Ano | Título |
---|---|
A história de um passado ?injusto?: povos indígenas, livro didático e formação para cidadania HISTÓRIA UNICAP,v.4,p.75-89 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
Nem heróis, nem vilões: o lugar dos diretores de povoações nas dinâmicas de transgressão à lei do Diretório dos Índios (1757-1798) Revista de História (USP),v.174,p.101-129 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
Pode de branco, poder de índio Revista de História (Rio de Janeiro),v.10,p.70-73 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
Lugar de formação: a produção intelectual discente sobre ensino de história na pós-graduação stricto sensu na região norte História & Ensino (UEL),v.21,p.181-207 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar Revista do Instituto de Estudos Brasileiros,v.62,p.32-53 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
A diversidade na história ensinada nos livros didáticos: mudanças e permanências nas narrativas sobre a formação da nação História e Diversidade,v.6,p.6-21 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
História Indígena - provocações para os historiadores História Viva (São Paulo),v.XI,p.24-27 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
História, historiografia e saber histórico escolar: a educação para as relações étnico-raciais e o saber histórico na literatura didática Revista Espaço Pedagógico,v.21,p.358-379 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso Educar em Revista (Impresso),v.,p.67-84 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
'Jogando verde e colhendo maduro': historiografia e saber histórico escolar no ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira Territórios e Fronteiras (Online),v.6,p.92-107 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
Música. raça e preconceito no Ensino Fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes Afro-Ásia,v.48,p.311-333 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
A Educação na Região Norte: apontamentos iniciais Amazônica: Revista de Antropologia (Online),v.5,p.140-175 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
?Monstruoso systema (...) intrusa e abusiva jurisdicção?: o Diretório dos Índios no discurso dos agentes administrativos coloniais (1777-1798) Revista de Historia (USP),v.168,p.100-130 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
Por linhas tortas: a Educação para a diversidade e a questão étnico-racial em escolas da Região Norte: entre virtudes e vícios Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN,v.4,p.137-155 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
Educação dos índios na Amazônia do século XVIII: uma opção laica. Revista Brasileira de História da Educação,v.18,p.95-118 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
Os limites da igualdade: a inserção indígena na sociedade colonial paraense do Diretório dos Índios (1757-1798) Canoa do Tempo (UFAM),v.2,p.229-252 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
O Imenso Portugal: vilas e lugares no Vale Amazônico Territórios e Fronteiras (UFMT. Impresso),v.1,p.263-283 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
A construção de uma lei: o Diretório dos Índios Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro,v.168,p.29-48 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
O Diretório dos Índios e as Chefias Indígenas: uma inflexão Campos (UFPR),v.7,p.117-134 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
Índios e historiografia. Os limites do problema: o caso do Diretório dos Índios Ciências Humanas em Revista (UFMA),v.3,p.9-38 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
De Caboclo a Brasileiro: estado e nacionalidade no Território Federal do Amapá Saeculum (UFPB),v.10,p.141-162 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
As margens da nacionalidade na fronteira da nação (a construção da nacionalidade no Território Federal do Amapá) Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro,v.408,p.273-295 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
A descendência de Noé: a Viagem Filosófica e a promessa de uma Amazônia Iluminada Amazônia em Cadernos,v.6,p.67-125 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
A Regeneração da Amazônia: crítica moral à colonização portuguesa na Amazônia, no contexto da Ilustração Saeculum (UFPB),v.4/5,p.155-176 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
A Civilização da Amazônia - Alexandre Rodrigues Ferreira e o Diretório dos Índios: a educação de indígenas e luso-brasileiros pela ótica do trabalho Revista de História Regional,v.5,p.149-175 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) | |
Um conhecimento sobre o homem - os indígenas do Rio Negro nas reflexões de Alexandre Rodrigues Ferreira Anais do Arquivo Público do Pará,v.3,p.215-237 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO) |
Ano | Título |
---|---|
Integração e emancipação: apontamentos para uma reflexão sobre o protagonismo indígena nos anos 70 e 80 - Seminário Internacional América Latina: políticas e conflitos contemporâneos (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
