Possui graduação em Bacharelado História pela Universidade Federal Fluminense (1994), graduação em Licenciatura História pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2006). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, onde atua na Faculdade de História e no Programa de História Social da Amazônia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Colonial e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia colonial, história indígena e do indigenismo, história da ciência, história da educação e ensino de história.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Gráfico de orientações Concluídas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
A história de um passado ?injusto?: povos indígenas, livro didático e formação para cidadania HISTÓRIA UNICAP,v.4,p.75-89 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Nem heróis, nem vilões: o lugar dos diretores de povoações nas dinâmicas de transgressão à lei do Diretório dos Índios (1757-1798) Revista de História (USP),v.174,p.101-129 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Pode de branco, poder de índio Revista de História (Rio de Janeiro),v.10,p.70-73 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Lugar de formação: a produção intelectual discente sobre ensino de história na pós-graduação stricto sensu na região norte História & Ensino (UEL),v.21,p.181-207 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar Revista do Instituto de Estudos Brasileiros,v.62,p.32-53 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A diversidade na história ensinada nos livros didáticos: mudanças e permanências nas narrativas sobre a formação da nação História e Diversidade,v.6,p.6-21 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
História Indígena - provocações para os historiadores História Viva (São Paulo),v.XI,p.24-27 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
História, historiografia e saber histórico escolar: a educação para as relações étnico-raciais e o saber histórico na literatura didática Revista Espaço Pedagógico,v.21,p.358-379 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso Educar em Revista (Impresso),v.,p.67-84 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
'Jogando verde e colhendo maduro': historiografia e saber histórico escolar no ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira Territórios e Fronteiras (Online),v.6,p.92-107 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Música. raça e preconceito no Ensino Fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes Afro-Ásia,v.48,p.311-333 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Educação na Região Norte: apontamentos iniciais Amazônica: Revista de Antropologia (Online),v.5,p.140-175 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
?Monstruoso systema (...) intrusa e abusiva jurisdicção?: o Diretório dos Índios no discurso dos agentes administrativos coloniais (1777-1798) Revista de Historia (USP),v.168,p.100-130 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Por linhas tortas: a Educação para a diversidade e a questão étnico-racial em escolas da Região Norte: entre virtudes e vícios Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN,v.4,p.137-155 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Educação dos índios na Amazônia do século XVIII: uma opção laica. Revista Brasileira de História da Educação,v.18,p.95-118 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Os limites da igualdade: a inserção indígena na sociedade colonial paraense do Diretório dos Índios (1757-1798) Canoa do Tempo (UFAM),v.2,p.229-252 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Imenso Portugal: vilas e lugares no Vale Amazônico Territórios e Fronteiras (UFMT. Impresso),v.1,p.263-283 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A construção de uma lei: o Diretório dos Índios Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro,v.168,p.29-48 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
O Diretório dos Índios e as Chefias Indígenas: uma inflexão Campos (UFPR),v.7,p.117-134 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Índios e historiografia. Os limites do problema: o caso do Diretório dos Índios Ciências Humanas em Revista (UFMA),v.3,p.9-38 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
De Caboclo a Brasileiro: estado e nacionalidade no Território Federal do Amapá Saeculum (UFPB),v.10,p.141-162 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
As margens da nacionalidade na fronteira da nação (a construção da nacionalidade no Território Federal do Amapá) Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro,v.408,p.273-295 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A descendência de Noé: a Viagem Filosófica e a promessa de uma Amazônia Iluminada Amazônia em Cadernos,v.6,p.67-125 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Regeneração da Amazônia: crítica moral à colonização portuguesa na Amazônia, no contexto da Ilustração Saeculum (UFPB),v.4/5,p.155-176 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
A Civilização da Amazônia - Alexandre Rodrigues Ferreira e o Diretório dos Índios: a educação de indígenas e luso-brasileiros pela ótica do trabalho Revista de História Regional,v.5,p.149-175 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Um conhecimento sobre o homem - os indígenas do Rio Negro nas reflexões de Alexandre Rodrigues Ferreira Anais do Arquivo Público do Pará,v.3,p.215-237 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
Integração e emancipação: apontamentos para uma reflexão sobre o protagonismo indígena nos anos 70 e 80 - Seminário Internacional América Latina: políticas e conflitos contemporâneos (Participação em Eventos/COMPLETO)
Um Brasil da diferença? Nação e nacionalidade em Livros Didáticos de História, consumidos na Região Norte - XXVIII Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/RESUMO)
A lei no . 10.639/03 e consciência histórica: ensino de História e os desafios da Diversidade - XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento Histórico e Diálogo Social (Participação em Eventos/COMPLETO)
O Campo improvisado: prática docente nos relatos de professores - VI Congresso Português de Sociologia:mundos sociais-saberes e práticas (Participação em Eventos/RESUMO)
As populações indígenas no livro didático, ou a construção de um agente histórico ausente - 30a. Reunião Anual da ANPED (Participação em Eventos/COMPLETO)
As populações indígenas no livro didático,ou a construção de um agente hiostórico ausente - 30a Reunião da ANPED (Participação em Eventos/RESUMO)
Estado, Intelectuais e a questão indígena no Pará ? Século XIX - IV SIMPÓSIO NACIONAL ESTADO E PODER: INTELECTUAIS (Participação em Eventos/COMPLETO)
De Guerreiro a Principal: integração das chefias indígenas à estrutura de poder colonial, sob o Directorio dos Índios (1758-1798) - O espaço atlântico de Antigo Regime: poderes e sociedades. (Participação em Eventos/RESUMO)
De Guerreiro a Principal: integração das chefias à estrutura de poder colonial, sob o Diretório dos Índios (1758-1798) - O espaço atlântico de Antigo Regime: poderes e sociedades. (Participação em Eventos/COMPLETO)
Ideário Ilustrado e Exploração Colonial: as políticas do Estado Português na Capitania do Grão-Pará (1772-1808) - XXI Simpósio Nacional de História: A História no Novo Milênio - entre o individual e o coletivo (Participação em Eventos/RESUMO)
Ideário Ilustrado e Exploração Colonial: as políticas do Estado português na Província do Grão-Pará (idealizações e paradoxos) 1772-1808 - Avaliação e Perspectivas da Pesquisa no NAEA (Participação em Eventos/RESUMO)
Ideário Ilustrado e Exploração Colonial: as políticas do Estado Português na Província do Grão-pará (idealizações e paradoxos) 1772-1808. - I Encontro Trabalho & Sociedades - Amazônia - Séculos XVIII e XIX. (Participação em Eventos/RESUMO)
Um saber sobre a Amazônia: infância do homem e a transformação da natureza. - XIX Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/RESUMO)
