Membro do Grupo de pesquisa: "Imaginação criadora na constelação conceitual do animismo", liderado pela professora Dra. Regina da Costa da Silveira. Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - 2004). Especialização em História: Cultura Urbana e Memória, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - 2006). Especialização em Novas Metodologias e Novas Abordagens para o Ensino da Língua Materna pela Faculdade Atual (FAAT - 2010). Atualmente é Professor da Rede Estadual de Ensino do Amapá, da rede privada e professor do curso de Letras da Faculdade de Macapá - FAMA, na qual lecionou as disciplinas: Literaturas Brasileira e Portuguesa e Teoria da Literatura (2009-2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, literária, tempo e narrativa e no ensino de Língua Latina e de Metodologia do Estudo e da pesquisa. Possui experiência como tutor do Curso de Letras a distância da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, no período de setembro de 2006 a março de 2010 e da Universidade Aberta do Brasil - UAB - UNIFAP. Membro do grupo de Estudos Osmanianos do UniRitter e do Clube de Leitura de Literaturas africanas e indígenas da PUCRS (2014). Mestre em Letras - UniRitter (2014), com dissertação em estudos da representação da identidade indígena no livro didático de Língua Portuguesa e literaturas. Membro da Associação Internacional de Lusitanistas - AIL. Doutorado em andamento no Centro Universitario Ritter dos Reis - UniRitter. Professor da Faculdade de Macapá - FAMA. Atuou como Professor Substituto de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira e Portuguesa da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP - de outubro de 2016 a março de 2017.
Informações retiradas de um currículo real encontrando aqui.

Gráfico de Produções Bibliográficas

Gráfico de Produções Técnicas

Produções bibliográficas

Artigos, Períodicos e Jornais

Ano Título
O autor de dentro do texto de Erico Verissimo Revista Fórum Identidades,v.21,p.231-253-253 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Resenha/Review: Eucanaã Ferraz. Escuta (poemas). São Paulo: Companhia das Letras, 2015. 129 p. BRASIL / BRAZIL,v.28,p.114-117-117 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Resistência e violência: a ideologia do dominador em Rubem fonseca Cenários: Revista de Estudos da Linguagem,v.8,p.102-114 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)
Literatura e oralidade no cordel: identidade e memória cultural nordestina Nau Literária (UFRGS),v.9,p.1-11 (Artigo, Periódicos, Jornais e Similares/COMPLETO)

Publicações em Eventos

Ano Título
O contexto internacional na formação do discurso de lideranças em O Senhor Embaixador, de Erico Verissimo - Mentes Inquietas / XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (Participação em Eventos/COMPLETO)
Figurações do Dr. Rodrigo Cambará: o duplo em O Retrato, de Erico Verissimo - III Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional XV Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional (Participação em Eventos/RESUMO)
A mulher indígena na sociedade contemporânea: trajetória e conquistas - III Congresso Internacional de Linguagem e Interação (Participação em Eventos/RESUMO)
Em busca de uma estética do tempo em Erico Verissimo - XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq (Participação em Eventos/COMPLETO)
A mulher indígena na sociedade contemporânea: trajetória e conquistas - III Congresso Internacional de Linguagem e Interação (Participação em Eventos/COMPLETO)
Bakhtin no Brasil: intersecções dialógicas no estudo identitário de obras de contextos e épocas diversos - II Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais (Participação em Eventos/RESUMO)
Os flagelados em Manuel Lopes e João Cabral de Melo Neto: vida e morte na seca - XI Congresso AIL (Participação em Eventos/COMPLETO)
Animismo e a condição humana: labor, trabalho e ação - (Re)Visões do Fantástico: do centro às margens, caminhos cruzados (Participação em Eventos/RESUMO)
Representações do indígena em O tempo e o vento e México, de Erico Verissimo - XXIX Seminário Brasileiro de Crítica Literária, XXVIII Sem. de Crítica do Rio Grande do Sul e II Encontro Nacional de Escrita Criativa (Participação em Eventos/RESUMO)
Efeito estético e canonização no Retábulo de Santa Joana Carolina, de Osman Lins - X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq (Participação em Eventos/COMPLETO)
Representações do indígena em O tempo e o vento e México, de Erico Verissimo - XXIX Seminário de Crítica Literária/ XXVIII Sem. de Crítica do RS/ II Encontro Nacional de Escrita Criativa (Participação em Eventos/RESUMO)
O espaço do masculino: crise do macho em Sargento Getulio - II Seminário Internacional de Línguas, Literaturas e Processos Culturais (Participação em Eventos/COMPLETO)
Ecocrítica e Ecosofia: Lavoura arcaica e a concepção indígena sobre a terra - XII Fórum FAPA - Conhecimento: movendo o mundo (Participação em Eventos/RESUMO)
Literatura e Oralidade no Cordel: Identidade e Memória Cultural Nordestina - III Seminário Brasileiro de Poéticas Orais (Participação em Eventos/RESUMO)
Os ratos na literatura: reflexões sobre a metáfora do rato em textos literários - XXIII Semana de Letras e IX Seminário Internacional de Língua e Literaturatura (Participação em Eventos/RESUMO)
Representações da identidade indígena no livro didático de língua portuguesa e literatura: leis e teorias aplicadas - II Sul Letras (Participação em Eventos/RESUMO)
Representações da identidade indígena no livro didático de língua portuguesa e literatura: leis e teorias aplicadas. - IX Semana de Pós-Graduação - SEPesq (Participação em Eventos/COMPLETO)
Representações da identidade indígena no livro didático de língua portuguesa e literatura: leis e teorias aplicadas - III Salão de Pós-Graduação UFRGS (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)
Carlos Ribeiro Rocha no Correio do Sertão - II Seminário de Pesquisa (Participação em Eventos/RESUMO)
A cultura cacaueira do Sul da Bahia em Adonias Filho - VII - CELL Congresso Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (Participação em Eventos/RESUMO)
A Literatura como fonte de saber: ler também é um prazer - I SIES - Seminário Interdisciplinar de Estágio Supervisionado (Participação em Eventos/RESUMO)
Dificuldades encontradas no ensino de língua inglesa - I SIES - Seminário Interdisciplinar de Estágio Supervisionado (Participação em Eventos/RESUMO)
Sargento Getulio: uma analogia com o nordestino brasileiro - VII - CELL Congresso Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (Participação em Eventos/RESUMO)
Memória da vida literária baiana - VII JORNADA DE INICIACAO CIENTIFICA DA UNEB (Participação em Eventos/RESUMO_EXPANDIDO)