Um Brasil da diferença? Nação e nacionalidade em Livros Didáticos de História, consumidos na Região Norte - XXVIII Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/RESUMO) | |
A lei no . 10.639/03 e consciência histórica: ensino de História e os desafios da Diversidade - XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento Histórico e Diálogo Social (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
O Campo improvisado: prática docente nos relatos de professores - VI Congresso Português de Sociologia:mundos sociais-saberes e práticas (Participação em Eventos/RESUMO) | |
As populações indígenas no livro didático, ou a construção de um agente histórico ausente - 30a. Reunião Anual da ANPED (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
As populações indígenas no livro didático,ou a construção de um agente hiostórico ausente - 30a Reunião da ANPED (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Estado, Intelectuais e a questão indígena no Pará ? Século XIX - IV SIMPÓSIO NACIONAL ESTADO E PODER: INTELECTUAIS (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
De Guerreiro a Principal: integração das chefias indígenas à estrutura de poder colonial, sob o Directorio dos Índios (1758-1798) - O espaço atlântico de Antigo Regime: poderes e sociedades. (Participação em Eventos/RESUMO) | |
De Guerreiro a Principal: integração das chefias à estrutura de poder colonial, sob o Diretório dos Índios (1758-1798) - O espaço atlântico de Antigo Regime: poderes e sociedades. (Participação em Eventos/COMPLETO) | |
Ideário Ilustrado e Exploração Colonial: as políticas do Estado Português na Capitania do Grão-Pará (1772-1808) - XXI Simpósio Nacional de História: A História no Novo Milênio - entre o individual e o coletivo (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Ideário Ilustrado e Exploração Colonial: as políticas do Estado português na Província do Grão-Pará (idealizações e paradoxos) 1772-1808 - Avaliação e Perspectivas da Pesquisa no NAEA (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Ideário Ilustrado e Exploração Colonial: as políticas do Estado Português na Província do Grão-pará (idealizações e paradoxos) 1772-1808. - I Encontro Trabalho & Sociedades - Amazônia - Séculos XVIII e XIX. (Participação em Eventos/RESUMO) | |
Um saber sobre a Amazônia: infância do homem e a transformação da natureza. - XIX Simpósio Nacional de História (Participação em Eventos/RESUMO) | |
A viagem filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira - Iº Encontro Nacional de Pós-Graduandos em História (Participação em Eventos/RESUMO) |
Ano | Título |
---|---|
O Ensino de História Hoje: questões, debates e desafios - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
A História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Representações do Trabalho na fundação do Brasil, presentes no livro didático: permanência do 'mito das três raças'. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Mesa Redonda - Currículo de História e Educação para a Diferença: limites e possibilidades de um currículo comum - (Apresentação de Trabalho/OUTRA) | |
A colonização portuguesa na América nos livros didáticos de História - uma reflexão sobre o Ensino de História na Educação Básica - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
A Escola e as Licenciaturas em História: discutindo as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (qual seu lugar nos cursos de formação de professores de História?) - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Diligência e felicidade: a construçpão do saber em Alexandre Rodrigues Ferreira - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Mesa Redonda - O livro didático de História hoje: prescrições e práticas nacionais e transnacionais - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Formar para a cidadania no Brasil Contemporâneo: dilemas da formação docente - (Apresentação de Trabalho/OUTRA) | |
A diversidade na história ensinada nos livros didáticos: mudanças e permanências nas narrativas sobre a formação da nação - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO) | |
Um Brasil da diferença? Nação e nacionalidade em Livros Didáticos de História, consumidos na Região Norte - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO) | |
A Educação Básica e a Formação do Professor de História: provocações a partir da Lei nº 11.645/08 - (Apresentação de Trabalho/OUTRA) | |
O Ensino de História: desafios contemporâneos - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
História e Cidadania: a formação do cidadão crítico - (Apresentação de Trabalho/OUTRA) | |
O Ensino de História e a formação para a cidadania: usos da história na Educação Básica - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Ensino de História: tendências e perspectivas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Mesa Redonda - Povos Indígenas e Ensino Superior - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO) | |
A Lei nº 10.639/08 e os desafios contemporâneos para a História ? engendrando novas perspectivas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
