidas pelo conector ?quando? em textos escolares
O aprendizado movido por dados na sala de aula de línguas adicionais

Livros

Ano Título
Estudos sobre o Ensino de Línguas e Literaturas na Educação de Jovens e Adultos no Amapá (EJA-AP)
Experiências e reflexões sobre a educação de línguas adicionais
Manual do usuário do software UAM CorpusTool 2.6

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Banca para contratação de professor efetivo de Língua Francesa e Língua Portuguesa (Concurso público)
Banca para contratação de professor de Linguística para o curso de Letras (Concurso público)
Banca para contratação de professor de Estudos da Linguagem para o curso de Letras (Concurso público)
Banca para contratação de professor de Língua Portuguesa para o curso de Letras (Concurso público)
O texto na sala de aula: uma reflexão sobre a intertextualidade na escrita de artigos de opinião por alunos do ensino fundamental (Mestrado)
O gênero notícia: atividades baseadas em uma sequência didática para desenvolver a competência escrita de alunos do ensino fundamental (Mestrado)
A literatura e o texto literário na educação de jovens e adultos: a contribuição do livro didático (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A importância da leitura de mundo e de leitura da palavra escrita na formação dos sujeitos da EJA (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A análise do discurso na propaganda "O gigante acordou" (Graduação)
As variações linguísticas na sala de aula (Graduação)
O planejamento estratégico como ferramenta para fomentação de ações de inclusão socioambiental nas associações de catadores do estado do Amapá (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Inclusão na educação infantil: contribuição psicopedagógica (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Inclusão: um desafio para o sistema de ensino regular (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A acessibilidade escolar: uma característica inclusiva (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A abordagem dos transtornos autistas: facilitando as perspectivas do professor de classes especiais (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Currículo e planejamento integrado à gestão democrática (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Do cotidiano para a sala de aula (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Os caminhos percorridos pelo ensino religiosos no Amapá: da formação cristã à formação do cidadão (Curso de aperfeiçoamento/especialização)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
I Jornada de Pesquisa do NEEL-EJA (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
Seminário de Integração dos Novos Servidores da UFERSA 2017. (Seminário)
IV Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social e IV Fórum de Acessibilidade,.Teatro, Arte e Inclusão (Seminário)
IV Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social e IV Fórum de Acessibilidade,. (Seminário)
Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico. (Congresso)
IX Congresso Internacional da ABRALIN. (Congresso)
I Encontro Internacional do Programa Idiomas sem Fronteiras: Internacionalização e Multilinguismo. (Encontro)
I Encontro Nacional de Representantes do Programa Idiomas sem Fronteiras. (Encontro)
I Reunião Pedagógica de Formação Continuada da SECADI. (Outra)
38th International Systemic Functional Congress. (Congresso)
Genre-based Literacy: an introduction to Sydney School. (Oficina)
Linguistic and Psycholinguistic Approaches to Text Structuring. (Congresso)
Appraisal Theory and System Networks. (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Gramática: questões de ensino e de pesquisa (Programa de Rádio TV)
Gramática: questões de ensino e de pesquisa (Programa de Rádio TV)
Corpus Desenvolvimental (CODES) (Produção Tecnológica)
GP LIFE (Media Social Website)
Metodologia do Ensino de PLE (Curso de Curta Duração)
Curso de Português para Falantes de Outras Línguas (Curso de Curta Duração)
Curso Preparatório para o Celpe-Bras (Curso de Curta Duração)