Apresentação de Trabalhos

Ano Título
EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: O papel do professor diante da diversidade escolar - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O ensino de literatura: problemas, práticas e perspectivas - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Ensino de cultura Africana e Indígena na sala de aula da escola regular - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
O contexto internacional na formação do discurso de lideranças em O Senhor Embaixador, de Erico Verissimo - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Figurações do Dr. Rodrigo Cambará: o duplo em O Retrato, de Erico Verissimo - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Concepções teóricas de tempo: tese em construção - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Magia e simbiose com a natureza em Pocahontas: o encontro entre dois mundos e Avatar: visões e concepções de mundo indígenas - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Em busca de uma estética do tempo em Erico Verissimo - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Língua e identidade indígenas no livro didático de Língua Portuguesa: ausência e apagamento - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Língua e identidade indígenas no livro didático de Língua Portuguesa: ausência e apagamento - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Memória e intersubjetividade em Fernando Pessoa e Florbela Espanca - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Entre o ?antes? e o ?depois?: em busca de uma estética do tempo em Erico Verissimo - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O processo de canonização no 'Retábulo de Santa Joana Carolina' de Osman Lins - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
O indígena na escola e no livro didático: conversa entre estudantes - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A mulher indígena na sociedade contemporânea: trajetória e conquistas - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Representações do indígena em O tempo e o vento e México, de Erico Verissimo - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Efeito estético e Canonização no Retábulo de Santa Joana Carolina, de Osman Lins - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Sessão comentada sobre o documentário Walachai de Rejane Zilles - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Representações da identidade indígena no livro no livro didático de língua portuguesa: leis e teorias aplicadas - SEPesq - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Representações da identidade indígena no livro no livro didático de língua portuguesa: leis e teorias aplicadas - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Literatura e Oralidade no Cordel: Identidade e Memória Cultural Nordestina - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Ideologia e resiliência em Rubem Fonseca - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
A preservação da memória como fortalecimento da identidade de um povo - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Linguagem e Literatura: uma interação necessária - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Literatura, educação e poder: reflexões sobre o curso de Letras - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Ser universitário: uma questão de atitude - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
Memória da vida literária baiana na década de 1960 em Jacobina - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Memória da Vida Literária Baiana: Década de 1960 - (Apresentação de Trabalho/CONFERENCIA)
As vidas secas em Graciliano Ramos - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Vidas secas: uma análise literária e geográfica - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)
Comicidade e Solidão - (Apresentação de Trabalho/COMUNICACAO)

Capítulos de Livros

Ano Título
Leitura literária na sala de aula: proposta e experiência
Animismo e a condição humana: la bor, trabal ho e ação
Representações indígenas nos livros didáticos: inserção da temática indígena em sala de aula
Ensino de literatura: confronto entre realidades diferentes