A viagem filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira - Iº Encontro Nacional de Pós-Graduandos em História (Participação em Eventos/RESUMO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
O Ensino de História Hoje: questões, debates e desafios - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Representações do Trabalho na fundação do Brasil, presentes no livro didático: permanência do 'mito das três raças'. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Mesa Redonda - Currículo de História e Educação para a Diferença: limites e possibilidades de um currículo comum - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
A colonização portuguesa na América nos livros didáticos de História - uma reflexão sobre o Ensino de História na Educação Básica - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A Escola e as Licenciaturas em História: discutindo as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (qual seu lugar nos cursos de formação de professores de História?) - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Diligência e felicidade: a construçpão do saber em Alexandre Rodrigues Ferreira - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Mesa Redonda - O livro didático de História hoje: prescrições e práticas nacionais e transnacionais - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Formar para a cidadania no Brasil Contemporâneo: dilemas da formação docente - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
A diversidade na história ensinada nos livros didáticos: mudanças e permanências nas narrativas sobre a formação da nação - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
Um Brasil da diferença? Nação e nacionalidade em Livros Didáticos de História, consumidos na Região Norte - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
A Educação Básica e a Formação do Professor de História: provocações a partir da Lei nº 11.645/08 - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
O Ensino de História: desafios contemporâneos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
História e Cidadania: a formação do cidadão crítico - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
O Ensino de História e a formação para a cidadania: usos da história na Educação Básica - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Ensino de História: tendências e perspectivas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Mesa Redonda - Povos Indígenas e Ensino Superior - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
A Lei nº 10.639/08 e os desafios contemporâneos para a História ? engendrando novas perspectivas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A Lei nº 11.645/08 e os desafios contemporâneos para a História ? engendrando novas perspectivas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A lei nº 10.639/03 e consciência histórica: ensino de história e os desafios da diversidade - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Hierarquias da Cor e Ensino de História: a lei nº. 10.639/03 - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Mesa Redonda - Ministrando Estudos Amazônicos: limites e possibilidades da literatura didática - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Paisagens nas fronteiras: natureza e sociedade nos confins da América Portuguesa - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO)
A presença da Igreja na conformação da cidade de Belém e na ocupação da Amazônia - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Mesa Redonda - Ensino de História e Memória - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Marcos Legais, educação e diversidade cultural - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO)
A moral da história - ensino de história e formação para a cidadania: uma perspectiva a partir da abordagem que as populações indígenas recebem em salas de aulas - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Índios,negócios e comércio no contexto do Diretório Pombalino na Amazônia - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
As populações indígenas e a memória história: a construção de heróis - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O Índio e a Educação no Brasil: as populações indígenas na Educação Básica - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
As chefias indígenas e a estrutura de poder colonial, sob o Diretório dos Índios (1758-1798) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
As populações indígenas e a sociedade brasileira - história e memória. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O Índio e a Memória Histórica - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
De guerreiro a principal: integração das chefias indígenas à estrutura de poder colonial, sob o Diretório dos Índios (1758-1798) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A presença do Índio na historiografia brasileira - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O Diretório dos Índios: uma lei colonial em meio às Reformas Pombalinas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Os interstícios da lei permissiva - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Ideário Ilustrado e Política Colonial - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Um diplomata na colônia: as formulações de Alexandre Rodrigues Ferreira na defesa das terras do Cabo Norte - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Margens da História, Fronteiras da Nação - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Experiências nas Áreas de Pesquisa - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
Um saber sobre a Amazônia: infância do homem e transformação da natureza - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Reformas pombalinas na Amazônia - (Apresentação de Trabalho/OUTRA)
A Diligência do Saber: a construção dou conhecimento na viagem filósofica de Alexandre Rodrigues Ferreira - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Pensamento Ilustrado e Saber Construído: a viagem filosófica às capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
A viagem filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O Outro ou a Construção de nós mesmos - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Os povos indígenas como agentes históricos no processo de ensino/aprendizagem
Que enredo tem essa história? A colonização portuguesa na América nos livros didáticos de história
História em quadrinhos na Escola: diversidade e personagens na Amazônia
Os índios do Brasil em perspectiva histórica: possibilidades de trabalhar a História Indígena em sala de aula
O ensino de história e os desafios da diversidade: a conformação da consciência histórica nos processos de implementação da lei nº 10.639/03
A educação para a diversidade e a questão étnico-racial: apontamentos para a análise de práticas em curso
Moral da História: a representação do índio em livros didáticos
Sociabilidades e hierarquias no Ensino Fundamental: música, cor e preconceito
Região Norte
Hierarquias em perspectiva na Escola: música, raça e preconceito no Ensino Fundamental
As populações indígenas no livro didático ou a construção de um agente histórico ausente
A história, o índio e o livro didático: apontamentos para uma reflexão sobre o saber histórico escolar
Índios, negócios e comércio no contexto do Diretório dos Índios - Vale Amazônico (1755-1798)
O livro didático e as populações indígenas: um estudo sobre as representações formuladas para o Ensino Fundamental
O improviso em sala de aula: a prática docente em perspectiva
O Diretório dos Índios: possibilidades de investigação.
Um diplomata na Colônia: as formulações de Alexandre Rodrigues Ferreira na defesa das terras do Cabo Norte
Diários sobre o Cabo Norte: interesses de Estado e Relato de Viajantes
Fronteiras da História, limites do saber: a Amazônia e seus intérpretes
A Cultura do Trabalho: o Diretório dos Índios e um novo paradigma de colonização na Amazônia do século XVIII
As viagens filosóficas de Charles-Marie de La Condamine e Alexandre Rodrigues Ferreira - Ensaio Comparativo