A Lei nº 11.645/08 e os desafios contemporâneos para a História ? engendrando novas perspectivas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
A lei nº 10.639/03 e consciência histórica: ensino de história e os desafios da diversidade - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Hierarquias da Cor e Ensino de História: a lei nº. 10.639/03 - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Mesa Redonda - Ministrando Estudos Amazônicos: limites e possibilidades da literatura didática - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Paisagens nas fronteiras: natureza e sociedade nos confins da América Portuguesa - (Apresentação de Trabalho/SIMPOSIO) | |
A presença da Igreja na conformação da cidade de Belém e na ocupação da Amazônia - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Mesa Redonda - Ensino de História e Memória - (Apresentação de Trabalho/OUTRA) | |
Marcos Legais, educação e diversidade cultural - (Apresentação de Trabalho/SEMINARIO) | |
A moral da história - ensino de história e formação para a cidadania: uma perspectiva a partir da abordagem que as populações indígenas recebem em salas de aulas - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Índios,negócios e comércio no contexto do Diretório Pombalino na Amazônia - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
As populações indígenas e a memória história: a construção de heróis - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
O Índio e a Educação no Brasil: as populações indígenas na Educação Básica - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
As chefias indígenas e a estrutura de poder colonial, sob o Diretório dos Índios (1758-1798) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
As populações indígenas e a sociedade brasileira - história e memória. - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
O Índio e a Memória Histórica - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
De guerreiro a principal: integração das chefias indígenas à estrutura de poder colonial, sob o Diretório dos Índios (1758-1798) - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
A presença do Índio na historiografia brasileira - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
O Diretório dos Índios: uma lei colonial em meio às Reformas Pombalinas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Os interstícios da lei permissiva - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Ideário Ilustrado e Política Colonial - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Um diplomata na colônia: as formulações de Alexandre Rodrigues Ferreira na defesa das terras do Cabo Norte - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA) | |
Margens da História, Fronteiras da Nação - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Experiências nas Áreas de Pesquisa - (Apresentação de Trabalho/OUTRA) | |
Um saber sobre a Amazônia: infância do homem e transformação da natureza - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Reformas pombalinas na Amazônia - (Apresentação de Trabalho/OUTRA) | |
A Diligência do Saber: a construção dou conhecimento na viagem filósofica de Alexandre Rodrigues Ferreira - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
Pensamento Ilustrado e Saber Construído: a viagem filosófica às capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
A viagem filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) | |
O Outro ou a Construção de nós mesmos - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO) |
Ano | Título |
---|---|
Os povos indígenas como agentes históricos no processo de ensino/aprendizagem | |
Que enredo tem essa história? A colonização portuguesa na América nos livros didáticos de história | |
História em quadrinhos na Escola: diversidade e personagens na Amazônia | |
Os índios do Brasil em perspectiva histórica: possibilidades de trabalhar a História Indígena em sala de aula | |
O ensino de história e os desafios da diversidade: a conformação da consciência histórica nos processos de implementação da lei nº 10.639/03 | |
A educação para a diversidade e a questão étnico-racial: apontamentos para a análise de práticas em curso | |
Moral da História: a representação do índio em livros didáticos | |
Sociabilidades e hierarquias no Ensino Fundamental: música, cor e preconceito | |
Região Norte | |
Hierarquias em perspectiva na Escola: música, raça e preconceito no Ensino Fundamental | |
As populações indígenas no livro didático ou a construção de um agente histórico ausente | |
A história, o índio e o livro didático: apontamentos para uma reflexão sobre o saber histórico escolar | |
Índios, negócios e comércio no contexto do Diretório dos Índios - Vale Amazônico (1755-1798) | |
O livro didático e as populações indígenas: um estudo sobre as representações formuladas para o Ensino Fundamental | |
O improviso em sala de aula: a prática docente em perspectiva | |
O Diretório dos Índios: possibilidades de investigação. | |
Um diplomata na Colônia: as formulações de Alexandre Rodrigues Ferreira na defesa das terras do Cabo Norte | |
Diários sobre o Cabo Norte: interesses de Estado e Relato de Viajantes | |
Fronteiras da História, limites do saber: a Amazônia e seus intérpretes | |
