NELCEIA MARGARETH DA SILVA FIGUEIREDO CHERMONT

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amapá (2000) e Pós-Graduação (Especialização) em Psicopedagogia com Complementação em Disciplinas do Magistério Superior pela FACINTER/IBPEX. ATUALMENTE é Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Estácio do Amapá (desde 14/10/2015). TRABALHOU como professora horista da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) no período de 2009.2 a 2011.2. É docente horista da Faculdade Estácio do Amapá desde 2010. Já trabalhou como docente substituta na Universidade Federal do Amapá. Foi docente na graduação e pós-graduação do IESAP e na pós-graduação do IMMES, IBPEX, Faculdade Madre Tereza, Estácio do Amapá - FAMAP e Estácio Macapá - Seama. TEM EXPERIÊNCIAS NAS ÁREAS DE GESTÕES DO ENSINO COMO: Técnica em Educação (trabalhou na Secretaria de Estado de Educação do Amapá), na Gestão da Educação Municipal (Foi Coordenadora de Educação no 2º maior município do Estado do Amapá - Município de Santana, onde por várias vezes respondeu pela secretaria municipal interinamente) e Gestão da Educação Estadual (Foi diretora do Centro de Educação Profissional - Professora Josinete Oliveira Barroso). Atualmente, atua como Coordenadora Pedagógica no Centro de Língua Francesa Danielle Miterrand - também na Educação Profissional. TEM EXPERIÊNCIAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO: Legislação Educacional Brasileira com ênfase nos seguintes temas: Estruturas Didática e Administrativa da Educação Nacional, Municipalização do Ensino, Cenários da Educação Básica e Superior no Brasil, A legalidade do Currículo. A Homogeneização legalizada do Currículo, Financiamento da Educação Nacional, Política Salarial de Professores, Formação Inicial e Continuada de Professores. Qualidade Total na Educação, Planejamento Educacional, Educação e Direitos Humanos. A Educação nas Constituições do Brasil, As Leis e Reformas Educacionais, A Didática e a formação docente. A Educação de Jovens e Adultos no Amapá. A proletarização da função docente no Ensino Superior... DISCIPLINAS TRABALHADAS NO ENSINO SUPERIOR: História da Educação, Didática e Formação Docente, Educação e Direitos Humanos, Avaliação Educacional, TCC (Em Licenciatura em Pedagogia, Em Ciências Contábeis e em Administração), Estágio Curricular Supervisionado I, II, III e IV (Em Licenciatura em Pedagogia, Em Ciências Contábeis e em Administração), Legislação e Política Educacional, Pesquisa e Prática em Educação II, III, IV e V, Metodologia do Ensino de Ciências e Educação Ambiental, Planejamento Educacional, Educação Especial, Fundamentos Filosóficos e Antropológicos da Educação, Filosofia da Educação, Currículos e Programas, Currículo: Teoria e Prática. História da Educação no Brasil, Metodologia Científica (Curso de Direito), Avaliação Institucional, História da Educação Brasileira e Amazônica, TCC I, Psicologia da Educação, Pedagogia nas Instituições Não Escolares, Raciocínio Lógico, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Filosofia da Educação Brasileira, Planejamento Educacional, Psicopedagogia, Supervisão e Orientação Pedagógica, Políticas Públicas e Organização da Educação Básica. ORIENTAÇÕES DE TCC E LINHAS DE PESQUISAS: Formação de Professores, Educação Inclusiva, TIC na Educação, EAD, Educação Prisional, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Ambiental, Currículo, Pedagogia Empresarial, Pedagogia Social, Planejamento, Educação e Diversidade, Avaliação e Práticas Pedagógicas de Professores nos últimos 10 anos de atuação como docente do Ensino Superior, tanto na graduação, quanto na pós-graduação ? Especialização. (Texto informado pelo autor)

A APLICABILIDADE DOS TEMAS TRANSVERSAIS - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)

Banca Avaliadora de Didática de Físico Química, Análise Fisico Química, Bioquímica Aplicada (Professor titular)
O Protagonismo jovem na EJA: Desafios e Perspectivas na contemporaneidade. (Graduação)
A Inserção da Cultura Afro-Brasileira no Currículo Escolar da 4ª Série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Antônia Silva Santos. (Graduação)
Pedagogia Hospitalar: processo educativo em um novo cenário (Graduação)
A importância da prática da Educação Ambiental para o meio social. (Graduação)
A trajetória da mulher na educação no Estado do Amapá. (Graduação)
Classes Multisseriadas: uma realidade ribeirinha. (Graduação)

4º SEMEANDO CURRÍCULO - "COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO: AS METAS NECESSÁRIAS PARA A QUALIDADE DE ENSINO (ORGANIZACAO)
2º SEMEANDO QUALIFICAÇÃO PELO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (NAO_INFORMADO)
3ª JORNADA DE ESTUDOS COM ATORES DO PROCESSO DE ENSINO "SEMEANDO CURRÍCULO" SOB O TEMA: "GESTÃO: INTEGRANDO ESFORÇOS PELA QUALIDADE DE ENSINO" (ORGANIZACAO)
1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA (ORGANIZACAO)
I CICLO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS sob o Tema: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: NOVOS CENÁRIOS, NOVOS DESAFIOS. (ORGANIZACAO)

Encontro das Licenciaturas. (Encontro)
I Fórum Interdiciplinar do Curso e Pedagogia da UEAP.Desafios e perspectivas na formação de professores (Outra)
V ENCONTRO PEDAGÓGICO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COMO PROCESSO CONTÍNUO DA FORMAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR.A APLICABILIDADE DOS TEMAS TRANSVERSAIS (Encontro)
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES sob o Tema: "SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DO EDUCADOR".A PRÁTICA ALFABETIZADORA NA EJA SOB AS CONCEPÇÕES DE FREIRE, FERREIRO,E VYGOTSKY E O RESPEITO À MULTICARACTERIZAÇÃOANDRAGÓGICA (Encontro)
I CICLO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS..EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA (Encontro)

Educação Especial
Educação Pré-Escolar