Livros

Ano Título
Do Sertão para o Mar - um estudo sobre a experiência portuguesa na América: o caso do Diretório dos Índios (1750-1798)
Entre virtudes e vícios: educação, sociabilidades, cor e ensino de história
Historiando o Pará
Trajetórias da Diversidade na Educação: formação, patrimônio e identidade
Fundação de Belém
Raça, cor e diferença: a escola e a diversidade
A epistemologia de uma viagem: Alexandre Rodrigues Ferreira e o conhecimento construído na Viagem Filosófica às capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá
Raça, cor e diferença: a escola e a diversidade
Meandros da História: trabalho e poder no Pará e Maranhão, séculos XVIII e XIX
Amazônia, modernização e conflito - séculos XVIII e XIX
Relatos de Fronteiras: Fontes para a História da Amazônia - séculos XVIII e XIX.

Textos Didaticos

Ano Título
Histórias em quadrinhos na escola: diversidade e personagens na Amazônia
Os povos indígenas como agentes históricos no processo de ensino/aprendizagem

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
Textos e contextos do ensino de História
Historiografia e Nação no Brasil ? um clássico e suas possibilidades, da gênese da historiografia ao lugar da História Ensinada nos dias de hoje
Entre Mares: o Brasil dos Portugueses

Demais Trabalhos

Demais Trabalhos

Ano Título
A historiografia da Amazônia Colonial e seus desafios (Palestra) - Local: Universidade Federal do Amazonas
Mesa-redonda: A reformulação dos Projetos Pedagógicos frente às proposições do Ministério da Educação (Debatedor) - Local:
Direitos humanos, territórios e particpação na Amazônia (Palestra) - Local:
A moral da história: uma perspectiva a partir da abordagem que as populações indígenas recebem em salas de aula (Palestra) - Local: Universidade Federal do Amazonas
Seminários do Programa de Pós-graduação em História Social e do Laboratório de História da Universidade Federal do Pará (Debatedor) - Local: Universidade Federal do Pará
O Diretório Indígena no Grão-Pará (Palestra) - Local: Universidade Federal do Maranhão
O Índio e a Educação no Brasil: as populações indígenas na educação básica (Palestra) - Local: Universidade da Amazônia
Historiografia Amazônica/Período Colonial: a Fronteira na História e a História na Fronteira (Palestra) - Local: Universidade do Rio de Janeiro
Diretório dos Índios (Palestra) - Local: Núcleo Universitário de Tailândia - PA
A diligência do saber: uma viagem filosófica pelo Brasil do século XVIII (Palestra) - Local: Laboratório de História da Universidade Federal do Pará