A Cultura do Trabalho: o Diretório dos Índios e um novo paradigma de colonização na Amazônia do século XVIII | |
As viagens filosóficas de Charles-Marie de La Condamine e Alexandre Rodrigues Ferreira - Ensaio Comparativo |
Ano | Título |
---|---|
Do Sertão para o Mar - um estudo sobre a experiência portuguesa na América: o caso do Diretório dos Índios (1750-1798) | |
Entre virtudes e vícios: educação, sociabilidades, cor e ensino de história | |
Historiando o Pará | |
Trajetórias da Diversidade na Educação: formação, patrimônio e identidade | |
Fundação de Belém | |
Raça, cor e diferença: a escola e a diversidade | |
A epistemologia de uma viagem: Alexandre Rodrigues Ferreira e o conhecimento construído na Viagem Filosófica às capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá | |
Raça, cor e diferença: a escola e a diversidade | |
Meandros da História: trabalho e poder no Pará e Maranhão, séculos XVIII e XIX | |
Amazônia, modernização e conflito - séculos XVIII e XIX | |
Relatos de Fronteiras: Fontes para a História da Amazônia - séculos XVIII e XIX. |
Ano | Título |
---|---|
Histórias em quadrinhos na escola: diversidade e personagens na Amazônia | |
Os povos indígenas como agentes históricos no processo de ensino/aprendizagem |
Ano | Título |
---|---|
Textos e contextos do ensino de História | |
Historiografia e Nação no Brasil ? um clássico e suas possibilidades, da gênese da historiografia ao lugar da História Ensinada nos dias de hoje | |
Entre Mares: o Brasil dos Portugueses |
Ano | Título |
---|---|
A historiografia da Amazônia Colonial e seus desafios (Palestra) - Local: Universidade Federal do Amazonas | |
Mesa-redonda: A reformulação dos Projetos Pedagógicos frente às proposições do Ministério da Educação (Debatedor) - Local: | |
Direitos humanos, territórios e particpação na Amazônia (Palestra) - Local: | |
A moral da história: uma perspectiva a partir da abordagem que as populações indígenas recebem em salas de aula (Palestra) - Local: Universidade Federal do Amazonas | |
Seminários do Programa de Pós-graduação em História Social e do Laboratório de História da Universidade Federal do Pará (Debatedor) - Local: Universidade Federal do Pará | |
O Diretório Indígena no Grão-Pará (Palestra) - Local: Universidade Federal do Maranhão | |
O Índio e a Educação no Brasil: as populações indígenas na educação básica (Palestra) - Local: Universidade da Amazônia | |
Historiografia Amazônica/Período Colonial: a Fronteira na História e a História na Fronteira (Palestra) - Local: Universidade do Rio de Janeiro | |
Diretório dos Índios (Palestra) - Local: Núcleo Universitário de Tailândia - PA | |
A diligência do saber: uma viagem filosófica pelo Brasil do século XVIII (Palestra) - Local: Laboratório de História da Universidade Federal do Pará |
Ano | Título |
---|---|
Concurso Público para a Carreira de Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (Concurso público) | |
Concurso Público para a Carreira de Magistério Superior - Universidade Federal do Pará - Estágio de Docência (Concurso público) | |
Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de Cargo para a Carreira do Magistério Superior da Universidade do Estado do Amazonas (Concurso público) | |
Concurso Público para Provimento de Vaga de Professor Adjunto da matéria Teoria da História (Concurso público) | |
Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vaga na Carreira do Magistéiro Público Superior da Universidade do Estado do Amazonas (Concurso público) | |
Concurso Público para Provimento de vaga na Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Pará (Concurso público) | |
Concurso para Professor Efetivo - Matéria Metodologia da História (Concurso público) | |
Concurso Público para Professor Efetivo (Assistente) - Matéria História Geral da Educação (Concurso público) | |
Concurso Público para Professor Efetivo - Matéria História Indigena e do Indígenismo (Concurso público) | |
Professor Substituto - História da América (Concurso público) | |
Um estudo sobre o estado do conhecimento o tocante à implementação da Lei n. 10.639/03 na Educação Básica (2009-2016) (Mestrado) | |
A formação de professores para Educação Básica: entre a legislação e a representação dos discentes nos cursos de Linguística, Letras e Artes, na UFPA () | |
Formação Inicial de professores na UFPA: representações sociais dos discentes das áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas () | |
O ensino de história africana e afro-brasileira à luz do debate pós-colonial: estado da arte da produção final dos discentes nos programas de pós-graduação em História das regiões Norte e Centro-Oeste (1998-2012) (Mestrado) | |
Premio Capes de Tese Edição 2017 (Outra) | |
O cacau e a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão () | |
Um estudo sobre as produções acadêmicas no tocante a implementação da lei nº 10.639/2003 na Educação Básica () | |
Para o governo da sal, tainhas e dos índios: as salinas e o pesqueiro real no Estado do Maranhão e Pará (Mestrado) | |
"Entre índios e verbetes: a política linguística na Amazônia portuguesa e a produção de dicionários em Língua Geral por jesuítas centro-europeus (1720-1759)" (Mestrado) | |