Livros

Ano Título
JUVENTUDE, O QUE PENSA O QUE DIZ, JOVEM SEM MEDO DE SER FELIZ

Partitura

Ano Título
A origem do sistema penitenciário do Amapá: aspectos históricos e sociológicos
O Filho do Vento: memórias de um menino que sonhava

Textos Didaticos

Ano Título
Resistência e violência em Rubem Fonseca e Monteiro Lobato - Estudo comparativo
Elaboração de questões para simulado do ENADE
A poesia de Eucanaã Ferraz ? a resenha de poemas ? estudo metodológico da pesquisa em Letras
Ecocrítica e meio ambiente ? abordagem ambiental a partir da literatura

Outra Produção Bibliográfica

Ano Título
A vida em três atos

Participações em Bancas/Eventos

Participação em bancas

Ano Título
Uma proposta de Ensino de Leitura com Contos de fadas para o 6º ano do ensino fundamental (Graduação)
Mediador da Sessão de Paínéis no II Simpósio de Línguas da UEAP (Outra)
Processo de seleção de docentes (Outra)
Gênero Textual crônica: uma proposta de estímulo à leitura para alunos do Ensino Fundamental II (Graduação)
Uma proposta de ensino de leitura com o gênero textual relato pessoal para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II (Graduação)
Uma proposta de ensino de leitura do conto ?Venha ver o pôr-do-sol?, de Lygia Fagundes Telles, para alunos do 3º ano do Ensino Médio (Graduação)
Uma Proposta de Ensino de Leitura do gênero discursivo crônica para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II (Graduação)
Uma Proposta de Ensino de Leitura do texto narrativo do gênero reportagem direcionado aos alunos de 2º Ano do Ensino Médio (Graduação)
Uma proposta de Ensino de Leitura do conto ?A roupa nova do imperador? de Hans Christian Andersen, para o 6º ano do Ensino Fundamenta lI (Graduação)
Uma proposta possível de Ensino de poemas regionais para o 6º ano (Graduação)
Uma proposta de Ensino de Leitura em Língua Materna com o gênero crônica para o 9º ano do ensino fundamenta lI (Graduação)
Uma proposta de Ensino de Leitura da crônica ?Na esquina e na praça? da autora Marina Colasanti para o 9º ano (Graduação)
Proposta de Ensino de Leitura com Crônicas para o 9º ano do Ensino Fundamental (Graduação)
Uma proposta de Ensino de Leitura com o gênero Histórias em Quadrinhos para o 6º ano do ensino fundamental (Graduação)
Uma proposta de Ensino de Leitura com o Gênero crônica para o 7º ano do ensino fundamental (Graduação)
O Estudante de Secretariado Executivo da UNIFAP e o Processo de Estágio Supervisionado (Graduação)
O processo de Ensino-Aprendizagem no curso de Secretariado Executivo da UNIFAP (Graduação)
A abordagem comunicativa em materiais didáticos de Espanhol Língua Estrangeira (ELE) para o curso de Secretariado Executivo (Graduação)
Concurso "Poesia que pulsa" (Outra)
Banca de correção das redações do Vestibular de Inverno 2015 (Outra)
O estudante de secretariado executivo na UNIFAP e o processp de Estágio Supervisionado (Graduação)
Processo de ensino-aprendizagem no curso de secretariado executivo da UNIFAP (Graduação)
Identidades de gênero e relações dialógicas nos discursos do cotidiano e na literatura (Outra)
Correção das Redações do Vestibular de Verão 2015 (Outra)
Banca avaliadora de Processo Seletivo para contratação de professores (Outra)
Corretor de redações de vestibular (Outra)
IX Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Outra)
Corretor de redações de vestibular (Outra)
A Literatura Infanto-Juvenil e a Inclusão Escolar (Graduação)
A Formação de Leitores na Escola Pública: leitura e produção textual (Graduação)
Processo de Alfabetização (Graduação)
A Importância dos Jogos no Desenvolvimento e na Formação da criança de 6/8 na 1ª Série do Ensino Fundamental (Graduação)
A Evasão no Ensino Fundamental de 2ª e 4ª série (Graduação)
A Formação de Profissionais da Educação (Graduação)
Evasão Escolar na sséries Iniciais 1º e 2º Ano (Graduação)
Trabalhando o Lúdico: Desenvolvendo as Inteligências Múltiplas (Graduação)
O Lúdico na Alfabetização da 1ª Série do Ensino Fundamental (Graduação)

Participação em Organização de Eventos

Ano Título
Diálogos com Osman Lins II (ORGANIZACAO)
Uma Antena Galega no Brasil - Valentín Paz-Andrade (ORGANIZACAO)
IX Salão de Extensão Universitária do UNIRITTER (ORGANIZACAO)
IX Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (ORGANIZACAO)
Sessão comentada sobre o documentário Walachai de Rejane Zilles (ORGANIZACAO)
Semana Científica: Interfaces da Linguagem, Cultura e ensino (ORGANIZACAO)
III Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. (ORGANIZACAO)