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Concurso Público para a Carreira de Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (Concurso público)
Concurso Público para a Carreira de Magistério Superior - Universidade Federal do Pará - Estágio de Docência (Concurso público)
Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de Cargo para a Carreira do Magistério Superior da Universidade do Estado do Amazonas (Concurso público)
Concurso Público para Provimento de Vaga de Professor Adjunto da matéria Teoria da História (Concurso público)
Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vaga na Carreira do Magistéiro Público Superior da Universidade do Estado do Amazonas (Concurso público)
Concurso Público para Provimento de vaga na Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Pará (Concurso público)
Concurso para Professor Efetivo - Matéria Metodologia da História (Concurso público)
Concurso Público para Professor Efetivo (Assistente) - Matéria História Geral da Educação (Concurso público)
Concurso Público para Professor Efetivo - Matéria História Indigena e do Indígenismo (Concurso público)
Professor Substituto - História da América (Concurso público)
Um estudo sobre o estado do conhecimento o tocante à implementação da Lei n. 10.639/03 na Educação Básica (2009-2016) (Mestrado)
A formação de professores para Educação Básica: entre a legislação e a representação dos discentes nos cursos de Linguística, Letras e Artes, na UFPA ()
Formação Inicial de professores na UFPA: representações sociais dos discentes das áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas ()
O ensino de história africana e afro-brasileira à luz do debate pós-colonial: estado da arte da produção final dos discentes nos programas de pós-graduação em História das regiões Norte e Centro-Oeste (1998-2012) (Mestrado)
Premio Capes de Tese Edição 2017 (Outra)
O cacau e a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão ()
Um estudo sobre as produções acadêmicas no tocante a implementação da lei nº 10.639/2003 na Educação Básica ()
Para o governo da sal, tainhas e dos índios: as salinas e o pesqueiro real no Estado do Maranhão e Pará (Mestrado)
"Entre índios e verbetes: a política linguística na Amazônia portuguesa e a produção de dicionários em Língua Geral por jesuítas centro-europeus (1720-1759)" (Mestrado)
"Eles são indígenas e nós também": pertenças e identidades étnicas entre Xypaia e Kuruaya em Altamira/PA (Doutorado)
Reconhecimento - Protocolo de Compromisso 127567 (Avaliação de cursos)
Guia do Estudante - Editora Abril (Avaliação de cursos)
Banca de Seleção Processo Seletivo - Mestrado - Programa de Pós-Graduação em História (Outra)
Entre a liberdade e o cativeiro: a junta das Missões e os Índios na Capitania do Maranhão (1720-1757) ()
Gente de Guerra, fronteira e sertão: índios e soldados na capitania do Grão-Pará (1680-1755) ()
Um estudo sobre a educação (formação) militar no Estado do Pará (1988-2010) ()
Os mapas e o ensino de história (Graduação)
Árvore genealógica, identidade e diferença no espaço escolar (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Memórias e saberes em terra de quilombos: a narrativa como suporte didático nas discussões sobre identidade (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Formação continuada e prática docente: reflexões e ações na questão das relações étnico-raciais nas escolas da USE 01 (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A questão étnico-racial e vivências pedagógicas: tecendo novos olhares (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Na Trilhadas relações raciais no Abacatal: o desafio da Lei nº 10.639/03 (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Tecidos africanos na escola (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Circuito de (des)construção de identidades nacionais: projeto de intervenção com estudantes do Ensino Fundamental 6º ano ao 9º ano (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Formação continuada em Relações Étnico-raciais para o Ensino Fundamental: práticas pedagógicas de combate ao racismo, preconceito e discriminação racial (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Desconstrução de preconceito e violência no ambiente escolar (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Formação continuada de professores quilombolas em ênfase em práticas pedagógicas (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O uso dos jogos africanos como recurso no Ensino Fundamental (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Valorização da identidade negra por meio da leitura mediada (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A identidade negra a partir da data comemorativa 20 de novembro (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
A representatividade da identidade da mulher negra no Brasil (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
O protagonismo social contemporâneo do(a) negro(a) na mídia televisiva (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
Lei nº 10.639/03 e gibis na Escola de Ensino Fundamental: ingênuas comédias, construções racistas (Curso de aperfeiçoamento/especialização)
De Sonhos ao Oguatá Guassu em busca da(s) Terra(s) Isenta(s) de Mal (Doutorado)
Autorização de Curso - 108722 (Avaliação de cursos)
O papel da mulher Mebengokre Xikrin Djudje-ko na continuação de sua comunidade, diante do processo histórico atual ()
Ciclopes e profetas no Vale Amazônico: visões de natureza no tempo das demarcações (1750-1799) (Doutorado)