"Eles são indígenas e nós também": pertenças e identidades étnicas entre Xypaia e Kuruaya em Altamira/PA (Doutorado) | |
Reconhecimento - Protocolo de Compromisso 127567 (Avaliação de cursos) | |
Guia do Estudante - Editora Abril (Avaliação de cursos) | |
Banca de Seleção Processo Seletivo - Mestrado - Programa de Pós-Graduação em História (Outra) | |
Entre a liberdade e o cativeiro: a junta das Missões e os Índios na Capitania do Maranhão (1720-1757) () | |
Gente de Guerra, fronteira e sertão: índios e soldados na capitania do Grão-Pará (1680-1755) () | |
Um estudo sobre a educação (formação) militar no Estado do Pará (1988-2010) () | |
Os mapas e o ensino de história (Graduação) | |
Árvore genealógica, identidade e diferença no espaço escolar (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
Memórias e saberes em terra de quilombos: a narrativa como suporte didático nas discussões sobre identidade (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
Formação continuada e prática docente: reflexões e ações na questão das relações étnico-raciais nas escolas da USE 01 (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
A questão étnico-racial e vivências pedagógicas: tecendo novos olhares (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
Na Trilhadas relações raciais no Abacatal: o desafio da Lei nº 10.639/03 (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
Tecidos africanos na escola (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
Circuito de (des)construção de identidades nacionais: projeto de intervenção com estudantes do Ensino Fundamental 6º ano ao 9º ano (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
Formação continuada em Relações Étnico-raciais para o Ensino Fundamental: práticas pedagógicas de combate ao racismo, preconceito e discriminação racial (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
Desconstrução de preconceito e violência no ambiente escolar (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
Formação continuada de professores quilombolas em ênfase em práticas pedagógicas (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
O uso dos jogos africanos como recurso no Ensino Fundamental (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
Valorização da identidade negra por meio da leitura mediada (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
A identidade negra a partir da data comemorativa 20 de novembro (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
A representatividade da identidade da mulher negra no Brasil (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
O protagonismo social contemporâneo do(a) negro(a) na mídia televisiva (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
Lei nº 10.639/03 e gibis na Escola de Ensino Fundamental: ingênuas comédias, construções racistas (Curso de aperfeiçoamento/especialização) | |
De Sonhos ao Oguatá Guassu em busca da(s) Terra(s) Isenta(s) de Mal (Doutorado) | |
Autorização de Curso - 108722 (Avaliação de cursos) | |
O papel da mulher Mebengokre Xikrin Djudje-ko na continuação de sua comunidade, diante do processo histórico atual () | |
Ciclopes e profetas no Vale Amazônico: visões de natureza no tempo das demarcações (1750-1799) (Doutorado) | |
A Educação Básica no Estado do Pará (1970-1985) (Doutorado) | |
Reconhecimento de Curso - Avaliação 105082 (Avaliação de cursos) | |
Guia do Estudante - Editora Abril (Avaliação de cursos) | |
Reconhecimento de Curso - 108562 (Avaliação de cursos) | |
Renovação de Reconhecimentop (Avaliação de cursos) | |
A empresa dos resgates e a administração fazendária no Estado do Maranhão (1688-1751) () | |
Ocupação e abastecimento no Estado do Maranhão (1640-1750) () | |
A Nobreza na Capitania do Pará: sua composição e suas formas de exercício do poder local na primeira metade do século XVIII () | |
O planejamento no Ensino de História: o que dizem os professores de História do Ensino Fundamental (Graduação) | |
Um estudo sobre a lei nº. 10.639/03 na produção acadêmica - a Região Norte em perspectiva (Graduação) | |
Guia do Estudante - Editora Abril (Avaliação de cursos) | |
Reconhecimento de Curso - 98.435 (Avaliação de cursos) | |
O Nós da rede de 'Apaniguados': oficiais das câmaras e poder político no Estado do Maranhão (primeira metade do século XVIII) (Mestrado) | |
Nos Confins Ocidentais da Amazônia Portuguesa - mando metropolitano e prática do poder régio na Capitania do Rio Negro no século XVIII (Doutorado) | |
Reconhecimento de Curso (Avaliação de cursos) | |
Banca Examinadora do Processo Seletivo - Mestrado - Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (Outra) | |
Banca Examinadora do Processo Seletivo de Mestrado (Outra) | |
Negro e Educação: a educação básica no Estado do Pará () | |
A Educação no Primeiro Governo de Lauro Sodré (1886-1897): sentidos de uma concepção político-educacional republicana (Mestrado) | |
Nos confins ocidentais da Amazônia Portuguesa: mando metropolitano e prática do poder régio na Capitania do Rio Negro no século XVIII () | |
O riso entre os Jê: figuras cômico-ritualísticas indígenas (Mestrado) | |