Participação de Eventos

Ano Título
II Simpósio de Línguas da UEAP. (Simpósio)
III Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional XV Painel Reflexões sobre o na narrativa ficcional. (Congresso)
Congresso Internacional Linguagem e Interação III. (Congresso)
VI Enconto Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional, Vertentes do fantástico no Brasil: tendências da ficção e da crítica. (Encontro)
XIV Congresso Internacional da ABRALIC - Fluxos e correntes: trânsitos etraduções literárias. (Congresso)
II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional. (Congresso)
II Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais. (Seminário)
(Re)Visões do Fantástico: do centro às margens, caminhos cruzados. (Congresso)
Periódicos CAPES. (Oficina)
III Salão de Pós-Graduação UFRGS. (Outra)
O papel do Capes na formação de recursos humanos de alto nível para o desenvolvimento nacional. (Outra)
Sérgio Buarque de Hollanda e Mário de Andrade: diálogos sobre o Brasil. (Outra)
Reconfigurações contemporâneas do ensino da literatura: problemas e caminhos possíveis. (Outra)
O 'exótico' e o 'étnico': reflexões sobre a escrita da alteridade. (Outra)
Uma Antena Galega no Brasil - Valentín Paz-Andrade. (Exposição)
Encontros e Vivências de Leituras. (Encontro)
II Encontro Sul Letras. (Encontro)
O papel da extensão universitária. (Seminário)
XXIII Semana de Letras e IX Seminário Internacional de Língua e Literaturas. (Seminário)
Delineamento de Projetos de Pesquisa. (Seminário)
XXIII Semana de Letras e IX Seminário Internacional de Língua e Literatura. (Seminário)
III Seminário Brasileiro de Poéticas Orais. (Seminário)
III Seminário Brasileiro de Poéticas Orais. (Seminário)
Encontro de Educadores do Ensino Médio. (Encontro)
Seminário Inclusão Social: aprender e conviver na diversidade - Trabalhando com as minorias. (Seminário)
III Fórum de Literatura - Literatura e Imaginário da Região Norte. (Outra)
II Encontro de Acadêmicos Unopar - Unidade Macapá. (Encontro)
II Seminário de Pesquisa. (Seminário)
VII - EREL - Encontro Regional de Estudantes de Letras. (Encontro)
VII - CELL Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários. (Congresso)
I SIES - Seminário Interdisciplinar de Estágio Supervisionado. (Seminário)
VII - CELL Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários. (Congresso)
VII - CELL Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários. (Congresso)
V EREL - A Realidade e as perspectivas do curso de letras no Nordeste. (Encontro)
XIV Congresso dos Estudantes da UNEB. (Congresso)
VI Encontro Baiano de Geografia - Trajetórias da Geografia: formação profissional e atuação social. (Encontro)
III Seminário de Pesquisa e Extensão - Cultura, Sociedade e Desenvolvimento. (Seminário)
XIII Congresso dos Estudantes da UNEB. (Congresso)
I Encontro de Formação Estudantil. (Encontro)
III - Seminário Estudos Linguísticos e Literários. (Seminário)
VII Semana de Geografia. (Seminário)
III Seminário Estudos Linguísticos e Literários. (Seminário)
II Seminários de Estudos Linguísticos e Literários: Outras Línguas, outras culturas.. (Seminário)

Trabalho e propriedade

Trabalhos Técnicos

Ano Título
Resistência e violência em Rubem Fonseca e Monteiro Lobato - Estudo comparativo (Textos Didáticos ou para Discussão)
Literatura regional como fonte de informação e formação dpcente: perspectivas interdisciplinares de análises (Curso de Curta Duração)
OFICINA DE PRODUÇÃO DE CURRÍCULO LATTES (Curso de Curta Duração)
Elaboração de questões para simulado do ENADE (Textos Didáticos ou para Discussão)
A poesia de Eucanaã Ferraz ? a resenha de poemas ? estudo metodológico da pesquisa em Letras (Textos Didáticos ou para Discussão)
Ecocrítica e meio ambiente ? abordagem ambiental a partir da literatura (Textos Didáticos ou para Discussão)
Latim aplicado para o Direito e às Relações Internacionais (Curso de Curta Duração)
Latim aplicado para o Direito e às Relações Internacionais (Curso de Curta Duração)
O homem e Deus: uma viagem do cristianismo no mundo literário (Curso de Curta Duração)
Curso de Portugês (Curso de Curta Duração)
Alfabetização e Letramento (Curso de Curta Duração)