A Educação Básica no Estado do Pará (1970-1985) (Doutorado)
Reconhecimento de Curso - Avaliação 105082 (Avaliação de cursos)
Guia do Estudante - Editora Abril (Avaliação de cursos)
Reconhecimento de Curso - 108562 (Avaliação de cursos)
Renovação de Reconhecimentop (Avaliação de cursos)
A empresa dos resgates e a administração fazendária no Estado do Maranhão (1688-1751) ()
Ocupação e abastecimento no Estado do Maranhão (1640-1750) ()
A Nobreza na Capitania do Pará: sua composição e suas formas de exercício do poder local na primeira metade do século XVIII ()
O planejamento no Ensino de História: o que dizem os professores de História do Ensino Fundamental (Graduação)
Um estudo sobre a lei nº. 10.639/03 na produção acadêmica - a Região Norte em perspectiva (Graduação)
Guia do Estudante - Editora Abril (Avaliação de cursos)
Reconhecimento de Curso - 98.435 (Avaliação de cursos)
O Nós da rede de 'Apaniguados': oficiais das câmaras e poder político no Estado do Maranhão (primeira metade do século XVIII) (Mestrado)
Nos Confins Ocidentais da Amazônia Portuguesa - mando metropolitano e prática do poder régio na Capitania do Rio Negro no século XVIII (Doutorado)
Reconhecimento de Curso (Avaliação de cursos)
Banca Examinadora do Processo Seletivo - Mestrado - Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (Outra)
Banca Examinadora do Processo Seletivo de Mestrado (Outra)
Negro e Educação: a educação básica no Estado do Pará ()
A Educação no Primeiro Governo de Lauro Sodré (1886-1897): sentidos de uma concepção político-educacional republicana (Mestrado)
Nos confins ocidentais da Amazônia Portuguesa: mando metropolitano e prática do poder régio na Capitania do Rio Negro no século XVIII ()
O riso entre os Jê: figuras cômico-ritualísticas indígenas (Mestrado)
Farinha de "pau" e de "guerra": os usos da farinha no extremo norte (1722-1759) (Mestrado)
Novas vilas, antigas aldeias: o sentido da urbanização na Amazônia Colonial (1751-1759) (Graduação)
Reconhecimento de Curso - 81055 (Avaliação de cursos)
A formação de professores da Primeira República no Pará (1900-1904) (Mestrado)
Urbanização e cultura na Amazônia do século XVII: índios e brancos em Barcelos (Mestrado)
Relações sociais na escola: representações de alunos negros sobre as relações que estabelecem no espaço escolar (Mestrado)
Descimentos privados de índios na Amazônia Colonial (séculos XVII e XVIII) (Graduação)
A prática pedagógica dos professores de História na EJA: dificuldades e possibilidades (Mestrado)
Intrigas galantes: a trajetória de João de São José de Queirós (Mestrado)
"Aleivosias, mortes e roubos". Guerras entre índios e portugueses na Amazônia colonial (1680-1706). (Graduação)
Credenciamento de Nova IES - 58168 (Avaliação de cursos)
Avaliação Credenciamento de Nova IES - 53794 (Avaliação de cursos)
¿Germes da Grandeza': natureza e riqueza na província paraense por Antônio Baena (1832-1850) (Outra)
A ciência de governar: positivismo, evolucionismo e natureza em Lauro Sodré (Mestrado)
Entre conflitos, negociações e representações: a construção do território nacional no Contestado Franco Brasileiro (1890-1900) (Outra)
Roceiros e Vaqueiros na História da Ilha do Marajó (Outra)
A voz de Deus no lar amapaense: notas para uma prolematização das relações entre Igreja Católica e Estado (195-1960) (Graduação)
Bricolage da formação nacional: Estado, Nação e Região na obra de Arthur Cezar Ferreira Reis (Graduação)
A Invenção do Amapá: propaganda política e controle social na administração janarista (1945-1952) (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios (ORGANIZACAO)
VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) (ORGANIZACAO)
Forum de Graduação da Associação Nacional de História - ANPUH - Seção Pará (ORGANIZACAO)
Mesa Redonda - Os ecos da Primeira Guerra: 100 anos de um conflito que mudou o mundo (ORGANIZACAO)
IV Seminário Nacional e VI Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - Ensino Superior e Relações Étnico-Raciais: Estudos e Pesquisas no Brasil (ORGANIZACAO)
I Fórum de Graduação do IFCH: Licenciatura - formação, identidade e profissionalização (ORGANIZACAO)
III Seminário Nacional e V Seminário Regional sobre formação de professores e relações étnico-raciais (ORGANIZACAO)
II Seminário Nacional e IV Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (ORGANIZACAO)
I Seminário Nacional e III Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (ORGANIZACAO)
II Seminário sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (ORGANIZACAO)
I Seminário sobre formação de professores e relações étnico-raciais (ORGANIZACAO)
II Encontro Trabalho & Sociedades: provocações historiográficas (ORGANIZACAO)
I Encontro Trabalho & Sociedades - Amazônia Séculos XVIII e XIX (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
Seminário Internacional América Latina: políticas e conflitos contemporâneos.Integração e emancipação: apontamentos para uma reflexão sobre o protagonismo indígena nos anos 70 e 80 (Seminário)
III Jornada de História do Trabalho na Amazônia.Representações do Trabalho na fundação do Brasil, presentes no livro didático: permanência do "mito das três raças". (Outra)
III Jornada de História do Trabalho na Amazônia.Trabalho, educação e ensino de história na Amazônia: produção do saber histórico escolar sobre a diferença (Outra)
XIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS: Ensino, Direitos e Democracia.A Escola e as Licenciaturas em História: discutindo as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (qual seu lugar nos cursos de formação de professores de História?) (Encontro)