Farinha de "pau" e de "guerra": os usos da farinha no extremo norte (1722-1759) (Mestrado) | |
Novas vilas, antigas aldeias: o sentido da urbanização na Amazônia Colonial (1751-1759) (Graduação) | |
Reconhecimento de Curso - 81055 (Avaliação de cursos) | |
A formação de professores da Primeira República no Pará (1900-1904) (Mestrado) | |
Urbanização e cultura na Amazônia do século XVII: índios e brancos em Barcelos (Mestrado) | |
Relações sociais na escola: representações de alunos negros sobre as relações que estabelecem no espaço escolar (Mestrado) | |
Descimentos privados de índios na Amazônia Colonial (séculos XVII e XVIII) (Graduação) | |
A prática pedagógica dos professores de História na EJA: dificuldades e possibilidades (Mestrado) | |
Intrigas galantes: a trajetória de João de São José de Queirós (Mestrado) | |
"Aleivosias, mortes e roubos". Guerras entre índios e portugueses na Amazônia colonial (1680-1706). (Graduação) | |
Credenciamento de Nova IES - 58168 (Avaliação de cursos) | |
Avaliação Credenciamento de Nova IES - 53794 (Avaliação de cursos) | |
¿Germes da Grandeza': natureza e riqueza na província paraense por Antônio Baena (1832-1850) (Outra) | |
A ciência de governar: positivismo, evolucionismo e natureza em Lauro Sodré (Mestrado) | |
Entre conflitos, negociações e representações: a construção do território nacional no Contestado Franco Brasileiro (1890-1900) (Outra) | |
Roceiros e Vaqueiros na História da Ilha do Marajó (Outra) | |
A voz de Deus no lar amapaense: notas para uma prolematização das relações entre Igreja Católica e Estado (195-1960) (Graduação) | |
Bricolage da formação nacional: Estado, Nação e Região na obra de Arthur Cezar Ferreira Reis (Graduação) | |
A Invenção do Amapá: propaganda política e controle social na administração janarista (1945-1952) (Graduação) |
Ano | Título |
---|---|
XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios (ORGANIZACAO) | |
VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) (ORGANIZACAO) | |
Forum de Graduação da Associação Nacional de História - ANPUH - Seção Pará (ORGANIZACAO) | |
Mesa Redonda - Os ecos da Primeira Guerra: 100 anos de um conflito que mudou o mundo (ORGANIZACAO) | |
IV Seminário Nacional e VI Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - Ensino Superior e Relações Étnico-Raciais: Estudos e Pesquisas no Brasil (ORGANIZACAO) | |
I Fórum de Graduação do IFCH: Licenciatura - formação, identidade e profissionalização (ORGANIZACAO) | |
III Seminário Nacional e V Seminário Regional sobre formação de professores e relações étnico-raciais (ORGANIZACAO) | |
II Seminário Nacional e IV Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (ORGANIZACAO) | |
I Seminário Nacional e III Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (ORGANIZACAO) | |
II Seminário sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (ORGANIZACAO) | |
I Seminário sobre formação de professores e relações étnico-raciais (ORGANIZACAO) | |
II Encontro Trabalho & Sociedades: provocações historiográficas (ORGANIZACAO) | |
I Encontro Trabalho & Sociedades - Amazônia Séculos XVIII e XIX (ORGANIZACAO) |
Ano | Título |
---|---|
Seminário Internacional América Latina: políticas e conflitos contemporâneos.Integração e emancipação: apontamentos para uma reflexão sobre o protagonismo indígena nos anos 70 e 80 (Seminário) | |
III Jornada de História do Trabalho na Amazônia.Representações do Trabalho na fundação do Brasil, presentes no livro didático: permanência do "mito das três raças". (Outra) | |
III Jornada de História do Trabalho na Amazônia.Trabalho, educação e ensino de história na Amazônia: produção do saber histórico escolar sobre a diferença (Outra) | |
XIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS: Ensino, Direitos e Democracia.A Escola e as Licenciaturas em História: discutindo as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (qual seu lugar nos cursos de formação de professores de História?) (Encontro) | |
II Simpósio de História em Estudos Amazônicos.A diversidade na história ensinada nos livros didáticos: mudanças e permanências nas narrativas sobre a formação da nação (Simpósio) | |
JORNADA DA ANPUH: O LUGAR DA HISTÓRIA NO ENSINO ESCOLAR.Ensino de História & Ensino Médio ? perspectivas e possibilidades (Outra) | |
IV Encontro Internacional do Ensino de História.A construção da identidade nacional no livro didático ? representações da formação do Brasil nas narrativas didáticas (1995-2011) (Encontro) | |
IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.A construção da identidade nacional no livro didático ? representações da formação do Brasil nas narrativas didáticas (1995-2011) (Encontro) | |
VII Seminário Nacional e IX Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.Educação e Diversidade (Seminário) | |
IV Seminário Internacional de História e Historiografia.Unidade na Diferença? Identidade Nacional em Livros Didáticos de História, consumidos na Região Norte (Seminário) | |
IV Seminário Internacional de História e Historiografia.Ambiente escolar e preconceito e discriminação: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar (Seminário) | |
IV Seminário Internacional de História e Históriografia.A formação do Brasil no Livro Didático (Seminário) | |
IX Encontro Regional de História.História e Cidadania: a formação do cidadão crítico (Encontro) | |
IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibiliddes.O Ensino de História e a formação para a cidadania: usos da história na Educação Básica (Outra) | |
Jornada de História - Currículo da Educação Básica e Formação do Historiador: questões atuais e perspectivas.A Educação Básica e a Formação do Professor de História: provocações a partir da Lei nº 11.645/08 (Outra) | |
XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social.A Lei nº 11.645/08 e os desafios contemporâneos para a História ? engendrando novas perspectivas (Simpósio) | |
XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social.A Lei nº 10.639/08 e os desafios contemporâneos para a História ? engendrando novas perspectivas (Encontro) | |
III Seminário Internacional: História e Historiografia.Mesa-redonda (Seminário) | |
XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética.A moral da história 0 ensino de história e formação para a cidadania: uma perspectiva a partir da abordagem que as populações indígena recebem em salas de aula (Simpósio) | |
II Encontro Paraense de Estudantes de História.História Indígena (Encontro) | |
XII Feira Pan-Amazônica do livro.Literatura de viajantes,expedições:metáforas do processo histórico (Seminário) | |
III Ciclo de Palestras sobre Cultura Afro-brasileira.Populações indígenas e Livro Didático - a moral da história (Outra) | |
Tesouros da Memória: arte, história e memória na Amazônia/Fazenda, alfândega e tesouro do Pará.Fazenda, alfândega e tesouro do Pará (Seminário) | |
I Seminário sobre formação de professores e relações étnico-raciais.Coordenação da Mesa Redonda 'Educação, corporeidade e territorialidade' (Seminário) | |
O espaço Atlântico de Antigo Regime: poderes e sociedades.De Guerreiro a Principal: integração das chefias indígenas à estrutura de poder colonial, sob o Directorio dos Índios (1748-1798). (Congresso) | |
II Encontro Estadual de História do Maranhão.Os historiadores e os índios: a história de um esquecimento (Encontro) | |
II Encontro Trabalho & Sociedades: Provocações Historiográficas.Os interstícios da Lei Permissiva (Encontro) | |
Curriculum, História e Sociedade.Comunicação: Ideário Ilustrado e Política Colonial (Seminário) | |
Simpósio Momentos Fundadores da Formação Nacional.As margens da nacionalidade na fronteira da nação (a construção da nacionalidade no Território Federal do Amapá) (Simpósio) | |
I Seminário Avançado de Pesquisa da Universidade Federal do Amapá.Coordenação de Mesa Redonda: Experiência nas Áreas de Pesquisa (Seminário) | |
Avaliação e perspectivas da pesquisa no NAEA.Avaliação e Perspectivas da Pesquisa no NAEA (Oficina) | |
I Encontro Trabalho & Sociedades - Amazônia - séculos XVIII e XIX.Ideário Ilustrado e Exploração Colonial: as políticas do Estado Português na Capitania do Grão-Pará (Encontro) | |
XIX Simpósio Nacional de História.Um saber sobre a Amazônia: infância do homem e transformação da natureza (Simpósio) | |
VII Encontro Regional da Associação Nacional de História - Núcle Rio de Janeiro.A diligência do saber: a construção do conhecimento na viagem filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira (Encontro) | |
II Encontro Nacional de Alunos de Pós-Graduação em História.Pensamento ilustrado e saber construído: a viagem filosófica às capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá (Encontro) | |
I Encontro Nacional de Pós-Graduandos em História.A diligência do saber: a busca pela natureza das coisas em uma viagem pelo Brasil, no século XVIII (Encontro) | |
III Seminário de Iniciação Científica - Prêmio UFF Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia.O outro, ou a construção de nós mesmos (Seminário) |
Ano | Título |
---|---|
Parecerista ad-hoc - Revista de História Regional (Assessoria) | |
Os povos indígenas como agentes históricos no processo de ensino/aprendizagem (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
Histórias em quadrinhos na escola: diversidade e personagens na Amazônia (Textos Didáticos ou para Discussão) | |
Legislação da Educação Superior (Curso de Curta Duração) | |
Legislação da Educação Superior (Curso de Curta Duração) | |
Legislação da Educação Superior (Curso de Curta Duração) | |
Legislação da Educação Superior (Curso de Curta Duração) | |
Legislação da Educação Superior (Curso de Curta Duração) | |
Parecerista ad hoc - Revista Cadernos de Pesquisa (Assessoria) | |
Parecerista ad hoc - Boletim Ciências Humanas (Assessoria) | |
Parecerista ad hoc - Revista Tempos Históricos (Assessoria) | |
Parecerista ad-hoc - Revista Temporalidades (Assessoria) | |
Parecerista ad hoc - Revista Cadernos de Pesquisa (Assessoria) | |
Parecerista ad hoc - Revista Tempo - UFF (Assessoria) | |
O índio no livro didático (Curso de Curta Duração) | |
Especialização em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental (Curso de Curta Duração) | |
Os ecos da Primeira Guerra: 100 anos de um conflito que mudou o mundo (Programa de Rádio TV) | |