II Simpósio de História em Estudos Amazônicos.A diversidade na história ensinada nos livros didáticos: mudanças e permanências nas narrativas sobre a formação da nação (Simpósio)
JORNADA DA ANPUH: O LUGAR DA HISTÓRIA NO ENSINO ESCOLAR.Ensino de História & Ensino Médio ? perspectivas e possibilidades (Outra)
IV Encontro Internacional do Ensino de História.A construção da identidade nacional no livro didático ? representações da formação do Brasil nas narrativas didáticas (1995-2011) (Encontro)
IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.A construção da identidade nacional no livro didático ? representações da formação do Brasil nas narrativas didáticas (1995-2011) (Encontro)
VII Seminário Nacional e IX Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.Educação e Diversidade (Seminário)
IV Seminário Internacional de História e Historiografia.Unidade na Diferença? Identidade Nacional em Livros Didáticos de História, consumidos na Região Norte (Seminário)
IV Seminário Internacional de História e Historiografia.Ambiente escolar e preconceito e discriminação: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar (Seminário)
IV Seminário Internacional de História e Históriografia.A formação do Brasil no Livro Didático (Seminário)
IX Encontro Regional de História.História e Cidadania: a formação do cidadão crítico (Encontro)
IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibiliddes.O Ensino de História e a formação para a cidadania: usos da história na Educação Básica (Outra)
Jornada de História - Currículo da Educação Básica e Formação do Historiador: questões atuais e perspectivas.A Educação Básica e a Formação do Professor de História: provocações a partir da Lei nº 11.645/08 (Outra)
XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social.A Lei nº 11.645/08 e os desafios contemporâneos para a História ? engendrando novas perspectivas (Simpósio)
XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social.A Lei nº 10.639/08 e os desafios contemporâneos para a História ? engendrando novas perspectivas (Encontro)
III Seminário Internacional: História e Historiografia.Mesa-redonda (Seminário)
XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética.A moral da história 0 ensino de história e formação para a cidadania: uma perspectiva a partir da abordagem que as populações indígena recebem em salas de aula (Simpósio)
II Encontro Paraense de Estudantes de História.História Indígena (Encontro)
XII Feira Pan-Amazônica do livro.Literatura de viajantes,expedições:metáforas do processo histórico (Seminário)
III Ciclo de Palestras sobre Cultura Afro-brasileira.Populações indígenas e Livro Didático - a moral da história (Outra)
Tesouros da Memória: arte, história e memória na Amazônia/Fazenda, alfândega e tesouro do Pará.Fazenda, alfândega e tesouro do Pará (Seminário)
I Seminário sobre formação de professores e relações étnico-raciais.Coordenação da Mesa Redonda 'Educação, corporeidade e territorialidade' (Seminário)
O espaço Atlântico de Antigo Regime: poderes e sociedades.De Guerreiro a Principal: integração das chefias indígenas à estrutura de poder colonial, sob o Directorio dos Índios (1748-1798). (Congresso)
II Encontro Estadual de História do Maranhão.Os historiadores e os índios: a história de um esquecimento (Encontro)
II Encontro Trabalho & Sociedades: Provocações Historiográficas.Os interstícios da Lei Permissiva (Encontro)
Curriculum, História e Sociedade.Comunicação: Ideário Ilustrado e Política Colonial (Seminário)
Simpósio Momentos Fundadores da Formação Nacional.As margens da nacionalidade na fronteira da nação (a construção da nacionalidade no Território Federal do Amapá) (Simpósio)
I Seminário Avançado de Pesquisa da Universidade Federal do Amapá.Coordenação de Mesa Redonda: Experiência nas Áreas de Pesquisa (Seminário)
Avaliação e perspectivas da pesquisa no NAEA.Avaliação e Perspectivas da Pesquisa no NAEA (Oficina)
I Encontro Trabalho & Sociedades - Amazônia - séculos XVIII e XIX.Ideário Ilustrado e Exploração Colonial: as políticas do Estado Português na Capitania do Grão-Pará (Encontro)
XIX Simpósio Nacional de História.Um saber sobre a Amazônia: infância do homem e transformação da natureza (Simpósio)
VII Encontro Regional da Associação Nacional de História - Núcle Rio de Janeiro.A diligência do saber: a construção do conhecimento na viagem filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira (Encontro)
II Encontro Nacional de Alunos de Pós-Graduação em História.Pensamento ilustrado e saber construído: a viagem filosófica às capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá (Encontro)
I Encontro Nacional de Pós-Graduandos em História.A diligência do saber: a busca pela natureza das coisas em uma viagem pelo Brasil, no século XVIII (Encontro)
III Seminário de Iniciação Científica - Prêmio UFF Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia.O outro, ou a construção de nós mesmos (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Parecerista ad-hoc - Revista de História Regional (Assessoria)
Os povos indígenas como agentes históricos no processo de ensino/aprendizagem (Textos Didáticos ou para Discussão)
Histórias em quadrinhos na escola: diversidade e personagens na Amazônia (Textos Didáticos ou para Discussão)
Legislação da Educação Superior (Curso de Curta Duração)
Legislação da Educação Superior (Curso de Curta Duração)
Legislação da Educação Superior (Curso de Curta Duração)
Legislação da Educação Superior (Curso de Curta Duração)
Legislação da Educação Superior (Curso de Curta Duração)
Parecerista ad hoc - Revista Cadernos de Pesquisa (Assessoria)
Parecerista ad hoc - Boletim Ciências Humanas (Assessoria)
Parecerista ad hoc - Revista Tempos Históricos (Assessoria)
Parecerista ad-hoc - Revista Temporalidades (Assessoria)
Parecerista ad hoc - Revista Cadernos de Pesquisa (Assessoria)
Parecerista ad hoc - Revista Tempo - UFF (Assessoria)
O índio no livro didático (Curso de Curta Duração)
Especialização em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental (Curso de Curta Duração)
Os ecos da Primeira Guerra: 100 anos de um conflito que mudou o mundo (Programa de Rádio TV)
Consultor ad hoc - Parecer em Projeto de Pesquisa (Assessoria)
Dossiê: O Atlântico equatorial: sociabilidade e poder nas fronteiras da América portuguesa (Editoração)
Oficina - A inserção da Discussão sobre a produção de Livros Didáticos voltados para a Temática Regional (Curso de Curta Duração)
Parecerista ad hoc - Revista Educar em Revista (Assessoria)
Guia do Estudante - Melhores Universidades (Assessoria)
?Regionalização do Livro Didático? (Programa de Rádio TV)
A vez da literatura amazônica (Programa de Rádio TV)
Programa UFPA-Pesquisa "Recursos Didáticos" (Programa de Rádio TV)
III Seminário Nacional e V Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Outra Producao Tecnica)
Mundos do trabalho na Amazônia: poderes, políticas, etnicidade e cidadania, século XIX (Relatório Pesquisa)
Consultor ad hoc de Relatório de Projeto de Pesquisa contemplado pelo Edital UNIVERSAL - FAPESPA (Assessoria)
O livro didático e a questão étnico-racial: entre práticas e representações (Curso de Curta Duração)
História Indígena e do Indigenismo (Curso de Curta Duração)
Parecerista ad hoc da Revista Estudos Históricos (Trabalho Tecnico)
Parecer sobre o Relatório Anual do Projeto de Extensão "Psicologia aplicada à saúde: integração de Ensino, Pesquisa e Extensão em saúde e desenvolvimento humano" (Trabalho Tecnico)
Parecer sobre Projeto de Curso de Especialização para a implantação da Lei n°. 10.639/03". (Trabalho Tecnico)
Parecer de Projeto de Pesquisa: "Festas Populares em Belém: sociabilidade festiva e práticas culturais em espaço urbano". (Trabalho Tecnico)
Parecer de Projeto de Curso de Extensão "I Curso de Extensão sobre Realidade Brasileira a partir dos Grandes Pensadores Brasileiros". (Trabalho Tecnico)
Parecer sober o Relatório Final do Projeto de Pesquisa 'Vergonha ou intimidação? um retrato da violência conta a mulher na cidade de Belém', de autoria da profª. Drª. Mônica Conrado. (Trabalho Tecnico)
Parecer sobre o Projeto de Extensão 'A importância do comportamento da chuva no Distrito Industrial de Ananindeua para a população de Ananindeua, no Estado do Pará', de autoria da profª. Drª. Odete Cardoso de Oliveira Santos (Trabalho Tecnico)
Parecer sobre o Projeto de Pesquisa 'Manejo econômico de ecossistemas pré-coloniais: lições para o desenvolvimento sustentável da Ilha de Marajó', de autoria da profª. Drª. Denise Pahl Schaan (Trabalho Tecnico)
Diferença e Etnia no Universo Escolar: um estudo sobre os atores e conteúdos étnicos na Educação (Trabalho Tecnico)
Relatório Final de Pesquisa: Fronteiras, Trabalho e Estado - Amazônia Brasileira nos séculos XVIII e XIX (Trabalho Tecnico)
História e Historiografia da Amazônia I (Curso de Curta Duração)
Fundamentos de Projeto de Pesquisa (Curso de Curta Duração)
Tópicos Especiais 2 (Curso de Curta Duração)
Tópicos Especiais I (Curso de Curta Duração)
Relatório Final de Renovação Projeto Integrado Trabalhadores e Sociedades Agrárias no Grão-Pará: rupturas nos séculos XVIII e XIX (Trabalho Tecnico)
Linhagens Historiográficas Contemporâneas (Curso de Curta Duração)
Relatório Final do II Encontro Trabalho e Sociedade: Amazônia Séculos XVIII e XIX (Trabalho Tecnico)
Fronteiras, Trabalho e Estado - Amazônia Brasileira nos séculos XVIII e XIX (Trabalho Tecnico)
Sociabilidades no Sertão da Amazônia (Curso de Curta Duração)
Relatório Parcial de Pesquisa - Projeto Integrado Trabalhadores e Sociedades Agrárias no Grão-Pará: rupturas nos séculos XVIII e XIX (agosto 1998/fevereiro 2000) (Trabalho Tecnico)
Relatório Final de Pesquisa - Projeto Integrado Trabalhadores e Sociedades Agrárias no Grão-Pará: rupturas nos séculos XVIII e XIX (fevereiro/julho 2000) (Trabalho Tecnico)
Relatório Semestral à Coordenadoria de Bolsas - Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura (Trabalho Tecnico)
Relatório Semestral à Coordenadoria de Bolsas - Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura (Trabalho Tecnico)
Relatório Semestral à Coordenadoria de Bolsas - Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura (Trabalho Tecnico)
Relatório Final de Pesquisa - Projeto: Mulher e Literatura no Brasil (Trabalho Tecnico)
Relatório Semestral - Projeto: O cotidiano dos portugueses no Rio de Janeiro: a questão do antilusitanismo no Império (Trabalho Tecnico)
Relatório Semestral - Projeto: O cotidiano dos portugueses no Rio de Janeiro: a questão do antilusitanismo no Império (Trabalho Tecnico)
Relatório das atividades desenvolvidas durante os meses de março a junho de 1992 - Projeto: A construção da ordem burguesa no meio rural fluminense - 1890-1930 (Trabalho Tecnico)
Relatório das atividades desenvolvidas durante os meses de junho a outubro de 1992 - Projeto: A construção da ordem burguesa no meio rural fluminense - 1890-1930 (Trabalho Tecnico)