Consultor ad hoc - Parecer em Projeto de Pesquisa (Assessoria) | |
Dossiê: O Atlântico equatorial: sociabilidade e poder nas fronteiras da América portuguesa (Editoração) | |
Oficina - A inserção da Discussão sobre a produção de Livros Didáticos voltados para a Temática Regional (Curso de Curta Duração) | |
Parecerista ad hoc - Revista Educar em Revista (Assessoria) | |
Guia do Estudante - Melhores Universidades (Assessoria) | |
?Regionalização do Livro Didático? (Programa de Rádio TV) | |
A vez da literatura amazônica (Programa de Rádio TV) | |
Programa UFPA-Pesquisa "Recursos Didáticos" (Programa de Rádio TV) | |
III Seminário Nacional e V Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Outra Producao Tecnica) | |
Mundos do trabalho na Amazônia: poderes, políticas, etnicidade e cidadania, século XIX (Relatório Pesquisa) | |
Consultor ad hoc de Relatório de Projeto de Pesquisa contemplado pelo Edital UNIVERSAL - FAPESPA (Assessoria) | |
O livro didático e a questão étnico-racial: entre práticas e representações (Curso de Curta Duração) | |
História Indígena e do Indigenismo (Curso de Curta Duração) | |
Parecerista ad hoc da Revista Estudos Históricos (Trabalho Tecnico) | |
Parecer sobre o Relatório Anual do Projeto de Extensão "Psicologia aplicada à saúde: integração de Ensino, Pesquisa e Extensão em saúde e desenvolvimento humano" (Trabalho Tecnico) | |
Parecer sobre Projeto de Curso de Especialização para a implantação da Lei n°. 10.639/03". (Trabalho Tecnico) | |
Parecer de Projeto de Pesquisa: "Festas Populares em Belém: sociabilidade festiva e práticas culturais em espaço urbano". (Trabalho Tecnico) | |
Parecer de Projeto de Curso de Extensão "I Curso de Extensão sobre Realidade Brasileira a partir dos Grandes Pensadores Brasileiros". (Trabalho Tecnico) | |
Parecer sober o Relatório Final do Projeto de Pesquisa 'Vergonha ou intimidação? um retrato da violência conta a mulher na cidade de Belém', de autoria da profª. Drª. Mônica Conrado. (Trabalho Tecnico) | |
Parecer sobre o Projeto de Extensão 'A importância do comportamento da chuva no Distrito Industrial de Ananindeua para a população de Ananindeua, no Estado do Pará', de autoria da profª. Drª. Odete Cardoso de Oliveira Santos (Trabalho Tecnico) | |
Parecer sobre o Projeto de Pesquisa 'Manejo econômico de ecossistemas pré-coloniais: lições para o desenvolvimento sustentável da Ilha de Marajó', de autoria da profª. Drª. Denise Pahl Schaan (Trabalho Tecnico) | |
Diferença e Etnia no Universo Escolar: um estudo sobre os atores e conteúdos étnicos na Educação (Trabalho Tecnico) | |
Relatório Final de Pesquisa: Fronteiras, Trabalho e Estado - Amazônia Brasileira nos séculos XVIII e XIX (Trabalho Tecnico) | |
História e Historiografia da Amazônia I (Curso de Curta Duração) | |
Fundamentos de Projeto de Pesquisa (Curso de Curta Duração) | |
Tópicos Especiais 2 (Curso de Curta Duração) | |
Tópicos Especiais I (Curso de Curta Duração) | |
Relatório Final de Renovação Projeto Integrado Trabalhadores e Sociedades Agrárias no Grão-Pará: rupturas nos séculos XVIII e XIX (Trabalho Tecnico) | |
Linhagens Historiográficas Contemporâneas (Curso de Curta Duração) | |
Relatório Final do II Encontro Trabalho e Sociedade: Amazônia Séculos XVIII e XIX (Trabalho Tecnico) | |
Fronteiras, Trabalho e Estado - Amazônia Brasileira nos séculos XVIII e XIX (Trabalho Tecnico) | |
Sociabilidades no Sertão da Amazônia (Curso de Curta Duração) | |
Relatório Parcial de Pesquisa - Projeto Integrado Trabalhadores e Sociedades Agrárias no Grão-Pará: rupturas nos séculos XVIII e XIX (agosto 1998/fevereiro 2000) (Trabalho Tecnico) | |
Relatório Final de Pesquisa - Projeto Integrado Trabalhadores e Sociedades Agrárias no Grão-Pará: rupturas nos séculos XVIII e XIX (fevereiro/julho 2000) (Trabalho Tecnico) | |
Relatório Semestral à Coordenadoria de Bolsas - Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura (Trabalho Tecnico) | |
Relatório Semestral à Coordenadoria de Bolsas - Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura (Trabalho Tecnico) | |
Relatório Semestral à Coordenadoria de Bolsas - Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura (Trabalho Tecnico) | |
Relatório Final de Pesquisa - Projeto: Mulher e Literatura no Brasil (Trabalho Tecnico) | |
Relatório Semestral - Projeto: O cotidiano dos portugueses no Rio de Janeiro: a questão do antilusitanismo no Império (Trabalho Tecnico) | |
Relatório Semestral - Projeto: O cotidiano dos portugueses no Rio de Janeiro: a questão do antilusitanismo no Império (Trabalho Tecnico) | |
Relatório das atividades desenvolvidas durante os meses de março a junho de 1992 - Projeto: A construção da ordem burguesa no meio rural fluminense - 1890-1930 (Trabalho Tecnico) | |
Relatório das atividades desenvolvidas durante os meses de junho a outubro de 1992 - Projeto: A construção da ordem burguesa no meio rural fluminense - 1890-1930 (Trabalho Tecnico) |
Descrição | Ocorrência |
---|---|
História do Brasil República | |
História Regional do Brasil | |
História do Brasil Colônia | |
Métodos e Técnicas de Ensino | |
História do Brasil Império | |
História da Educação | |
Antropologia Educacional |