Especialidades

* As especialidades listadas abaixo tem uma relação quantitativa de vezes que aparece no lattes do pesquisador.
Descrição Ocorrência
História do Brasil República
História Regional do Brasil
História do Brasil Colônia
Métodos e Técnicas de Ensino
História do Brasil Império
História da Educação
Antropologia Educacional

Profissionais Relacionados

Mauro Cezar Coelho
27
Fernando Roque Fernandes
7
Jonas Marçal de Queiroz
6
Rosa Elizabeth Acevedo Marin
6
Patrícia Melo Sampaio
3
Nicelma J. Brito Soares
3
Vinícius Zúniga Melo
3
Rafael da Silva Saldanha
3
Flávio dos Santos Gomes
3
Franciane Gama Lacerda
2
Leandro Castro Novo
2
Radanés Aurélio Lima Vale
2
Marcus Vinicius Valente Bararuá
2
Marcus dos Reis Ferreira
2
Karl Heinz Arenz
2
Eveline Almeida de Sousa
2
Márcia Pimentel
2
Diogo Soares Camelo
2
Patrícia Raiol Castro de Melo
2
Rafael Rogério Nascimento dos Santos
1
Eunice Sueli Nodari
1
Gabriela Pellegrino Soares
1
Ângelo Aparecido Priori
1
Iris Kantor
1
Renilson Rosa Ribeiro
1
Reinaldo Lindolfo Lohn
1
Rodrigo Patto Sá Motta
1
Núcia Alexandre Silva de Oliveira
1
Silvia Maria Fávero Arend
1
Marta Margarida de Andrade Lima
1
José Alves de Souza Júnior
1
et al
1
Itamar Freitas
1
Samira Peruchi Moretto
1
Giselle Venâncio
1
Tania Regina de Luca
1
Agenor Sarraf Pacheco
1
Maria Aparecida da Silva Bento
1
Daniela Martins Pereira Fernandes
1
Taissa Cordeiro Bichara
1
Maria de Fátima Gomes Costa
1
Fernando de Araújo Penna
1
Márcio Couto Henriques
1
Ivany Pinto Nascimento
1
Magda Ricci
1
Carlos Aldemir Farias da Silva
1
Jane Felipe Beltrâo
1
Luciana Miranda
1
Dulce Oliveira Amarante dos Santos
1
Paulo Pinheiro Machado
1
Marlene de Fáveri
1
Luciana Marinho
1
Geraldo Prado
1
Murilo Meihy
1
Alexandre Fortes
1
Helenice Aparecida Bastos Rocha
1
Janine Gomes da Silva
1
Marluza Harres
1

Palavras-chave

Educação
103
Amazônia Colonial
82
História Indígena
70
Ensino de História
65
Relações Étnico-raciais
47
Diretório dos Índios
41
Formação de professores
40
Amazônia
39
História do Índigenismo
37
Ensino Fundamental
35
Livro Didático
35
Ensino-aprendizagem
31
Iluminismo
27
Historiografia Brasileira
27
Historiografia
21
Civilização
20
Política indigenista
20
Ensino Superior
18
História da Educação
15
Historia Natural
14
História da Amazônia
14
Colônia
13
Nação
12
História do Brasil
12
Avaliação
11
Lei 10.639/03
11
Fronteira
11
Teoria da História
11
Conhecimento
10
Alexandre Rodrigues Ferreira
10
Política
9
História Social
9
Legislação Educacional
9
Licenciatura
9
Reformas Pombalinas
8
Trabalho
8
Discriminação
7
Índios
7
Política Pombalina
7
Saber Escolar
7
Urbanização
7
Diferença
7
Relações de Poder
6
Populações Indígenas
6
Intelectuais
6
Chefias Indígenas
5
Memória
5
Identidade
5
Produção Acadêmica
5
Império
5
Preconceito
5
Educação quilombola
5
Currículo
5
Educação Básica
5
Amapá
5
Representação
5
Poder
5
História Natural
5
Projeto Político Pedagógico
4
Indigenismo
4
Viagem Filosófica
4
História em Quadrinhos
4
Técnicas de Ensino Aprendizagem
4
Metodologia da pesquisa
4
Diversidade cultural
4
América Portuguesa
4
Terra
4
Escravidão
4
Escola
3
Patrimônio Histórico
3
Cultura Juvenil
3
Etnogênesis
3
Metodologia
3
Pesquisa
3
História da Ciência
3
Economia
3
Pertenças e Identidades Étnicas
3
Racismo
3
Populismo
3
Docência
3
Trabalhismo
3
Xikrin do Djudje-ko
3
Festa
3
Diretores de Povoação
3
Reforma Pombalina
3
Abastecimento
3
História
3
Lei 11.645/08
3
Região Norte
2
Paternalismo
2
República
2
Cultura popular
2
Evolução
2
música
2
Antonio Landi
2
Literatura
2
Política Indígena
2
Adolescentes
2
Produção intelectual de Estudantes
2
Fontes
2
Hierarquia
2
Urbanismo
2
Pesquisa & Desenvolvimento
2
Sociabilidades
2
Improviso
2
Territórios
2
Industrialização
2
Religiosidade
2
Lauro Sodré
2
Entradas e Bandeiras
2
Educação de Jovens e Adultos
2
Primeira Guerra Mundial
2
Positivismo
2
Transgressão
2
Intervenção Escolar
1
Portugal
1
Ditadura Civil-Militar
1
Antropologia História
1
Arthur Cezar Ferreira Reis
1
Estágio Supervisionado
1
Mercês
1
Contestado
1
Guarani Mbya
1
Relações sociais
1
Conhecimento Histórico
1
Regime Militar
1
Reformas pombalina
1
Diplomacia
1
Estado da Arte
1
Teoria
1
Contrabando
1
Corpos de Trabalhadores
1
Rio Negro
1
Demarcações e Limites
1
Mapas
1
Krahô
1
Tropas Militares
1
Práticas pedagógicas
1
4º Ano do Ensino Fundamental
1
Educação Escolar Indígena
1
Xingú
1
Currículo da Escola Básica
1
Políticas públicas educacionais
1
Emancipação
1
Mando metropolitano
1
Hotxuá
1
Câmaras
1
Ciência
1
Progresso
1
Imigração
1
Diretório Pombalino
1
Amazônia Imperial
1
Consciência História
1
Projetos Desenvolvimentistas
1
Protagonismo Indígena
1
Francisco Xavier de Mendonça Furtado
1
História da Arte
1
Iconografia
1
Altamira
1
Terra Sem Mal
1
Polícia Militar
1
Junta das Missões
1
Estudos de Pós-Graduação
1
Ensino Médio
1
Interventorias
1